Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva a todos,

    Venho recorrer a este espaço para ver se consigo tirar o nó da cabeça com a solução que um instalador me apresentou para fazer A.Central e AQS via recuperador de calor.

    Resumindo: A solução passa por utilizar um recuperador de calor de a. central (20KW nominal à agua) que vai aquecer um deposito de inercia (470L), Este deposito foi desenvolvido por pelo proprio instalador e é uma especie de drain back da rotex. Assim o recuperador vai aquecer a agua do deposito em sistema de vaso aberto, porque o deposito trabalha em vazo aberto, existe uma serpentina no deposito que faz AQS por transferencia. Até aqui percebi acho eu... depois complica-se quando me diz que coloca uma sepentina de 30m de comprimento de dentro do deposito que vai ligar ao circuito do a. central (radiadores), este sistema vai trabalhar em sistema fechado. Agora pergunto como é que sei se a serpentina que vai extrair a potencia para o A.Central tem sufuciencia sificiente para estrair os 20kw ou mais se for necessário. Ele apresentou-me umas contas mas fiquei na mesma... alías toda a solução que ele afirma que é uma maravilha, que tem instalados varios sistemas assim é funciona mt bem porque elimina uma data de problemas relacionados com a segurança, ar no circuito, descargas indesejadas, etc, etc (não estou a perceber estas vantagens todas). O deposito proposto já está preparado para à posterio levar os paineis solares em sistema de drain back. Acham que faz sentido, esta solução? já o sistema tradicional de deposito de Aqs separado, esse percebo-o bem!

    Obrigado,
    JC
  2.  # 2

    Colocado por: jcaiadoEste deposito foi desenvolvido por pelo proprio instalador e é uma especie de drain back da rotex.
    mas é da rotex ou não?
  3.  # 3

    Não é da rotex, é uma copia do conceito! Todo o deposito foi desenvolvido por ele e depois arranjou quem lho fabricasse o sistema. Fica bem mais barato que o Rotex... é claro que não deve ter a mesma qualidade... tem uma particularidade que é que a tampa superior onde estão todas as ligações do deposito é destacavel, ou seja pode-se abrir literalmente o deposito para colocar uma serpentina maior se for necessário por exemplo. O deposito é feito em PVC aguenta agua a 100º tem isolamento de 70mm de poliuretano. Segundo informação dele, perde 2º graus por dia isto claro se não existir consumo...

    Deixo um Esquema terrivel mas dá para ter uma ideia. O que mete confusão, e saber se o permutador do A. central consegue extrair 20 ou mais Kw... apresentou-me umas contas, mas como sou leigo, fiquei na mesma...

    esquema

    JC
  4.  # 4

    a ideia é boa, por isso mesmo que a rotex e outros utilizam esse conceito, agora o problema esta nos pequenos promenores que fazem toda a diferença, como por ex o que falou nos permutadores, na tampa superior que tambem tem como função evitar a evaporação da agua, na maneira como as serpentinas são colocadas dentro do deposito para potenciar ao maximo o aproveitamento solar e por ai fora, se o homem garante que funciona, não vejo porquê de o "principio" do esquema não funcionar, acho so que 470litros de agua para 20kw de recuperador de calor seja pouco para acumular essa energia toda.
    Na minha opinião é uma optima ideia, agora é um investimento seguro??? Da rotex é, desse ja não sei!!
    Fotos de um deposito tem?
  5.  # 5

    Lá está, a solução parece-me mt boa, evita uma data de problemas, aumenta a segurança, inclusive disse-me que apesar do recuperador de calor possuir serpentina de arrefecimento, que esa escusado de a colocar ao serviço, já que pela lei da fisica, o recuperador nunca chegará a temperatura tão elevadas (o recuperador de calor tambem regulador de ar de combustão mecanico), se tal acontecer, o deposito de inercia encarrega-se de tratar do problema, mas já que lá está faço questão se fique operacional! Agora realmente os promenores dos permutadores, deixa-me de pé atrás! A solução tem tudo para funcionar bem, pode é não ter o rendimento de um rotex! Mas tambem está a cobrar-me cerca de 2950 + IVA pela solução (Só o recuperador que fui eu que o reservei, custa 2100), e já inclui instalação do material, acessorios de segurança e controlo, tubagem da saida de fumos. E garanto que não está a ganhar mais do que 100€ no recuperador, pois sei o preço dele. Os paineis serão comprados mais tarde até porque já possuo um termossifão de 200L que de inverno vai ficar em serie com a serpentina de extração AQS do deposito de inercia de forma a aproveitar toda a agua do TS
    Estamos a falar de um instalador de um meio pequeno onde não se enriquece, mas que pelo conheço tem um visão para além do normal e com muito profissionalismo. Investiu numa solução que lhe dê poucos probelmas, e isso que tenta sempre vender a quem consegue perceber o conceito. Inclusivé comprou uma maquineta para fazer (dobrar) o tubo inox dos permutadores e assim dimensioa-nos conforme as necessidades do sistema. O deposito falou-se no de 470 e num de 500 tal... Confesso que estou um bocado sem saber para que lado pender, se para a solução tradicional AQS + A.Central com valvula desviadora ou este sistema...

    Fotos do deposito, não possuo, já os ví ao vivo (tem alguns em casa/armazem) e que tem ar de profissional, isso tem...

    JC
  6.  # 6

    Pois isso agora é voçe que decide o que fazer ao dinheiro! se arranjar fotos do dito poste ai!
  7.  # 7

    O sistema Drain Back está relacionado com a utilização de painéis solares?

    Estive a pesquisar um pouco mas não percebi ainda a ciência deste sistema... Se houver uma forma fácil de expor a coisa agradeço :)
  8.  # 8

    Colocado por: JoseBlinoO sistema Drain Back está relacionado com a utilização de painéis solares?

    Estive a pesquisar um pouco mas não percebi ainda a ciência deste sistema... Se houver uma forma fácil de expor a coisa agradeço :)


    Dê uma vista de olhos neste videos!

    https://www.youtube.com/watch?v=WGeUKJYx2bs

    https://www.youtube.com/watch?v=VlAfTYTA0Z0 Este então é excelente, apenas na parte final, em vez de utilizar um segundo acumular, a agua quente entra logo no circuito de AQS. Vantagens do sistema, são principalmente a sua simplicidade (pouco componentes), circuito despressurizado, não tem que se preocupar com sobre-aquecimentos, congelamentos, não utiiliza glicol, não tem descargas de circuito, problemas de ar, manutenção praticamente inexistente, maior eficiencia, qualidade da agua, enixestencia de acumulação de lamas no deposito. Deposito esse que se for de plastico, é para a vida. Deposito esse de pode lavar qualquer tipo de apoio (dependendo da sua configuração é claro), à semelhança dos sistemas convencionais. A meu ver o unico senão, é o facto da ligação entre o deposito e os paineis necessitar um decline minimo, já que a recolha da agua existente no cirtuito é feita por gravidade, e este facto (declive minimo) pode ser um entrave em algumas situações. O preço era até à pouco tempo ligeiramente superior aos CF's convencionais, mas agora já estão mais nivelados. O que pouca em manutenção, logo lhe paga a diferença se existir...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  9.  # 9

    Reparei que no seu desenho, o cilindro tem duas serpentinas.

    Há dias, quando passei numa casa da especialidade, para me ajudar na instalação que estou a projectar perguntaram-me se o meu cilindro tinha uma ou duas serpentinas. Não soube responder. O Sr. da casa, pela fotografia, disse que só devia ter uma.

    O que implica um cilindro ter uma ou duas serpentinas? Tem vantagens e desvantagens?
  10.  # 10

    Colocado por: JoseBlinoO que implica um cilindro ter uma ou duas serpentinas? Tem vantagens e desvantagens?


    Uma serpentina pode ligar diretamente os painéis solares por ex. e o apoio atyravés de resistência eléctrica.

    Duas serpentinas para alem dos paineis pode ligar como apoio um esquentador/caldeira ou outra fonte de energia de biomassa por ex.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  11.  # 11

    Colocado por: JoseBlinoReparei que no seu desenho, o cilindro tem duas serpentinas.

    Há dias, quando passei numa casa da especialidade, para me ajudar nainstalação que estou a projectarperguntaram-me se omeu cilindrotinha uma ou duas serpentinas. Não soube responder. O Sr. da casa, pela fotografia, disse que só devia ter uma.

    O que implica um cilindro ter uma ou duas serpentinas? Tem vantagens e desvantagens?


    As serpentinas não tem vastagens nem desvantagens, simplesmente colaca-se em função da necessidades, ou para acautelar upgrades futuros! Eu tenho duas serpentinas, uma para fazer AQS instantanea (drain-back) e outra para aquecer o acumulador com o recuperador de calor. Se está a pensar num sistema de AQS solar termico, então escolha um deposito com duas serpentinas, mesmo que neste momento não vá dar uso às duas. Uma fica para o sistema solar e outra para apoio de bomba calor, recuperador, etc, mas isto tem que ser o amigo a analisar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  12.  # 12

    Colocado por: JoseBlinoReparei que no seu desenho, o cilindro tem duas serpentinas.

    Há dias, quando passei numa casa da especialidade, para me ajudar nainstalação que estou a projectarperguntaram-me se omeu cilindrotinha uma ou duas serpentinas. Não soube responder. O Sr. da casa, pela fotografia, disse que só devia ter uma.

    O que implica um cilindro ter uma ou duas serpentinas? Tem vantagens e desvantagens?


    Se o cilindro for para receber água dos paineis solares e receber de outra fonte como um recuperador a água tem que ter uma serpentina para cada situação

    Observe este catologo

    http://www.roth-werke.de/roth-en/files/WS_Thermotank_2013_EN.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  13.  # 13

    Colocado por: Costa53Duas serpentinas para alem dos paineis pode ligar como apoio um esquentador/caldeira

    Como são feitas as ligações quando se utiliza um esquentador/caldeira como equipamento de apoio?
  14.  # 14

    Colocado por: jcaiadoEu tenho duas serpentinas, uma para fazer AQS instantanea (drain-back) e outra para aquecer o acumulador com o recuperador de calor. Se está a pensar num sistema de AQS solar termico, então escolha um deposito com duas serpentinas

    Quando diz fazer AQS instantânea, refere-se à utilização dos paineis solares? ou refere que a água para AQS é aquecida ao passar na serpentina?
  15.  # 15

    Gostaria de agradecer o apoio incansável que a forista Patricia Silva (utilizador Dynamic444) tem dado por mensagem privada. Bem haja!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil
  16.  # 16

    Colocado por: JoseBlino
    Como são feitas as ligações quando se utiliza um esquentador/caldeira como equipamento de apoio?


    Se for por esquentador, então a agua quente sai do deposito solar e entra no esquentador, este só vai funcionar se a temperatura for inferior ao valor pre-estabelecido no esquentador e apenas o suficiente para elevar a temperatura, daí que seja aconselhaver um esquentador com chama modulante proprio para apoio solar. Se for via caldeira por exemplo a gasoleo, isso já depende da caldeira, mas pode ser semelhante ao esquentador, embora seja pouco pratica, o ideal era a caldeira dar apoio ao deposito através de uma serpentina instalada no proprio deposito, e assim a caldeira irá elevar a temperatura da agua sanitária à temperatura selecionada, caso os paineis não sido suficientes.
  17.  # 17

    Colocado por: JoseBlino
    Quando diz fazer AQS instantânea, refere-se à utilização dos paineis solares? ou refere que a água para AQS é aquecida ao passar na serpentina?


    Sim, no meu sistema as AQS, são efectuadas ao passar na serpentina que está do acumulador solar. Como sabe possuo um sitema drain-back com produção de AQS por permutador de extração, que é diferente dos sistema solares convencionais, embora no fim vá tudo dar ao mesmo, ou seja agua quente produzida pelo sol e isso é que interessa
  18.  # 18

    Colocado por: jcaiadoo ideal era a caldeira dar apoio ao deposito através de uma serpentina instalada no proprio deposito, e assim a caldeira irá elevar a temperatura da agua sanitária à temperatura selecionada

    A minha caldeira
    caldeira a gasóleo Domusa Clima Mix
    tem a possibilidade de trabalhar só em AQS (na imagem, o canalizador legendou com "Verão") ou em AQS e aquecimento de radiadores (legendado com "Inverno").

    Na configuração que sugere ("caldeira dar apoio ao deposito através de uma serpentina instalada no proprio deposito") colocaria a IDA e o RETORNO, relativos ao aquecimento, da caldeira ligados à dita serpentina?

    Digo isto, porque a caldeira tem duas entradas de RETORNO e duas saídas de IDA. o par RETORNO/IDA que correspondem às AQS, são activados através do fluxo de água.
    Já o par RETORNO/IDA relativo ao aquecimento dará para configurar a temperatura de funcionamento... pelo que seria este par RETORNO/IDA que ligava à serpentina?
  19.  # 19

    Colocado por: leiria

    Se o cilindro for para receber água dos paineis solares e receber de outra fonte como um recuperador a água tem que ter uma serpentina para cada situação

    Observe este catologo

    http://www.roth-werke.de/roth-en/files/WS_Thermotank_2013_EN.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoseBlino


    e o feedback do acumulador ja tem?
 
0.0233 seg. NEW