Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: euUm Kg de lenha tem uma determinada quantidade de carbono, pelo que vai libertar sempre a mesma quantidade de CO2 (*), independentemente da forma como é queimado. Num mau aparelho ou num bom aparelho, o CO2 libertado é o mesmo.


    O aumento da temperatura da combustão e a injecção de oxigeno (ar) por cima da combustão reduzem bastante as emissões.

    Veja os certificados de recuperadores de calor ou de pellets , hoje todos têm obrigatoriamente que indicar as emissões e com as novas normas europeias de 2013 baixaram os niveis maximos de emissão permitidos.

    Por isso muitas marcas de recuperadores estão a desenvolver catalizadores para diminuir as emissões.

    As boas marcas injectam o ar da combustão já bastante quente para conseguir baixar os niveis.

    Se reparar, os aparelhos a pellts são dos que mais baixas emissões produzem, por isso nem se nota o fumo !
  2.  # 2

    Fiat_uno que marca é o seu aparelho pelletes? andava pela net e dei com esse forum http://stufapellet.forumcommunity.net/
  3.  # 3

    Colocado por: dfserra60w equivale a 1 cêntimo por hora.
    O que dá por dia ~0,24€ e por mês: ~7,50€.
    Parece pouco mas, também pesa na fatura e deve de se ter em conta na comparação com o AC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gotcha
    • eu
    • 13 novembro 2013

     # 4

    Colocado por: Jorge Santos - FaroO aumento da temperatura da combustão e a injecção de oxigeno (ar) por cima da combustão reduzem bastante as emissões.

    Emissões do quê? CO2? Tal como lhe disse, 1 Kg de lenha emite sempre a mesma quantidade de CO2. Obviamente, quanto mais eficiente for uma caldeira, menos lenha consome e menos CO2 emite, devido a esse menor consumo de lenha...

    As "emissões" normalmente não se referem ao CO2, mas sim ao NOX, ao CO, SO2, COVs, etc...
  4.  # 5

    Alguem andou distraido na escola!
    as plantas fixam o CO2, mas se as queimamos, voltam obviamente a liberta-lo
    Queimar madeira ou petróleo, ambos acrescentam CO2 à atmosfera, alias o petroleo é composto de materia organica principalmente vegetal!

    Colocado por: Sergio Rodriguesjorge nem parece teu, a queima de biomassa não acrescenta CO2 á atmosfera para alem daquela que ja existe, ao contrario da queima der combustiveis fosseis, tens que te lembrar daquele circulo que um gajo aprende na escola, as arvores absorvem co2 e libertam oxigenio
    Concordam com este comentário:ramos1999,dedao
  5.  # 6

    Colocado por: system32Queimar madeira ou petróleo, ambos acrescentam CO2 à atmosfera, alias o petroleo é composto de materia organica principalmente vegetal!
    system qual foi a parte do "não acrescentam mais CO2 do aquele que ja existia" é que não entendeu?
  6.  # 7

    Colocado por: system32Alguem andou distraido na escola!
    as plantas fixam o CO2, mas se as queimamos, voltam obviamente a liberta-lo
    Queimar madeira ou petróleo, ambos acrescentam CO2 à atmosfera, alias o petroleo é composto de materia organica principalmente vegetal!




    voce tambem deve andar distraido entao ainda nao percebeu que o sistema de queima a lenha é limpo porque a arvore ate crescer consumiu co2 enquanto o petroleo é fossil ou seja nao consumiu nenhum co2 na vida dele(so a 2milhoes de anos)?a lenha e derivados sera sempre ecologica mesmo sendo fumarenta pelo simples facto de uma arvore produzir oxigeneo e consumir co2!!ja agora nao me diga que o petroleo produz oxigeneo ou consome co2?
  7.  # 8

    Colocado por: euAs "emissões" normalmente não se referem ao CO2, mas sim ao NOX, ao CO, SO2, COVs, etc...


    Na verdade a norma Europeia só se preocupa com o Monóxido de carbono (CO) que é um gás que deve e pode ser reduzido nas emissões !

    Basta reacende-lo (com pós- conbustão ) etc...

    Embora alguns se refiram ao C02 não têm que o fazer, agora as emissões de CO sim têm que ser divulgadas

    O Co2 monxido de carbono não é muito importante e nem as normas obrigam a reduções de consumo.

    A emissão de co2 está directamente ligada às emissões de C0, por vezes para reduzir o CO sobe o Co2 . Só quem testa nos laboratórios tem os dados, e pelo que sei as emissões variam ou seja não são sempre iguais por cada kilo de lenha.
    No fim da vida de uma árvore, se e não for queimada vai produzir metano Co e não sei o que mais...

    Um coisa é certa... A lenha mesmo que não aqueça alegra a alma !

    Mas cuidado com as maquinas de pellets sem assistência e sem peças !
    • eu
    • 14 novembro 2013

     # 9

    Colocado por: Jorge Santos - FaroA emissão de co2 está directamente ligada às emissões de C0

    O CO é de facto um gás muito nocivo e perigoso e pode ser reduzido com uma queima mais eficiente e controlada.

    O CO2 não é nocivo e não pode ser controlado (a não ser por redução da quantidade de lenha): é o resultado natural da queima! A reação do Oxigénio com o Carbono da lenha produz o CO2 e é isso que liberta a energia térmica que nós tanto gostamos.

    Em resumo: o CO2 não é um subproduto nocivo da queima, é o produto principal e inevitável da queima.
  8.  # 10

    CO2 tenho ali muito armazenado... Deve andar alguma comfusao no ar.
  9.  # 11

    Brincamos com as palavras
    Uma coisa é o ciclo de vida normal das plantas, outra é "cultivar-mos" árvores para queimar!!
    Não é "verde" nem pintada de cor de rosa!!
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • eu
    • 14 novembro 2013

     # 12

    Colocado por: system32Não é "verde" nem pintada de cor de rosa!!

    Um dia, ainda vamos chegar à conclusão que fazemos muito bem em produzir CO2, pois permite evitar uma nova era glaciar e permite alimentar mais plantas em todo o mundo... ;)
  10.  # 13

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Na verdade a norma Europeia só se preocupa com o Monóxido de carbono (CO) que é um gás que deve e pode ser reduzido nas emissões !

    Basta reacende-lo (com pós- conbustão ) etc...

    Embora alguns se refiram ao C02 não têm que o fazer, agora as emissões de CO sim têm que ser divulgadas

    O Co2 monxido de carbono não é muito importante e nem as normas obrigam a reduções de consumo.

    A emissão de co2 está directamente ligada às emissões de C0, por vezes para reduzir o CO sobe o Co2 . Só quem testa nos laboratórios tem os dados, e pelo que sei as emissões variam ou seja não são sempre iguais por cada kilo de lenha.
    No fim da vida de uma árvore, se e não for queimada vai produzir metano Co e não sei o que mais...

    Um coisa é certa... A lenha mesmo que não aqueça alegra a alma !

    Mas cuidado com as maquinas de pellets sem assistência e sem peças !


    Conhece a marca que pondero comprar? é a cadel
  11.  # 14

  12.  # 15

    Colocado por: gotcha


    Pelo que sei é importada pela firma que até a um ano atraz importava a marca Italiana Ravelli 1

    Acho que se zangaram e agora têm essa marca !

    É capaz de ser boa, pelo menos se o importador continuar a importar por muitos anos .

    Quanto à assistência e manutenção que a dá na sua zona ? Isso é muito importante.

    Muitas pessoas não sabem que ao fim de uns 4.000 kilos as maquinas param até ser feita a manutenção. (Limpeza dos ventiladores , chaminé etc...

    Alem disso temos que ter os códigos do fabricante para fazer a manutenção.

    Pellets não é a mesma coisa que lenha !
  13.  # 16

    Colocado por: jorgealveso maior poluente atmosférico é exactamente o CO2, e não é nada inócuo,


    A confusão com as siglas que fazemos leva-nos a trocar os nomes, até eu troco...

    O Co é que é perigoso e se uma chama arder com falta de oxigeno o co aumenta . (monoxido de carbono)

    O co mata

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Mon%C3%B3xido_de_carbono

    O co2... Isso é o que nós produzimos ao respirar e não é esse gas que vem nas imperiais ? já devia estar morto eu :-)

    Fonte que se segue:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Co2

    **** O dióxido de carbono é essencial à vida no planeta. Visto que é um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese - processo pelo qual os organismos fotossintetizantes transformam a energia solar em energia química. Esta energia química, por sua vez é distribuída para todos os seres vivos por meio da teia alimentar. Este processo é uma das fases do ciclo do carbono e é vital para a manutenção dos seres vivos.****


    Colocado por: euAs "emissões" normalmente não se referem ao CO2, mas sim ao NOX, ao CO, SO2, COVs, etc...


    Veja o folheto do aki para ver a que emissões se referem ...
    Só a Co2....

    Quando se deviam referir a CO


    Colocado por: euO CO é de facto um gás muito nocivo e perigoso e pode ser reduzido com uma queima mais eficiente e controlada.


    Basta aumentar o oxigénio .

    Colocado por: euUm dia, ainda vamos chegar à conclusão que fazemos muito bem em produzir CO2, pois permite evitar uma nova era glaciar e permite alimentar mais plantas em todo o mundo... ;)


    Basta consultar a wkipedia para ler isso...

    Eu cá por gosto do co2 de duas maneiras... Para soldar na semi-automática e para as imperiais .... :-)

    Quanto à sua produção ser sempre igual na queima da lenha, como já disse pelo sei não é sempre igual, por isso agora discutir isso melhor só com novos dados.
    Tem algum documento que prove isso ? Vou tentar arranjar um que prove o contrario.
    Pois não posso garantir que o co2 é menor com uma boa queima pois até pode ser o contrario e ser maior quando se reduzem as emissões de CO...

    Não me posso fiar só no que me dizem, pois isso para teimar mais com com dados .

    De qualquer forma estamos de acordo em que o CO é que é um perigo e não o CO2
  14.  # 17

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Pelo que sei é importada pela firma que até a um ano atraz importava a marca Italiana Ravelli 1

    Acho que se zangaram e agora têm essa marca !

    É capaz de ser boa, pelo menos se o importador continuar a importar por muitos anos .

    Quanto à assistência e manutenção que a dá na sua zona ? Isso é muito importante.

    Muitas pessoas não sabem que ao fim de uns 4.000 kilos as maquinas param até ser feita a manutenção. (Limpeza dos ventiladores , chaminé etc...

    Alem disso temos que ter os códigos do fabricante para fazer a manutenção.

    Pellets não é a mesma coisa que lenha !


    Boas noites a empresa a que estou em vistas de aquisição é do Fundão vende este tipo de equipamentos https://www.facebook.com/chamaecor.barbecues?fref=ts eu perguntei sobre manutençao e o senhor ate referiu que a cada época convém limpar a chaminé mas nao aprofundamos mais sobre o assunto... quem lhes fornece os equipamentos é a chamilar http://www.chamilar.pt/ Pois ainda nao me decidi pk percebo pouko disto e nao kero gastar umas nota por uma coisa que vira a dar problemas pois na net nao encontro infos das mesma... cumprimentos
  15.  # 18

    Colocado por: Jorge Santos - FaroO co2... Isso é o que nós produzimos ao respirar e não é esse gas que vem nas imperiais ? já devia estar morto eu :-)

    e quantas toneladas de CO2 produz num ano?!?!
    e quantas toneladas de CO2 é produzido pela queima de lenha?!?!?!

    aqui é o factor de quantidade não da qualidade do produto resultante da combustão.
  16.  # 19

    Moro no Porto, e tenho reparado que cada ano que passa, há mais cheiro e fumo resultante do aquecimento a madeira. Antes só se no tava nos dias mais frios, mas este ano começou-se a notar ainda estava pouco frio. É mais um sinal que cada vez se usa mais a madeira para aquecimento, pelo menos conheço algumas pessoas que adotaram este meio de aquecimento nos últimos anos.

    O cheiro até que nem me incomoda, mas surgiu-me uma questão.

    U uso massivo da madeira para aquecimento em meio urbano, que já contém um nível de poluição por vezes elevado e com poucos espaços verdes, não poderá contribuir para uma degradação ainda maior da qualidade do ar?

    Até que ponto a queima da madeira generalizada em meio urbano não poderá ser prejudicial para a saúde?

    Será que há estudos ou normas sobre isto?
  17.  # 20

    Colocado por: dfserraU uso massivo da madeira para aquecimento em meio urbano, que já contém um nível de poluição por vezes elevado e com poucos espaços verdes, não poderá contribuir para uma degradação ainda maior da qualidade do ar?

    Sim, claramente. Principalmente poluição por partículas. O ambiente urbano não é o mais indicado para queimar grandes quantidades de madeira.

    Colocado por: dfserra Até que ponto a queima da madeira generalizada em meio urbano não poderá ser prejudicial para a saúde?

    Há potencial para agravar problemas respiratórios. Vai depender da dispersão dos poluentes que está relacionada com a velocidade do vento, quantidade de combustível utilizado, do relevo do terreno, etc.

    Colocado por: dfserra Será que há estudos ou normas sobre isto?

    Há normas para a qualidade do ar. Quem monitoriza é a APA e publica os resultados aqui: http://www.qualar.org/
    Estudos do impacto da biomassa em meios urbanos não conheço.
 
0.0251 seg. NEW