Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas noites,

Estou a planear instalar um sistema de aquecimento central em minha casa (já construída). Resido na zona do algarve e pergunto se alguém aqui conhece alguns instaladores com quem já tenham contactado e que tivessem ficado satisfeitos. É que estou com alguma dificuldade em encontrar instaladores por cá.

Muito obrigado
  2.  # 2

que sistema de aquecimento é que pretende colocar?
  3.  # 3

Estava a ponderar um sistema hidraulico apesar de saber que as tubagens necessárias terão que ficar instaladas em algum tipo de calha técnica mas isso seria algo a discutir com um instalador.

Conhece algum que recomende?
  4.  # 4

Colocado por: Patrol_GREstava a ponderar um sistema hidraulico

radiadores?
    convectores?
    ventilo-convectores?

parede radiante?
    rodapé radiante???

alimentados por caldeira? ou bomba de calor? ou\e solar térmico?
  5.  # 5

Estou mais inclinado para radiadores. Muito provavelmente com uma caldeira. No entanto, uma vez que possuo um recuperador de calor na sala, será que existe algum tipo de adaptação que lhe possa aplicar para utilizar também o calor que ele produz para aquecer a água? Algo que não fosse muito dispendioso.
  6.  # 6

Colocado por: Patrol_GRcom uma caldeira

tem gaz natural?
  7.  # 7

Colocado por: Patrol_GRserá que existe algum tipo de adaptação que lhe possa aplicar para utilizar também o calor que ele produz para aquecer a água?

existe uns acessorios que se montam nas saidas de fumos mas , não tem verdadeiramente rendimento para uma instalação a radiadores,

não pensou numa solução solar? aí por baixo é muito usada e quase que abastece por completo as necessidades de aquecimento.
  8.  # 8

Infelizmente não existe na minha zona.
  9.  # 9

Colocado por: Patrol_GRInfelizmente não existe na minha zona.

então é melhor pensar noutra fonte térmica, porque com gaz de garrafa vai custar muito caro mensalmente.
  10.  # 10

O que acha acerca da hipótese do recuperador de calor?
  11.  # 11

Colocado por: jorgealvesentão é melhor pensar noutra fonte térmica, porque com gaz de garrafa vai custar

Então e se o user tiver gaz canalizado sem ser natural, precisa de garrafas?
  12.  # 12

Colocado por: Patrol_GRAlgo que não fosse muito dispendioso.

Com esta afirmação já está a condicionar muita coisa!
  13.  # 13

Colocado por: Costa53

Com esta afirmação já está a condicionar muita coisa!

Sim, tenho perfeita noção disso.

O que eu me refiro, e esquecendo o gaz por agora, acham possível reaproveitar o recuperador de calor que tenho actualmente para ser essa a fonte de calor para aquecer a água? Seria como equipar o recuperador de calor uma segunda função.
  14.  # 14

Colocado por: Patrol_GREstou mais inclinado para radiadores. Muito provavelmente com uma caldeira. No entanto, uma vez que possuo um recuperador de calor na sala, será que existe algum tipo de adaptação que lhe possa aplicar para utilizar também o calor que ele produz para aquecer a água? Algo que não fosse muito dispendioso.

Pode fazer uma adaptação mas o ideal é trocar o recuperador a ar por uma a agua, desde que goste de usar lenha, seja ela qual for !

Uma coisa é certa o sistema mais económico é um recuperador a lenha, e se a lenha for de borla mais barato sai...

Se carregar com ela, pelo menos não tem que ir ao ginásio.

Agora uma bomba de calor numa zona em que tenha bom rendimento é muito mais confortável, ou então um sistema a pellets que começam a baixar de preço e dão bom rendimento em qualquer zona tenha ela a temperatura exterior de zero graus ou não...
  15.  # 15

Colocado por: Patrol_GREstava a ponderar um sistema hidraulico apesar de saber que as tubagens necessárias terão que ficar instaladas em algum tipo de calha técnica mas isso seria algo a discutir com um instalador.

Conhece algum que recomende?

Colocado por: Patrol_GRNo entanto, uma vez que possuo um recuperador de calor na sala, será que existe algum tipo de adaptação que lhe possa aplicar para utilizar também o calor que ele produz para aquecer a água? Algo que não fosse muito dispendioso.

Colocado por: Patrol_GRO que acha acerca da hipótese do recuperador de calor?

É possivel fazer tudo e muita coisa..!!
    Mas só depende de si..!! O que é para si "muito dispendioso"..??

Patrícia
  16.  # 16

Todas as hipóteses por enquanto são válidas até eu e a minha esposa nos decidirmos. Agradeço imenso as vossas sugestões.

Quando falei em "pouco dispendioso", referia-me a alterar o recuperador de calor que já possuo. Sei, muito bem, que se optar por uma caldeira a pellets ou uma bomba de calor tenho que abrir os cordões à bolsa, no entanto, continuam a ser uma hipótese válida. Tento é perceber o que me será mais vantajoso.
  17.  # 17

E sim, gosto de estar na sala e ver o fogo a arder na lareira (recuperador de calor)
  18.  # 18

Colocado por: Patrol_GRQuando falei em "pouco dispendioso", referia-me a alterar o recuperador de calor que já possuo. Sei, muito bem, que se optar por uma caldeira a pellets ou uma bomba de calor tenho que abrir os cordões à bolsa, no entanto, continuam a ser uma hipótese válida. Tento é perceber o que me será mais vantajoso.

Naturalmente terá que substituir esse recuperador de calor de biomassa e adaptar um com deposito a água para alimentar radiadores e tem duas opções de vaso aberto ou vaso fechado, esta é a solução mais economica caso opte por radiadores.

Mais economico ainda seria adaptar um recuperador de calor com saidas para alimentar através de tubagem os quartos poderá ver nas imagens seguintes o que proponho:
      intro_fcl_01.jpg
  19.  # 19

Como vê seria adaptar uma estufa de lenha ao seu espaço em detrimento dessa lareira com recuperador que possui e em alternativa como expliquei anteriormente segue uma lareira com deposito para aquecimento central através de radiadores, mas face á instalação seria mais dispendioso.
      tc_pl22.jpg
  20.  # 20

Em relação às saídas de ar quente para os quartos penso que não resulte tão bem como desejaria.

No que diz respeito ao recuperador com depósito de água parece algo bastante agradável. Mas vejamos o seguinte:

Considerando a instalação de raiz numa casa já construída o objectivo seria mais ou menos este e por enquanto ainda não vou falar em áreas nem de isolamentos térmicos.

8 Radiadores mas nunca estariam todos em utilização simultânea.

O que pensam acerca de montar um sistema com uma caldeira pellets ou um recuperador com aquecimento de água. Rendimento VS Preço de instalação/utilização.

Meti um dia de férias para amanhã e vou iniciar a busca por instaladores na zona do algarve.

0.0206 seg. NEW