Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estava aqui na internet a acompanhar uma discussão noutro forum....

    Ao que parece uma loja online de Espanha, ao valor "normal" do site era retirado o valor do IVA Espanhol quando as compras eram feitas para Portugal (sem acrescentar o IVA Português)
    Estive a ver e realmente ao fazer a encomenda aparecia o texto a dizer que tinha IVA incluido e tal.... mas tudo leva a querer que era algum bug informático.
    A loja removia o IVA sem pedir qualquer tipo de NIF ou NIPC.... assumia que era como se fosse tudo empresa....

    Pelos vistos a loja viu um elevado numero de compras de Portugal e agora já corrigiu a situação.

    A minha duvida é se a loja pode vir cobrar esse IVA? Pode fazer alguma espécie de "denuncia" à AT para esta cobrar posteriormente o IVA? Ou será que ela tem agora que assumir o erro e pagar eles?
  2.  # 2

    É ela que tem de o assumir. O "problema" está entre a loja e o estado espanhol.

    Se comprou sem IVA, "ganhou" isso. Essa situação só é possível entre sujeitos passivos de IVA e não para "consumidores finais"
  3.  # 3

    Se fizer a compra num país da UE em que o IVA seja inferior ao nosso, vale a pena pagar o IVA, fica mais barato.
    Se pedir para retirarem o IVA vai depois pagar cá, com o IVA de cá.
  4.  # 4

    Colocado por: pedromdfSe fizer a compra num país da UE em que o IVA seja inferior ao nosso, vale a pena pagar o IVA, fica mais barato.
    Se pedir para retirarem o IVA vai depois pagar cá, com o IVA de cá.


    E quando a própria loja apresenta no momento da compra os valores e diz que tem "IVA incluido", mas depois na factura já não descrimina se tem o IVA?
    Para todos efeitos não foi feito nenhum pedido para retirar o IVA (penso que isso apenas será possivel para entidades que não sejam consumidores finais), e na confirmação da encomenda aparecia o descritivo da dizer "preço com IVA".

    Eu como consumidor final sou obrigado a adivinhar que a loja está a remover automáticamente o IVA?
  5.  # 5

    Eu como consumidor final sou obrigado a adivinhar que a loja está a remover automáticamente o IVA?


    Não, não é.

    Você, enquanto consumidor final, se o preço a pagar lhe convém, compra. Se não convém, não compra. O que é que o preocupa se tem IVA ou não?

    A isto, ou seja, a este tipo de dúvidas, costumo chamar de "meter o bedelho em seara alheia".
  6.  # 6

    Colocado por: solaris3x927na confirmação da encomenda aparecia o descritivo da dizer "preço com IVA".


    Só se estiver a pôr em dúvida, porque diz que está incluído é porque está.
  7.  # 7

    Colocado por: El_58
    O que é que o preocupa se tem IVA ou não?
    A isto, ou seja, a este tipo de dúvidas, costumo chamar de "meter o bedelho em seara alheia".


    Como referi é um caso que estou a acompanhar noutro forum.
    Fiquei com curiosidade, porque quero saber se no futuro me aparecer uma situação deste estilo se posso "aproveitar-me" da situação ou não :)
  8.  # 8

    Pode sempre solicitar a uma loja estrangeira que pretende pagar o IVA no país de destino. Pode ter interesse caso possa deduzir o IVA.
  9.  # 9

    Colocado por: pedromdfPode sempre solicitar a uma loja estrangeira que pretende pagar o IVA no país de destino. Pode ter interesse caso possa deduzir o IVA.


    Mas posso pedir isso como consumidor final? Penso que isso apenas se aplica a empresas, certo?
  10.  # 10

    Não inventem situações. Ou são sujeiros passivos de IVA ou não são!

    Já ouviram falar do RITI (Regime do Iva nas Transacções Intracomunitárias) ?

    http://www.oroc.pt/fotos/editor2/Revista/54/Fiscalidade.pdf
    Concordam com este comentário: eu
    • El_58
    • 13 novembro 2013 editado

     # 11

    Colocado por: solaris3x927

    Mas posso pedir isso como consumidor final? Penso que isso apenas se aplica a empresas, certo?


    Não pode pedir nada enquanto consumidor final!
  11.  # 12

    Colocado por: pedromdf

    Só se estiver a pôr em dúvida, porque diz que está incluído é porque está.


    E mesmo que não esteja, não nos diz respeito. É um problema fiscal do Pais de origem.
 
0.0157 seg. NEW