Iniciar sessão ou registar-se
    • Neon
    • 18 novembro 2013

# 21

Colocado por: fernandoFerreiraProvavelmente houve um assentamento da Laje (flecha) e descarregou na parede, que não está preparada para receber essa carga.

Bom dia

À primeira vista também apostaria nisso, mas a ser assim também afectaria a parede exterior. Havendo esta diferença entre interior e exterior, parece existir ali alguma torção do elementos estrutural

Mas seria importante remover o resto do reboco e avaliar se existem mais tijolos fissurados. É que aqui pelas fotos parece ser um único tijolo que esta fissurado.
    E pergunte aos vizinho se também possuem um problema semelhante
  1.  # 22

Já vi patologias destas mais do que uma vez.

Em geral são provocadas por pequenos assentamentos/deformações estruturais que provocam tensões na alvenaria e as consequentes fissuras. Por causa deste tipo de coisas é que em obras minhas sempre se assentaram as paredes interiores sobre lâminas de corticite que permitem absorver este tipo de movimentos estruturais.

Neste momento, não há muito a fazer para além dum "tratamento sintomático", chamemos-lhe assim - remover o reboco que se está a desprender e executar novo reboco com aplicação de rede de fibra para, pelo menos, retardar o aparecimento de novas fissuras.
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 23

Colocado por: J.Fernandes
    ...para, pelo menos, retardar o aparecimento de novas fissuras.

Depreendo então que esta é uma situação que se repetirá, e a minha vida de x em x tempo será rebocar e pintar paredes.
  3.  # 24

Colocado por: nteixeiraDepreendo então que esta é uma situação que se repetirá, e a minha vida de x em x tempo será rebocar e pintar paredes.

Provavelmente, acontecerá de novo. Também é provável que estabilize com o passar do tempo. Mas são conjecturas baseadas em duas fotos, o melhor será alguém experiente neste tipo de assuntos, examinar in loco.
  4.  # 25

Daqui a umas horas vou lá levar um técnico da especialidade, depois digo o que ele me disse.
  5.  # 26

Ora bem, pela análise feita in loco, de acordo com quem percebe do assunto, o problema não foi força de cima mas sim força de baixo. Devido ao tecto sobre o local afectado não apresentar sinais de rotura e esta ser a parede mais larga da habitação o mais provável é ter havido compressão por baixo por assentamento da laje inferior numa das pontas que, ao "dobrar", criou naquela zona um ponto de inflexão pressionando por baixo a parede, tendo esta rasgado por cima onde era mais fraca. Peço desculpa pelo palavreado mas não sou do meio. Gostava de corroborar esta situação com a vizinha de baixo mas devido à nossa relação não ser a melhor, não é possível.

Sugestão para reparação: raspagem e picagem de todo o reboco em risco de desagregação, jogando com os tijolos que estão partidos colocar uma camada de material elástico (p.e. esferovite) a criar uma junta de dilatação para que, se o fenómeno se repetir, o atenuar. Rebocar e pintar.

Vamos à obra...
    • eu
    • 18 novembro 2013

# 27

Colocado por: nteixeiraDepreendo então que esta é uma situação que se repetirá, e a minha vida de x em x tempo será rebocar e pintar paredes.

Se estiver disposto a perder algum espaço, pode aplicar gesso cartonado por cima dessa parede: em princípio, nunca mais terá esse problema.

0.0135 seg. NEW