Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá muito bom dia, já por várias vezes fiz consultas sobre vária dúvdas que tenho e muitas vezes os resultados levaram-me até este lugar, então resolvi inscrever-me.
    Comprei uma moradia há 3 anos e meio e estou a começar a ter alguns problemas, ou seja tenho os tectos com humidade da parte da janela para o meio as janelas estão constantemente embaciadas. Agora já há algum tempo para cá têem aparecido bolhas no exterior da casa que estão a ficar cada vez mais será que alguem me pode der aguns conselhos, no caso da pintura sei que a casa aínda está na garantia mas no que diz respeito ao interior - a humidade o que posso fazer, Obrigado Ana Paula
  2.  # 2

    Entre em contacto com o empreieiro ou quem lhe vendeu a casa.

    eles são responsáveis pela moradia
  3.  # 3

    Olá muito bom dia, reparei que as minhas questões não são muito relevantes e entendo que é dificil entrar num circulo de pessoas que provávelmente se conhecem, também sei que a casa está dentro do peródo de garantia mas contudo pretendia saber algo sobre estes assuntos para não voltar a ser enganada pelo constructor.Obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: annapaulaComprei uma moradia há 3 anos e meio e estou a começar a ter alguns problemas, ou seja tenho os tectos com humidade da parte da janela para o meio as janelas estão constantemente embaciadas. Agora já há algum tempo para cá têem aparecido bolhas no exterior da casa que estão a ficar cada vez mais será que alguem me pode der aguns conselhos, no caso da pintura sei que a casa aínda está na garantia mas no que diz respeito ao interior - a humidade o que posso fazer, Obrigado Ana Paula

    annapaula,
    Provavelmente não obteve mais respostas porque a sua exposição não foi suficientemente clara e um pouco incompleta.
    Sinto-me um pouco como se você tivesse dito isso a propósito de, por exemplo, um automóvel. :-)
    A sugestão do vasco tome (que nao conheço, nem a nenhum dos outros participantes) é, também, a única que me ocorre.
    Depois, consoante o que o construtor lhe disser, conte-nos como foi. ;-)
    •  
      FD
    • 11 fevereiro 2009 editado

     # 5

    Está tudo na garantia durante 5 anos. Quando se fala em garantia fala-se em garantia de conformidade.

    Ora, quando uma pessoa compra uma casa não espera ver humidades na mesma, correcto? Logo, tudo o que não esteja em conformidade com o que uma casa é suposto ser, deve ser sempre reparado a título gratuito pelo vendedor durante 5 anos. Atenção que existem prazos que deverão ser cumpridos, nomeadamente a notificação e a reparação, após os quais fica sem quaisquer direitos.

    Por isso, não se deve preocupar seja com as humidades, seja com as bolhas. A única coisa que tem que fazer é:
    -> notificar o vendedor por escrito
    -> exigir nessa notificação a reparação num prazo de 30 dias
    -> aguardar a reparação nesse prazo
    -> se a reparação não for efectuada, deve contactar um advogado de forma a resolver o problema em tribunal
    -> se quiser poupar algum dinheiro e não quiser contratar um advogado, opte pela mediação num julgado de paz (um tribunal mais rápido e informal)

    Os seus problemas não são únicos. Existem muitas pessoas que colocam os mesmos problemas aqui no fórum inúmeras vezes. Como por vezes se torna aborrecido estar a responder sempre às mesmas perguntas, não se responde. Existe uma coisa magnífica chamada "Pesquisa". Insere-se o termo que se quer pesquisar e lêem-se as diversas respostas. Por exemplo, para o seu caso, bastava inserir: garantia pintura e teria muitos resultados onde poderia consultar a resolução proposta para casos iguais ao seu.
    Existe uma discussão com 110 comentários, em que quase um terço devem ser meus, onde teria de certeza absoluta resposta para o seu caso: Garantia da Casa.

    Só lhe estou a dar este "sermão" por ter insinuado que isto é um clube restrito em que só falamos uns com os outros e excluímos os novatos... ;)
    Como diria a outra: não negue à partida uma ciência que desconhece.
    Boa sorte e NÃO FACILITE a vida ao vendedor/construtor, se tem problemas faça-se ouvir!
  5.  # 6

    Olá FD, a minha intensão era realmente "agitar" um pouco a discussão, tudo aquilo que me disse é importante e eu tenho noção dos meus direitos, mas no que diz respeito ás normas em vigor (legislação) eu posso exigir por exemplo que me sejam colocadas outras janelas (PVC - sim porque eu já andei a pesquisar na NET e aqui no forum)
    o telhado por exemplo sei que pode ser colocado o ROOFMATE ( também aprendi com a vossa ajuda) eu interessa-me principalmente o que eu posso exigir dentr da lei, quanto a pintura exterior acho que vou ter um grande problema.
  6.  # 7

    Colocado por: annapaulareparei que as minhas questões não são muito relevantes e entendo que é dificil entrar num circulo de pessoas que provávelmente se conhecem,

    Não tem nada a ver com isso, mas nem sempre temos disponibilidade para responder. è que nós também trabalhamos, sabe?

    De qualquer maneira, pela descrição é dificil lá ir, porque existem muitas causas e estaríamos a dar palpites. Tire uma fotografias, que dessa maneira poderá ser mais fácil. Basta que as bolhas que refere tenham uma certa forma e o problema será da tinta de membrana, se tiverem outra forma, será da tinta plástica por exemplo.
  7.  # 8

    Olá Paulo, eu também trabalho.
    Vou tentar trirar no fim de semana umas fotos, como trabalho também não tenho muito tempo- agradeço a sua ajuda.
    AnnaPaula
  8.  # 9

    FD, já que me deu a indicação de fazer uma notificação por escrito acha devo faze-la acompanhas de fotos ou guardo as fotos para só se forem necessárias?
    Desculpe ser um pouco chata,nós compramos a casa na ideia que tinhamos feito uma compra acertada mas como sempre só depois é que se começa a ter conhecimento das coisas, que é o nosso caso, mais uma vez obrigado pela ajuda, AnnaPaula
  9.  # 10

    annapaula
    1. Eu não sei qual o tipo de relacionamento que você tem/teve com a pessoa que lhe vendeu a casa (suponho que, como falou em garantia, a comprou a um promotor/construtor).
    Portanto, provavelmente, antes de lhe enviar a tal carta devia dar-lhe um telefonema relatando o que se passa. Mas, independentemente do que ele lhe der como resposta, ENVIE A CARTA!

    2. Não pense que é fácil exigir o que não pagou. Se, por exemplo, estavam previstos janelas com "caixilhos de alumínio anodizado á cor natural com vidros simples de 4mm", não pode exigir que as substituam por "caixilhos em PVC com vidro duplo 6+4+5" ou coisa que o valha. Se estava previsto uma "porta de entrada em placarol envernizada", não pode exigir uma "porta blindada de alta segurança termolacada". E o mesmo quanto ao Roofmate, se não estava previsto, dificilmente conseguirá convencer o construtor a colocá-lo (sobretudo porque tenho quase a certeza que a casa não foi construída de acordo com um projecto em que o previa).

    Portanto, aquilo a que você tem direito é relativo. Depende, em primeiro lugar, do que estava previsto (é preciso ver os projectos aprovados, ficha técnica de habitação, etc.).
    O facto de ter humidade dentro de casa é (se não houver infiltrações), em primeiro lugar, porque as pessoas que lá habitam estão a criar demasiada humidade e, se ela condensa (provocando o aparecimento de bolores), é porque a sua casa não é suficientemente bem isolada do ponto de vista térmico.
    (Não esqueça que estamos a ter um Inverno frio e com teores de humidade elevadas, aumentando a probabilidade de condensação nas zonas frias do interior das casas. Provavelmente por isso é que este problema se tenha agudizado este ano).
  10.  # 11

    Boa tarde Luis K. W.
    já sei que não vai ser fácil, isso das janelas vem realmente mensionado no BI da casa, já sei que não posso exigir o que não está previsto, mas se a casa não estiver bem isoloada(a questão do Roofmate) não há nada que o obrigue a
    rectificar essa situação?
    Tenho paviamento radiante que por exemplo no nosso quarto nem sequer liguei este inverno, porque só durante a noite a condensação de humidade nas janelas é tanta que de manhã antes de saír comsigo encharcar uma toalha de rosto, isto não é normal acho eu. Vivi durante 13 anos na Alemanha e tinhamos aqueimento central e nunca uma única janela apareceu com humidade quanto mais os tectos.
  11.  # 12

    Olá muito bom dia a todos em especial a Luis k. W. pois eu sei. Moro na zona da Ericeira - mas será que embora não esteija contemplado o isolamento térmico do telhado no BI da casa eu não possa "exigir" o isolamento estando comprovado que a humidade que tenho nos quartos (porque é só no 1º andar -lógico) é do chque térmico do calor gerado pelo aquecimento tanto artificial (aquecimento que foi colocado pelo constructor) como únicamente de lá dormirmos dentro que provoca a humidade nos tectos. As janelas já sei que vou ter que as colocar á minha custa.
    A minha casa tem depois do 1º andar uma "mesanine" palavra pomposa para descrever uma pequena varanda rente ao telhado, foi aí que no primeiro ano um dia ao subir a escada e olhar para cima verifiquei que a parede estava a escorrer fui ver e fiquei assustada, agora já entendi que é a parte mais alta da casa e que tudo se condensa lá ainda por cima tem uma grande janela que também escorre água essa estou a pensar substituir aínda este ano.
  12.  # 13

    "OFFTOPIC"
    Colocado por: annapaulaentendo que é dificil entrar num circulo de pessoas que provávelmente se conhecem

    Cara annapaula, creio que muitos poucos foristas se devem conhecer (pessoalmente), até porque se assim fosse provavelmente falariam cara a cara dos seus problemas...
    Somos todos perfeitos "desconhecidos" tal como você, por isso não se iniba... :) Coloque as dúvidas, e se às vezes ng lhe disser nada, tenha calma e volte a relembrar a coisa.
    É que isto tem tanto movimento que não é fácil acompanhar, e como diz o Paulo, "também trabalhamos"! (embora às vezes não pareça...) ;)
 
0.0196 seg. NEW