Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

warm white na cozinha? não é grande opção... cozinha corri-a tudo a 4000k, um tom o mais aproximado possível de um branco neutro para não interferir com as cores das carnes e assim... tanto com 2700 como 6500k numa cozinha não acho apropriado... é ainda uma luz mais "confortável", reduz a atenção...
  2.  # 22

Está completamente equivocado, a luz natural constitui, para o olho humano, a melhor base de comparação. As temperaturas de cor mais elevadas dão tonalidades azuladas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 23

Colocado por: pedromdfFica aqui a minha bricolage neste tema

Uma vista da montagem, com um perfil em L

Dá uma boa luz, as fotos não permitem ter essa percepção. Em muitas circunstâncias basta esta luz para iluminar a cozinha. Tem cerca de 5m ao longo de todos os móveis superiores.

Mas fica-se sempre a ver os pontinhos, não é?
  4.  # 24

além da temperatura de cor temos de saber qual o IRC, indice de restituição de cor, convém ser sempre acima de 85.
    Tenho umas OSRAM PICOLINE EL (Lampada T5 com 2700k e 89 de IRC) são caras e boas... mas tenho de substituir, já não estão em condições, falham.. a armadura não permite substituição. cerca de 27€ para o modelo de 13W.
  5.  # 25

Colocado por: pedromdfEstá completamente equivocado, a luz natural constitui, para o olho humano, a melhor base de comparação. As temperaturas de cor mais elevadas dão tonalidades azuladas.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Não estou não...
    null

Luz neutra está na ordem dos 4000 e picos K... não tem lá ponta de azul...
  6.  # 26

Colocado por: pc ferreiraMas fica-se sempre a ver os pontinhos, não é?

Se espreitar por baixo, como fiz para fotografar, vê-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
  7.  # 27

Isso da temp. de cor tem haver também com o ambiente que se pretenda e com a sensibilidade de cada um.
    em casa, não quero mais que 4000 kelvins, no escritório também

Se for uma luz de leitura e/ ou intimista, gosto dos 2700 a 3000k.
    Concordam com este comentário: HMAF
  8.  # 28

Cada um sabe de si e a própria pessoa acaba por se habituar, não quer dizer que não se devesse adequar a cor da luz ao que se pretende no local por forma a evitar acidentes/promover o conforto... algo tipo..

Sala de estar e quartos, luz quente sem duvida...
    Corredores e despensas, qualquer coisa...
    Cozinha, escritório, luz natural (quem gostar minimamente de fotografia/video facilmente percebe o quanto uma luz com interferência de amarelos ou azuis transforma a visualização num PC ou mesmo num papel...)
    WCs, pode ser quente para se enquadrar melhor com o quarto, mas o mais sensato era ser também luz natural pq acho que é um local sujeito a acontecer acidentes, mais uma vez uma luz mais fria promove a atenção...

em minha casa fiz assim, à excepção de algumas lâmpadas g9 tal como o exaustor que ainda é difícil encontrar em led com igual desempenho...
  9.  # 29

Colocado por: filiperosa1982Pedro a luz desses leds é boa? seria uma solução interessante pois parece-me simples de aplicar e rapido

Mais vale tarde que nunca! :D

As fotos não mostram bem a luz que aquilo dá, ilumina bem a cozinha. Já dá para de madrugada ir roubar uma peça de fruta :P

O "switch" :D
  10.  # 30

cá vai a minha contribuição para este topico
    como os meus armários não dão para por uma fita de led´s continua tive de arranjar esta solução
      20131115_231627[1].jpg
  11.  # 31

ligado fica assim
      20131115_231605[1].jpg
  12.  # 32

Colocado por: Pedro BarradasHMFA...
    que solução?, necessito de orçamento para solução de cozinha, para uma extensão de cerca de 2.00m.

Pedro, uma coisa destas por ex. não lhe interessa?

Fita Led com 5 m num total de 150 led em RGB com opção branca incluindo o controlador; comando à distância e transformador e combinação de vários programas de cores.
      307 40002.JPG
  13.  # 33

Veja em tipo de funcionamento:

http://www.youtube.com/watch?v=SvfpgdNTgis
  14.  # 34

Costa53 desculpa mas uma fita RGB só fica bem numa árvore de natal,
    Concordam com este comentário: two-rok, FilipeOliveira
  15.  # 35

Coloquem uma fita RGB no quarto e depois digam-me se não fica melhor para a brincadeira.... :D
    Concordam com este comentário: GT_racing
  16.  # 36

Colocado por: jorgealvesCosta53 desculpa mas uma fita RGB só fica bem numa árvore de natal,

Jorge, isso depende do gosto e do ambiente em si!...
  17.  # 37

Quanto às fitas de LEDs RGB com controladores remotos, especialmente as do eBay. E mesmo as vendidas por cá com embalagens XPTO em Leroys e afins, isto é tudo igual e vem tudo do mesmo sítio.

Eis duas representações do que é esperado ao fim de 2 anos de utilização esporádica (a côr pedida é o branco!):
    a

a

De facto quando eram novas, eu comprei RGB para poder afinar a temperatura de côr do branco para ter o ideal, e resultava muito bem. Mas passados uns meses alguns pontos de LED começaram a morrer, a morrer, a morrer até que agora há unidades de LED que só dão uma côr e não as 3.

Ontem numa loja num shopping também tinham montras com fita de LED branco, e reparei que sofriam deste mal também, só que em vez de LEDs apagados eram uns LEDs com luz mais fria e outros com luz mais amarelada e não era de propósito porque a sua disposição na fita era aleatória.

Luz como deve ser para bancadas, ou LED topo de gama, caríssimo, ou Halogéneo para reprodução ótima de côr, ou barras flourescentes T5 ligadas em série.
    Além de que todas estas 3 opções dão quantidades de luz em condições, as fitinhas de LED do eBay, mesmo as que dizem que são de SMD5050, o suposto LED mais forte, são dinheiro deitado ao ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 38

Olhem, fui ontem ao LIDL, aviei 3 lâmpadas T5 13W de 4000K, por 11,90€ cada uma!

Olhem-me só a diferença face aos LEDs da treta que postei acima.

a

a

Agora é só arranjar um comutador para ficar mais acessível.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 39

Led acende logo, fluorescente tem período de aquecimento. led ocupa menos espaço e é uma iluminação menos dispersa, ideal para servir de projetor como é o caso... prefiro fita de led...se calhar teve azar com o material q comprou, n costumam dar grandes problemas
  20.  # 40

Vou ter que discordar consigo em 2 pontos:
    - Tempo de espera até obter luz;
    - Iluminação dispersa/difusa é pior face a projectada.

Em primeiro, o tempo de espera nas lâmpadas que acabei de instalar é 0 (zero) segundos. É portanto instantâneo e não existe período de aquecimento.
    Em segundo, e aqui já vai muito da preferência do utilizador, mas na minha opinião, a luz difusa é sempre superior à luz projectada nesta aplicação em concreto. Senão repare, ao ter focos de projeção de luz, gerará mais sombras do que se tiver um fluxo horizontal contínuo proporcionado pelas barras de luz.
    No caso da fita de LED que também tenho instalada, o efeito acabava por ser de luz difusa pois existem muitos pontos de luz ao longo do comprimento da fita, o que impede que hajam zonas distintas de sombra, mas no caso de se usarem projectores separados por distâncias, digamos superiores a 10cm, aí terá as suas sombras definidas, que nem sempre é desejável.

Mas concordo consigo e já o disse acima, que uma boa solução com recurso a LED, será superior a esta solução que apresentei, mas nunca estará na mesma faixa de preço, nem lá perto.

Quanto ao material que comprei, azar tive de certeza, que as fotos dos LEDs que postei comprovam isso, mas o meu post foi mais no sentido de alertar as pessoas para que não comprem essas soluções baratuxas (que nem são assim tão baratas) de fitas de LED dos chineses ou do eBay. Mais tarde ou mais cedo terão problemas.
    Se LED é a opção a tomar, convém ter em mente que comprar qualidade e boa capacidade de iluminação custa dinheiro, bastante mais do que se encontra no eBay.

EDIT: Ah e deixe-me só acrescentar que a fita de LED, se não for coberta com uma armadura baça, fica sempre a notar-se os pontinhos de luz, que reflectidos numa bancada de pedra polida é algo estranho, como se pode ver na foto que postei acima. Acrescentei isto por se ter falado dos pontinhos acima no tópico.

0.0251 seg. NEW