Iniciar sessão ou registar-se
    • lagoa2
    • 30 outubro 2013 editado

# 1

Adquiri um imóvel (casa de esquina com área privativa que a contorna) e pretendo fazer uma alteração muito importante.
    Para aumentar o espaço da área de lazer, estou pensando em alterar a posição da garagem. Nos fundos da casa há uma área que possui 2,05m de largura. A minha ideía seria reduzir em uns 45 cm uma das paredes para ampliar este espaço de forma que pelo menos a frente do carro coubesse e fosse possível abrir a porta. Um carro tamanho convencional possui 2,0m de largura contando os retrovisores.
    Segue em anexo um desenho que fiz no Google Sketup. Não verifiquei a planta, mas pelo fato de ser uma das quinas da casa, há possibilidade muito grande de harver ali alguma viga de sustenção.
    A dúvida é: Se houver realmente alguma viga ali, eu poderei fazer a alteração?
    Aguardo ansiosamente um retorno e agradeço a atenção.
      Garagem.JPG
  1.  # 2

Colocado por: lagoa2A dúvida é: Se houver realmente alguma viga ali, eu poderei fazer a alteração?

Não é uma viga mas sim um pilar.
    Quase de certeza que não vai poder fazer isso.
    Uma foto ajudava bastante.
    • eu
    • 30 outubro 2013

# 3

Fazer até consegue fazer. Mas é uma obra de vulto, que para ficar bem feita fica muito, muito cara. E é provável que apareçam fissuras.

Conclusão: não faça isso.
  2.  # 4

Não tirei foto do local, mas segue foto da planta com esta parte. Provavelmente há um pilar ali?
    Você indicam alguma solução?
      garagem planta.JPG
  3.  # 5

Colocado por: lagoa2Você indicam alguma solução?

Compre um carro mais estreito ;))
  4.  # 6

Não mexa nisso!!! não invente....
    Parede de 15?!
  5.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasNão mexa nisso!!! não invente....
    Parede de 15?!

na volta até nem existe ali nenhum pilar e aquilo era a parte de baixo de uma varanda em balanço e decidiram fechar ali para aumentar a cozinha.
  6.  # 8

Pode ser marco1... pode ser muita coisa ;)
  7.  # 9

Colocado por: marco1

na volta até nem existe ali nenhum pilar e aquilo era a parte de baixo de uma varanda em balanço e decidiram fechar ali para aumentar a cozinha.

Minha idéia era quebrar o muro e fazer a entrada de garagem ali.
    Então tem a possibilidade de ali não ter viga? Eu vejo isso na planta estrutural?
    Sou leigo, qual o problema da parede ser de 15?
  8.  # 10

Colocado por: lagoa2Eu vejo isso na planta estrutural?

Mostre-nos essa planta?
    Concordam com este comentário: dedao
  9.  # 11

Vou providenciar a planta com a construtor. O imóvel está em fase final de construção.

Ainda estou com dúvida. Qual o problema da parede ter 15cm conforme a planta?
    • eu
    • 31 outubro 2013 editado

# 12

Colocado por: lagoa2Qual o problema da parede ter 15cm conforme a planta?

As paredes exteriores costumam ser parede dupla, com espessuras totais muito superiores, na ordem dos 30 cm...

Será que é parede simples com ETICS ?
  10.  # 13

Segue foto completa da planta do andar de baixo para melhorar a visualização
      foto planta completa.JPG
  11.  # 14

Colocado por: lagoa2O imóvel está em fase final de construção.

Mau, agora fiquei preocupado com a parede de 15cm.
    Mandou construir ou vai comprar depois de construída?

Colocado por: lagoa2Qual o problema da parede ter 15cm conforme a planta?

Um parede exterior com isolamento térmico tem sempre perto de 30cm ou mais.
  12.  # 15

Esta casa é no Brasil, penso eu de que.
    Concordam com este comentário: Costa53, SolucoesAlternativas
  13.  # 16

Colocado por: Picareta
    Mau, agora fiquei preocupado com a parede de 15cm.
    Mandou construir ou vai comprar depois de construída?

Um parede exterior com isolamento térmico tem sempre perto de 30cm ou mais.

Colocado por: ItalianoEsta casa é no Brasil, penso eu de que.

Pois... com esta historia do estar em construção.. só pode. Certo, a casa é no Brasil?
  14.  # 17

Só pode ( não é bem verdade que já vi disso por aqui no "burgo"), colocar a "garagem" em frente da janela da sala.
    Mais umas achegas.
    O acesso para a zona de serviço, faria por dentro da cozinha... ( porta ao lado do fogão) .. e muita coisa se podia mudar.
    A Planta tem muita informação, mas está mal organizada ;)
  15.  # 18

Colocado por: Pedro Barradas

Pois... com esta historia do estar em construção.. só pode. Certo, a casa é no Brasil?

Sim, a casa é no Brasil. Comprei em fase final de construção. Conversei com outros moradores que compraram imoveis com esta construtora e não me queixaram nada.
  16.  # 19

Não há duvida que este Forum começa a ter uma dimensão Internacional!

Então não existe ai tecnicos no Brasil que possam ilucidar melhor, atendendo ás leis e normas de construção Brasileiras?
  17.  # 20

Interessante! Fiz o cadastro na versâo brasileira, mas a pergunta saiu na versao portuguesa. O mais interessante, mudando para versão brasileira tem um usuário (jambo6) e na versão portuguesa é outro usuário (lagoa2).
    Qualquer auxílio independente do país aceito com alegria.

0.0193 seg. NEW