Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Alterei de gasóleo para peletes o combustível da caldeira de aquecimento.
    Tem a acompanhar um silo com sem fim com a capacidade (160Kg)
    Comecei por utilizar os sacos de 15Kg que vieram na altura da transformação.
    Tentei procurar melhores preços para as peletes e encontrei perto de casa peletes a granel de razoável qualidade, não diferentes de as que estava a utilizar.
    Tenho estado a pensar com armazenar uma quantidade entre os 500 e 1000Kg?
    Tenho o depósito de 1500 l, que era do gasoleo, no quintal, porque não utiliza-lo?
    Assim tinha que fazer uma abertura em cima no deposito e para ter o aproveitamento do espaço interior na sua totalidade na altura, tinha que pensar numa forma de tirar as peletes sem me acontecer como o joão ratão que caiu no caldeirão.
    pensei num aspirador que me fizesse essa função de levar as peletes do deposito para o silo que está desviado 1 metro. ( até tenho um aspirador em casa que já não uso) daria para fazer uma engenhoca?
    precisava da V. ajuda par melhorar a minha ideia. Obrigado
    • HMAF
    • 21 novembro 2013

# 2

Um depósito de 1500lts já tem uma capacidade engraçada, não está a pensar em voltar para o gasóleo novamente, pois não?!

Porque não fazer um buraco a meio do depósito de forma a conseguir retirar as pellets do fundo do mesmo?! Pode adaptar uma porta através de um aro com dobradiças com respectiva tranca! Dessa forma quando o depósito estiver com um "nível mais baixo" de pellets, abre essa porta de forma a poder chegar ao fundo do mesmo!

É uma ideia que por acaso o meu cunhado pôs em prática!

H
  2.  # 3

Colocado por: kimber4610Alterei de gasóleo para peletes o combustível da caldeira de aquecimento.

Pode-nos testemunhar como executou a alteração de gasoleo para pellets?

Quanto ao seu caso a ideia do HMAF é a ideal, se tem só uma distância de 1m inclusivê pode aumentar o sem fim e extrair diretamente do deposito grande, eliminando o silo por ex.
  3.  # 4

Veja por este video a forma como se encontrou para abastecer uma caldeira de gasoleo e transformou-se para pellets com a montagem de um equipamento Pellas e a forma como é abastecida a caldeira através do sem fim com um deposito em plástico em vez de silo.

http://www.youtube.com/watch?v=StCQTesHsMs
  4.  # 5

Colocado por: HMAFUm depósito de 1500lts já tem uma capacidade engraçada, não está a pensar em voltar para o gasóleo novamente, pois não?!

Porque não fazer um buraco a meio do depósito de forma a conseguir retirar as pellets do fundo do mesmo?! Pode adaptar uma porta através de um aro com dobradiças com respectiva tranca! Dessa forma quando o depósito estiver com um "nível mais baixo" de pellets, abre essa porta de forma a poder chegar ao fundo do mesmo!

É uma ideia que por acaso o meu cunhado pôs em prática!

H
  5.  # 6

Obrigado HMAF,
    Não estou a pensar em voltar para o gasóleo e o que disse a respeito de fazer uma porta no depósito já tinha pensado nisso não uma mas mais por forma a tentar o acesso ás peletes quando elas estão a um nível mais baixo.
    Aqui na net estive ontem a explorar o aspirado, que não é mais do que um aspirador a vacuo de solidos, mas não completei a busca, mas vi que há qualquer coisa, agora se é rentável...não sei ( por isso a minha ideia de um aspirador a aspirar do depósito para o silo, ou seja aproveitávamos a aspiração e o saco de recepção era o silo)
  6.  # 7

Colocado por: Costa53

Pode-nos testemunhar como executou a alteração de gasoleo para pellets?

Quanto ao seu caso a ideia do HMAF é a ideal, se tem só uma distância de 1m inclusivê pode aumentar o sem fim e extrair diretamente do deposito grande, eliminando o silo por ex.
  7.  # 8

Obrigado Costa53

Quem me executou a alteração foi quem eu escolhi para fazer todo o trabalho de aquecimento central e águas na altura que fiz a casa à 12 anos.
    A alteração foi feita com um kit da ECOAMA que já vi no Leroy Merlin e no OLX.
    Por curiosidade o pessoal do aquecimento foi a melhor especialidade que tive quando da construção. por os ter achado tão profissionais 2 anos mais tarde coloquei dois paineis que vieram a fazer que desligasse a caldeira a partir de Abril e também "ajudava" de certa maneira o aquecimento.
    Agradeço o anexo e é uma ideia a tirar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costa53
  8.  # 9

Boa noite
    descobri uns depositos para peletes or vejam:
      peletes.jpg
  9.  # 10

Colocado por: kimber4610Obrigado Costa53

Quem me executou a alteração foi quem eu escolhi para fazer todo o trabalho de aquecimento central e águas na altura que fiz a casa à 12 anos.
    A alteração foi feita com um kit da ECOAMA que já vi no Leroy Merlin e no OLX.
    Por curiosidade o pessoal do aquecimento foi a melhor especialidade que tive quando da construção. por os ter achado tão profissionais 2 anos mais tarde coloquei dois paineis que vieram a fazer que desligasse a caldeira a partir de Abril e também "ajudava" de certa maneira o aquecimento.
    Agradeço o anexo e é uma ideia a tirar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Costa53

Qual o custo da alteraçaõ ?
    A nivel das linpezas das cinzas é pratico ?

Partilha a sua experiencia de forma a elucidar outros pociveis intereçados .

Seria de bom agrado do fc se atualiza-se este topico com os resultados da sua experiencia ;-)

Obrigado.
  10.  # 11

11.  # 12

já agora, aspirador de cinzas alguem tem? no leroy andam la uns... mas nao sei se aquilo deita cinzas para fora.

http://www.leroymerlin.pt/Site/Promocoes/Operacoes-Comerciais/16517781_ASPIRADOR-IND-CINZAS-800W.aspx

este tem um filtro de pano, será melhor que os hepa?
  12.  # 13

Boas
    Eu tenho um que comprei na Izi e faz o seu papel sem duvida.
    Comprei-o para limpar uma salamandra a lenha e aquilo ate brasas aspirou e agora serve para aspirar a minha caldeira a Pellets.
    Foi um bom negocio.
    Cumpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  13.  # 14

Relativamente ao deposito para peletes descobri o seguinte site:

http://www.goldenfibra.com/alimentador-de-pellets/

interessante e bastante leve.
  14.  # 15

Boa Tarde,

Depois de ter falado com quem me fornece as peletes a granel, cheguei à conclusão de que não preciso de um depósito para as guardar.
    Tenho o silo com sem fim com a capacidade de 160Kg.
    Para transportar as peletes eram sacos com 500 a 1000Kg tinham que os deixar no quintal e fazer a transferência para o depósito na casa da caldeira, complicado! assim ele comprometeu-se em por em sacos de 25kg (fáceis de manobrar) e como é perto é só combinar passo por lá é vou armazenando.
    Já tinha lido aqui na net, que as peletes a granel vinham com mais pó, as que eu compro são mais nem menos do que os 30 sacos de 15Kg que vieram na altura da transformação.
    Uma coisa é certa no meu caso, mesmo antes de adquirir as peletes a granel e na altura ainda só tinha para as águas o aquecimento só o liguei faz hoje 15 dias dia 18 de Novembro, a transformação tinha sido feita no início de Outubro, a caldeira parava com falta de alimentação. Agora com o aquecimento ligado começou a parar indicando falta de combustível.
    Pensei e verifiquei que no afunilamento do silo, já quando tinha poucas peletes uma acumulação de pó.
    Deixei ir ate ao fim e aspirei tudo muito bem.
    Agora antes de meter as peletes no silo, passo-as por uma peneira e tem sido uma maravilha, se entretanto vir que há uma acumulação de pó no fundo do silo, volto a aspira-lo.
    Espero que tenha ajudado, um abraço

0.0131 seg. NEW