Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, venho aqui colocar uma questão na esperança de obter algum conselho para o meu caso.
    Tenho uma casa que adquiri em casamento, passado pouco tempo da aquisição o casamento acabou e eu saí de casa.
    O meu entretanto ex-marido ficou lá a morar sem nunca ter pago 1 cêntimo da casa e eu fui viver com o nosso filho para casa dos meus pais. Depois de um divórcio litigioso, ficou por resolver a situação da casa...a única forma de o fazer sair da casa era dar-lhe um valor mas para isso exigi que a casa passasse para meu nome.
    Assim foi, fez-se escritura pública para passar o bem para meu nome, mas na entidade bancária onde está o empréstimo a situação manteve-se em nome dos dois. Desde que isto foi feito passaram dois anos, eu voltei para a casa com o meu filho e até agora não consegui passar o empréstimo só para meu nome pois nunca tivemos fiadores e eu não consigo arranjar fiadores.
    A outra parte insiste para que eu resolva o problema mas no banco não mostram qualquer interesse em resolver o problema. Nunca falhei com o empréstimo, o banco teve sempre conhecimento do que se passava, não tenho dificuldade em pagar a casa, já paguei muito mais do que pago agora, mas continuam a insistir para arranjar um fiador.
    Estou a chegar a um ponto limite de não saber o que fazer, e de eventualmente ter que entregar a casa para "resolver" o problema.
    Agradeço os conselhos que me possam dar.
    • mog
    • 7 novembro 2013

# 2

Rute, pelo que percebi:
    - a casa já é só sua, pelo que o seu ex-marido não a poderá obrigar a desfazer-se dela;
    - você tem conseguido, e ao que tudo indica continuará a conseguir, pagar ao banco;
    - o banco não se chateia com a situação, porque está a receber direitinho;
    - não obstante o que referi, o seu ex-marido quer sair do crédito.

Eu compreendo a posição do seu marido (e nada tem a ver com o facto de eu ser homem, claro), pois se você falhar os pagamentos um dia destes ele também terá problemas. Além disso, provavelmente ele terá dificuldades em, por exemplo, obter outro crédito por estar "amarrado" ao existente. Assim, no lugar dele, eu tentaria tudo por tudo para sair desse crédito. Até porque ele não está a ganhar nada com a situação.

Se você quiser ser uma "porreiraça", vende a casa, paga a dívida ao banco e assunto resolvido. Se quiser (com toda a legitimidade) continuar na sua casa, que você está a pagar, então ele que se desunhe... Não estou a ver como é que ele a poderá obrigar a resolver o assunto.

Obviamente, aguarde por mais opiniões. Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rute Espada
  2.  # 3

Não compreendo como foi posível fazer nova escritura em nome da Rute, havendo uma hipoteca bancária sobre a casa em nome de duas pessoas.
  3.  # 4

Mog,
    Infelizmente as questões pessoais (ou melhor a relação) entre mim e o meu ex-marido não é fácil e por vezes a situação torna-se extremamente delicada...ainda para mais quando se trata de €€... Manter a situação está fora de questão e vender a casa ou entregar a casa acabaria por não resolver grande coisa, pois a casa nesta altura não vale o valor do montante em dívida, quanto muito vale o mesmo. Não perderia nada, pois não abati tanto assim do empréstimo, mas não acredito que o banco me avalie a casa pelo valor em dívida, ficando depois com o remanescente para pagar...

Paramonte,
    é possível fazer a partilha de um bem numa conservatória, o banco não autoriza a exoneração desta forma, mas não pode impedir fazer a partilha do bem.
  4.  # 5

Colocado por: Rute Espadaé possível fazer a partilha de um bem numa conservatória, o banco não autoriza a exoneração desta forma, mas não pode impedir fazer a partilha do bem.

Isso coloca o seu ex numa situação em que é co-responsável pela hipoteca da casa, mas não co-proprietário, vantajoso para si. Sendo a Rita a pagar as pretações do empréstimo não vejo grande problema em manter a situação como está: quem está em desvantagem é o ex , e ele não pode tocar na casa: já não é dele
    Concordam com este comentário: mog
    • mog
    • 7 novembro 2013

# 6

Rute, o valor de avaliação do banco, neste caso, é irrelevante, pois a ideia não seria vendê-la ao banco. O que poderia ser interessante, no seu caso, seria vender a casa a qualquer pessoa que estivesse disposta a pagar o que você quer/precisa.
    De qualquer forma, concordo com o que disse o Paramonte (que no fundo foi de encontro ao meu primeiro comentário).
    Se manter a casa está fora de questão (pelas tais razões pessoais que refere e que, naturalmente, só a si dizem respeito), não vejo alternativa a vendê-la. Mas, claro, procure recolher outras opiniões. Boa sorte.
  5.  # 7

Colocado por: Rute Espadamas continuam a insistir para arranjar um fiador.

quem insiste? o banco? o seu ex?
  6.  # 8

A questão é: O que fará o banco nessa situação?

Neste momento acho que o banco poderá resolver o crédito e solicitar o seu pagamento de imediato, por outro lado pode exigir a subida de spread e a apresentação de fiadores... A lei tem mudado relativamente aos créditos habitação por isso a minha dúvida.
    • mog
    • 7 novembro 2013

# 9

Colocado por: Rui A. B.A questão é: O que fará o banco nessa situação?

Neste momento acho que o banco poderá resolver o crédito e solicitar o seu pagamento de imediato, por outro lado pode exigir a subida de spread e a apresentação de fiadores... A lei tem mudado relativamente aos créditos habitação por isso a minha dúvida.

Acho que enquanto o dinheirinho entrar no banco certinho o banco não vai fazer nada, nem terá que o fazer. Penso eu de que...
    Concordam com este comentário: Rute Espada
  7.  # 10

Entretanto...

A instituição de crédito não pode aumentar o spread aplicável a contrato de crédito destinado à aquisição ou construção de habitação própria permanente, nem agravar outros encargos com esse crédito, em caso de alteração de titularidade do contrato motivada por divórcio, separação judicial de pessoas e bens, dissolução da união de facto ou morte de um dos cônjuges, quando a prestação mensal do empréstimo represente uma taxa de esforço para o agregado familiar do novo titular inferior a 55% ou, no caso de existirem dois ou mais dependentes, 60%.

Fonte: BDP
  8.  # 11

Quem insiste para arranjar fiadores é o banco, apesar de nunca termos tido fiadores e eles próprios terem conhecimento que sempre fui eu quem pagou a casa sem uma única falha.
    Eu não tenho interesse em deixar a casa, mas tal como o mog diz "enquanto o dinheirinho entrar no banco certinho o banco não vai fazer nada"...Eu é que não posso deixar andar porque o meu ex insiste para uma resolução.
    Fui aconselhada também a fazer uma exposição ao banco de Portugal, possivelmente será o próximo passo.
    • mog
    • 7 novembro 2013

# 12

Rute, mas o banco insiste em arranjar fiadores caso pretenda retirar o seu ex-marido do crédito, certo?
  9.  # 13

Repare numa coisa Rute, o banco tinha dois titulares a garantir o cumprimento do contrato, neste momento está em vias de ficar só com um, daí a exigência do fiador. Se fosse eu tentava por todas as vias negociar com banco a solução que achasse melhor para mim.
  10.  # 14

Exatamente...mas eu não tenho
  11.  # 15

Já disse que entregava a casa, mas continuam a insistir no fiador. É óbvio que eu compreendo o lado do banco, será sempre mais seguro se houver mais alguém no empréstimo, mas eles também sabem a situação financeira atual do meu ex e ele estar ou não estar no empréstimo é exactamente o mesmo...se eu não pagar não é ele que vai pagar
    • mog
    • 7 novembro 2013

# 16

Eles só vão aceitar a casa se você deixar de pagar... até lá, enquanto forem recebendo o dinheiro, para eles está tudo bem. Repito: porque não coloca a casa à venda e tenta com isso pagar o empréstimo?
  12.  # 17

Prova que os bancos são gananciosos ao ponto de levar ao incumprimento de alguem que até pode pagara as mensalidades...dejá vu
    Concordam com este comentário: Rute Espada
  13.  # 18

Colocado por: mogEles só vão aceitar a casa se você deixar de pagar... até lá, enquanto forem recebendo o dinheiro, para eles está tudo bem. Repito: porque não coloca a casa à venda e tenta com isso pagar o empréstimo?

Já ponderei a hipótese de vender, mas a casa neste momento tem um valor inferior ao valor do empréstimo e duvido que com a conjuntura atual a consiga vender pelo justo valor, deixando-me desta forma com um valor restante a pagar que depois não me permitirá alugar uma casa. Tal como seria entregar a casa, a situação seria a mesma. Obrigada a todos pelas sugestões, quando tiver novidades sobre o desenrolar da situação deixo aqui comentário. cumpts

0.0191 seg. NEW