Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Chegou a minha vez de colocar aqui as plantas da casa que pretendo construir num concelho do distrito do Porto. Trata-de de uma moradia em pleno centro da cidade, que passará por demolir a construção devoluta existente. O polígono da habitação tem uma configuração "estranha" uma vez que ocupa toda a largura do terreno.

    Cps
  2.  # 2

    Já agora, levam tb com os alçados :)
  3.  # 3

    bjsilva

    estes casos são um bom desafio

    para ser sincero não gosto, parece-me forçado e labiríntica essa planta

    mando um esquiço rápido da planta dos quartos apenas para lhe mostrar que outra abordagem da organização podia gerar outra coisa mais "limpa", então ao nível da garagem nem se fala, ficaria muito mais funcional para os carros.
  4.  # 4

    Muito obrigado pelo contributo, que irei explorar.
    Já agora, relativamente ao alçado principal, alguma sugestão para a parte "preta" do r/c? Estava a pensar em painéis tipo alucobond, ou um ripado em alumínio.
    Cps
  5.  # 5

    bjsilva

    isso dos materiais tem que ser o seu arquitecto a ter a sensibilidade de analisar a envolvente e decidir por uma solução que lhe agrade e que não seja "ruidosa" em face dessa envolvente. a meu ver terá que ser um gesto simples e perspicaz.
  6.  # 6

    Colocado por: bjsilvaMuito obrigado pelo contributo, que irei explorar.
    Já agora, relativamente ao alçado principal, alguma sugestão para a parte "preta" do r/c? Estava a pensar em painéis tipo alucobond, ou um ripado em alumínio.
    Cps


    Só com o intuito de informar, o Alucobond ou material similar ronda os 100€/m2 aplicado.
  7.  # 7

    Sim, tenho presente esses valores, mas se reparar estamos a falar de uma área pequena (se descontar o portão da garagem e porta de entrada).
  8.  # 8

    Coloquei por aqui há uns meses, uma solução de projecto, num lote de configuração semelhante. Esse projecto carecia de alguns acertos mas poderá servir para tirar ideias.
  9.  # 9

    Bom dia!

    Não conseguimos decidir a configuração do alçado principal: com pala ou sem pala!

    Portanto, resolvi pedir a Vossa opinião.

    Digam lá qual das opções preferem!
  10.  # 10

    Agora sem pala!

    Abraço,
  11.  # 11

    Questione isto:
    A pala faz falta? em termos de protecção solar. ( Esse modelo 3D, está devidamente orientado e localizado, de forma a simular as condições de entrada de sol nos equinócios e dai extrapolar as necessidades de protecção)
    A pala fica integrada? em termos de alinhamento de conjunto no arruamento/ fachadas?
  12.  # 12

    Em termos técnicos (ensobramento), a pala não é fundamental, digamos que é uma questão "meramente" estética.

    No arruamento, predominam as fachadas "típicas", com apenas umas varandas balançadas. A questão é saber se vale a pena ser arrojado, e demarcar-se ou tentar ser "discreto".
  13.  # 13

    bjsilva
    Digam lá qual das opções preferem!

    Você quer dizer qual das opções aconselham...
    Cabe aos especialistas darem o seu parecer abalizado. Recomendo que leia, por aqui, um dos tópicos do utilizador Jorge Santos-Faro, a propósito dos envidraçados e seus inconvenientes, que podem transformar a casa, no verão, numa estufa (palavras minhas), portanto desconfortável. Claro que haverá sempre maneiras de contornar essas desvantagens, mas não perde nada em levar isso em consideração, digo eu que não sou a (DO) principal interessada.
    Cumprimentos,
    mr
  14.  # 14

    Recomendo que leia, por aqui, um dos tópicos do utilizador Jorge Santos-Faro, a propósito dos envidraçados e seus inconvenientes, que podem transformar a casa, no verão, numa estufa

    Lamento discordar mas não me parece um bom conselho. Envidraçados criteriosamente escolhidos são uma mais valia.
  15.  # 15

    Maria,

    Obg pelo comentário. No entanto, conforme já referido, o que pretendia era meramente uma opinião em termos estéticos. Para "resolver" a questão técnica, existem opções para intervir ao nível dos envidraçados.
  16.  # 16

    Tem ai uma foto do enquadramento urbano onde vai ficar a construção.... isso é muito importante. Para não ser mais um "caixote estiloso" avulso.
    Concordam com este comentário: marco1, maria rodrigues
  17.  # 17

    Pedro Barradas,

    segue extrato do street view da google
  18.  # 18

    eu cá numa rua dessas , com essa largura, nunca punha tanto envidraçado para a mesma, pelo contrário teria uma estratégia de fechar a casa o mais possível á rua.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, maria rodrigues
  19.  # 19

    Ou tendo o envidraçado, proporia um sistema de controlo de visibilidade.
    Seja para os peões, ao nível da rua, seja para os edificios em confronto.

    em vez de palas ( neste caso não servem para nada - nem a nível estético).. isso necessita de uma solução de, por exemplo, paineis de correr com uma solução que crie privacidade e permita a entrada de luz... ou a guarda de vidro frontal, que é opalina...
    Há que assegurar, a meu ver. Privacidade, isolamento acústico.
    A nível estectico, não deve complicar com mais "pormenores". Destacar, vai sempre destacar-se. E agora pergunto eu, que que a habitação se destaque? porquê?
  20.  # 20

    Marco1,

    Essa observação é pertinente... no entanto, esta é praticamente a única fachada com aberturas (a posterior tem apenas 3,80m)
 
0.0187 seg. NEW