Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de solicitar a vossa ajuda para a resolução de uma questão que surgiu numa obra.

    Gostaria de saber qual a melhor solução para se fixar a caixilharia em alumínio a pilares metálicos, que serão revestidos com EPS de forma a se prevenir a formação de pontes térmicas. Não se pretende utilizar nenhum tipo de ombreira (nem pedra, nem madeira, nem metálico...). O isolamento da moradia é isolamento pelo exterior em EPS.

    Obrigada!!

    Aguardo as vossas opiniões!!
    Aline
  2.  # 2

    Uma solução: Abrir rosca por exemplo M6 no pilar metálico e aparafusar com parafusos M6...

    Só uma opinião, isso não compete à empresa que lhe vai colocar a caixilharia resolver?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlineFloret
  3.  # 3

    Obrigada. Sim compete. Mas gostaria de obter outras opiniões, uma vez que furar o pilar metálico assusta-me um pouco. :) Até porque com o revestimento em EPS, não sei até que ponto ficará "seguro".
  4.  # 4

    Colocado por: AlineFloretObrigada. Sim compete. Mas gostaria de obter outras opiniões, uma vez que furar o pilar metálico assusta-me um pouco. :) Até porque com o revestimento em EPS, não sei até que ponto ficará "seguro".


    Há por aqui muitos engenheiros que lhe poderão responder a essa sua dúvida, no entanto não me parece que coloque em causa a segurança de um pilar metálico por meia dúzia de furos de 6 mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlineFloret
  5.  # 5

    Do ponto de vista estrutural acho que pode fazer sem problemas. Pessoalmente considero essas pontes térmicas insignificantes
    Concordam com este comentário: Rui A. B.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlineFloret
  6.  # 6

    queremos é fotos desses pilares :) se puder...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlineFloret
  7.  # 7

    Logo à noite vou tentar colocar as fotos dos vãos... aguardem! :)
  8.  # 8

    Segue em anexo a foto dos pilares metálicos, ou seja, dos vãos de caixilharia.
    Concordam com este comentário: dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
      IMG_33922.JPG
  9.  # 9

    Eu tive o mesmo "problema". Questão: O Pilar metálico é para ficar à vista ou não?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlineFloret
  10.  # 10

    Além da questão do gugas, por curiosidade, qual o esquema de pintura desses pilares metálicos?

    Esta prevista protecção anti-corrosiva? E protecção ao fogo?

    Não se preocupe com os furos da caixilharia, preocupe-se digo eu que não percebo nada de térmica, é com as pontes térmicas que esses pilares representam.

    Este projecto é em Portugal?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlineFloret
  11.  # 11

    Olá,

    A moradia é em Portugal, distrito de Aveiro. A ideia é revestir os pilares pelo exterior com EPS e deixar ficar visível pelo interior. Daí a minha duvida de como fixar a caixilharia no EPS e posteriormente no perfil metálico.

    O esquema de pintura dos pilares ainda não está definida, mas será tido em conta a protecção anti-corrosiva. Esta é uma moradia que está inacabada e que estamos a equacionar a sua compra para "reabilitar". Daí estas questões.

    Obrigada pelos comentários.
  12.  # 12

    Olá Aline,

    mostro 2 possiveis soluções. A 1º é mais limpa visualmente do exterior

    O o meu pilar é de canto e eu tenho ponte térmica.. há coisas que infelizmente ficam por caprichos estéticos.

    REsumindo, acho que é fácil resolver isso portanto não se preocupe muito com isso

    boa sorte

    eps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlineFloret
  13.  # 13

    Não tem desenho de pormenor no projecto de arquitectura?


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  14.  # 14

    Obrigada Gugas. Estou a ver que é simples a resolução. Vou estudar as opções com o serralheiro, caso avancemos!! Obrigada! Depois dou noticias!

    Adarq não há projecto nenhum porque a moradia já está parada há mt tempo e não há mta informação, uma vez que é uma retoma.
    • PT
    • 8 novembro 2013

     # 15

    Colocado por: gugasEu tive o mesmo "problema". Questão: O Pilar metálico é para ficar à vista ou não?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AlineFloret

    Os meus pilares metálicos ficaram pelos exterior da caixilharia!
    https://forumdacasa.com/discussion/25089/31/arquitetura-de-betao-do-mar-para-o-rio-inicio-construcao/#Item_15
    Tenho um nessas circunstâcias e vou saber junto dos técnicos como tem prevista a solução!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlineFloret
  15.  # 16

    Colocado por: j cardosoDo ponto de vista estrutural acho que pode fazer sem problemas. Pessoalmente considero essas pontes térmicas insignificantes
    Concordam com este comentário:Rui A. B.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AlineFloret


    Boa tarde,

    Lamento discordar que as pontes térmicas são insignificantes, antes pelo contrário.
    Junto anexo imagem termográfica e fotos que demonstram que as condensações superficiais em situações como esta são muito significantes.

    Cumprimentos

    Imagens Checkhouse, lda

    www.checkhouse.pt
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlineFloret
      DSCI0003 (640x480).jpg
      DSCI0004 (640x480).jpg
      IR_4854.jpg
  16.  # 17

    Colocado por: checkhouse

    Boa tarde,

    Lamento discordar que as pontes térmicas são insignificantes, antes pelo contrário.
    Junto anexo imagem termográfica e fotos que demonstram que as condensações superficiais em situações como esta são muito significantes.

    Cumprimentos

    Imagens Checkhouse, lda

    www.checkhouse.pt
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AlineFloret
      DSCI0003 (640x480).jpg
      DSCI0004 (640x480).jpg
      IR_4854.jpg


    Mas utilizando o sistema etics pelo exterior, em que se veda o pilar e o encaixe com a caixilharia, esse ponto será minorado consideravelmente...., certo?
  17.  # 18

    Sim, aplicando sistema tipo "capoto" pelo exterior pode minimizar significativamente os riscos de condensações.
  18.  # 19

    Solução correcta com 2 pilares em U
    Concordam com este comentário: checkhouse
    Estas pessoas agradeceram este comentário: checkhouse
      U.jpg
  19.  # 20

    Colocado por: alexpSolução correcta com 2 pilares em U
      U.jpg
    Realmente assim é a solução correcta, mas o problema depois é a resistência á compressão de dois perfis U, é muito inferior a um perfil HEB , o que em muitos casos não deve dar, só se for logo previsto no projecto de estabilidade.
 
0.0234 seg. NEW