Iniciar sessão ou registar-se
    • PA74
    • 11 novembro 2013 editado

     # 1

    Bom dia,

    Preciso de ajuda a saber que fios e quantos preciso passar no esquema em anexo. no interruptor 1.1 tenho acesso ao conjunto normal de 3 fios.

    A luz 1.1 e 1.2 assim como os interruptores 1.1 e 1.2 são o mesmo sistema/circuito. ou seja 2 interreptures 1 em cada extremo da sala em que ambos ligam as 2 luzes. ao mesmo tempo, preciso de passar fios para o luz/interruptor 2.

    As linhas representam a tubagem existente.

    Antecipadamente grato.
    PA
      esquema.JPG
  1.  # 2

    Vai precisar de um comutador de escada a colocar em 1.1 e um comutador de escada duplo a colocar em 1.2/2 e não interruptores, certo?

    Ou não percebe de electricidade?
    • HMAF
    • 11 novembro 2013

     # 3

    Boa tarde.

    No meu entender devia usar 2 comutadores de escada duplos onde escreveu "interruptor", isto se pretender controlar todos os pontos de luz dos 2 locais (com 2 pontos sempre em simultâneo).

    Assim sendo vai precisar de passar pelo menos mais 2 fios para controlar isso tudo.

    Senão é só seguir o conselho do AlexMontenegro e assim controla 3 pontos de luz, o único senão é que se tiver numa ponta da sala controla 1 ponto de luz e no outro ponto da sala controla os outros 2 pontos!

    Se precisar de ajuda disponha.

    H
    • PA74
    • 11 novembro 2013

     # 4

    Boas

    A minha questão é mesmo apenas sobre os fios a passar. Foi um electricista que colocou a tubagem e deveria ter vindo acabar, infelizmente desapareceu do mapa e eu passei todos os fios e está tudo a funcionar.

    Apenas me falta esta situação, que já sabia que teriam de ser comutadores, mas não sei quantos fios precisam e que fios vão para onde, porque tenho 2 pontos de luz e ainda tenho de levar corrente para um terceiro.

    Obrigado
    • HMAF
    • 11 novembro 2013

     # 5

    Colocado por: PA74Boas

    A minha questão é mesmo apenas sobre os fios a passar. Foi um electricista que colocou a tubagem e deveria ter vindo acabar, infelizmente desapareceu do mapa e eu passei todos os fios e está tudo a funcionar.

    Apenas me falta esta situação, que já sabia que teriam de ser comutadores, mas não sei quantos fios precisam e que fios vão para onde, porque tenho 2 pontos de luz e ainda tenho de levar corrente para um terceiro.

    Obrigado


    A pergunta é:

    Pretende controlar os três pontos de luz dos 2 sítios?! Se sim até vai precisar de colocar mais uma caixa de aparelhagem com o repectivo comutador de cada lado!

    Se pretender agrupar 2 deles simplifica, porque com 2 comutadores de escada duplos consegue fazer isso!

    Relativamente aos fios, se for pela 2ª opção e quiser guardar a linha da terra terá de passar mais 3 fios de forma a assegurar os retornos para os 2 circuitos!

    Qualquer coisa disponha.

    H
  2.  # 6

    Depende de onde está a fase, o neutro e a terra... permanentes vindos do quadro... se tem uma caixa de derivação com esses sinais algures a meio da tubagem entre o interruptor e o candeeiro, se está numa caixa de aparelhagem onde vai ficar o interruptor...

    Entre cada comutador de escada seguem 2 fios de comutação, e num deles entra a fase, no outro sai o sinal que vai ligar nos candeeiros...
    • HMAF
    • 11 novembro 2013

     # 7

    Colocado por: GT_racingDepende de onde está a fase, o neutro e a terra... permanentes vindos do quadro... se tem uma caixa de derivação com esses sinais algures a meio da tubagem entre o interruptor e o candeeiro, se está numa caixa de aparelhagem onde vai ficar o interruptor...

    Entre cada comutador de escada seguem 2 fios de comutação, e num deles entra a fase, no outro sai o sinal que vai ligar nos candeeiros...


    Se tivermos um comutador duplo de cada lado, só funciona com 6 fios de cada lado, independentemente de onde estão as caixas!

    Precisa sempre de "2 fases/circuitos" e respectivos retornos!

    H
  3.  # 8

    Vi agr que é no interruptor 1.1, pelo menos julgo ter percebido isso...

    Então é assim, NEUTRO e TERRA seguem do interruptor 1.1, para a luz 1.1 e 1.2, e voltam a seguir para o interruptor 1.1/2 e seguido para a luz 2. É só levar sempre sinal e repicar...

    Interruptor 1.1 é um comutador de escada, entra fase, e sai dois fios de comutação... mas vai precisar de um sinal de fase para o interruptor 2, portanto TEM de levar um fio de fase permanente para o interruptor 2...
    Significa 3 fios entre o interruptor 1.1 e o 1.2/2 de fase e comutações.
    Depois o comutador duplo 1.2/2 vai retornar o sinal, significa 1 fio de fase que vai voltar para trás e pica no candeeiro 1.1 e repica para o 1.2...
    Vai também entrar o tal fio de fase que passou a mais e sai apenas um fio para o candeeiro, ou seja, embora seja comutador, vai aproveitar 1 só sinal da comutação.
    • HMAF
    • 11 novembro 2013

     # 9

    Colocado por: GT_racingVi agr que é no interruptor 1.1, pelo menos julgo ter percebido isso...

    Então é assim, NEUTRO e TERRA seguem do interruptor 1.1, para a luz 1.1 e 1.2, e voltam a seguir para o interruptor 1.1/2 e seguido para a luz 2. É só levar sempre sinal e repicar...

    Interruptor 1.1 é um comutador de escada, entra fase, e sai dois fios de comutação... mas vai precisar de um sinal de fase para o interruptor 2, portanto TEM de levar um fio de fase permanente para o interruptor 2...
    Significa 3 fios entre o interruptor 1.1 e o 1.2/2 de fase e comutações.
    Depois o comutador duplo 1.2/2 vai retornar o sinal, significa 1 fio de fase que vai voltar para trás e pica no candeeiro 1.1 e repica para o 1.2...
    Vai também entrar o tal fio de fase que passou a mais e sai apenas um fio para o candeeiro, ou seja, embora seja comutador, vai aproveitar 1 só sinal da comutação.


    Ou eu percebi mal o que você escreveu ou isso vai acender tudo ao mesmo tempo e não precisa de nenhum comutador duplo na outra ponta!

    Sem os 6 fios de cada lado, nada feito! Se quiser controlar 2 pontos de luz em simultâneo com uma tecla e outro ponto com outra tecla!

    H
    • PA74
    • 11 novembro 2013 editado

     # 10

    Ok, acho que percebi

    1 fase direto para o Int2.

    1 neutro a passar por todo o sistema e a chegar até ao Int2.

    no circuito Int 1.1 entra fase e saem 2 para o Int1.2.

    No Int1.2 entram 2 de retorno do Int 1.1. e sai 1 para os candeeiros.

    Para esta história toda preciso terra? Tenho o fio comigo, a questão é se devolvo ou se deixo já ficar na parede ainda que não seja já preciso...

    Muito obrigado
    PA
  4.  # 11

    Se quiser controlar o ponto de luz 2 no interruptor 1.1 é isso, tem de levar mais 2 fios de comutação...

    Só que dp se calhar já são fios a mais para um vd16... é preciso algum cuidado com isso, o melhor é falar com um electricista se se vir enrrascado... :P
    Concordam com este comentário: HMAF
  5.  # 12

    A Terra é como o seguro contra todos os riscos num carro... passa se quiser, é bom para si, para mim é igual, se lá ficar agarrado, felizmente eu cá continuo... se for para ser vistoriada, tem de passar... agora não é à toa que se passa, cada vez mais é uma segurança e pelo custo acrescido, a meu ver não compensa não passar...
    Concordam com este comentário: HMAF
    • HMAF
    • 11 novembro 2013

     # 13

    Passe lá o fio, pelo menos pense nas crianças e nas pessoas curiosas! :)

    Agora a sério como diz o GT_Racing "não compensa não passar" e acima de tudo é uma segurança se existir um azar!

    Em situações extremas pode mesmo surgir um incêndio em vez de um curto circuito! Os candeeiros de hoje em dia são todos de plástico e sem a as necessárias protecções! Não facilite proteja-se, a si e aos seus!

    H
    • PA74
    • 11 novembro 2013

     # 14

    Sim a minha ideia era passar, aliás o fio está aqui. mas cada vez mais compra-se porcarias sem terra.

    Acabei de montar um motor de portão, tem os certificados todos ou pelo menos assim o dizem e não tem terra :S
    • HMAF
    • 11 novembro 2013

     # 15

    Colocado por: PA74Sim a minha ideia era passar, aliás o fio está aqui. mas cada vez mais compra-se porcarias sem terra.

    Acabei de montar um motor de portão, tem os certificados todos ou pelo menos assim o dizem e não tem terra :S


    Se puder passa uma linha de terra e ligue-o à estrutura do motor! Quando começar a época do mau tempo e trovoadas, você vai agradecer!

    Convêm o portão ser protegido por um disjuntor e um ID ( Interruptor Diferencial ), assim dificilmente haverá azar!

    H
    • jd_
    • 11 novembro 2013 editado

     # 16

    O neutro nao vai aos comutadores só vai aos pontos de luz.
  6.  # 17

    Esquema em anexo
      Imagem.jpg
  7.  # 18

    Boa tarde.

    Tenho um barracão com 3 divisões onde, queria colocar iluminação em cada uma delas, bem como uma tomada (é indiferente a divisão onde fica a tomada).

    Tenho um fio eléctrico grosso, que vem de casa para o barracão (não tenho fio terra em casa).

    Que material necessito comprar? È um processo muito complicado montar um esquema eléctrico destes, ou até um leigo como eu o pode fazer?

    Cumprimentos.
      BARRACÃO.png
  8.  # 19

    Alguém tem uma sugestão?

    Pelo menos sei que terei de comprar cabo eléctrico, 3 interruptores, 3 armaduras com lampada, e uma tomada, lol.

    O problema é se não sei se necessito de mais, tipo uma caixa central de onde sairiam as diferentes ligações.
  9.  # 20

    Não precisa de caixas se fizer as ligações por exemplo dentro das lâmpadas... Saindo um cabo de 2 condutores ao interruptor para cortar a fase... E repicando fase e neutro por todas as lâmpadas e tomadas.

    Em todo o caso, por "meia dúzia" de euros comprava um mini quadro elétrico para espetar um diferencial e dois disjuntores e passava cabo 2.5 para tomadas e cabo 1,5 para a iluminação... Pode misturar tudo e fazer logo direto como descrevi em cima, mas fica aquilo que é chamado um trabalho de m**** :)
    Concordam com este comentário: Dj_C, C. Lobo
 
0.0169 seg. NEW