Bruno, deve, em minha opinião fazer como tem na sua imagem, contornando a viga e aproveitar o máximo de pé direito diisponível. As abas verticais não têm nenhum tipo de dificuldade: Faz em primeiro o tecto contra a viga como se fosse dixar a viga à mostra, com o cuidado de deixar um perfil de cada lado, paralelamente a esta, por forma que depois de ter o tecto fechado aplica um L que vai apertar exactamente contra esse perfil onde é apertada a placa vertical. Por baixo da viga, perpendicularmente, faz nova estrutura som perfil de tecto e remata-a com um perfil L a todo o comprimento, no mesmo alinhamento daquele que fixou no tecto e é só tapar. Não se esqueça que é relativamente importante isolar toda a viga com manta, não tendo problema desta ficar em contacto com o betão que há-de ser o menor dos males, mas deve isolar. Por fim, duas bandas armadas em cada uma das arestas e a coisa fica fina. Prepare-se que vai ter mais trabalho a fazer essa viga falsa que a fazer o restante tecto, mas estas coisas têm o seu custo e é mesmo assim para se fazer bem feito. "Fassam" parte.
Caro Alv, mais uma vez obrigado pelas dicas! Penso que entendi o que disse, mas quero confirmar alguns pontos: 1) Os perfis de tecto que vão ficar paralelos à viga central têm de ficar com uma distância suficiente da viga para passar a manta por baixo, correcto? Estava a pensar passar a manta toda corrida no sentido perpendicular aos perfis e à viga central. É correcto? 2) A meu ver estes perfis paralelos à viga devem ser os primeiros a aplicar para definir a dimensão da viga e depois todos os outros. Está a dizer que devo primeiro fazer a estrutura e começar logo a por isolamento e as placas de gesso até este ultimo perfil e então depois fazer a viga? Se assim for tenho que, antes de colocar a ultima placa de gesso do tecto, aplicar o perfil em L por baixo do perfil de tecto, colocar a placa de gesso deixando o espaço equivalente à espessura da dita placa por baixo do perfil para depois encaixar a placa vertical da viga falsa, ou não? 3) O perfil que diz ter de ficar paralelo com a viga central fica como tenho na imagem ou acompanha a inclinação da viga e depois tenho "dobrar" o perfil em L para o ângulo correcto?
Peço mais uma vez desculpa por estas questões amadoras, mas estou a ver se tiro as dúvidas todas para depois não bloquear durante o trabalho...
Vivam! Começando pelo fim, o que diz o Marco fazsentido mas só quando temos superfícies perfeitamente paralelas ou ortognais entre si. se não é uma desgraça, uma vez que passa a haver superfícies de encontro dos tectos inclinados com as zonas horizontais que são trapezoidais e que não ficam muito bonitas. Por outro lado, temos aquela junta de ligação entre as superfícies inclinadas e horizontais que só gente que faz sabe a trabalheira que é fazer bem, coisa que reramente se consegue, mesmo com gente experiente. Continuando com o esquema do Bruno, a parte horizontal é exactamente assim, mas aligação do pano inclinado com o pano vertical, é mais simples passar com a placa inclinada um bocado acima e o L aperta por cima da placa com o alinhamento necessário. É apenas um pormenor para facilitar o trabalho. Lembrei-me agora, a propósito do comentário que fiz à observação do Marco que também com a solução apresentada vai ter problemas de paralelismos, pelo que se quiser manter as superfícies verticais e horizontal da forra da viga , perfeitamente paralelas, terá de as fazer em prmeiro lugar e só depois fazer as inclinadas que hão-de ficar "empenadas". Não se asuste que fica bem, e no fundo é ficar paralelo ao telhado que também está "empenado" mas bem. "Fassam" parte.
Obrigado mais uma vez ALV. Entendo o que quer dizer mas como tive na casa este fim de semana, já trago novas ideias... não sei se boas se más mas penso que me podem facilitar a vida. Estou a pensar fazer apenas uma alheta na transição de uma inclinação para a outra como o ALV tem num outro post aqui no forum.
Pergunta: como faço? e acha que é a melhor forma ou pelo menos mais simples? Obrigado
Para actualizar o tópico , a estrutura, isolamento em lá de vidro e as placas de gesso estão aplicadas... Amanhã é dia de betonar juntas e tapar parafusos e aplicar um sanca para disfarçar as curvas das paredes.... Venham dai as críticas e comentários !
Colocado por: Anonimo16062021 E as juntas do isolamento ficam assim?
Estão sobrepostas cerca de 5 cm numas zonas e bem apertada noutras sem sobreposição e como levou a outra camada por baixo cruzada não apliquei fita. Como faria ?
Ok, isso e trabalho profissional, o meu penso que resolve que era o pretendido ou acha que não ? Agradeço críticas construtivas ja que este foi o meu primeiro tecto falso com isolamento... Se puder justificar os porquês penso que é bom para todos os curiosos como eu ....;)
Entendido! Mas como esta sala será apenas para utilização esporádica,no máximo para 4/5 pessoas em simultâneo e utilizada principalmente como sala de estar, ou no máximo fazer uns petiscos de quando em vez, penso que o que está e como está apertado será suficiente. Mas é claro que como demonstrou é a forma correcta e mais profissional do fazer.... desconfio é que por cá não haja muitos profissionais a trabalhar assim... Obrigado pelas dicas e explicações.