Pretendo restaurar uma casa em granito na zona do Sabugal (ver sff a imagem em baixo). Tenho tudo pronto para iniciar a obra, que basicamente é manter tudo como está por fora e arranjar por dentro.
Em termos estruturais, a casa irá ter um telhado novo e duas placas em betão (uma entre R/C e o 1º andar e outra entre 1º andar e o sotão. O sotão vai ficar fechado). Em termos de planta, o R/C será um espaço sem divisões com kitchenette e sala de estar, e o primeiro andar vai ter dois quartos e uma casa de banho. A casa tem ainda um anexo, que será para arrumações.
Na semana passada fomos à Câmara do Sabugal pedir uma licença para construção válida por um ano. Hoje foram ao local os fiscais, analisar a casa e a obra, e segundo eles é preciso por causa das placas de betão, fazer um projecto, tal como se de uma casa nova construída de raiz se tratasse! Depois, é necessário ainda pedir um alvará!
Posto isto, eis as minhas questões: - Têm ideia de quanto custa todo este processo e quais são os passos correctos a seguir? - Se avançarmos com a obra e ignorar esta advertência, quais serão as consequências? - Existem alternativas às placas de betão para que não seja necessário projecto?
Desde já um bem hajam antecipado pela vossa ajuda. Bruno
Caro zedasilva: - Tem ideia de quanto custa todo processo? (projecto, avaliação da CM, Alvará,...) - Tem conhecimento de alternativas às placas de betão?
Embora conheça a zona confesso que nunca trabalhei com a Cãmara do sabugal, mas creio que a nivel de licenças não é muito caro. Será sempre mais barato que as eventuais multas se iniciar a obra sem licenciamento. O projecto para uma obra dessa dimensão será qualquer coisa muito em conta.
Por acaso este fim de semana estive numa obra nossa no Soito, também da câmara do Sabugal. Se fizer a estrutura em Madeira concertza nao necessitará de projeto licenciado, ainda assim projeto para uma casa dessas é uma mais valia, para ter estudos de aproveitamento de espaço, estudos de luz etc, além disso consegue ter á partida um maior controle de custos.
Nuno, no estudo que o bmanel apresenta hà uma porta do r/chão que passa a janela logo é necessário licenciamento. Mas concordo consigo que um piso em madeira ficaria muito melhor
zedasilva: por acaso já me tinham alertado da questão da porta que passa a janela no R/C. Mas os técnicos da câmara nem fizeram caso disso... só falaram mesmo das placas...
Claro as placas são mais relevantes. Confesso que não gosto dessa distribuição e acho que é possivel ficar uma coisa melhor sem mexer nessa porta. Quem é que fez esse esquiço?
Não deve ser muito seu amigo se não tinha apresentado uma coisita mais bem composta :))) Neste tipo de situações cada cm pode ser fundamental para uma boa distribuição, pelo que esse esquiço não pode passar de um mero estudo. Acho que é possivel fazer melhor.
A ideia subjacente a este projecto (se é que se lhe pode chamar de projecto), é fazer uma coisa simples, funcional e barata. Por isso, gosto daquilo que é apresentado no esguiço. Claro que podia estar sempre melhor. Mas é precisamente isto que se pretende.
Quando tentamos fazer as coisas bem feitas e tudo dentro da lei, é nisto que dá. E pelo que me estou a aperceber, esta história do projecto e tudo o resto que vem a seguir ao projecto (porque há sempre alguma coisa que falta e que não está bem) vai encarecer em muito o valor da obra...
Atenção à Câmara do Sabugal, um familiar meu reconstruiu uma casa na raia e eles andaram bem atentos às licenças e aos prazos... Mas essa casa vale a pena e merece um bom projeto, aos preços de hoje não me parece que vá encarecer a obra, muito pelo contrário.
bmanel Permita-me dizer que a sua observação não está correcta A existência de um projecto que para esse tipo de obra terá um custo quase insignificante, é o garante de que o custo total da obra será significativamente mais barato. Se optar por pisos em madeira e não alterar a fenestração, pode inclusive estar isento de licenciamento o que acelera todo o processo.