Inicialmente, reparei que ficava, nas zonas onde a água entra em contacto (ralos, à volta das torneiras, fundo da sanita), umas manchas avermelhadas. Não são imediatas, surgem passado umas horas talvez. Mesmo uma cortina de duche branca fica avermelhada na parte inferior.
Em termos de sintomas, só reparei que o cabelo começou a cair-me intensivamente, nada mais.
Liguei para o Instituto Superior Técnico e disseram-me que será excesso de ferro, vou testar a água através deles.
As canalizações aqui de casa são novas. As canalizações do prédio são novas desde o R/C até ao meu andar, pois a conduta de água rebentou. Contudo, as da rua até ao R/C são antigas.
Já perguntei a vizinhos se têm estas manchas, dizem que não, o que me faz pensar que o problema será dentro da minha casa.
Poderão ser as torneiras? Ou os tubos que vão das paredes até às torneiras? As torneiras são marca Bruma e a da cozinha Rodi.
Caro, basta haver um pouco de um troço de canalização em ferro oxidado no seu prédio para originar isso, uma vez que os seus vizinhos não se queixam do mesmo, deverá por duas hipóteses: 1º a oxidação da água aparece principalmente quando num apartamento o debito de água que usa diariamente seja insuficiente, pode ser que você use pouca água e ela não dissimule essa aparente oxidação, quanto que os seus vizinhos como podem usar mais água não reparam nessa oxidação. 2º confirme se realmente quando fez obras se trocaram toda a tubagem até ao contador ou se existe algum troço de tubagem antiga nem que seja por um metro linear, pode ter aí a causa do seu problema. Quanto ao problema de queda de cabelo já um problema mais complexo e estar a associar uma coisa à outra!?! quanto às torneiras não me parece pois elas não são feitas em ferro e logo não oxidam poderão ter alguns resíduos de oxidação existentes nos filtros, mas não me parece que seja essa a causa, atentamente
Só para dizer que já entrei em contacto com uma entidade, que me referiu que a água poderá ter excesso de ferro, como referiu.
Vou fazer análises à água. Disseram ainda que o problema deverá ser desde o SMAS até ao R/C, uma vez que do R/C ao meu andar o tubo foi trocado recentemente.
Entretanto, pesquisando, fui ver se havia sintomas de excesso de ferro no sangue e realmente há. Um deles é a queda de cabelo. :)