Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá malta! Recorro a vocês porque a 5 anos que reconstrui uma casa em pedra no norte e instalei bomba calor Saunier Duval associada a piso radiante. Mas do apregoado baixo consumo deste binómio não o tenho podido constatar, pois nos meses de Dezembro e Janeiro registou 275€ e 220€ com tarifa bi-horária. Que acham? Será má equilibragem dos circuitos do piso radiante? Será a bomba calor? AH...e a temperatura que é pedida à bomba de calor é 40º, com termostatos a 21,5º.
    • mog
    • 18 novembro 2013

# 2

Boas,
    Supondo que esses valores são os valores das faturas (i.e., incluem todos os gastos de electricidade) não me parece nada do outro mundo, embora não saiba a área a aquecer e a localização da casa. Experimente baixar um pouco a temperatura (menos um grau que seja faz diferença).
  2.  # 3

Colocado por: bisonOlá malta! Recorro a vocês porque a 5 anos que reconstrui uma casa em pedra no norte e instalei bomba calor Saunier Duval associada a piso radiante. Mas do apregoado baixo consumo deste binómio não o tenho podido constatar, pois nos meses de Dezembro e Janeiro registou 275€ e 220€ com tarifa bi-horária. Que acham? Será má equilibragem dos circuitos do piso radiante? Será a bomba calor? AH...e a temperatura que é pedida à bomba de calor é 40º, com termostatos a 21,5º.

Que tipo de módulo de controlo tem do sistema de prh?
    Que tipo de ligação existe entre o prh e a bomba?
  3.  # 4

Boas,
    Os valores que apresentei já são valores só do consumo da máquina, pois tenho um medidor ligado ao quadro electrico que mede apenas o consumo desta!

Colocado por: pc ferreira

Que tipo de módulo de controlo tem do sistema de prh?
    Que tipo de ligação existe entre o prh e a bomba?

Pode explicar p. favor?
  4.  # 5

qual é a area que o piso aquece?
    qual o volume?
  5.  # 6

Boas, são aproximadamente 180m2...esqueci-me de acrescentar que a bomba está ligado a um depósito de inercia de 60lts...e que a centralina do piso está ligada a um termómetro exterior
  6.  # 7

tem termostatos nas divisões todas ou só tem um termostato global?
  7.  # 8

sim, termostatos nas divisões todas...
  8.  # 9

Confesso que estou um pouco desiludido pois consumos de 6€ a 13€/diários dependendo da temperatura exterior acho um absurdo...só posso ter algo de errado na instalação!!
  9.  # 10

Colocado por: bisonBoas,
    Os valores que apresentei já são valores só do consumo da máquina, pois tenho um medidor ligado ao quadro electrico que mede apenas o consumo desta!

Pode explicar p. favor?

Tem hipótese de postar uma foto do armário
  10.  # 11

Sim, mais logo posso tirar ao armário e as ligações que saem da bomba de calor até ao armário...
  11.  # 12

a casa foi toda isolada?
  12.  # 13

infelizmente..por mim..cheguei a conclusão que n era normal a casa dp de uma semana a aquecer, vinha um dia daqueles em que estavam 2º exterior, a temperatura dentro de casa baixava muito e so voltava a recuperar passados varios dias; fui pesquisando e constatei que o telhado, que tem 2 lages (alijeirada que acompanha a inclinação do telhado e horizontal tradicional que serve de tecto para 1º andar) e esta ultima n tinha isolamento nenhum; toca a comprar lã de vidro e colocar 2 camadas de 8mm cada. Casa também tem janelas em PVC vidro triplo.
  13.  # 14

e nas paredes de pedras levou alguma coisa?
  14.  # 15

Colocado por: Sergio Rodriguesa casa foi toda isolada?

Colocado por: bisoninfelizmente..por mim..cheguei a conclusão que n era normal a casa dp de uma semana a aquecer, vinha um dia daqueles em que estavam 2º exterior, a temperatura dentro de casa baixava muito e so voltava a recuperar passados varios dias; fui pesquisando e constatei que o telhado, que tem 2 lages (alijeirada que acompanha a inclinação do telhado e horizontal tradicional que serve de tecto para 1º andar) e esta ultima n tinha isolamento nenhum; toca a comprar lã de vidro e colocar 2 camadas de 8mm cada. Casa também tem janelas em PVC vidro triplo.

tmbem nao vao ser 16 mm de lã que vao fazer milagres pelos consumos. Invista no capoto que é uma aposta segura e esses consumos vao ser coisa do passado!
  15.  # 16

as paredes de pedra estão com pedra a vista, têm aproximadamente 70-90 cm de espessura..
  16.  # 17

Colocado por: tiago_eco

tmbem nao vao ser 16 mm de lã que vao fazer milagres pelos consumos. Invista no capoto que é uma aposta segura e esses consumos vao ser coisa do passado!

Devem ser 80mm cada.

E o capoto não resolve o problema dos tectos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bison
  17.  # 18

Peço desculpa pela má qualidade do isolamento das tubagens, mas tambám este foi feito por mim..
      IMG_20131118_185223.jpg
  18.  # 19

ligação de saida da máquina...alguém me ilucida que valores devem estar na peça branca que se vê na imagem
      IMG_20131118_185439.jpg
  19.  # 20

Colocado por: bisonas paredes de pedra estão com pedra a vista, têm aproximadamente 70-90 cm de espessura..
    pois tem k imaginar k essas paredes trabalham como autênticos radiadores a absorver o calor de casa e depois a mandato todo para a rua. uma das características do radiante é trabalhar por radiação ou seja aquece desde cão gato d e o sofá ad portas pratos ec também paredes ao invés do ar condicionadora por exemplo

0.0191 seg. NEW