Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um terreno rústico encravado.
    Na matriz não consta serventia.
    O meu vizinho tem uma serventia que dá acesso ao meu terreno, mas recusa-se a deixar que eu passe com o tractor. Existe só esta serventia.
    Gostaria de saber se tenho direito a usar esta serventia, já que é a única forma de ter acesso ao meu terreno.
  2.  # 2

    Tem um caminho de servidão que o leva ao seu terreno, é isso?

    Mediante alguns pressupostos poderá exigir a passagem para o seu terreno. Já alguma vez passou com tractores por lá? Há quantos anos usa esse caminho?
  3.  # 3

    não tendo formação em direito, mas já visto vários casos e conhecendo a lei:
    tem direito a serventia, claramente. Se é o único acesso e se o terreno tem dimensão que justifique o trator, o seu vizinho não pode negar.
    Pode, o vizinho, exigir que se faça numa borda ou onde lhe causar menos dano e pode solicitar que seja feita numa altura que cause menos dano (terreno livre de culturas....), mas não pode negar simplesmente.
  4.  # 4

    Colocado por: adiasPode, o vizinho, exigir que se faça numa borda ou onde lhe causar menos dano e pode solicitar que seja feita numa altura que cause menos dano (terreno livre de culturas....), mas não pode negar simplesmente.


    Claro que pode (tentar) negar, e depois decide-se em tribunal. As regras que dão o direito à serventia também dizem em que situações e como é que essa se faz. Para além disso penso que o proprietário pode ser indemnizado.

    Imagine que o vizinho que lhe nega a serventia acha que a serventia deve ser por outro terreno e não pelo seu. Nesta situação é claro que vai negar a passagem.
 
0.0054 seg. NEW