Iniciar sessão ou registar-se
    • LFMD
    • 8 novembro 2013 editado

     # 1

    Depois de alguns meses de pesquisas de imóveis para compra...Decidi que o mais certo para mim seria comprar e remodelar.
    Tenho em vista neste momento uma moradia térrea anterior a 1951 com aproximadamente 135m2 de construção + 900m2 de terreno. A ideia é manter a estrutura exterior fachadas e telhado (talvez com pequenos arranjos) e dividir novamente a casa num T3 (ou T2 e deixar um dos anexos-adega para um futuro 3ªquarto)...Parece-me estar em bom estado (ainda não tive uma opinião profissional) mas não apresenta humidades, está construída sobre uma caixa de ar e o telhado parece-me igualmente em bom estado precisando agora de isolamentos que não existem.
    Gostaria de saber se alguém teve experiências semelhantes, ideias de materiais económicos etc...
    Por aqui no forum é fácil encontrar €/m2 de construção e de remodelação?
    Neste momento já tenho um arquitecto a tratar do assunto mas preciso realmente de cumprir um "orçamento" muito -ambicioso e todas as ajudas são poucas!
    • LFMD
    • 20 novembro 2013

     # 2

    Apesar de não ter tido respostas venho deixar o ponto de situação (pode ser que alguém se entusiasme).
    Cheguei a uma valor final para o imóvel com o proprietário, agora o meu "sim" vai depender dos orçamentos para a recuperação...Vou deixar um desenho feito com pouco rigor para perceberem como está dividido e distribuído neste momento o imóvel, logo deixo a primeira abordagem/esboço do arquitecto. A ideia é aproveitar toda a estrutura mas fazer uma remodelação total e profunda no interior.
    Terá potencial?
      casa.JPG
  1.  # 3

    qual a localização da obra?
    podia meter umas fotos do existente...
    • LFMD
    • 20 novembro 2013

     # 4

    A obra é no concelho de Torres Vedras.
    Vou deixar só algumas fotos para dar a ideia do estado actual do imóvel , uma vez que o negócio não esta fechado não vou deixar muitos pormenores.
    O que acham desse telhado/madeiramento?
      unnamed (2).jpg
    • LFMD
    • 20 novembro 2013

     # 5

    Esta é a foto do madeiramento. Será que com um bom isolamento tem solução ou será uma solução demasiado precária?
      unnamed.jpg
  2.  # 6

    bem é tudo uma questão de valores...

    se o valor da compra for interessante.

    para fazer uma boa reabilitação a essa casa, acho que gasta sempre aí uns 35 a 40 mil euros (+ iva) na parte habitável.

    depois na garagem e adega, poderá gastar cerca de 10 a 15 mil

    (são estimativas, tendo em conta a pouca infirmação que existe)...

    veja se está tudo legal. confronte a licença de utilização (deve ter um documento de isenção no caso de ser anterior a 1951) e as áreas que estão registadas nas financas e conservatória.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LFMD
  3.  # 7

    Colocado por: LFMDEsta é a foto do madeiramento. Será que com um bom isolamento tem solução ou será uma solução demasiado precária?

    Sabe qual é o estado de conservação dessa estrutura de madeira?
    • LFMD
    • 20 novembro 2013

     # 8

    Obrigada pela opinião fernandoFerreira .

    A ideia é toda a área ser habitação, ou seja a imagem corresponde à configuração actual que pretendo alterar- em grosso modo a actual garagem será a sala, a adega a suite e o restante manterá aprox. as mesmas divisões- talvez logo consiga deixar uma imagem do projecto.

    As divisões e todo o revestimento com isolamento e pladur, pavimento em cimento afagado à excepção dos quartos, pretendo ainda usar madeiras na caixilharia e tectos (uma vez que tenho oferta da mão de obra e é um material que gostamos). A ideia é conseguir uma remodelação com um aspecto o mais minimalista possível e com um orçamento apertado.
    • LFMD
    • 20 novembro 2013

     # 9

    Colocado por: Picareta
    Sabe qual é o estado de conservação dessa estrutura de madeira?


    Ainda não tenho avaliações muito profundas, o madeiramento é em eucalipto e aparentemente parece estar em boas condições. No entanto aquilo que me foi dito é que por ser uma madeira "fraca" pode ter alguma durabilidade mas daqui a uma duas décadas terá de ser substituído.
    Se tiver orçamento para isso prefiro muda-lo obviamente, mas ainda não tenho ideia de em quanto pode ficar os 120m2, alguma estimativa?
    • LFMD
    • 21 novembro 2013

     # 10

    Segue então a sugestão do arquitecto. Que vos parece? Sugestões?
      Sem Título.png
  4.  # 11

    Vi fazer essa obra sem licenciamento municipal?
  5.  # 12

    Colocado por: LFMDA ideia é aproveitar toda a estrutura mas fazer uma remodelação total e profunda no interior.

    Pelas fotos não vejo estrutura nenhuma possível de aproveitar, vejo umas paredes exteriores de qualidade muito duvidosa!! e para o que pretende vale mais construir de novo.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  6.  # 13

    precisamente por isso é que falei no licenciamento...

    não tou a ver a lógica de fazer uma obra destas e deixar umas janelas minusculas nos quartos... a unica razão que vejo pra isso é "fugir ao licenciamento"...

    o que acho mal, tendo em conta o investimento que vai fazer....
    • LFMD
    • 21 novembro 2013

     # 14

    Colocado por: Picareta
    Pelas fotos não vejo estrutura nenhuma possível de aproveitar, vejo umas paredes exteriores de qualidade muito duvidosa!! e para o que pretende vale mais construir de novo.
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira

    Em termos de estrutura será possível aproveitar as paredes exteriores, e as divisões da sala e suite. O "modulo central" será dividido em pladur.
    Em termos de licenciamento, trata-se de uma construção anterior a 1951 dai querermos manter fachadas. As janelas parecem-me ter um tamanho aceitável, de qualquer das formas as janelas dos quartos serão para o interior da propriedade o que penso que dará mais alguma liberdade a pequenas alterações.
    Quanto ao investimento remodelação/construção de raiz penso que estamos a falar de valores MUITO diferentes...
  7.  # 15

    acho que está muito bem.
    apenas considerava a hipótese da bancada da cozinha que dá para a sala permitir ali uma passagem para a sala e trocava o lava louça pelo fogão, assim como trocava o hall pela wc social embora ficasse com a porta da cozinha em frente ao hall mas era bem melhor no geral e evitava que quem entrasse para a sala tivesse que passar pela wc social.
    Concordam com este comentário: 1255
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LFMD
    • LFMD
    • 21 novembro 2013

     # 16

    Colocado por: marco1acho que está muito bem.
    apenas considerava a hipótese da bancada da cozinha que dá para a sala permitir ali uma passagem para a sala e trocava o lava louça pelo fogão, assim como trocava o hall pela wc social embora ficasse com a porta da cozinha em frente ao hall mas era bem melhor no geral e evitava que quem entrasse para a sala tivesse que passar pela wc social.


    Obrigada pela opinião marco1 . A distribuição do w.c. social e do hall tem mesmo a ver com a posição actual da porta e da janela, a ideia é aproveitar o que lá esta, dai as limitações.
    Quanto à distribuição da cozinha, porque diz que trocava a lava-louça pelo fogão, por alguma questão de funcionalidade?
  8.  # 17

    LFMD

    quase de certeza que irá mexer na fachada e estamos a falar de trocar uma janela por uma porta, acho que ficava bem melhor e a entrada do 1º quarto já não ficava tanto á pele.
    penso que a zona de lavagem deverá estar mais próxima da janela dai ter sugerido trocar o fogão pelo lavalouça.
    • LFMD
    • 1 dezembro 2013

     # 18

    Continuo a estudar o projecto da moradia, e a debruçar-me nos materiais...
    Em relação a pavimentos nos quartos e corredores estou a pensar no flutuante. Quanto à cozinha e sala as dúvidas são muitas. Por um lado o flutuante "assusta-me" pois como tenho animais gostava de uma superfície que fosse fácil de limpar com esfregona, e os pavimentos cerâmicas tem um aspecto muito frio e não consigo gostar a sério de nenhum.
    Quanto a microcimento, o preço parece proibitivo. Estou a falar de uma sala ampla de 50m^2, no distrito de Lisboa, alguém quer indicar orçamentos? Ou alternativas?
    •  
      imbs
    • 1 dezembro 2013

     # 19

    Tem cerâmicas a imitar madeiras. Algumas mais bonitas que o próprio flutuante. O preço claro, sobe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LFMD
    • LFMD
    • 1 dezembro 2013

     # 20

    Colocado por: imbsTem cerâmicas a imitar madeiras. Algumas mais bonitas que o próprio flutuante. O preço claro, sobe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LFMD


    Onde posso encontrar fotos dessa solução?
 
0.0234 seg. NEW