Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    venho mais uma vez pedir a vossa ajuda para uma situação bastante desagradável que ocorreu no fim de semana passado. Acontece que eu moro num primeiro andar de uma moradia bi-familiar e tinha intenção de pintar a fachada do meu primeiro andar, e para isso contratei um pintor para o serviço. Este fim de semana, nem a vizinha do rés do chão, nem a vizinha da frente permitiram que o pintor fizesse o trabalho para o qual foi contrato, tal não foi a "peixeirada" que arranjaram porque entenderam que ele ia sujar os carros que estavam estacionados à porta e ia sujar as paredes do rés do chão.
    A minha dúvida é a seguinte: elas têm o direito de me impedir de pintar a minha fachada???
    Agradeço a atenção.
    Cumprimentos.
    Elisabete
  2.  # 2

    têm
  3.  # 3

    Você não tem uma casa. Tem uma fracção de um prédio (moradia neste caso).

    Qualquer situação na fachada terá que ser feita de acordo com todos os proprietários.

    Seria giro ver os prédios por aí pintados no exterior apartamento a apartamento. Tornaria as ruas bem mais coloridas.
    Concordam com este comentário: Gualter, lmcscarpediem
    • pom
    • 4 novembro 2013

     # 4

    Belo profissional que contratou...
  4.  # 5

    Pergunto eu: e se a pintura estiver em mau estado e a intenção for pintar com a mesma cor existente, não é uma questão de manutenção?
  5.  # 6

    Colocado por: lisarosadoBoa tarde,

    venho mais uma vez pedir a vossa ajuda para uma situação bastante desagradável que ocorreu no fim de semana passado. Acontece que eu moro num primeiro andar de uma moradia bi-familiar e tinha intenção de pintar a fachada do meu primeiro andar, e para isso contratei um pintor para o serviço. Este fim de semana, nem a vizinha do rés do chão, nem a vizinha da frente permitiram que o pintor fizesse o trabalho para o qual foi contrato, tal não foi a "peixeirada" que arranjaram porque entenderam que ele ia sujar os carros que estavam estacionados à porta e ia sujar as paredes do rés do chão.
    A minha dúvida é a seguinte: elas têm o direito de me impedir de pintar a minha fachada???
    Agradeço a atenção.
    Cumprimentos.
    Elisabete


    Inusitado no minimo, imagine que os moradores de um edificio com 20 andares, cada um fizesse o que a sra. pretendia fazer.
  6.  # 7

    Colocado por: j cardosoPergunto eu: e se a pintura estiver em mau estado e a intenção for pintar com a mesma cor existente, não é uma questão de manutenção?

    É,...mas a manutenção dos espaços comuns é da responsabilidade do condomínio e não de um condómino.
  7.  # 8

    Colocado por: Picareta
    É,...mas a manutenção dos espaços comuns é da responsabilidade do condomínio e não de um condómino.


    Tendo em conta que neste caso só há dois condóminos, como se aplica a regra da maioria simples ou qualificada? Cada um será sempre 50%...
    Parece-me que a lisarosado tem tanto direito a exigir obras de manutenção como a vizinha tem de as recusar...mas há de haver forma de resolver este imbróglio, suponho eu. Não me parece lógico é que a lisa tenha de ver a sua fração degradar-se porque a vizinha não permite obras...
  8.  # 9

    Becas

    não são 2 mas sim 3, em todo o caso penso que é mais degradação visual pois a pintura em si não vai corrigir nenhuma patologia grave.
    quando temos uma fração estamos sujeitos ás regras comuns, é uma contingência do facto. Agora existem é formas de fazer as coisas em harmonia e tenho a certeza que com dialogo as coisas se resolvem.
  9.  # 10

    Colocado por: PMOliveira

    Inusitado no minimo, imagine que os moradores de um edificio com 20 andares, cada um fizesse o que a sra. pretendia fazer.

    Agora imagine que os senhores do rés do chão pintaram apenas a parte deles, e agora não permitem que eu pinte a minha....... o prédio fica muito mais giro assim!!!!!!!
  10.  # 11

    Colocado por: lisarosado
    Agora imagine que os senhores do rés do chão pintaram apenas a parte deles, e agora não permitem que eu pinte a minha....... o prédio fica muito mais giro assim!!!!!!!


    O impedimento aplica-se a todos os condóminos.
  11.  # 12

    lisa

    compreendo o seu drama, no entanto estas coisas são mesmo assim, ou se fazem as coisas em harmonia ou então tem que ser tudo tratado juridicamente e ai por muito que a compreenda, não há nenhuma lei que lhe diga explicitamente que em desacordo com os seus vizinhos possa pura e simplesmente pintar a face exterior da sua fração.
  12.  # 13

    Colocado por: marco1Becas

    não são 2 mas sim 3, em todo o caso penso que é mais degradação visual pois a pintura em si não vai corrigir nenhuma patologia grave.
    quando temos uma fração estamos sujeitos ás regras comuns, é uma contingência do facto. Agora existem é formas de fazer as coisas em harmonia e tenho a certeza que com dialogo as coisas se resolvem.

    A questão é que eles pintaram sem me pedir autorização...... isso quer dizer que numa próxima vez eu posso impedir????? E como o faço???? Chamo a policia????
  13.  # 14

    Os seus vizinhos como é que fizeram? Chamaram a polícia?

    Entendam-se. Façam uma reunião de condomínio e combinem o que houver a fazer. Facilita tudo.
  14.  # 15

    Colocado por: lisarosadoentenderam que ele ia sujar os carros que estavam estacionados à porta e ia sujar as paredes do rés do chão.


    Uma vez que é uma situação que só se resolve a bem, que tal meter-se de acordo com as suas vizinhas para que a pintura decorra num dia em que os carros não estejam estacionados à porta, e que qualquer salpico feito pelo pintor nas paredes do rés-do-chão será limpo/rectificado, para que todo o prédio fique com bom aspecto? Já agora, serão montados andaimes? E se sim, tinha avisado a vizinha do rés-do-chão?
  15.  # 16

    Colocado por: Italiano

    Uma vez que é uma situação que só se resolve a bem, que tal meter-se de acordo com as suas vizinhas para que a pintura decorra num dia em que os carros não estejam estacionados à porta, e que qualquer salpico feito pelo pintor nas paredes do rés-do-chão será limpo/rectificado, para que todo o prédio fique com bom aspecto? Já agora, serão montados andaimes? E se sim, tinha avisado a vizinha do rés-do-chão?

    Sim, eu tinha avisado, a senhora do rés do chão é que mudou de ideias!
    Quanto aos carros estacionados, o que fazem é colocar latas a marcar o espaço para que nenhum carro ocupe o lugar, não pedem autorização!!!
    Parece que não vou poder pintar!!!!! É o que é!!!!
  16.  # 17

    Colocado por: lisarosadoBoa tarde,

    nem a vizinha do rés do chão, nem a vizinha da frente permitiram que o pintor fizesse o trabalho Elisabete


    Mas que vizinha da frente? do outro lado da rua? da frente da sua porta? afinal quantas fracções tem essa moradia bifamiliar?
  17.  # 18

    Colocado por: lisarosado
    Sim, eu tinha avisado, a senhora do rés do chão é que mudou de ideias!
    Quanto aos carros estacionados, o que fazem é colocar latas a marcar o espaço para que nenhum carro ocupe o lugar, não pedem autorização!!!
    Parece que não vou poder pintar!!!!! É o que é!!!!

    Simples, quando os carros sairem de manha voce tira as latas e atravessa o seu carro por forma a impedir o estacionamento. Nessa altura aproveita e combina com o pintor para pintar essa porcaria de uma vez. Pelo que percebi da sua descrição a sua vizinha do r/ pintou em tempos a fachada dela certo!!?? Se assim for, moralmente voce tem todo o direito de pintar a sua fachada. Aqui tem obrigatiriamente de imperar o bom senso e neste caso o bom senso deverá ser mandar a sua vizinha encher-se de moscas!!!
    • TOM
    • 5 novembro 2013

     # 19

    Colocado por: Joao Dias
    Simples, quando os carros sairem de manha voce tira as latas e atravessa o seu carro por forma a impedir o estacionamento. Nessa altura aproveita e combina com o pintor para pintar essa porcaria de uma vez. Pelo que percebi da sua descrição a sua vizinha do r/ pintou em tempos a fachada dela certo!!?? Se assim for, moralmente voce tem todo o direito de pintar a sua fachada. Aqui tem obrigatiriamente de imperar o bom senso e neste caso o bom senso deverá ser mandar a sua vizinha encher-se de moscas!!!

    claro que sim
  18.  # 20

    Então mas se houve já uma pintura da fachada, porque não pintou na mesma altura? Não será daí que vem a desavença?
 
0.0171 seg. NEW