Iniciar sessão ou registar-se
    • bmanel
    • 4 novembro 2013 editado

# 1

Boa tarde,

Pretendo restaurar uma casa em granito na zona do Sabugal (ver sff a imagem em baixo).
    Tenho tudo pronto para iniciar a obra, que basicamente é manter tudo como está por fora e arranjar por dentro.

Em termos estruturais, a casa irá ter um telhado novo e duas placas em betão (uma entre R/C e o 1º andar e outra entre 1º andar e o sotão. O sotão vai ficar fechado).
    Em termos de planta, o R/C será um espaço sem divisões com kitchenette e sala de estar, e o primeiro andar vai ter dois quartos e uma casa de banho.
    A casa tem ainda um anexo, que será para arrumações.

Na semana passada fomos à Câmara do Sabugal pedir uma licença para construção válida por um ano.
    Hoje foram ao local os fiscais, analisar a casa e a obra, e segundo eles é preciso por causa das placas de betão, fazer um projecto, tal como se de uma casa nova construída de raiz se tratasse! Depois, é necessário ainda pedir um alvará!

Posto isto, eis as minhas questões:
    - Têm ideia de quanto custa todo este processo e quais são os passos correctos a seguir?
    - Se avançarmos com a obra e ignorar esta advertência, quais serão as consequências?
    - Existem alternativas às placas de betão para que não seja necessário projecto?

Desde já um bem hajam antecipado pela vossa ajuda.
    Bruno
  1.  # 2

Não sei ajudá-lo nas suas dúvidas mas posso dar-lhe os parabéns pela bonita casa e pela sua opção em mantê-la à traça original. Bem haja.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bmanel
  2.  # 3

É em que zona do Sabugal? é na zona da Raia??
  3.  # 4

A casa fica na aldeia de Bendada +/- a 12km de Belmonte.
  4.  # 5

Quando diz que tem tudo pronto para avançar quer dizer que possui algum projecto para as obras?
    • bmanel

# 6

Não tenho projecto, pois informaram-me que não era necessário.

Apenas tenho estes desenhos:
  5.  # 7

Neste caso deve contactar um tecnico para elaborar um projecto em condições e submete-lo para aprovação na CM Sabugal.
  6.  # 8

Caro zedasilva:
    - Tem ideia de quanto custa todo processo? (projecto, avaliação da CM, Alvará,...)
    - Tem conhecimento de alternativas às placas de betão?
  7.  # 9

Embora conheça a zona confesso que nunca trabalhei com a Cãmara do sabugal, mas creio que a nivel de licenças não é muito caro. Será sempre mais barato que as eventuais multas se iniciar a obra sem licenciamento.
    O projecto para uma obra dessa dimensão será qualquer coisa muito em conta.
  8.  # 10

Boa tarde,

Por acaso este fim de semana estive numa obra nossa no Soito, também da câmara do Sabugal. Se fizer a estrutura em Madeira concertza nao necessitará de projeto licenciado, ainda assim projeto para uma casa dessas é uma mais valia, para ter estudos de aproveitamento de espaço, estudos de luz etc, além disso consegue ter á partida um maior controle de custos.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • bmanel

# 11

E os valores para o alvará?
  9.  # 12

Nuno, no estudo que o bmanel apresenta hà uma porta do r/chão que passa a janela logo é necessário licenciamento.
    Mas concordo consigo que um piso em madeira ficaria muito melhor
  10.  # 13

Caro Bmanel,

A Casa em questão ficou isenta de licenciamento, uma vez que não foi alterada a sua fachada e a estrutura ficou em madeira como original.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  11.  # 14

zedasilva: por acaso já me tinham alertado da questão da porta que passa a janela no R/C. Mas os técnicos da câmara nem fizeram caso disso... só falaram mesmo das placas...
  12.  # 15

Claro as placas são mais relevantes.
    Confesso que não gosto dessa distribuição e acho que é possivel ficar uma coisa melhor sem mexer nessa porta.
    Quem é que fez esse esquiço?
  13.  # 16

Um arquitecto amigo.
  14.  # 17

Colocado por: bmanelUm arquitecto amigo.

Não deve ser muito seu amigo se não tinha apresentado uma coisita mais bem composta
    :)))
    Neste tipo de situações cada cm pode ser fundamental para uma boa distribuição, pelo que esse esquiço não pode passar de um mero estudo.
    Acho que é possivel fazer melhor.
    • bmanel

# 18

A ideia subjacente a este projecto (se é que se lhe pode chamar de projecto), é fazer uma coisa simples, funcional e barata. Por isso, gosto daquilo que é apresentado no esguiço.
    Claro que podia estar sempre melhor. Mas é precisamente isto que se pretende.

Quando tentamos fazer as coisas bem feitas e tudo dentro da lei, é nisto que dá.
    E pelo que me estou a aperceber, esta história do projecto e tudo o resto que vem a seguir ao projecto (porque há sempre alguma coisa que falta e que não está bem) vai encarecer em muito o valor da obra...
  15.  # 19

Atenção à Câmara do Sabugal, um familiar meu reconstruiu uma casa na raia e eles andaram bem atentos às licenças e aos prazos... Mas essa casa vale a pena e merece um bom projeto, aos preços de hoje não me parece que vá encarecer a obra, muito pelo contrário.
    Concordam com este comentário: zedasilva, doisarquitectos
  16.  # 20

bmanel
    Permita-me dizer que a sua observação não está correcta
    A existência de um projecto que para esse tipo de obra terá um custo quase insignificante, é o garante de que o custo total da obra será significativamente mais barato.
    Se optar por pisos em madeira e não alterar a fenestração, pode inclusive estar isento de licenciamento o que acelera todo o processo.

0.0197 seg. NEW