Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Eu estou com uma séria dúvida quanto ao valor que me estão a pedir para executar um trabalho de pichelaria na casa que estou a restaurar.
    Ora bem... a casa tem sido preparada para que o trabalho seja "apenas" aplicar toda a tubagem necessária (de acordo com as especificações que os vários picheleiros, que eu tenho lá levado para me dar um orçamento, me têm dado), tem 2 andares e 53m2 (30m2 no andar de cima e 23 no andar de baixo) ... é uma casa pequenina!!

    Pois bem para um quarto de banho (em que eu compro à parte toda a loiça e torneiras) com uma banheira uma sanita e um lavatório e uma cozinha com uma banca (que eu também compro à parte) eu tenho tido orçamentos para água e saneamento de 700 €, 1500 € e de 3000 €.... todos com instalação em pex... e todos de pessoas com boas referências!!! será que me está a escapar alguma coisa??? será que alguém me pode dar alguma dica de quanto poderia ficar uma instalação assim?? (só mais uma coisa, os orçamentos incluem a ligação a uma fossa (que eu vou fazer) e a instalação do "quadro da água" de ligação ao ramal)

    Em relação ao pladur alguém me poderia dar uma ideia de preços por m2 já com mão de obra para uma situação de paredes em pedra para as quais será necessário ter em conta algum tipo de isolamento hidráulico e em que o pladur terá de ser hidrofugádo??? (já agora o preço por m2 de tecto que, pelo que percebi, é diferente)

    Abraços a todos e desde já obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

  3.  # 3

    bons dias Carlos

    Recentemente fiz remodelações na minha moradia mandei fazer 3 tectos falsos e uma parede falsa com 4 quadros encastrados como nas novelas brasileiras lool, foi-me indicado um montador que nem levou caro e me deixou um trabalho bem feito o sr. chama-se Sergio Anjos.
    Ele já tinha feito um trabalho num apartamento de uma amiga minha em sacavém que eu adorei, visitei o site e pedi o orçamento, em relação aos preços varia pelo tipo de trabalho pelo que percebi mas anda a rondar entre os 40 € o metro quadrado.

    Fica aqui o site http://www.sergioanjos.com

    Boas obras fica bem
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2009 editado

     # 4

    Colocado por: Carlos Guerra(em que eu compro à parte toda a loiça e torneiras)

    Colocado por: Carlos Guerra(que eu também compro à parte)

    Colocado por: Carlos Guerra(que eu vou fazer)

    Muito em parte, já respondeu à sua pergunta.
    Quando alguém faz obras em casa, compra materiais através do empreiteiro e paga a mão de obra. O empreiteiro ganha duas vezes: nos materiais e na mão de obra.
    Se lhe tira um dos lucros, ao comprar os materiais, está-lhe a "dizer" para inflacionar o custo da mão de obra, porque ele não vai ganhar o que costuma ganhar numa obra "normal"... ;)

    Isto, claro, considerações à parte sobre se o custo é ou não elevado para o trabalho efectuado.
  4.  # 5

    (Continuando os comentários do PauloCorreia),
    ...E, provavelmente, sai-lhe mais barato ser o empreiteiro a comprar os materiais.
    É possível que ele tenha maior desconto que Você, ele é que perde tempo, gasolina, etc. a andar para trás e para a frente a trocar o material que chegar defeituoso ou trocado, ele é que o transporta para o local da obra, ele é que é responsável no caso de uma sanita aparecer estalada... etc.

    Não se esqueça que, se o trabalho fôr só mão de obra, o IVA é de 5%!

    Quanto ao valor do trabalho, depende de dados que você NÃO nos forneceu (localização, acessos, etc.), e de quem abre e fecha os roços, de quem assenta as caixas do pex, se tem máquinas de lavar, esquentador/cilindro, etc. se a instalação de esgotos também é toda nova, etc...
  5.  # 6

    Ora bem..., pegando nos exemplos do PauloCorreia (eu optei por usar como referência o da gama média) eu ainda fico mais preocupado ainda...mas tudo bem!!

    Luis (obrigado pela resposta) ...vamos lá aos esclarecimentos técnicos! ;)

    - a localização é no concelho de Barcelos e melhores acessos não há... fica a 30 min do centro de Barcelos, de Braga, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Esposende e Vila Verde...
    - quanto à "preparação do terreno (roços, aberturas em paredes, etc.) isso fica tudo por minha conta;
    - vou ter uma máquina de lavar roupa e um esquentador a gás (mas eu também compro tudo à parte ;) ...é que não são só os empreiteiros que têm desconto nas lojas... ;) )
    - tanto a instalação da rede de água como a de esgotos será toda nova e será toda da responsabilidade da empresa que eu contratar, ou seja, esta será responsável por meter todo o material inerente às mesmas (interior e exterior);
    - o ramal da água já está feito (pela companhia) faltando a caixa do contador para terminar a ligação;
    - mais uma coisa, eu estou a contar com mais dois pontos de água exteriores para rega;



    para "ajudar" vou tentar fazer como vi nos orçamentos do Paulo:

    Rede de águas
    - Fornecimento e execução de instalação interior de abastecimento de água fria e quente, na cozinha (piso 1), realizada em tubagem de polietileno reticulado (Multipex) para:
    - Lava-louça (cuba dupla) (que eu compro à parte com os acessórios de cifão)

    - Fornecimento e execução de instalação interior de abastecimento de água fria e quente, no WC (piso 0), realizada em tubagem de polietileno reticulado (Multipex) para:
    - Sanita (que eu compro à parte)
    - Lavatório simples (que eu compro à parte)
    - Banheira (que eu compro à parte)

    - Fornecimento e execução de instalação interior de abastecimento de água fria, na lavandaria, realizada em tubagem de polietileno reticulado (Multipex) para:
    - Máquina de lavar roupa (que eu compro à parte... a mim parece-me óbvio mas pode não ser... ;) )

    - Fornecimento e execução de instalação exterior de abastecimento de água fria, realizada em tubagem de polietileno reticulado (Multipex) para:
    - 2 Torneiras de serviço


    Rede de esgotos

    Ramais Interiores
    - Fornecimento e montagem de rede de esgotos em PVC PN4 em WC (piso 0) com capacidade para:
    - Sanita
    - Lavatório duplo
    - Banheira

    - Fornecimento e montagem de rede de esgotos em PVC PN4 em cozinha (piso 1) com capacidade para:
    - Lava-loiças

    -Fornecimento e montagem de rede de esgotos em PVC PN4 em lavandaria (piso 0) com capacidade para:
    - Máquina lavar roupa

    Ramais de ligação
    - Execução de ligação à rede geral de esgotos
    - (não sei descrever mais mas basicamente é fazer as ligações de esgoto exterior até à rede em que a distância da casa à mesma são cerca de 4 m)


    FD... percebo mas não me parece muito justo que se trabalhe com contas de merceeiro em que se o cliente trás a farinha cobramos o pão mais caro pelo fabrico tradicional... :)

    Abraços a todos e obrigado pelas respostas
  6.  # 7

    Carlos Guerra,
    Não menciona se vai ter torneiras de corte (de segurança) na casa de banho e cozinha, mas isso só implicaria mais uns pares de torneiritas e, se calhar, um pouco mais de tubo.
    A minha questão sobre o esquentador e máquinas de lavar não tinha a ver com a compra dos electrodomésticos, mas com as respectivas ligações e acessórios.
    Se fosse aqui na minha zona (Lisboa), creio que esse trabalho se faria bem por uns 1.350euros (incluindo o IVA).
  7.  # 8

    Obrigado pelos comentários! pelo menos já fiquei com uma boa referência para poder negociar um pouco aqui com os mestres de obra!! :)

    Já agora, eu já estive a ver alguns tópicos no fórum sobre a diferença entre tubagem em PPR e em Multipex e a verdade é que ainda não percebi qual seria melhor para a aplicação.

    Pelo que percebi o multipex é de mais difícil aplicação, mas poderá ter vantagens ao nível da eventual substituição das canalizações e de alguma reparação que seja necessária(apesar de ainda não ter percebido quais). Quanto ao PPR as únicas coisas que consegui apurar são que é mais barato que o multipex, tem maior tempo de garantia (em relação ao anterior) e que todos os acessórios são do mesmo material (coisa que não acontece no multipex).

    Será que vocês me poderiam esclarecer melhoras diferenças??... será que deveria esperar um valor final de orçamentação relativamente ao PPR?? será que compensa a diferença de valor no que toca ao multipex??

    Obrigado por tudo, pelo menos já me deu "um bocadinho" (muito grande para mim) de bagagem para dialogar com os orçamentistas.
  8.  # 9

    Nunca consegui substituir um cano pex que tivesse furado, pela simples razão que nunca furei nenhum.
    Mas tentei fazer a experiência e é praticamente impossível trocar um tubo que tenha 2 ou 3 curvas. Alem disso, aquelas caixinhas cheias de acessorios metálicos são uma chatice (onde localizá-las) e eventual fonte de problemas.
    Eu iria pelo PPR, mas olhe que não deve fazer grande diferença de preço.
  9.  # 10

    ... entretanto ...

    encontrei este tópico que já me esclareceu um pouco melhor (bastante):

    https://forumdacasa.com/discussion/2379/optimizar-a-casa-para-futuras-reparacoes/

    ...mas será que me podiam (porque eu de canalizações percebo pouco) ajudar a fazer uma relação de vantagens e desvantagens dos dois sistemas?

    ...para começar:

    Multipex (já percebi que dentro deste há vários sistemas)

    Vantagens
    - substituição das tubagens danificadas
    - garantia de 10 anos

    Desvantagens
    - aplicação mais especializada
    - selecção do material mais cuidadosa
    - orçamentos mais elevados
    - acessórios de material diferente das tubagens podendo levar a problemas de oxidação, etc.

    PPR

    Vantagens
    - acessórios de material igual ao das tubagens
    - garantia de 50 anos
    - aplicação mais facilitada
    - relativamente mais barato
    - não existem perdas de caudal na rede

    Desvantagens
    - impossibilidade de substituição das tubagens (depois da obra acabada)


    Isto foi o que eu consegui apurar e reparem que estou a tentar por um vs o outro, mas parece-me (tendo em conta o que eu escrevi) que o PPR apresenta condições mais vantajosas que o Multipex... mas se for assim não percebo porque há tanta gente a recomendar multipex... é "só" pela capacidade de substituição das tubagens??

    Obrigado mais uma vez
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil
  10.  # 11

    Já agora... em relação ao pladur...

    A construção da casa que estou a restaurar data de há mais de 400 anos e tem a particularidade de ter as famosas paredes de 70 cm com os típicos problemas de húmidades acumuladas e de salinidade... a minha opção pelo pladur não é para todas as paredes e tectos da casa mas para os locais mais húmidos essencialmente como forma de isolamento e também (depois de pintado) para promover a reflexão de luz no interior da habitação, que já de si tem poucos pontos de luz directa.

    A minha dúvida prende-se com a quantidade e com o tipo de isolamento que terá de ficar entre o pladur e a parede em si?!? por exemplo placas de wallmate servem? nesta situação lã de rocha é aplicável??? (já me disseram que poderia não ser solução) ou apenas basta a utilização de placas de pladur WA (hidrofugado pelo que percebi)??

    abraços
  11.  # 12

    Vantagens
    - substituição das tubagens danificadas
    - garantia de 10 anos

    Desvantagens
    - aplicação mais especializada
    - selecção do material mais cuidadosa
    - orçamentos mais elevados
    - acessórios de material diferente das tubagens podendo levar a problemas de oxidação, etc.


    Bom dia! No que diz respeito ao que lhe falaram do Multipex discordo completamente!

    1º um bom material com uma boa aplicação não existe nem vai existir necessidade de algum tipo de reparação!, a não ser claro que se ponha a furar a parede e fure um tubo.. ..
    2º temos instalações efectuadas à muito mais que 10 anos e nenhuma deu problema!, quanto ao PPR já são "outras contas"..
    3º quanto à aplicação especializada e aos orçamentos mais elevados.., na aplicação do PPR fica mais condicionado e perde muito mais tempo a aplicar o material! A única questão é que os acessórios são muito mais baratos que no Pex!, enquanto um joelho em PPR não chega a €1 o joelho em latão para o Pex pode ir até aos €6 ou mais.
    4º quanto á selecção mais cuidadosa e a futuros problemas de oxidação é falso! obviamente tem se ser escolhido um material de qualidade!



    Se bem que seja a minha opinião e por experiência própria.. ..
  12.  # 13

    Eu tinha algumas reservas em relação à aplicação do PPR e depois de ver a sua aplicação fiquei mais descansado, até me dei ao luxo de gravar um pequeno video no meu blog quando se aplicava um nó em PPR.

    Agora também cuidado com as várias marcas que comercializam PPR's, segundo me dizeram as da Coprax são muito boas (conversa de empreiteiro/instalador será?)

    Um outro pormenor interessante, se por exemplo furarmos acidentalmente um tubo com um berbequim (coisa mais do que normal.... infelizmente) não será preciso partir parede para reparar esse furo, pois segundo o "picheleiro" de serviço disse-me que tem uma maquina que coloca "uma especie de rebite a quente" no lugar do furo e a reparação fica feita...

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  13.  # 14

    E eu gostaria de ver um desses tubos em PEX com 10m de comprimento e um par de curvas e contracurvas (apenas o necessário para descer de uma parede e subir noutra) a ser substituído...
 
0.0192 seg. NEW