Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: fenicio31Estava a perder cerca de 140 euros por mês entre o que pagava ao banco e o que recebia do arrendamento (não conseguia valores mais altos).
    E quanto perdia se não recebesse nada do seu inquilino?? Concerteza o saldo seria (ainda mais) negativo neste caso

    Colocado por: fenicio31não percebo porque é que os bancos não arrendam as casas
    Porque são bancos e não imobiliárias!
  2.  # 22

    Colocado por: PMirEram mais dores de cabeça e despesas do que alegrias e ganho no arrendamento, faço notar que sempre tudo legalizado e a pagar os devidos impostos...
    Todo e qualquer "negócio próprio" dá dores de cabeça. Nem todos nascemos para ser "patrões"
    • PMir
    • 19 novembro 2013

     # 23

    Viva,

    O que eu quis dizer é que a despesa não dava para a receita, e ainda tinha as dores de cabeça de ter tudo como deveria ter e como eu achava que tinha de ser...

    Mas sim, se calhar não dava para ser senhorio... já patrão... não me posso queixar.

    Cumpts,
    PMir
  3.  # 24

    Eu falo pela experiência que tive no arrendamento que comparado com outros proprietários reconheço que até tive sorte. Só me ficaram a dever 3 mensalidades cerca de 1500€ mas ao menos deixaram-me a casa em condições e não me apontaram uma arma ao lombo como fizeram a um amigo porque foi se entender com o inquilino que não pagava os 3 meses que tinha em atraso e tinha que abandonar o imóvel.

    Não digo que não existam inquilinos sérios, certamente que os há, mas por vezes a seriedade das pessoas não chega para pagar a renda de casa. Eu também sou inquilino do meu banco, do imóvel onde moro e que todos os meses pago a renda (prestação/ mensalidade), se tiver a infelicidade de entrar em incumprimento o banco vai logo para tribunal para por a andar! Eles já tem a máquina oleada de tal maneira (advogados a trabalhar em permanência para eles), que sou só mais um entre dezenas de casos que tem em mãos com casos idênticos.

    Para um senhorio avançar para tribunal em casos de incumprimento de rendas na maioria das vezes torna-se inviável (Custo com advogado, custos com tribunais, anos que demora a decidir, etc.). As pessoas fazem as contas e chegam à conclusão que vão perder ainda mais dinheiro!

    Sei que há países na união europeia que o mercado de arrendamento funciona muito bem porque o estado entende que os senhorios não são a Santa Casa da Misericórdia e como tal os casos de incumprimento são resolvidos pelas entidades responsáveis em alguns dias ou ao contrário da nossa republica que demora alguns anos por vezes.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  4.  # 25

    Bom, mas um pequeno pormenor que talvez o Sr. Fenicio e a D. Vanessa talvez tivessem monesprezado nos arrendamntos...
    Tiveram sempre o cuidado de pedir fiador? Isto é como o código postal, é meio caminho andado para o arrendamento correr bem (claro que convém verificar tb. se o fiador tem bens, etc.)...

    Colocado por: fenicio31Eu falo pela experiência que tive no arrendamento que comparado com outros proprietários reconheço que até tive sorte. Só me ficaram a dever 3 mensalidades cerca de 1500€ mas ao menos deixaram-me a casa em condições e não me apontaram uma arma ao lombo como fizeram a um amigo porque foi se entender com o inquilino que não pagava os 3 meses que tinha em atraso e tinha que abandonar o imóvel.

    Não digo que não existam inquilinos sérios, certamente que os há, mas por vezes a seriedade das pessoas não chega para pagar a renda de casa. Eu também sou inquilino do meu banco, do imóvel onde moro e que todos os meses pago a renda (prestação/ mensalidade), se tiver a infelicidade de entrar em incumprimento o banco vai logo para tribunal para por a andar! Eles já tem a máquina oleada de tal maneira (advogados a trabalhar em permanência para eles), que sou só mais um entre dezenas de casos que tem em mãos com casos idênticos.

    Para um senhorio avançar para tribunal em casos de incumprimento de rendas na maioria das vezes torna-se inviável (Custo com advogado, custos com tribunais, anos que demora a decidir, etc.). As pessoas fazem as contas e chegam à conclusão que vão perder ainda mais dinheiro!

    Sei que há países na união europeia que o mercado de arrendamento funciona muito bem porque o estado entende que os senhorios não são a Santa Casa da Misericórdia e como tal os casos de incumprimento são resolvidos pelas entidades responsáveis em alguns dias ou ao contrário da nossa republica que demora alguns anos por vezes.
  5.  # 26

    Carlosj39 - sim, sempre fiadores (os fiadores deste caso têm casa própria), mas será tratado em tribunal. O mais estúpido (ou não, porque não sabem, os inclinos arrendaram casa no mesmo prédio que tenho um outro andar arrendado).
    Lá está acontece, foi o 1º no meio de 13 anos com 5 imóveis arrendados.
  6.  # 27

    Eu sempre tive fiadores nos contratos que realizei, normalmente eram familiares dos inquilinos. Mas os fiadores só se chegam à frente se a coisa for para tribunal, de outra maneira são poucos os que pagam as dividas deixadas pelos familiares em causa.

    Uma boa medida era o governo avançar com a obrigatoriedade de existir uma caução/seguro ou garantia bancária, no valor de por exemplo de 3%/5%/10% do valor patrimonial do imóvel, que ficaria sujeita a devolução no final do contrato caso a casa fosse deixada em condições e com as contas regularizadas. Se uma pessoa vai alugar um carro de topo de gama e tem que deixar uma caução para o caso de algo correr mal porque não criar algo idêntico no negócio do arrendamento dos imóveis.
    Concordam com este comentário: carlosj39
  7.  # 28

    Colocado por: carlosj39Bom, mas um pequeno pormenor que talvez o Sr. Fenicio e a D. Vanessa talvez tivessem monesprezado nos arrendamntos...
    Tiveram sempre o cuidado de pedir fiador? Isto é como o código postal, é meio caminho andado para o arrendamento correr bem (claro que convém verificar tb. se o fiador tem bens, etc.)...


    E o fiador serve para quê? Tem alguma experiência disso?
    Acha que se o inquilino deixar de pagar renda, você pode ir bater à porta do fiador a pedir o dinheiro?

    O fiador só é chamado se você contratar um advogado e fôr para tribunal, e o tribunal só pede contas ao fiador quando esgotar todas as hipoteses de sacar as rendas ao inquilino faltoso.

    Na experiência de um amigo meu, levou 3 anos ao tribunal a chegar aos os fiadores (pessoas com muitos bens) , estes negaram-se a pagar e ainda hoje o caso anda nos tribunais, as despesas rondam já os 4000 Euros, e o meu amigo só não desistiu porque viu a sua honra afectada e está numa de brios e honras...mas saí-lhe do bolso. As rendas em dívida eran de 2500 Euros...

    O problema é q enquanto a justiça não for mais rápida e eficiente não há fiadores q cheguem...
  8.  # 29

    Oram então estão-me a dizer que não vale apena investir no imobiliário para o mercado de arrendamento, é isso ?
  9.  # 30

    Investir para arrendamento é, quanto a mim, um risco enorme se o investidor estiver à espera das rendas para pagar o possivel empréstimo ao banco ou para viver. Casos como este q correram mal há às dezenas...

    Se o investidor usar os seus próprios capitais e não depender deles para viver, então mesmo que os arrendamentos corram mal poderemos remotamente considerar que poderá haver ganhos de capital (supondo imóveis interessantes) , se houver uma subida no mercado imobiliário, que, na minha opinião vai acontecer, mas não nos moldes a que fomos habituados. Com as taxas de juros tão baixas...e o perigo do colapso bancário alguns investidores podem achar mais seguro parquear o dinheiro em imobiliário...
    Concordam com este comentário: fiat_uno
  10.  # 31

    Eu dos arrendamentos que tenho feito até á data, tenho sempre pedido fiadores e nunca nenhum me correu mal ( talvez por isso, ou talvez não) exceptuando, um pouco, um caso em que uma inquilina me pagava sempre fora de horas, género dia 18 ou 20, mas nunca falhou nenhum mês, nem eu lhe apliquei nunca a multa dos 50% por pagar além do dia 8.

    E quem tem de pagar as custas desses 4000 euros é o fiador, caso o tribunal o venha a responsabilizar, donde não estou a perceber o ponto do sr. Paramonte.

    Ou fiador ou garantia bancária (como fez aqui de forma exemplar o user Carvai), ou dependendo das clausulas contratuais, seguro de renda. Sem isto não há rede nenhuma de protecçao neste negócio, que, como todos os negócios, tem o seu risco.

    Colocado por: Paramonte

    E o fiador serve para quê? Tem alguma experiência disso?
    Acha que se o inquilino deixar de pagar renda, você pode ir bater à porta do fiador a pedir o dinheiro?

    O fiador só é chamado se você contratar um advogado e fôr para tribunal, e o tribunal só pede contas ao fiador quando esgotar todas as hipoteses de sacar as rendas ao inquilino faltoso.

    Na experiência de um amigo meu, levou 3 anos ao tribunal a chegar aos os fiadores (pessoas com muitos bens) , estes negaram-se a pagar e ainda hoje o caso anda nos tribunais, as despesas rondam já os 4000 Euros, e o meu amigo só não desistiu porque viu a sua honra afectada e está numa de brios e honras...mas saí-lhe do bolso. As rendas em dívida eran de 2500 Euros...

    O problema é q enquanto a justiça não for mais rápida e eficiente não há fiadores q cheguem...
  11.  # 32

    Também há senhorios que não devolvem as cauções mesmo quando não foram provocados danos nos imóveis, outros aproveitam-se das cauções para comporem coisas que já estavam estragadas. Há tantos senhorios desonestos como inquilinos desonestos.
 
0.0190 seg. NEW