Iniciar sessão ou registar-se
    • 1976
    • 1 novembro 2013 editado

# 1

Boas,
    Coloco aqui o meu problema que, ao que me vou apercebendo por conversas com colegas no trabalho, é relativamente comum...
    Tenho um recuperador de calor deville instalado numa lareira antiga.
    Na montagem o instalador teve o cuidado de entubar a saída de fumos até ao cume da chaminé. Como a lareira era funda, atrás do recuperador colocou um painel de lã, para impedir que o calor se acumulasse. Contudo, pouco tempo depois, comecei a reparar que a parede de trás aquece que é uma coisa doida (a parede de trás dá para uma dispensa). Aquece tanto que no último inverno montei um estendal de texto para, nos dias de frio, se meter lá a roupa a secar.
    Este verão desrebitei a moldura do recuperador, para ver se espreitava o que se estava a passar. Como é um recuperador insersível há sempre a questão de pouco espaço...
    Pelo que apalpei, a lã que estava atrás do recuperador, provavelmente com o calor, perdeu a integridade estrutural e está dobrada atrás dele.
    Lembrei-me de tentar encher aquilo com lecca, vermeculite ou algo do género...
    Alguém tem uma ideia para fazer com que o calor venha para onde deve?
    Anexo um desenho que pode ajudar nalguma coisa... ou não...
    EDIT: a laranja a lã, entretanto caída...
      recuperador.jpg
  1.  # 2

por curiosidade, antes de meter o recuperador, a lareira também já aquecia a despensa??
    • 1976
    • 1 novembro 2013

# 3

sendo que a parede de trás da lareira é a parede da dispensa, aquecia. mas nada como agora. a parede já começa a estar fissurada...
  2.  # 4

existe alguma entrada de ar para dentro da hotte? e uma saída em cima?
    é que se não tiver o ar quente acumula dentro da hotte e não tem forma de sair
    • 1976
    • 1 novembro 2013

# 5

a chaminé é aberta; a questão não será, suponho, a falta de ventilação (ou convecção), mas sim o continuado aquecimento, e por longos períodos de tempo, da parede por detrás do recuperador...
  3.  # 6

1976 , li este post agora por mero acaso ...
    Já resolveu o problema ? Um placa de vermiculite servira para o seu caso, mas uma placa de silicato de cálcio isola ainda melhor .

Se a colocar inclinada melhor ainda para haver circulação de ar entre o isolamento e o recuperador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 1976
  4.  # 7

Obrigado Jorge!
    Um dos problemas que tenho é o acesso ao espaço entre o recuperador e a parede....
    Vou ter que abrir coma rebarbadora um 'acesso técnico' do lado da dispensa para resolver a situação. Aquilo está uma instalação que é uma valente m****.
    Vai ser trabalho para este verão.
    Essas placas são fáceis de arranjar? Pesquisei no google mas não me aparecem muitos resultados....
    Jorge, novamente obrigado!
  5.  # 8

Colocado por: 1976Vou ter que abrir coma rebarbadora um 'acesso técnico' do lado da dispensa

Era uma boa ideia, depois para refazer a parede pode usar bloco ytong, que existe com 600x500 mm que se cola com ciemento cola e não faz muito lixo !

Colocado por: 1976Essas placas são fáceis de arranjar? Pesquisei no google mas não me aparecem muitos resultados....

Não sei de que zona é, se for de Lisboa arranja perto de Montijo... Se for do norte não sei que lhe pode arranjar, pois é um material antigo que se usa já muito na Alemanha Dinamarca etc ... Pois estão a abandonar a lã de rocha.

Só que aqui andam sempre atrasados. Mas se precisar eu mando-lhe uma em duas peças para ser um volume menor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 1976
  6.  # 9

Boas Jorge,
    quanto ao 'acesso técnico' a minha ideia era chumbar umas varas roscadas e fazer uma portinhola com algum material, que depois prendia com uma porcas de borboleta. assim tinha um acesso manutenção. o que lhe parece?
    este verão vou meter mãos à obra! tenho é que deixar a cara-metade de alerta por causa do pó... e esvaziar a dispensa toda antes.
    quando fizer isso tiro umas fotos e peço o seu conselho sobre o que será melhor.
    estou na zona centro, perto de leiria. vou pesquisar aqui na zona, pode ser que encontre as placas de silicato de cálcio. senão, e caso não se importe, vou melga-lo... :)
  7.  # 10

Colocado por: 1976quanto ao 'acesso técnico' a minha ideia era chumbar umas varas roscadas e fazer uma portinhola com algum material, que depois prendia com uma porcas de borboleta. assim tinha um acesso manutenção. o que lhe parece?

Bem, assim fica melhor qualquer chapa tapa isso, seja alumínio ou ferro. Até pode deixar aí uma entrada de ar !

Se quiser fazer menos pó, faça a abertura a martelo do centro para fora e com cuidado até consegue fazer uma abertura direita, depois é só acertar os cantos mesmo com gesso de secagem lenta.

Se eu fosse usar uma rebarbadora em casas mobiladas levava um tiro das donas :-) dá menos trabalho mas será que vale a penas encher a casa de pó ? e se as esposa se zanga ?

Pode fazer também vários furos e enquanto fura aspira o pó junto à broca !

0.0156 seg. NEW