Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Transcrevo o que li num blog de fiscalidade:


    "Tenho a certeza de que a maioria dos defensores de taxas autónomas aplicadas aos rendimentos prediais não faz a mínima ideia de quais serão as consequências desta medida no cálculo do imposto a pagar ao Estado. O mais curioso da medida introduzida é que serão os senhorios com rendimentos mais baixos a pagar mais imposto em comparação com o que pagavam anteriormente.

    Um senhorio com 3000€ de rendimentos prediais que tivesse apenas este rendimento seria tributado pela taxa mínima (11,5%, que agora aumentou para 14,5%), mas agora terá de entregar 28% dos seus rendimentos ao Estado. Os senhorios que têm rendimentos maiores, em que as taxas médias de tributação eram superiores a 28% sairão beneficiados com este regime.

    Um sujeito passivo que tenha auferido em 2011 rendimentos prediais de 4500€ apuraria uma coleta de 515,50€ (4500€ x 11,5%) – à qual podia deduzir algumas despesas; agora terá de entregar ao Estado 1260€ (4500 x 28%). Pelo contrário, um senhorio que tenha rendimentos de, por exemplo, 200 000€ irá pagar muito menos agora do que anteriormente.

    O mais curioso desta medida é que ela sempre foi defendida como facilitadora do arrendamento, quando não só não facilita nada como agrava de forma significativa a tributação de todos os pequenos investidores que pretendam arrendar prédios que possuam.
    • eu
    • 2 novembro 2013

     # 2

    Eu concordo com a taxa de 28% igual para todos. Porque é que a taxa sobre o rendimento predial havia de depender dos outros rendimentos do dono?

    Porque é que o mesmo rendimento predial, se fosse obtido pelo Sr A pagaria 13% e se fosse obtido pelo Sr B tinha que pagar 35% ?
    Concordam com este comentário: Picareta, JOCOR
  2.  # 3

    Colocado por: lauripauloscomo agrava de forma significativa a tributação de todos os pequenos investidores que pretendam arrendar prédios que possuam.

    Não agrava nada, a tributação autónoma é facultativa, quem quiser faz como fazia antes.
    Concordam com este comentário: JOCOR
  3.  # 4

    Uma taxa de 28% é exageradamente alta. Não sei quem é o idiota que ainda investe no imobiliário para o mercado de arrendamento. Com uma taxa destas as rendas tem que ser elevadas e os portugueses não tem poder de compra para pagar rendas altas. Bastará a crise abrandar um pouco, os bancos baixarem um pouco a rigidez na concessão de crédito, e rápidamente voltaremos ao mesmo, compra em vez de aluger.
  4.  # 5

    Colocado por: asdrubalUma taxa de 28% é exageradamente alta.

    Não se esqueça que ao valor da renda são deduzidos os custos com, imi, condomínio, obras de reparação e conservação, ..., no final o imposto a pagar é muito abaixo dos 28%
    Concordam com este comentário: eu, JOCOR
    • eu
    • 2 novembro 2013

     # 6

    Colocado por: asdrubalUma taxa de 28% é exageradamente alta.

    Há quem pague mais que isso nos rendimentos do trabalho...
  5.  # 7

    Então para voçês está tudo bem ? Pagar uma taxa elevada sobre os rendimentos do trabalho mais uma taxa elevada sobre o rendimentos do imobiliário, mais uma taxa elevada sobre os depósitos bancários, mais uma taxa elevada de iva... está tudo bem ? O tipico conformismo português. Se eu digo que acho que o pão é caro, o meu compatriota, tão consumidor como eu, não concorda, diz que o vinho é ainda mais caro. Mas afinal não deveriamos estar de acordo nestas questões ? É que dizer-me que o imposto sobre o trabalho é ainda mais alto, está implicitamente a concordar com a taxa de 28% sobre o rendimento imobiliário está muito bem como está e se calhar até deveria subir, afinal sobre o trabalho paga-se mais. Nunca entido a forma de pensar dos portugueses e no entanto sou um deles...
  6.  # 8

    Se manifestações de milhares de pessoas nas ruas não incomodam minimamente quem decide essas coisas, acha que um povo todo a pensar para dentro fará igualmente vacilar quem decide?
    São as tais frases feitas que não conduzem a nada, essas de que os portugueses são assim ou assado e por isso é que merecemos o que temos..
  7.  # 9

    O povo português sempre foi assim, via derrapagem, em cima de derrapagem nas obras públicas e nunca quis saber, punham-se a mandar umas bocas aos simpatizantes do partido no poder e estes a defende-los entretanto as derrapagens continuavam, nunca pararam para pensar que um dia iriam pagar este regabofe. Tratavam o assunto como uma disputa entre clubes de futebol. Agora tem aumentos brutais de impostos, uns queixa-se e os outros dizem que os outros impostos ainda são mais elevados. Excelente! Tudo na mesma, no próximo governo vamos ter mais umas derrapagens, mais uns desvios, e o povo vai continuar a ligar puto, a não lutar pelos seus interesses porque "sozinhos" não conseguem fazer nada, mas também não se conseguem unir para defender um bem comum. Os partidos são vistos como clubes de futebol, não importa que o meu partido esteja a fazer burrada e isso me vá prejudicar no futuro, mas é o meu partido e tenho que o denfender contra a outra parte. Excelente visão.
  8.  # 10

    Colocado por: asdrubalO povo português sempre foi assim, via derrapagem, em cima de derrapagem nas obras públicas e nunca quis saber, punham-se a mandar umas bocas aos simpatizantes do partido no poder e estes a defende-los entretanto as derrapagens continuavam, nunca pararam para pensar que um dia iriam pagar este regabofe. Tratavam o assunto como uma disputa entre clubes de futebol. Agora tem aumentos brutais de impostos, uns queixa-se e os outros dizem que os outros impostos ainda são mais elevados. Excelente! Tudo na mesma, no próximo governo vamos ter mais umas derrapagens, mais uns desvios, e o povo vai continuar a ligar puto, a não lutar pelos seus interesses porque "sozinhos" não conseguem fazer nada, mas também não se conseguem unir para defender um bem comum. Os partidos são vistos como clubes de futebol, não importa que o meu partido esteja a fazer burrada e isso me vá prejudicar no futuro, mas é o meu partido e tenho que o denfender contra a outra parte. Excelente visão.


    É a sua maneira de ver as coisas.
  9.  # 11

    Colocado por: eu
    Porque é que o mesmo rendimento predial, se fosse obtido pelo Sr A pagaria 13% e se fosse obtido pelo Sr B tinha que pagar 35% ?


    Porque é que o mesmo rendimento do trabalho, se fosse obtido pelo Sr A pagaria 13% e se fosse obtido pelo Sr B tinha que pagar 35%?

    Porque distinguir entre tipos de rendimento? Porque não englobar todos os rendimentos pessoais na mesma categoria, IRS?
  10.  # 12

    A taxa de rentabilidade, segundo este simulador da Deco, é baixa - no meu caso fiz a simulação e mesmo incluindo as despesas com condominio , IMI, etc., o resultado liquido seria de metade da renda paga pelo inquilino, ou seja dos 350€ pagos, eu ficaria com pouco mais de 150€. Vale a pena arrendar????

    http://www.deco.proteste.pt/investe/interactive/rentalmarket/
  11.  # 13

    Se tiver um imóvel fechado, mais vale arrenda-lo, pelo menos o rendimento dá para pagar os impostos. Agora comprar para o mercado de arrendamento é que nunca na vida. Isso é investir a favor do estado. Mais vale ter o dinheiro a ganhar bolor que alimentar o monstro. Deixemos que sejam os chineses a comprar para alugar a chineses, esses sabem com tirar rentabilidade até de uma pedra da calçada, agora nós não sabemos.
  12.  # 14

    Colocado por: lauripaulosVale a pena arrendar?


    E trabalhar, vale a pena?
  13.  # 15

    Colocado por: danobrega

    E trabalhar, vale a pena?


    Depende do trabalho...
  14.  # 16

    O mercado de arrendamento em portugal não compensa, os investidores não conseguem tirar rentabilidade que compense. Só será rentável para um q.q. grupo que compre centenas ou milhares de imóveis e consiga de certa forma monopolizar o mercado. Só um grupo assim, com meia duzia de advogados, a espremerem o inquilino ao primeiro incumprimento, é que será rentável. Agora os pequenos investidores, não se iludam, estão a investir para o estado colher os frutos.
  15.  # 17

    Colocado por: asdrubalSe tiver um imóvel fechado, mais vale arrenda-lo, pelo menos o rendimento dá para pagar os impostos. Agora comprar para o mercado de arrendamento é que nunca na vida. Isso é investir a favor do estado. Mais vale ter o dinheiro a ganhar bolor que alimentar o monstro. Deixemos que sejam os chineses a comprar para alugar a chineses, esses sabem com tirar rentabilidade até de uma pedra da calçada, agora nós não sabemos.


    Estas certezas universais dão sempre para rir...

    Se por um lado, obviamente a taxa libertória é elevadissima, por outro lado comprar atualmente poder-se-á relevar um bom investimento.
    Para além disso, com a precariedade do mercado de trabalho, e eliminação dos beneficios fiscais de comprar HPP, a tendencia será o mercado de arrendamento continuar a ser mais procurado, em detrimento da compra de HPP.

    Concluindo, cada caso é um caso. Se tiver o dinheiro no banco, a taxa liberatoria, é igualmente, 28%. Portanto, por aí não há nenhuma vantagem, ao contrário do que dá a entender!
    Concordam com este comentário: pedromdf
  16.  # 18

    Colocado por: asdrubalO mercado de arrendamento em portugal não compensa, os investidores não conseguem tirar rentabilidade que compense. Só será rentável para um q.q. grupo que compre centenas ou milhares de imóveis e consiga de certa forma monopolizar o mercado. Só um grupo assim, com meia duzia de advogados, a espremerem o inquilino ao primeiro incumprimento, é que será rentável. Agora os pequenos investidores, não se iludam, estão a investir para o estado colher os frutos.


    Já não via uma afirmação neste forum tão sem nexo á muito tempo!

    Parabens!
    Concordam com este comentário: pedromdf
  17.  # 19

    Pois mas o dinheiro no banco ganha para os seus próprios impostos e não dá chatice nenhuma, não me liga a toda a hora a dizer que a torneira está a pingar, que o esgoto está entupido ou que o portão da garagem se avariou. Além de que se me fartar de ser esplorado, posso de um dia para o outro, pegar na massa e ir para outras paragens sem ter que esperar anos para vender a barraca.
  18.  # 20

    Em parte, dou razão ao sr. Asdrubal. Se cumprirmos com a lei, somos penalizados e o pequeno lucro do arrendamento tem que dar para avarias, obras e despesas extras na casa arrendada.E também para os incuprimentos por parte do inquilino. Daí eu pensar que os pequenos proprietários ficaram muito penalizados com a nova tributação em sede de IRS.
    Os blogues de fiscalistas que consultei através do google têm a mesma opinião. As excepções vão para as rendas altas, cuja tributação baixou, por vezes para metade.
    A minha aumentou 18%.
 
0.0204 seg. NEW