Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, carissímos

    Antes de mais quero pedir as minhas sinceras desculpa, pois ando desaparecido deste forum há já algum tempo, iniciei uma discussão, a qual não dei seguimento e não dei os respectivos agradecimentos á ajuda prestada na altura, mas por motivos profissionais e pessoais estive um pouco ausente e parei o referido projecto que tinha em mente.
    Mas penso voltar ao projecto em 2014 mesmo que de uma forma diferente, assim sendo, fica aqui a minha situação:

    Fiquei com uma casa em que os meus pais viviam, mas por opção própria e com o passar da idade e tem em mente outro género de habitação, deixando-me o critério de ficar coma casa ou não. A casa é bastente antiga, já pertencia anteriormente aos meus avós, é uma habitação de 2 pisos, sendo a placa ou lage eu sei lá como se chama em madeira (tábuas), toda esta estrutura suportada por umas "traves" de madeira grossíssimas, atendendo aos anos, está em excelente estado de conservação, muito bom mesmo, mas no entanto bastante desnivelada.
    O que gostaria de saber aqui, perante pessoas mais entendidas na matéria é o seguinte.

    Dá para colocar um pavimento novo tipo piso "flutuante" de forma a nivelar o "soalho" antigo e diminuir o ruído, não sobrecarregnado em demsaia a casa estruturalmente? No piso de cima só ficariam 3 quartos e 1 casa de banho, no piso de baixo ficaria a cozinha a sala e mais uma casa de banho.

    Agradeço todas as opiniões, coloboração e ajuda possível.

    Com os melhores cumprimentos

    Bruno Campos
  2.  # 2

    não sou entendida na matéria mas creio que é necessária uma avaliação por parte de um engenheiro a fim de fazer um estudo de carga ao pavimento.
    pisos intermédios deverão, no mínimo, suportar 800kg/m2, o suficiente para uma habitação dita "normal".
    sei também que é possível fazer um reforço no pavimento por meio de vigas, mas sinceramente não sei se é apenas exequível para laje, ou se também se aplica nesse tipo de pavimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno campos
  3.  # 3

    isos intermédios deverão, no mínimo, suportar 800kg/m2

    Não é bem assim, além do peso próprio têm, em geral, de suportar 200 kg/m2.
  4.  # 4

    Colocado por: j cardoso
    Não é bem assim, além do peso próprio têm, em geral, de suportar 200 kg/m2.


    parece-me que 200kg/m2 é claramente insuficiente. se eventualmente mais tarde pretender colocar pavimento cerâmico ou mobília ou outra situação que exerça grande esforço, 200kg/m2 é um mínimo muito arriscado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno campos
  5.  # 5

    O peso do revestimento, de camadas de enchimento e/ou regularização e o peso próprio da laje são considerados em conjunto. Para o peso das mobílias e das pessoas é considerada a sobrecarga de 200 Kg/m2 (que pode até, em certos caos, ser reduzida).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno campos
  6.  # 6

    Queria agradecer a ajuda prestada, mas devo esclarecer que o piso é madeira, o peso suportado e esse referido por metro quadrado?
  7.  # 7

    Colocado por: anatrindade

    parece-me que 200kg/m2 é claramente insuficiente. se eventualmente mais tarde pretender colocar pavimento cerâmico ou mobília ou outra situação que exerça grande esforço, 200kg/m2 é um mínimo muito arriscado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bruno campos


    Nesses casos, estão estudados métodos de aplicação de cerâmica que garantem a distribuição de carga. Normalmente as fábricas de cerâmica (com especificações) aconselham os mesmos.
 
0.0139 seg. NEW