Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Venho pedir a ajuda de alguém entendido que me possa esclarecer.
    Tenho um apartamento do qual tenho um empréstimos e ainda com bonificado, um valor pequeno, mas tem. Eu já não habito o apartamento e estou a pensar aluga-lo, no entanto tenho as seguintes duvidas:

    1. Além do Certificado Energético e Licença de habitabilidade necessito de mais algum documentos para elaborar o Contrato de Aluguer?
    2. Se comunicar às finanças o aluguer do imóvel, acham que cruzam informação com o Banco, também terei de informar o banco?

    Agradeço desde já as vossas respostas.

    Obrigada
  2.  # 2

    Colocado por: SDaniela
    1. Além doCertificadoEnergético e Licença de habitabilidade necessito de mais algum documentos para elaborar oContrato de Aluguer?

    Perante as Finanças só tem que apresentar o contrato de arrendamento em 3 vias, identificação do senhorio e inquilino.

    Colocado por: SDanielaSe comunicar àsfinançaso aluguer do imóvel, acham que cruzam informação com o Banco, também terei de informar o banco?
    Se quer fazer um contrato de arrendamento legal, claro que tem que o registar nas Finanças.
    Não, não há cruzamento de informações com o Banco. As Finanças querem é dinheiro....
  3.  # 3

    Só acrescento uma coisa, vai pagar muito bem ás finanças
    Se viver perto de faculdade poderá alugar a estudantes
    Eu e o meu marido temos 5 imóveis arrendados e se soubéssemos o que sabemos, teríamos ficado quietos, só dá dor de cabeça
  4.  # 4

    A. Madeira, obrigada pela resposta.

    Mas se o Certificado energético não é necessário para as finanças, qual é a entidade então à qual tenho de o mostrar, porque segundo pesquisei o certificado é obrigatório no aluguer ou venda de imóveis.

    Obrigada
  5.  # 5

    Vanessa Tetes, acredito que possa aparecer situações complicadas, mas também ter os imóveis fechados sem renderem nada, não será a melhor opção.

    Obrigada
  6.  # 6

    Colocado por: SDaniela
    Mas se o Certificado energético não é necessário para as finanças, qual é a entidade então à qual tenho de o mostrar, porque segundo pesquisei o certificado é obrigatório no aluguer ouvenda de imóveis.
    O Certificado Energético não é para apresentar a nenhuma entidade, mas sim, para entregar ao inquilino. Mas, estou convencido, que muito poucos senhorios o requesitam e menos inquilinos o exigem...
    São 100 ou 200€ que se gastam para manter em actividade essas empresas, digo eu...
  7.  # 7

    Colocado por: VanessaTelesEu e o meu marido temos 5 imóveis arrendados e se soubéssemos o que sabemos, teríamos ficado quietos, só dádor de cabeça

    Ter apartamentos arrendados é um negócio como qualquer outra actividade comecial ou industrial. Pode dar bem, pode dar mal, mas se vamos pensar que o negócio dá para o torto ninguém investe e, guarda-se o dinheiro no colchão...
  8.  # 8

    A licença de habitação e o certificado energético devem ser mencionados no contrato de aluguer. Ninguem os quer ver mas no caso de um conflito com o inquilino é menos um problema a discutir.
    Ao registar o contrato na finanças via pagar 10% do valor da renda e vai estar sujeito a um IRS no valor de cerca de 28% - vai depender dos outros rendimentos que tenha.
    O Banco poderá saber que não está a viver nesse apartamento se alterar a morada que tem no Banco. Normalmente as bonificações são para habitação própria. No caso de alugar talvez seja melhor prescindir das bonificações mas pode continuar a pagar ao Banco.

    Por ultimo um conselho pessoal - arrende com garantia bancária, tem muita informação neste Forum.
  9.  # 9

    Pode elaborar um pouco sobre essa "dor de cabeça"?


    Colocado por: VanessaTelesSó acrescento uma coisa, vai pagar muito bem ás finanças
    Se viver perto de faculdade poderá alugar a estudantes
    Eu e o meu marido temos 5 imóveis arrendados e se soubéssemos o que sabemos, teríamos ficado quietos, só dá dor de cabeça
  10.  # 10

    A "dor de cabeça" que a Vanessa fala e que eu tive ainda agora a ler o seu relato foi que alugou a casa a uns animais que lhe provocaram um prejuízo de cerca de 15.000€ (partiram e roubaram quase a casa toda). E temos leis que não defendem os proprietários mas sim os inquilinos, se fosse em outro país esta malta era presa na hora e tratados como criminosos de vandalismo de propriedade privada.

    Vou lhe dar um conselho, se tiver possibilidade não arrende pense antes na venda. Eu estive um apartamento 5 anos no mercado de arrendamento e a pessoa anda sempre em stress. Os inquilinos ficam a dever mensalidades, degradam o imóvel, fazem choradinho para baixar a renda porque a vida está dificil, etc, etc... Graças a Deus, vendi o apartamento este mês, perdi dinheiro em relação ao preço de compra mas ao menos não tenho o stress dos encargos inerentes à gestão de um apartamento.

    Façam bem as contas, o estado fica com cerca de 28% da rendas dependo dos seus ganhos ao nível de IRS.

    Se avançar com o aluguer boa sorte com os inquilinos, eu acho que em 10 há 1 que é bom.
  11.  # 11

    carlosj39, foi exactamente o que o sr. Fenicio31 disse!
  12.  # 12

    SDaniela, alugar o seu apartamento terá que ser visto, tal como lhe disseram, como um negócio.
    Não se deixe levar pelos testemunhos de pessoas que tiveram azar nos negócios que fizeram.
    Se fizer as coisas bem feitas a probabilidade de ter retorno e um negócio bem sucedido é grande.


    [Estou farta das pessoas só dizerem mal do arrendamento e dos azares que tiveram enquanto senhorios]
  13.  # 13

    Colocado por: bel99

    [Estou farta das pessoas só dizerem mal do arrendamento e dos azares que tiveram enquanto senhorios]


    eu vejo-os queixarem-se.... lamentarem-se...chorarem-se, mas ainda nao vi nenhum que assumisse a sua desistencia pelo aluguer!

    Estranho......
  14.  # 14

    Colocado por: loverscoutainda nao vi nenhum que assumisse a sua desistencia pelo aluguer!

    Poderão optar pelo mal menor. Entre ter as casas às moscas e correr o risco de o arrendamento correr mal, optam pela 2ª hipótese. É compreensível.
  15.  # 15

    Acontece e quando acontece ficamos sempre com 1 pé atrás!
    Tenho casas arrendadas á 13 anos e até estou bem satisfeita (já me passaram pela mão 1001 inclinos), claro que os últimos inclinos lixaram-me a casa toda, fiquei revoltada, mas não é por aí que desisto, fico com os pés atrás a quem alugar, infelizmente, em muitos os casos, torna-se o sustento das famílias.
  16.  # 16

    Não deixe que uma experiência muito negativa faça com que se esqueça de todas as experiências positivas que tem tido com os seus inquilinos, senhora dona Vanessa. Os seus inquilinos são uns animais, mas há muito inquilino sério por aí.
    Concordam com este comentário: A. Madeira, JOCOR, bel99
  17.  # 17

    Colocado por: fenicio31Se avançar com o aluguer boa sorte com os inquilinos, eu acho que em 10 há 1 que é bom.

    E senhorios? Quantos há?
    Gente séria - e menos séria - ,existe em todos as camadas sociais e profissões . Se assim fosse, ser pobre era sinónimo de aldrabão, vigarista, ladrão e tanta coisa terminada em "ão". Mas, não é assim, os pobres também têm dignidade e, na grande maioria, cumprem com os seus compromissos.
    Estou à vontade para falar porque, até tenho uma casa arrendada.... Mas não me esqueço das minhas origens.
  18.  # 18

    Colocado por: loverscouteu vejo-os queixarem-se.... lamentarem-se...chorarem-se, mas ainda nao vi nenhum que assumisse a sua desistencia pelo aluguer!

    Estranho......


    Eu no meu caso preferi perder uns milhares de euros e saldar a hipoteca que tinha com o banco, do que continuar a seguir pagar tudo e na esperança que o mercado vai melhorar e os imóveis vão subir de valor de mercado. Estava a perder cerca de 140 euros por mês entre o que pagava ao banco e o que recebia do arrendamento (não conseguia valores mais altos).

    O arrendamento pode ser um bom negócio em situações muito especificas, quando o imóvel foi herdado, quando a mensalidade que se paga ao banco é muita baixa, quando já não existe hipoteca, etc.. E depois há as variáveis de localização do imóvel, em Lisboa o mercado de arrendamento tem muita procura e os valores são mais elevados. Muita procura por imóveis permite seleccionar melhor os inquilinos que se põem dentro do nosso investimento.

    Se o arrendamento é uma coisa tão boa como muitos aqui afirmam e que dá rios de dinheiro, não percebo porque é que os bancos não arrendam as casas e só querem vende-las (o BES agora até tem uma imobiliária virtual para vender as casa que lhe ficaram no colo, besimoveis.pt)
    Concordam com este comentário: Paramonte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte, loverscout
  19.  # 19

    Atenção que o valor dado às finanças depende do escalão, comigo a trabalhar são 35,5%. Vamos ver agora, quando desempregada.
    • PMir
    • 19 novembro 2013

     # 20

    Viva,

    Colocado por: loverscout

    eu vejo-os queixarem-se.... lamentarem-se...chorarem-se, mas ainda nao vi nenhum que assumisse a sua desistencia pelo aluguer!

    Estranho......


    Eu desisti...

    Vendi uma casa que estava alugada assim que me consegui livrar dos inquilinos e outra está fechada... vou lá para passar férias de vez em quando...

    Porque desisti?
    Eram mais dores de cabeça e despesas do que alegrias e ganho no arrendamento, faço notar que sempre tudo legalizado e a pagar os devidos impostos...

    Cumpts,
    PMir
    Estas pessoas agradeceram este comentário: loverscout
 
0.0217 seg. NEW