Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    (Estas são as minhas contribuições para uma comunidade que me deu tanto. Acabei de remodelar uma casa. Aqui vão algumas dicas que podem ser úteis a alguém, leigo, como eu. Alguns temas serão desenvolvidos individualmente.)

    #### 1º MANDAMENTO: Não idealize demasiado. Aprenda a viver com as deceções. Não perca o sono a pensar nas coisas que ficaram (mais ou menos) mal. A boa notícia é que ao fim de uma semana a morar na casa nem vai reparar ou vai começar a achar bonito e geralmente, tudo tem remédio. A busca pela perfeição é um work in progress e leva tempo. Para evitar erros, nunca se esqueça de tratar logo dos assuntos e de ser organizado. Todos os dias vai ter dezenas de decisões na cabeça. Se muda de ideias telefone imediatamente, senão, de tudo o que poderiam ter feito, os srs. Pedreiros deitaram abaixo exactamente aquela parede que você tinha decidido durante a noite que afinal queria. O quarto que pintaram, foi o que percebeu que se tinha enganado na referência, etc…. ####

    #### 2º MANDAMENTO: Custa sempre o dobro. Se for tão bom como eu a fazer orçamentos, vai esquecer-se de contabilizar metade das coisas. Por exemplo, a renda da casa que está a alugar durante os meses que a obra atrasar. Se for organizado, há azares, imprevistos, surpresas indesejadas. SEMPRE!! E depois há os “investimentos”, situações como: “Quero este chuveiro porque é o preço de um jantar e vou ter que tomar banho com ele todos os dias durante anos” que multiplicado por vários dá desvios de milhares de euros. ####

    #### 3º MANDAMENTO: Demora sempre o triplo. Mesmo quando, como no meu caso, o empreiteiro é um tipo cumpridor, eficaz, competente, profissional (António Cordeiro Borges, SA). Contabilize os 3ºs envolvidos, p. e., os (muitos) fornecedores. Lembre-se que em Agosto, obter qualquer coisa é impossível... ####

    #### 4º MANDAMENTO: Aprenda! Informe-se! É fundamental aprender os termos ‘técnicos’ como "aparelhagem eléctrica", "aduela", "guarnição", "bitérmico", "oscilobatente", "circulação forçada", "hidrófugo"... vale a pena! Principalmente se quer ser respeitado e sobretudo se é uma mulher. Saiba tanto ou mais do que ‘eles’ e lembre-se que ninguém vai fazer isto por si. Não é assim tão difícil, garanto! Em caso de dúvida pesquise o nome do problema+forumdacasa e aprenda! ####

    #### 5º MANDAMENTO: Nunca subestime a estupidez humana (incluindo a sua). Vai passar noites a tomar decisões e depois vai esquecer-se de comunicar atempadamente ao construtor. Vai cometer erros e os outros também. As ”ideias de grilo” que os srs. Das obras têm nunca param de nos surpreender. Fazer desenhos e croquis nunca chega. É preciso estar lá! Aprenda a rir-se dos dramas, senão perde 10 anos de vida! O seu dever é acompanhar e cumprir o 4º mandamento!###

    #### 6º MANDAMENTO: Não se arme em sabichão/ona e mandão/ona. Questione com base no mandamento 4. Se tiver a sorte de ter um responsável de obra tão excelente como eu, aprenda a dizer: “Faça como se fosse para si”. Já agora, se querem aprender como obter a melhor carne no talho, façam o mesmo. Da mesma forma que não se pode subestimar a estupidez, deve saber-se valorizar o know how de quem faz aquilo todos os dias! Receber elogios faz milagres. Trate as pessoas como pessoas. Valorize. ####

    TEMAS
    1. Cimento afagado
    Cimento afagado não é o mesmo que microcimento. Nunca é demais dizer que esta técnica só deve ser feita por quem sabe, pois exige paciência e experiência. Se quer mesmo cimento afagado, certifique-se que quem o vai fazer sabe o que lhe está a pedir. O chão da cozinha acabou por ficar mais caro e não tão bonito como o Microcimento ou o Cimento afagado. Coisas das obras...

    2. Microcimento
    Decidi arriscar e comprar o produto na PROIBER e deixar que os pedreiros (que só o tinham aplicado uma vez) fizessem a aplicação na parede do WC. Fiquei muito contente, mas confesso que o rapaz que o colocou é inteligente e bem formado (um Eng.º de leste a trabalhar nas obras...). A verdade é que o microcimento saíu a 25€/m2, ou seja, metade do preço da aquisição do material + aplicação. Ficou ligeiramente "marmoreado" (por oposição à cor lisa) o que tem a ver com a hesitação vs firmeza na aplicação. Este ‘inconveniente’ não me incomoda nada dado o benefício da 'promoção'. Pus o cinzento básico com uma aplicação de brilho e outra de meio brilho. Acabamento impecável!! Tá lindo!

    3. Rodapés lacados a branco
    Tendo um problema de infestação por caruncho, quis substituir os rodapés de pinho por MDF lacado a branco. A primeira hipótese (gama baratinha do leroy), foi posta de parte porque o de uns amigos inchou com a humidade ao fim de um mês de colocação. A segunda opção, a gama melhor do leroy, estava esgotada. Agosto: impossível arranjar este material que pode chegar a custar 7€/m linear. Se, como eu, quiser uma solução duradoura e económica, mande cortar uma placa de MDF hidrófugo e lacar à pistola. Estou muito contente, embora nalguns locais a face superior tenha tendência a agarrar pó, que fica meio "colado". Melhor que rodapé a rachar e foi mesmo muito barato. Até se pode escolher a medida!

    4. Como remover papel de parede
    Esta parte fiz eu, com um barrigão de 7 meses, seguindo as recomendações de um tutorial incrível no youtube. Aplicar uma solução de produto para remover com um pulverizador (em vez de aplicar com esponja). Magia!

    5. Como remover tinta de madeira
    Depende do tipo de tinta, mas em geral o melhor, mais rápido e limpo é uma pistola de ar quente e um raspador. Muito melhor que decapante.

    6. Instalação eléctrica/Aparelhagem eléctrica
    Sabia que uma das primeiras coisas que tem que escolher é onde ficam os interruptores, pontos de luz e as tomadas?? (venha cá hoje dizer, daqui a 20 minutos!) Aqui cometem-se erros. Se não puder ter a ajuda de um arquitecto, pense (COM CALMA) como vai querer a decoração. De que lado pensa ter as cabeceiras da cama, a tv... Escreva numa planta e não se esqueça (como eu) de a levar ao construtor. Não poupe em tomadas. Ter uma ao lado da outra dá muito jeito. Quanto aos pontos de luz, não complique. Candeeiros de pé são mais bonitos que apliques e podem mudar de lugar. Se soubesse o que sei hoje, teria dito responsável (que é uma máquina), “faça como faria na sua casa”! Quanto às marcas: modelos básicos (e feios) da EFAPEL e da LEGRAND é o que a maior parte das pessoas usam. Se quiser um modelo um bocadinho diferente, vale a pena pesquisar. Faça isto com tempo porque a maior parte dos modelos têm que ser encomendados e demoram 2/3 semanas e depois com a pressa sujeita-se aos feios. Pus uns apolo 5000 da EFAPEL, que são iguaizinhos aos LS 990 JUNG e custam 1,30€ em vez de 8€. sei que a qualidade é diferente, mas também é diferente gastar 150€ ou 800€. Se não durarem muito, não são assim tão complicados de trocar. Gostei de uns schneider que demoravam mais do que pude esperar...

    7. Painel solar
    Circulação forçada ou não, marca, etc etc. Fiz milhentas pesquisas e um bocado à "sorte" comprei um SOLCRAFT 200L. Ganhou uns prémios de design e eficiência e como apanhei uma promoção (1800€), arrisquei. Estamos a meio de Novembro e só não tive água MUITO quente (grátis) na semana que esteve sempre a chover. Este equipamento tem uma resistência incorporada e dispensa a existência de sistema de apoio (gás, cilindro). Aquece a água muito rapidamente e basta haver umas horinhas de sol. A verdade é que ainda nem ligámos a resistência! Muito diferente do cilindro dos meus pais da BAIXIROCA. O que poupámos no sistema de apoio compensa grandemente. Até agora, estamos muito contentes.

    8. Mosaico hidráulico
    É em Estremoz, no Sr. Lúcio Zagalo! Está na moda. Há (no Sul) a Arte e Vida, em Fronteira, que é produção nacional e tem catálogo e portfolio muito bons e designs inovadores. Dá para encomendar online e fazem entregas, que são as vantagens. Mas é um pouco caro (70€/m2). A Projecto, em Sintra, que segundo me disseram manda vir os mosaicos do estrangeiro e também pratica os mesmos preços. Depois há a "real thing": O Sr. Zagalo, em Estremoz, que é um senhor adorável e que faz a coisa à moda antiga. Custam uns 40/45€ m2, mas vale a pena investir na conservação deste património! Um WC fica em 200€, o Sr. Lúcio conta umas histórias, oferece uns extras e toda a gente vai adorar. Nunca vai passar de moda. Cuidado, que o Sr. já não chega para as encomendas! Encomende com tempo! Para tratar, dizem que os produtos da Fila são os melhores. O PS87, o Fila satin, o fila classic, o Filafob... Encontrei na Odifercol, na pedro e mantovanni (Odivelas) e no ACN - António Coimbra das Neves (Albarraque). As instruções de aplicação encontram-se online.

    9. Caixilhos
    Alunimio, PVC… toda a gente lhe vai impingir a tríade oscilobatente, vidro duplo, corte térmico. Recomendação: O vidro duplo antiquebra (se é moradia) vale muito a pena! A vantagem do caixilho com corte térmico é irrelevante, se a casa não for totalmente construída a pensar no conforto térmico. A área de caixilho é insignificante a comparar com a dos vidros e das paredes da casa. Além disso o caixilho com corte térmico tem uma espessura esteticamente assustadora! Sem corte térmico fica mais bonito, elegante! E igualmente bom.

    10. Electrodomésticos
    Pesquise por classe AAA. São os mais económicos e mais recentes. Há óptimos negócios online (kuantokusta, redcoon, acuista, etc) e estes serviços já funcionam mesmo bem! Comprei Uma Bosch SMV51E10EU (loiça) no acuista e uma Bosch WAQ24468EE (roupa) no redcoon. Saíram ao preço das do IKEA aprox. 400€ e nota-se diferença para melhor na estrutura (sem contar que estas eram apenas classe A+). A da roupa é um espetáculo – MESMO! Se precisar da instalação, tente o outlet da siemens/bosch, mas não vai ser tão barato…A placa de indução, exaustor e forno escolhi IKEA/electrolux pois eram muito mais baratos (metade!) do que os equivalentes de outras marcas. Em relação aos que tinha (da balay), qualquer um destes electrodomésticos é muito melhor! Aproveite as promoções que estão por aí, sempre!

    10. Mudanças
    Não recomendo a Cargomix! Segui a conselho de alguém do fórum e não gostei NADA. Montaram-me (os próprios funcionários) uns esquemas que me saíram mais caros e desapareceram algumas coisas. Há 2 anos fiz mudanças com a Central do Campo de Santana e foi 5 estrelas. Ambas sem orçamento. A minha opinião é que os orçamentos são sempre sobreestimados, mas é preciso que a empresa seja séria.

    Boa sorte!
    Concordam com este comentário: PacoSoft, MIBS
  2.  # 2

    Metade (ou mais) desses mandamentos revelam falta de planeamento, ou seja um projecto em condições.
    Concordam com este comentário: Picareta
  3.  # 3

    gostei de Ler... :)

    só não concordo com isto:


    Colocado por: mane.pxqA vantagem do caixilho com corte térmico é irrelevante, se a casa não for totalmente construída a pensar no conforto térmico. A área de caixilho é insignificante a comparar com a dos vidros e das paredes da casa. Além disso o caixilho com corte térmico tem uma espessura esteticamente assustadora! Sem corte térmico fica mais bonito, elegante! E igualmente bom.


    Colocar caixilharia com corte térmico é importante Sim!...
    caso contrário será o primeiro sitio onde vão aparecer condensações....
    Concordam com este comentário: eu, j cardoso, MIBS
  4.  # 4

    Colocado por: rjmsilvaMetade (ou mais) desses mandamentos revelam falta de planeamento, ou seja um projecto em condições.

    O 1º mandamento deveria ser: Não comece nenhuma obra sem ter um projecto de execução com tudo bem definido.
  5.  # 5

    lindo, lindo, lindo. Fartei-me de rir com isto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mane.pxq
  6.  # 6

    ,,, só falta aí uma coisa (muito importante) nao faça contratos de aperto de mao, nem confie demasiado em empreiteiros, tente sempre ter uma garantia em seu poder, pois é inevitavel que mais tarde apareçam "coisas" para compor ou arranjar

    e é quase sempre uma dor de cabeça se nao tiver garantias (já com elas sabe deus,,,)
  7.  # 7

    Colocado por: mane.pxq7. Painel solar
    Circulação forçada ou não, marca, etc etc. Fiz milhentas pesquisas e um bocado à "sorte" comprei um SOLCRAFT 200L. Ganhou uns prémios de design e eficiência e como apanhei uma promoção (1800€), arrisquei. Estamos a meio de Novembro e só não tive água MUITO quente (grátis) na semana que esteve sempre a chover. Este equipamento tem uma resistência incorporada e dispensa a existência de sistema de apoio (gás, cilindro). Aquece a água muito rapidamente e basta haver umas horinhas de sol. A verdade é que ainda nem ligámos a resistência! Muito diferente do cilindro dos meus pais da BAIXIROCA. O que poupámos no sistema de apoio compensa grandemente. Até agora, estamos muito contentes.


    interessante. desconhecia este sistema. é a unica marca a usar estes paineis com resistencia incorporada?

    cumps,
    http://valtores.wordpress.com
  8.  # 8

    e umas fotozinhas há? :) Parabéns pelo esforço e conquista!

    As mulheres cá de casa só querem saber de pintar unhas...
    • mags
    • 12 novembro 2013 editado

     # 9

    Parabéns pelo tópico, já me ri e revi em muitos dos mandamentos... e a minha obra ainda nem está acabada.

    Gostei especialmente do 4º mandamento. Ainda escrevo certas definições nas notas do telémovel, para não cair em tentação. O erro que serviu de ementa: A falar ( escrever no msn) com o engenheiro:

    Eu: - ...Pois não sei, acho que é a "cota tijoleira"
    Eng. - O quê?
    Eu: - Aquilo que me disseste ontem da "cota tijoleira"
    Eng. - Ah.... a Cota Soleira

    ....
    Definições:

    Cimento Afagado - Caimos no erro, as paredes vão ser em cimento afagado em vez de estuque ... A pessoa que fez não prima pela paciencia nem pela dedicação. Resta-nos evocar o 1º mandamento: Aprender a viver com as deceções.
    Concordam com este comentário: mane.pxq
  9.  # 10

    Colocado por: rjmsilvaMetade (ou mais) desses mandamentos revelam falta de planeamento, ou seja um projecto em condições.
    Concordam com este comentário:Picareta


    É verdade que o planeamento é fundamental. Mas há que contabilizar o que "nos ultrapassa". Conforme disse não sou um exemplo de organização e não subestimo a minha estupidez! Embora tenha calhado no meu último mês de gravidez e nascimento do bebé, mais um mano com um ano e meio lá em casa (o que por si só agrava a monguice), até me dediquei bastante a isto e tive ajuda das manas e cunhada arquitetas! Mas não há planeamento que sobreviva a um atraso do banco na aprovação do crédito, a um pilar surpresa, a uma loja que semana após semana demonstra incompetência e atrasos e q quando estamos irritados já é tarde demais para mudar, ou uma paixão repentina por uma bancada de ardósia clivada (em vez do liós que já estava decidido) que demora e semanas a vir e quando vem está mal cortada...

    Se é profissional sabe ainda melhor do que eu que é de bom senso o prazo que estimamos mentalmente ser multiplicado por dois. Se acabar antes do timming, melhor!

    Atenção que a remodelação de uma vivenda de 3 andares, com renovação da instalação eletrica e canalização, demorou cerca de 3 meses!! Apesar de tudo, parece-me ok! Mas concordo que o planeamento é fundamental. Aliás, devia escrever um tópico sobre isso. OBRAS DIY - o que encomendar primeiro, o que decidir primeiro. Quer ajudar-me ou só presta serviço? :p
  10.  # 11

    Colocado por: Paulo Ribeiro,,, só falta aí uma coisa (muito importante) nao faça contratos de aperto de mao, nem confie demasiado em empreiteiros, tente sempre ter uma garantia em seu poder, pois é inevitavel que mais tarde apareçam "coisas" para compor ou arranjar

    e é quase sempre uma dor de cabeça se nao tiver garantias (já com elas sabe deus,,,)


    Olhe que nesse aspecto o meu empreiteiro foi irrepeensível! Até acrescentei coisas, cortei outras e o Sr cumpriu o orçamento e (quase) a duração, que é uma coisa que eu pensava não existir.
  11.  # 12

    Colocado por: valtores

    interessante. desconhecia este sistema. é a unica marca a usar estes paineis com resistencia incorporada?

    cumps,
    http://valtores.wordpress.com



    SOLCRAFTE, assim é que é!
    http://www.solcrafte.com/pt

    Penso que não é o único com resistência incorporada, mas o que tem de especial é o rendimento ser mesmo muito elevado. Tenho medo que a resistência consuma muito (terá que aquecer os 200L até aos 60ºC para que está programado o painel?? - ainda não percebi), mas como disse, ainda não precisei de a ligar, portanto não será dramático. Saliento que na minha casa, por motivos profissionais, os banhos acontecem quando já houve umas horas de sol. Nunca experimentei tirar água às 7h da manha. Mas tomamos muitos banhos de imersão nocturnos!
  12.  # 13

    Pois eu fiquei com um problema de infiltraçao de agua numa parede e com outro na caleira da frente e ja ando atras deles desde fins de setembro,,, e ate agora nada.
  13.  # 14

    Colocado por: magsParabéns pelo tópico, já me ri e revi em muitos dos mandamentos... e a minha obra ainda nem está acabada.

    Gostei especialmente do 4º mandamento. Ainda escrevo certas definições nas notas do telémovel, para não cair em tentação. O erro que serviu de ementa: A falar ( escrever no msn) com o engenheiro:

    Eu: - ...Pois não sei, acho que é a "cota tijoleira"
    Eng. - O quê?
    Eu: - Aquilo que me disseste ontem da "cota tijoleira"
    Eng. - Ah.... a Cota Soleira

    ....
    Definições:

    Cimento Afagado - Caimos no erro, as paredes vão ser em cimento afagado em vez de estuque ... A pessoa que fez não prima pela paciencia nem pela dedicação. Resta-nos evocar o 1º mandamento: Aprender a viver com as deceções.
    Concordam com este comentário:mane.pxq


    Deixe lá... quando puder/quiser passa-lhe microcimento em cima! Não é o mesmo (eu também sou apaixonada pelo cimento afagado), mas também tem vantagens: é quentinho ao toque, impermeabiliza melhor é mais higiénico e fácil de lavar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mags
  14.  # 15

    Colocado por: mane.pxq


    Se é profissional sabe ainda melhor do que eu que é de bom senso o prazo que estimamos mentalmente ser multiplicado por dois. Se acabar antes do timming, melhor!

    Atenção que a remodelação de uma vivenda de 3 andares, com renovação da instalação eletrica e canalização, demorou cerca de 3 meses!! Apesar de tudo, parece-me ok! Mas concordo que o planeamento é fundamental. Aliás, devia escrever um tópico sobre isso. OBRAS DIY - o que encomendar primeiro, o que decidir primeiro. Quer ajudar-me ou só presta serviço? :p


    Não sou profissional da área, apenas gravito em torno deste assuntos. Tenho alguma formação na área (nada de canudos, para os que se sentem incomodados por isso).
  15.  # 16

    Colocado por: mane.pxq

    Olhe que nesse aspecto o meu empreiteiro foi irrepeensível! Até acrescentei coisas, cortei outras e o Sr cumpriu o orçamento e (quase) a duração, que é uma coisa que eu pensava não existir.


    Boa noite,
    Poderia indicar qual foi o seu empreiteiro e qual a zona, pfv?

    Obrigada.
  16.  # 17

    O que posso acrescentar com a minha experiência é que na altura do planeamento deve pensar e pedir orçamento chave na mão. Tive o azar de não ter pedido coisas fundamentais logo na primeira reunião e o orçamento disparou um pouco e como foi falha minha obviamente tive de assumir o custo. Concordo com as tomadas nunca são demais... Se fosse hoje acho que colocava mais algumas. Aproveitei o facto de sair cedo então passava na obra quase todos os dias e acompanhei de perto toda a parte da remodelação. A nível de iluminação em caminhos de passagem optei por sensores assim não se esquecem de desligar a luz. Outra coisa que esqueci me é quando me lembrei já era tarde era fazer nichos no chuveiro para pôr os champôs e amaciador e agora vou ter de improvisar umas prateleiras para tal.
  17.  # 18

    Colocado por: PedroGomes (...) Outra coisa que esqueci me é quando me lembrei já era tarde era fazer nichos no chuveiro para pôr os champôs e amaciador e agora vou ter de improvisar umas prateleiras para tal.

    Pois connosco dá-se o efeito contrário: na remodelação fizemos nichos, de que me arrependo muito, agora temos mais trabalho a limpá-los porque acumulam bastante pó, apanham salpicos de água e dão mais que fazer...! Umas prateleiras abertas, adaptadas às circunstâncias, limpam-se sem esforço e são úteis q.b.!
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroGomes
  18.  # 19

    A partida vai ser assim que vou ter de fazer. Podia colocar uma foto dos seus nichos?
 
0.0278 seg. NEW