Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Para fazer estas continhas é só usar a formula combin do excel.

=combin(50;5)=2118760
    =combin(11;2)=55 = número de estrelas acertar 2
    2118760 x 55 = 116.531.800
  2.  # 22

Colocado por: danobrega

Pois claro. Portanto se eu for ao hipermercado comprar 50 "coisas" e pedir uma factura por cada coisa, tenho 50 apostas em vez de uma. Vai ser bonito.

E pelo que veio a publico, tem direito a um cupão por cada 10€ em facturas.
    Concordam com este comentário: PMMA
  3.  # 23

Colocado por: CCosta010E pelo que veio a publico, tem direito a um cupão por cada 10€ em facturas.

É verdade.
  4.  # 24

um cupao _? Como ? Para que ?,,,desculpem a
    ignorancia..
  5.  # 25

Colocado por: joaosantosum cupao _? Como ? Para que ?,,,desculpem a
    ignorancia..

pessoalmnete nao desculpo a sua ignorancia... nem a sua nem a de nenhum portugues.... á pala de muitos "ignorantes" a economia paralela representa qualquer coisa como 40 bilioes de euros em portugal!

Nem devia ser preciso haver um premio para quem pedisse factura, o cidadão nao pode querer apenas direitos, tambem tem obrigações...mas como o tuga se nao tiver nada a em troca ja nao lhe agrada, foi preciso inventar um sistema que estimulasse os portugueses.... vejam que desde janeiro 2014 até á data face ao mesmo periodo do ano passado, houve um aumento de 45% na facturação..... coincidencia!
  6.  # 26

Colocado por: loverscoutvejam que desde janeiro 2014 até á data face ao mesmo periodo do ano passado, houve um aumento de 45% na facturação..... coincidencia!

:D Só rir. Onde foi buscar essa informação?
    Concordam com este comentário: joaosantos, jorgealves
  7.  # 27

loversout...tambem nao sou assim tao ignorante...oi cupao nao é a fatura pois nao ?
  8.  # 28

Colocado por: danobrega

:D Só rir. Onde foi buscar essa informação?
    Concordam com este comentário:joaosantos

http://www.publico.pt/economia/noticia/pedidos-de-factura-nas-lojas-aumentaram-45-1629483

rectifico apenas que nao é desde Janeiro até á data de hoje..... foi mesmo só em Janeiro.

EDIT: sim tem razao..... isto é so rir.
  9.  # 29

Colocado por: joaosantosloversout...tambem nao sou assim tao ignorante...oi cupao nao é a fatura pois nao ?

O "cupão" é uma abstração para o sorteio: Por cada €10 de faturas que existam registadas no seu NIF é lhe atribuída um cupão virtual para o sorteio. Assim se num mês tiver registada por exemplo uma fatura €100 vai ter 10 cupões para o sorteio desse mês. Se tiver 50 faturas de €1 cada, vai ter 5 cupões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaosantos
  10.  # 30

Colocado por: loverscouthttp://www.publico.pt/economia/noticia/pedidos-de-factura-nas-lojas-aumentaram-45-1629483

rectifico apenas que nao é desde Janeiro até á data de hoje..... foi mesmo só em Janeiro.

Ahhhh... eu não sou muito entendido do assunto mas pensava que, mesmo que não se pedisse a factura, "todas" as vendas seriam facturadas. Um aumento de 45% nos "pedidos de factura" não equivale a "um aumento de 45% na facturação".

É normal que exista um aumento no pedido de facturas. Antigamente, quem não fugia, não tinha nada a ganhar com isso. Agora sempre tem. Já o inverso não é verdade: Quem não pedia factura para não pagar IVA deve continuar a preferir não pagar o IVA do que "gastar" tanto dinheiro num bilhete da lotaria.
  11.  # 31

A notícia mais parecida com um aumento real de facturação que conheço é esta:

Contas públicas: saldo positivo em janeiro

«O destaque vai para o IVA, com uma receita de 4,2% do que no primeiro mês do ano passado que reflete o aumento do consumo privado e do sentimento económico das famílias e empresas.»

Agora falta saber se parte dessa subida se deve ao sorteio.
  12.  # 32

isso cada um interpreta da forma que quiser......se determinado contribuinte o ano passado nao pedia a factura nem sem nem com numero de contribuinte quem é que garante que a mesma era efectivamente "emitida"???

a questão é, a medida está a gerar frutos, ou é mesmo idiota como a oposição quer fazer crer? fez ou nao fez com que o Tuga mudasse alguns habitos, no que diz respeito á fuga fiscal? houve ou nao houve um aumento de facturas registadas na AT?

só tenho pena que os portugueses nao encarem isso como uma obrigação e ainda fiquem muito chateados com o estado porque os "obriga" a exigir factura.
  13.  # 33

A verdade e que ainda muito ha a fazer e a atribuicao de factura deveria ser obrigatoria e com pesadas multas para quem nao o fizesse.

Que todos nos queixemos da forma como os nossos politicos gastam o dinheiro, e uma coisa. Agora utilizar tal como argumento para nao cumprir com a lei, nao e uma questao de justice, mas sim de educacao (ou falta dela).

So para se perceber como andamos, nao ha muito tempo um representante da UE foi a Portugal de forma anonima, tendo a saida do aeroporto de Lisboa apanhado um taxi. No final do service, e presenteado com a pergunta em ingles macarronico "quer factura ou nao precisa?" (algo muito semelhante).

E foi esta a imagem, depois acrescentada em diversos outros servicos, que a pessoa em causa trouxe do nosso pais...

Edit: Gostaria de acrescentar que ainda assim, adorou a estada e pretende regressar mais vezes em visitas particulares.
  14.  # 34

Colocado por: danobregaAgora falta saber se parte dessa subida se deve ao sorteio.

certezas nao tenho.... mas diria que sim.
    Pelo menos pelo que oiço alguns amigos meus, passaram a pedir factura de tudo aquilo que compram, coisa que até este ano nao o faziam, a nao ser para produtos/bens que fosse necessário para efeitos de garantia, e nas grandes superficies onde mesmo sem pedir lhes dão a factura!

Razão: nao passaram a comprar mais ou menos produtos, nao alteraram em nada o seu consumo, mudaram apenas o pedido de factura com numero de contribuinte, para se habilitarem ao prémio.
  15.  # 35

Colocado por: loverscoute nas grandes superficies onde mesmo sem pedir lhes dão a factura!

Mesmo ai, contabilisticamente, no final do dia, conseguiam/conseguem, alterar a facturacao se nao se solicitor a factura com NIF.
    Concordam com este comentário: loverscout
  16.  # 36

Colocado por: loverscouta questão é, a medida está a gerar frutos, ou é mesmo idiota como a oposição quer fazer crer?

Penso que esta medida não foi inventada por este governo. Foi copiada de outros países, onde teve algum sucesso.

Sobre este sorteio, o presidente da Associação Fiscal Portuguesa nota que “o entusiasmo dos contribuintes com estes sorteios tem sido tal, que, nos meses de Setembro e Outubro de 2013, o Estado eslovaco viu a sua receita de IVA aumentar em cerca de 130 milhões de euros”. Nesse período, adianta, foram reportados cerca de 3000 casos de recusa de emissão de factura ou de facturas falsas que permitiram aumentar o número de inspecções por parte da autoridade tributária.

Colocado por: loverscoutPelo menos pelo que oiço alguns amigos meus, passaram a pedir factura de tudo aquilo que compram, coisa que até este ano nao o faziam, a nao ser para produtos/bens que fosse necessário para efeitos de garantia, e nas grandes superficies onde mesmo sem pedir lhes dão a factura!

E então? Eu faço a mesma coisa. Antigamente não tinha nenhuma razão para pedir factura. Agora tenho uma pequenita razão. As grandes superfícies não passavam factura. Tente lá ir ao continente e pedir uma factura... têm de o registar na base de dados primeiro, e se o sistema estiver em baixo bla bla bla, etc e coiso e tal. Atrás de mim ficou uma bela fila só para me passarem uma. Lamentável.
    • Serge
    • 24 março 2014 editado

# 37

O danobrega tem razão, mais relevante seria saber se o total de faturas (com NIF e sem NIF) aumentaram ou não. Legalmente quer se peça ou não NIF o comerciante tem que emitir fatura, há sitios que o fazem há outros que não...

Por exemplo aqui na churrascaria da esquina, estão devidamente equipados, se o cliente lhes pede fatura com NIF, emitem fatura de acordo com a lei. Se o cliente paga em dinheiro e não pede fatura, abrem a gaveta da registadora sem registar nada...

Frequento um café, com um movimento razoável em que passado mais de um ano de ser obrigatório nem se deram ao trabalho de adquirir um máquina registadora com capacidade de emitir faturas...

No Continente mudaram há umas semanas o sistema de faturas com NIF e agora já não é preciso registar o cliente.

Note-se que há uma certa confusão no pessoal do atendimento e no público em geral, porque a lei obriga a que todos os documentos emitidos aquando da compra sejam faturas, já não existem talões. Por isso no Continente/Pingo Doce o documento que lhe dão quer tenha NIF ou não é sempre uma fatura...
    • mmgreg
    • 24 março 2014 editado

# 38

E para quem tem pedido factura com contribuinte, verifique no efatura se foi comunicada.

Peço factura para tudo, já há algum tempo, mesmo antes destas novidades. Pensava eu que ajudava a combater a evasão fiscal.

Este ano, tenho 30 facturas declaradas pelas empresas. 30!! Desde Janeiro! Estou fartinha de pagar os meus impostos e ver outros a fugir!
  17.  # 39

Colocado por: mmgregE para quem tem pedido factura com contribuinte, verifique no efatura se foi comunicada.

Santa paciência! :D
    • mmgreg
    • 24 março 2014 editado

# 40

Pois, fora o abrir e fechar de registadoras sem registar. Outra novidade que reparei, são as empresas registadas nas finanças com códigos diferentes, o café que está registado como venda a retalho, o que está registado como padaria, enfim, encontra-se de tudo um pouco.

E os cafés com duas registadoras?

0.0301 seg. NEW