Iniciar sessão ou registar-se
    • Ljra
    • 13 novembro 2013 editado

     # 1

    Boa noite.
    Irei começar a construção de uma moradia térrea no inicio do próximo ano e de momento a planta que está para aprovação na Camara é esta.
    A exposição solar é para trás, dai estarem a maior parte das divisões viradas para trás ( quartos e salas ).

    Aguardo o vosso feedback.

    Obrigado
  1.  # 2

    Boa noite,

    A habitação privilegia a orientação solar a Sul, certo? Quartos e sala orientados a Sul, ora pelo que se compreende da planta, tem uma "pala" ou um prolongamento da cobertura nesse mesmo alçado, solução que poderá funcionar no pico do verão, mas poderá ser prejudicial durante o restante do ano (seria útil para melhor esclarecer colocar um corte pela fachada Sul e um perfil do terreno - para se ver a relação do profundidade da pala com a altura da fachada e o terreno).
    Também será importante ponderar se a orientação a nascente dos quartos não será o ideal, pois durante os meses mais quentes o sol é menos intenso e julgo que para a generalidade das pessoas, o espaço do quarto é um local apenas habitado durante a noite, ou seja durante os dias quentes vai ter suportar muito calor quando for dormir.
  2.  # 3

    Pessoalmente acho que têm uma boa planta, mas julgo que existem alguns promenores que poderiam ser melhorados nomeadamente em termos do acesso ao WC por parte do Quarto 1 e do Quarto 2.
    entendo que a localização do WC de apoio aos quartos foi colocada naquele ponto para eventualmente reduzir custos (WC uma ou lado da Outra) mas julgo que neste caso isso não se aplica.

    a minha principal suguestão passaria por colocar a suite virada para a frente, o WC da Suite virada para tras, a WC comum dos quartos entre ambos os quartos, em anexo vai uma pequena ideia
    * um roupeiro na entrada, pois vai verificar que dá imenso jeito e espaço para arrumações nunca são demais
    * as paredes do quartos juntos poderá fazer com que o ruido se propague e tendo o WC entre eles cria mais privacidade
    * pense na componetnte prática das banheiras, normalmente os banhos são de duche "para despachar" e a banheira acaba por ser "quase2 meramente estetica e pouco funcional
    • Ljra
    • 13 novembro 2013

     # 4

    Obrigado pelas vossas opiniões.
    Sousa Cruz, o sol no Verão anda mais alto e logo as palas nao permitem que o sol entre pela casa dentro e desta forma aquecer ainda mais a casa. No inverno como o sol anda mais baixo, permite que ele ande abaixo das palas e aquecer a casa.
    A Marins..........nao desgostei do "boneco" que fez, mas a planta inicial se reparar as janelas de trás estão todas iguais, o que visto por fora fica agradavel à vista. Quanto aos roupeiros, já foi alterado. Ali na zona do escritorio, ele vai ficar mais pequeno e irá ser colocado um roupeiro no corredor.
    Queria por uma claraboia no corredor, e na cozinha, mas já me informaram que as claraboias dão problemas e portanto serão para desaparecer, o que vai tornar o corredor escuro e a cozinha um pouco tambem :(
  3.  # 5

    Colocado por: LjraQueria por uma claraboia no corredor, e na cozinha, mas já me informaram que as claraboias dão problemas e portanto serão para desaparecer, o que vai tornar o corredor escuro e a cozinha um pouco tambem :(

    veja se gosta desta solução para o corredor.
    Concordam com este comentário: 1255
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
      claraboia png (Medium).png
    • DM
    • 13 novembro 2013

     # 6

    Viva!

    Gosto bastante da distribuição interior da casa, se calhar pensava numa lareira na sala....
    Acho que era importante a iluminação natural do corredor.
    Onde fica a casa?
    Era interessante ver a envolvente.

    Só um aparte, presumo que o anexo e a habitação estejam ligados pela pala. A disposição destes dois corpos não é a ideal para um bom corpotamento ao sismo, pelo que deverá ser prevista uma junta de dilatação na pala na zona do "cruzamento", tornando as duas estruturas independentes.
    • Ljra
    • 13 novembro 2013

     # 7

    Colocado por: DMViva!

    Gosto bastante da distribuição interior da casa, se calhar pensava numa lareira na sala....
    Acho que era importante a iluminação natural do corredor.
    Onde fica a casa?
    Era interessante ver a envolvente.

    Só um aparte, presumo que o anexo e a habitação estejam ligados pela pala. A disposição destes dois corpos não é a ideal para um bom corpotamento ao sismo, pelo que deverá ser prevista uma junta de dilatação na pala na zona do "cruzamento", tornando as duas estruturas independentes.


    A casa vai ter lareira sim. Em relação à pala, em principio irá levar um pilar entra a casa e a garagem ( disfarçado). Não é que fique esteticamente melhor ( nem pouco mais ou menos ) mas é por questoes de €€€€€, uma vez que com o pilar irá permiitir ter lajes aligeiradas em vez de lajes maciças.

    Picareta, gosto da sua ideia e também era para ter assim na cozinha, uma vez que a parte da cozinha vai ficar mais alta que o resto da casa. Agora tambem já me disseram que com esse tipo de janela pode nao funcionar muito bem em termos térmicos e outros problemas que possa dar.
  4.  # 8

    Colocado por: Ljrajá me informaram que as claraboias dão problemas


    Colocado por: Ljratambem já me disseram que com esse tipo de janela pode nao funcionar muito bem em termos térmicos


    A quem é que você anda a colocar as suas dúvidas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Extravagancia
    • Ljra
    • 13 novembro 2013

     # 9

    Colocado por: Picareta



    A quem é que você anda a colocar as suas dúvidas?


    neste caso foi com a pessoa que me irá fazer a casa :p
    • DM
    • 13 novembro 2013

     # 10

    Mesmo com lajes aligeiradas (de vigotas) a pala, em consola, terá de ser sempre maciça. Por isso não vejo razão para a necessidade de pilar.
    Concordam com este comentário: marco1
    • Ljra
    • 20 dezembro 2013

     # 11

    Alçado
      alcado.jpg
  5.  # 12

    vejo a ligação do hall/cozinha/sala muito, muito confusa
    o alçado/forma está pobre na análise estética e na análise funcional de interior com exterior.
    cumps
    • Ljra
    • 20 dezembro 2013

     # 13

    Outra
      unnamed12.jpg
  6.  # 14

    Se o escritorio for memso para o ser não tenho nada contra a localização daquela porta. agora se não for...
    • Ljra
    • 20 dezembro 2013

     # 15

    sim será apenas para escritório. Apenas estou de acordo com o Fernando Gabriel, pois nao gosto do hall
    Concordam com este comentário: MariaL
  7.  # 16

    onde fica situada a moradia??
  8.  # 17

    Gostei do projeto!
    • Ljra
    • 23 dezembro 2013

     # 18

    é na Zona Centro do pais, em Leiria
 
0.0206 seg. NEW