Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: jorgealvesNao se admire se lhe disserem que nas linhas principais foi usado tubo de 25mm e nas derivacoes tubo de 18mm, e que sempre fizeram assim e nunca tiveram problemas.

Ou tubo de 18mm com picagens de 15mm!
  2.  # 22

Aliás até é facil de ver, basta ver, sendo um sistema bitubular ou monotubular qual o diametro que chega ás valvulas junto dos radiadores e se for de 15mm que é o mais normal tá tudo dito!...
  3.  # 23

Sim, mas como já disse, neste momento trocar tubagens não é hipótese porque já estou a viver na casa e não ia agora partir tudo.
    Ou seja, se as tubagens tiverem 25mm+18mm ou 18mm+15mm a bomba de calor de baixa temperatura vai ter o seu rendimento muito afectado? Neste caso seria melhor optar directamente por uma bomba de alta temperatura? (muito mais caras..)
    Não esquecer que a bomba que é suposto ser instalada funciona a 60ºC.
  4.  # 24

Update: envio aqui a resposta do instalador sobre o comentário do jorgealves:

"Dependendo da temperatura da impulsão da água, os radiadores naturalmente debitam mais ou menos temperatura.
    Se uma caldeira atinge 80º e uma bomba de calor 60º, naturalmente existe um baixar de rendimento dos radiadores.
    Os radiadores climastar para temperaturas 60º perdem cerca de 15% de potência em relação a temperaturas de 70ª com a tubagem executada.
    Isto não quer dizer que não consiga atingir as temperaturas de conforto pretendidas, o que vai necessitar é de mais tempo para o fazer.

Não obstante, envio-lhe o orçamento para uma bomba de calor Daikin de Alta temperatura se acha que a de baixa não será suficiente."

Orçamentos:

Baixa temperatura Mitsubishi Ecodan:
    - Bomba de Calor Inverter PUHZ-SW100VHA Ext. + Hidrobox Split Reversivel ERSC-VM2B + sensor de temperatura: 5392.40€ + IVA

Alta temperatura Daikin Altherma:
    - Bomba de Calor Inverter ERSQ011AV1 Ext. + Hidrobox EKHBRD011ACV1AV1 + sensor de temperatura: 6154.25€ + IVA

Ar condicionado Mitsubishi:
    EU - MXZ-5D102VA
    MSZ-SF50VE - 18000 BTUS
    3 unidades MSZ-SF25VE - 9000 BTUS
    Total: 4356€+IVA

O AC está praticamente ao preço da bomba de calor por isso irei optar pela bomba.
    Acham que a diferença de preços compensa as perdas de 15% referidas?

Para concluir, uma pergunta de leigo: se quero apenas aquecer para que serve uma bomba de aquecimento que aquece e arrefece? Não fica mais caro?

Obrigados!!
  5.  # 25

Colocado por: Hobbes2103Para concluir, uma pergunta de leigo: se quero apenas aquecer para que serve uma bomba de aquecimento que aquece e arrefece? Não fica mais caro?

Deixemos por agora um pouco do topico do deck!

Caro Hobbes o amigo está envolto em dilemas que por enquanto não são problemas mas caminha para isso!

A bomba de calor tem estas funções precisamente porque para temperaturas até 60o são usadas para pavimento radiante hidraulico que pode aquecer e arrefecer.

Agora se lhe querem vender estas bombas para esse fim Ok!

Continuo na minha bombas de alta temperatura!

Uma questão quando se refere ao Hidrobox split reversivel é o evaporador não é?
  6.  # 26

Vamos deixar o deck por um bocado sim :)

Não me querem vender bombas de baixa temperatura, dão-me várias opções como está acima :)

O que me disse o instalador é que os radiadores Climastar funcionam a 55ºC mas que é melhor usar a Ecodan porque trabalha a 60ºC logo as perdas são um pouco menores. Se por um lado as perdas serão maiores com a bomba Ecodan, as bombas HT têm um COP bastante inferior (3.08<4.45). Sendo assim, as perdas com a Bomba Ecodan não são compensadas pelo facto de ter um COP bem superior? Eu não percebo nada disto por isso posso estar a dizer uma grande asneira.

O Hidrobox split é a unidade interior (não sei se é comum chamar-lhe evaporador).
  7.  # 27

Colocado por: Hobbes2103Não me querem vender bombas de baixa temperatura,

Pelo que entendo é que querem vender-lhe uma bomba de baixa temperatura senão o instalador não tinha orçamentado!

E o que sinto é que o amigo está nessa linha dai a minha observação.

Colocado por: Hobbes2103é melhor usar a Ecodan porque trabalha a 60ºC logo as perdas são um pouco menores.

Havendo perdas termicas devido ao Delta T não compreendo então porque não coloca uma bomba pelo menos que dê 65o com um cop 3,8/3,9 para satisfazer no minimo esses radiadores.

Colocado por: Hobbes2103Hidrobox split é a unidade interior (não sei se é comum chamar-lhe evaporador).

Não sendo a bomba compacta o split no ´´interior´´ então vai buscar o ar aonde?
  8.  # 28

Não sei se existem bombas HT com COP 3.8/3.9, nunca ouvi falar. Caso haja, serão provavelmente muito caras.

A unidade interior vai buscar o ar à unidade exterior. Ou não funciona assim?
  9.  # 29

Colocado por: Hobbes2103Não sei se existem bombas HT com COP 3.8/3.9, nunca ouvi falar. Caso haja, serão provavelmente muito caras.

Há bombas com cop 3,9 de 16 Kw (capacidade de aquecimento) que vão aos 65o, até com cop 3,7 de 8 Kw.
  10.  # 30

Colocado por: Hobbes2103A unidade interior vai buscar o ar à unidade exterior. Ou não funciona assim?
    ar não, gas!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  11.  # 31

nem sei bem por onde pegar, as ideias são muitas e variadas, mas vou tentar ser sucinto e objectivo,

relembro que os caudais são completamente diferentes e o instalador esta a partir do pressuposto errado que basta trocar a temperatura de impulsão para dar no mesmo, aliás só assim faz sentido ele propor duas bombas de calor com potencias iguais sendo um a de alta temperatura e outra de baixa temperatura, mais uma vez uma ideia errada,

um pequeno aparte: uma bomba HT a 60º tem um cop SUPERIOR em relação a uma BT a debitar os mesmos 60º, e a HT ainda pode debitar mais se for necessario, e a BT está já a trabalhar numa zona limite e perigosa, e se for numa zona muito fria então pode nem conseguir ter rendimento aceitável (já agora qual é a localização da moradia?),

estranho é os convectores\radiadores terem somente uma quebra de 15% na potencia debitada,
    Tem estes elementos em papel ou outra maneira de comprovar os mesmos? ou foi somente de boca? pode coloca-los aqui?

PS: esses preços estão altos, muito altos.
  12.  # 32

Colocado por: jorgealvese se for numa zona muito fria então pode nem conseguir ter rendimento aceitável (já agora qual é a localização da moradia?),

Desculpe de me intrometer mas posso adiantar que a moradia é em Braga portanto veja as condições e as necessidades energéticas para funcionar o aquecimento central.
  13.  # 33

a moradia é em Braga

acho que Baixa Temperatura não é solução,

definitivamente uma de alta temperatura é a melhor opção,

é aproveitar enquanto está em campanha.
  14.  # 34

Bom dia :)

Desde já, obrigado pela vossa paciência e comentários :)
    Ontem ao final da tarde liguei ao instalador e expus algumas das questões que puseram aqui.

O que ele me disse foi o seguinte:
    Na maioria dos casos em que se troca uma caldeira ele sugere sempre instalar uma bomba HT. É o que ele tem feito em praticamente todas as casas. No caso da minha ele diz que é um caso um pouco diferente porque a casa é muito bem isolada e acha que não se justifica a bomba HT. É um loteamento de 14 casas e segundo o que ele diz, as casas em pleno inverno nunca baixam dos 16ºC. A moradia é em Braga sim que é mais ou menos frio. Eu sou de Chaves por isso nem acho Braga frio mas tem dias que arrefece bastante é verdade :).

Ele diz que é-lhe indiferente vender uma BT ou HT. A margem deve ser igual e a instalação também mas que neste caso acha que não se justifica porque as HT consomem mais (por ter dois compressores em vez dum, isso é verdade?), são mais caras e são mais barulhentas. A moradia só tem rés de chão e primeiro andar. A máquina interior vai ficar na garagem e o barulho poderia ser um pouco incomodativo.

No caso da bomba BT, se fosse numa zona em que estivessem muitas vezes 0ºC e que a casa descesse aos 11-12ºC aí ele diz que a BT provavelmente nem conseguiria aquecer. No meu caso específico ele não vê problemas. Poderá demorar mais a aquecer mas pode usar-se a domótica para ligar remotamente uma hora antes de chegar a casa ou programar.

Sobre a pergunta de perder 15% acho que foi de boca mas também esqueci-me de lhe perguntar isso.
    Os orçamentos que tenho incluem instalação.

Exposto aqui o caso e como já vi que percebem muito do assunto devo mesmo apostar numa HT? Relembro que também tenho o recuperador de calor a lenha para ligar regularmente. Nos dias mais frios até penso que será melhor usar o recuperador em vez da bomba.
    O instalador ontem disse-me novamente que para ele é-lhe indiferente. A escolha é minha.

Obrigado!
  15.  # 35

Colocado por: Hobbes2103são mais barulhentas

ele já instalou alguma HT?

é que por esta afirmação diria que não,

uma coisa é propor, outra completamente diferente é instalar, ver aquilo a trabalhar e claro perceber o que aquilo faz,

Colocado por: Hobbes2103não se justifica porque as HT consomem mais (por ter dois compressores em vez dum, isso é verdade?)

sim, as HT têem efectivamente dois compressores, mas o segundo compressor só entra em serviço se for necessario e na directa proporção da energia a debitar, ambos os compressores são modulantes ( ou inverter, como é habito dizer),

relembro mais uma vez que NÃO tem uma instalação dimensionada para uma LT, pelo que deve ponderar muito bem se justifica o risco,
  16.  # 36

Pelo que escrevi acima que traduz o que ele me diz ele já instalou varias HT. Olhando para as fichas tecnicas existe de facto uma diferenca sonora entre a LT e HT (29 db vs 58db). Se 58 db é barulhento ja nao sei :)

Os seus argumentos sao muito fortes e deixam me a pensar. Só nao entendo bem é porque me sugerem entao uma LT sabendo os radiadores que tenho e tendo ja instalado HTs. Existe alguma diferença significativa a niveis de consumos?
  17.  # 37

Colocado por: Hobbes2103Olhando para as fichas tecnicas existe de facto uma diferenca sonora entre a LT e HT (29 db vs 58db). Se 58 db é barulhento ja nao sei

quem instala sabe que a LT fica ao nível da cabeça pelo qualquer ruído é bem audível, enquanto que a HT fica no chão, abafando imenso o ruido produzido, até parece que a LT faz mais barulho que a HT, daí a minha observação.

Colocado por: Hobbes2103porque me sugerem entao uma LT sabendo os radiadores que tenho

porque a verdadeira diferença vai sentir quando as temperaturas rondarem os 0º a 5º(positivos) em que na LT vai ter menos potencia e na HT nem nota,

e depois são maquinas muito diferentes de concepção e uso, a única semelhança é no tamanho da unidade exterior, mas é só mesmo no tamanho porque a HT pesa mais uns 30Kgs que a correspondente LT.

este fim de semana estive aí bem perto, mais concretamente em Vila Verde a instalar uma LT de 11Kw (e por acaso até vou lá amanha finalizar), usei tubo de 32mm nas ligações e o instalador da caldeira e do piso radiante tinha os ramais principais também a tubo de 32mm, e o calculo até permitia que fosse utilizado tubo de 25mm interior,

no seu caso qual é a secção de tubo das linhas principais? e das picagens? isto é que é importante para definir qual a bomba que pode usar.
  18.  # 38

Existe alguma diferença significativa a niveis de consumos?

obviamente que a HT no maximo consome muito mais,
    mas a LT não consegue chegar nem lá perto,

senão ninguém comprava HT.
  19.  # 39

Colocado por: jorgealvesinstalador da caldeira e do piso radiante tinha os ramais principais também a tubo de 32mm, e o calculo até permitia que fosse utilizado tubo de 25mm interior,
    ou ate menos bastava aumentar a temperatura de impulsão da bomba!!, o 32 deve ser do dimensionamento do radiante pro caudal, eles mandam sempre isso com as medidas calculadas!
  20.  # 40

Olá a todos,

venho aqui dar continuação à novela que está perto de chegar ao fim.
    Depois de muito pensar nas bombas LT e HT e de acordo com o que foi dito aqui estou muito inclinado para optar pela HT.
    Os radiadores de casa foram de facto projectados para trabalharem com o recuperador a água e uma caldeira a gás. Para isso foi então muito provavelmente usado o delta T a 50ºC para os cálculos de potência mas mesmo assim parece-me que foram um pouco sub-dimensionados... Os radiadores Climastar parecem ser um pouco diferentes (não são por módulos e 800W são suficientes até 13-15m2) mas mesmo assim tendo uma temperatura de impulsão de no máximo 60ºC vou ter um delta T de 35ºC. Com esse delta T, a potência de aquecimento é bastante inferior e os 60ºC podem não ser suficientes para aquecer a casa em dias frios, pois os radiadores irão emitar muito menos calor.

Sendo assim, parece-me muito mais seguro optar pela HT. A diferença de preço não é assim tão grande (cerca de 500€). Caso a casa fique quente com uma T impulsão de 60ºC óptimo. Mas em caso contrário posso sempre aumentar a temperatura da bomba para 70 ou 75ºC para ter mais conforto.

Relativamente aos consumos, usando ambas bombas a 60ºC penso que diferença de consumos não será assim tão significativa certo? A Ecodan tem um um consumo de 2.5kW mas não referem a que temperaturas (provavelmente não será no máximo). A Altherma tem um consumo de 3.5kW mas para uma T de 65ºC. Parece-me (corrigem-me se estiver errado) que a 60ºC os consumos deverão ser muito parecidos não? Claro que se quiser mais calor vou gastar mais electricidade mas como referido pelo Jorgealves isso nem sequer é possível com a LT. E também tenho o recuperador a água para ligar ao fim de semana e qdo tiver tempo durante a semana, sendo a opção mais económica.

Para concluir, uma última pergunta: a HT é compátivel com sistema solar já instalado certo? Tendo a HT não é preciso recorrer à resistência para A.Q.S pois não?

Muito obrigado a todos pela ajuda. Penso que se não tivesse escrito aqui no fórum ia provavelmente fazer uma asneira...

0.0240 seg. NEW