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  1.  # 1

    Após muito ler e aprender neste fórum, foi graças a vocês que me aventurei a aplicar melhoramentos na casa onde habito, de forma a tentar fazer com que uma casa com mais de 20 anos tenha os padrões de conforto térmico dos dias de hoje.

    Há 20 anos atrás pouca era a preocupação com o desempenho térmico das habitações, isolamento era uma palavra pouco falada e aplicada, pelo menos dos casos que conheço e particularmente neste meu caso.

    O objectivo deste tópico é dar a conhecer o que já foi feito para melhorar o isolamento e o conforto desta habitação, transmitir feedback das modificações e também procurar ajuda sob a forma de discussão sobre problemas que ainda persistem e que quero mitigar no futuro.

    Características da casa
    - Localização: distrito de Coimbra.
    - 3 pisos: Garagem & habitação + Piso habitação + Sótão com área parcialmente preparada para habitação.
    - Construção com parede exterior dupla 11 + 11 com caixa de ar não ventilada.
    - Lajes simples com tijoleira e betonilha, não tinha qualquer isolamento.
    - Isolamento exterior inicial muito fraco, não há wallmate nem roofmate.
    - Tinha caixilharia de correr com vidro simples.

    O problema
    O problema desta casa é que no Inverno se morria de frio cá dentro e foi necessário começar a tratar de resolver este problema.
    Nos invernos passados o aquecimento era feito com recurso apenas à lareira, que está encostada a uma parede exterior, ainda por cima, e que era insuficiente para que houvesse conforto. A casa nos dias mais frios de inverno rondava os 12ºC, tendo dias a bater nos 8ºC quando havia vagas de frio. Isto no interior! Quando se acendia a lareira, podia estar todo dia a comer lenha, mas a sala nunca subia além dos 13 ou 14ºC.
    No WC há um ventilador para aquecer o WC durante os banhos e usava-se um radiador a óleo de forma pontual no escritório.

    No verão a casa tem um desempenho térmico bom, nunca houve grande necessidade de arrefecimento, à excepção da vaga de calor que houve este verão que de resto já foi resolvida com o AC, mas isso vou detalhar mais abaixo.

    Era portanto uma casa muito fria. Bom no Verão, mas péssimo no Inverno.

    O que já foi feito
    - Instalação de Ar Condicionado.
    - Substituição da caixilharia existente por caixilharia de Alumínio com corte térmico + vidro duplo térmico.
    - Colocação de isolamento na laje de sótão não habitável, com recurso a manta de Lã Mineral.
    - Calafetagem de pequenas fugas de ar.

    Vou então detalhar cada um dos melhoramentos que já foram feitos.

    1 - Ar Condicionado
    Após muito investigar aqui no fórum e também depois de ter feedback de outras pessoas, a solução escolhida para gerar aquecimento foi o Ar Condicionado. Pensei em aproveitar a lareira e colocar um recuperador, mas como ela está encostada a uma parede exterior iria ter pouco rendimento, além do factor praticalidade e tempo de espera até obter calor. O Ar Condicionado pareceu-me a melhor solução tendo em conta o valor que pretendia investir e também o facto de não implicar grandes obras. Além disso, faz frio e faz calor, é extremamente rápido a gerar temperaturas de conforto e é altamente eficiente.
    O único contra que eu via como preocupante antes de comprar era o facto da ventilação/ruído serem desconfortáveis, facto que se veio a provar não problemático, já que as máquinas são muito silenciosas para os meus padrões.

    O sistema escolhido foi um multi-split Daikin, composto por uma máquina exterior de 9kW (5MXS90E) e 5 unidades interiores da série FTXS-K com a seguinte disposição:
    Cozinha - FTXS42K
    Sala - FTXS42K
    Escritório - FTXS20K
    Quarto 1 - FTXS25K
    Quarto 2 - FTXS25K


    A Unidade Exterior ficou situada numa zona central nas traseiras, no último piso, ficando assim discreta e imperceptível dentro de casa.

    Toda a tubagem é desviada pela parede do sótão habitável, com recurso a calha técnica e depois é estendida no chão da laje de sótão que está agora coberta pela manta de Lã Mineral. Chegando aos pontos das Unidades Interiores, está feito um roço na laje para passagem de tubagem e eletricidade, que posteriormente foi tapado com a calha que vê mesmo ao lado das máquinas interiores.
    Optei por esta solução, porque simplesmente foi a mais fácil/barata/rápida, em 2 dias ficou o serviço todo feito. Esteticamente não está tão perfeito como se apenas estivesse a máquina interior, mas já que vamos perturbar o equilíbrio visual da parede com a colocação do aparelho, que por mais bonito que seja tem sempre impacto, não será a calha, muito discreta que fará moça.

    Fiquei muito satisfeito com o resultado final, as máquinas da série FTXS-K têm umas linhas muito suaves, e são muito simples e discretas, adoro. Ter a calha ao lado também não atrapalha já que é um elemento de linhas simples e não gera muito ruído visual.

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    O objectivo é aquecer/arrefecer a casa toda, pelo que esta solução de multi-split foi a melhor. Tive a ajuda de vários membros do fórum para esta configuração e agradeço especialmente ao jorgealves pela ajuda.

    Informação adicional presente no tópico
    - Feedback do primeiro mês de Inverno com utilização 24h/7dias, custos e efeitos da falta de isolamento.
    - Feedback de utilização do AC em dias mais amenos. Efeito na carteira e experiências de configuração do temporizador. Explicação do efeito da Humidade Relativa no conforto térmico.
    - Discussão sobre controlo da qualidade do ar e Humidade Relativa com recurso a VMC (Ventilação Mecânica Controlada). (Vários posts seguidos)
    - Primeira Factura bimestral, feedback dos 2 primeiros meses de utilização A Sério (pleno Inverno) e conclusões (com gráficos de utilização).


    2 - Substituição da Caixilharia
    A caixilharia existente na casa tinha 2 grandes problemas: Primeiro é o seu desempenho térmico fraco e segundo, eram tramadas de limpar, por causa dos imensos vidrinhos individuais que compunham cada janela.
    Foi uma decisão que teve que ser muito bem ponderada já que o retorno do investimento é de menor percepção. Mas só o facto de serem difíceis de limpar ajudou também a decidir pela mudança.

    A caixilharia nova é composta por janelas de alumínio Anicolor, de duas folhas com oscilobatente com corte térmico, com perfil 60mm e com vidro térmico planitherm 6/16/4.
    Foram também trocadas as duas portas de alumínio da casa, sendo que a porta principal, de madeira maciça se manteve.
    As tampas da caixa de estore são em madeira de aglomerado, do tipo gaveta e foram seladas com silicone aquando da mudança da caixilharia, já que muitas delas estavam empenadas e causavam grandes fugas de ar.

    Esta mudança da caixilharia trouxe como benefício imediato o isolamento acústico que melhorou substancialmente.
    O nível de protecção de calor no Verão melhorou muito e agora de Inverno não tem comparação com o que havia, o problema agora são as pedras dos peitoris que são em mármore e são uma terrível ponte térmica.
    Era um investimento que era preciso, poderia ter sido deixado para última prioridade mas acabou por ser dos primeiros, porque já estava decidido que era para avançar.


    Pormenor da aplicação de silicone, tricolor.


    3 - Isolamento da laje de tecto com Lã Mineral
    Este foi o melhoramento que mais impacto teve e com o menor custo. Por 250€ comprei 120m2 de Lã mineral de 60mm de espessura com papel Kraft. Numa manhã apliquei, com um amigo, sobre a laje de sótão não habitável que tem o telhado diretamente em cima do ripado sem qualquer isolamento.

    Com recurso a um termómetro de infravermelhos, consigo verificar que se perde muito menos calor pelo tecto, sendo que agora o meu problema são as perdas de calor pelas paredes!
    Esta medida de isolar as lajes de sótão é excelente, muito barato e fácil de se fazer e o efeito é brutal tendo em conta o valor investido.


    Apenas uma camada tem um impacto muito notório. Com a ajuda de uns tijolos e umas tábuas, fizeram-se mesas para colocar material.


    4 - Calafetagem de fugas de ar
    Como mantive a porta de madeira, verifiquei que era preciso urgentemente tratar daquelas frestas e folgas que existem, seja em volta ou por baixo, já que se sentia uma grande corrente de ar! Com recurso a uma vedação do tipo escova, tratei da parte de baixo, em volta tive que aplicar diferentes tipos de fita de calafetagem e ainda estou com um problema que vou aproveitar para pedir ajuda em breve, aqui.

    A porta que dá para a escada interior que tem acesso à garagem, também sofreu o mesmo tratamento já que haviam grandes correntes de ar também por aqui, devido à ligação à garagem.


    Essencial minimizar as correntes de ar. Aplicação muito fácil.

    Entrada das fitas de estore. Aqui há também muita corrente de ar e esta semana tratei de inventar uma maneira de minimizar as correntes de ar. Anulou quase a 100% a entrada de ar frio.


    Simples e eficaz. Feio, mas não se vê.

    Chaminés, a lareira da sala, como já não vai mais ser usada, vou vedar a chaminé, porque se sente muito frio a entrar por lá. A chaminé do tubo do esquentador da cozinha e do exaustor também pretendo vedar melhor. Para o efeito vou usar uma placa de XPS recortada à medida e preenchida/vedada com espuma expansível de poliuretano.


    Placa cortada e aplicada, falta selar com a espuma.


    Aqui já com a espuma aplicada. Adeus correntes de ar frio!


    Monitorização do desempenho térmico e consumo energético
    Para monitorizar as temperaturas tenho mini estações meteorológicas com sensor de temperatura e humidade em cada divisão, tem a possibilidade de registar o mínimo e máximo de um período e são bastante úteis.
    Para monitorizar o consumo energético, tenho instalado um medidor de energia diretamente no quadro elétrico que mede o consumo actual da casa. Trata-se do Efergy Engage e permite registar muita informação com resolução de 6 em 6 segundos. Os dados são armazenados online e podem ser consultados através de vários gráficos de histórico e é possível ver o consumo actual, entre outras funcionalidades.
    Este medidor não tem em conta o Power Factor nem as oscilações de tensão, baseando-se apenas na intensidade de corrente actual. Mas o seu erro é baixo e é tolerável, mais importante que a precisão, é a possibilidade de perceber tendências e padrões de uso da energia ao longo do tempo.
    A par com o registo periódico do consumo no contador da EDP, são estas ferramentas que tenho vindo a usar para perceber qual o impacto destas medidas de melhoramento que fiz.


    O hardware.


    Aqui um exemplo do dashboard mostrando a informação actual.


    Feita esta partilha de informação, espero aqui tentar obter ajuda para outras questões que me possam vir a surgir.
    Vou também partilhar mais detalhe sobre os consumos de energia e feedback sobre as soluções que apresentei.
    Este tópico serve também de repositório de informação que será útil para pessoas em situação idêntica: Têm uma casa com alguma idade a precisar de mais conforto para manter os pés quentinhos!
  2.  # 2

    quantos graus aumentou a temperatura da casa depois de instalar a lã mineral?

    onde comprou o medidor de energia instalado no quadro electrico?
  3.  # 3

    Não é possível responder à pergunta feita dessa maneira, pois a lã mineral não gera aquecimento. O que lhe posso dizer é que dantes tinha os tectos mais frios que as paredes exteriores no Inverno e agora é ao contrário. Sendo que com o aquecimento central, tenho as divisões a rondar entre 18ºC e 20ºC e os tectos têm sempre mais 2ºC que o valor do ar medido à altura de 1m, ou de uma parede interior já aquecida, à altura de 1m.

    Basta interpretar os cálculos de condutividade térmica feitos por um amigo meu Eng. Civil e facilmente se conclui a enorme diferença que se obtém, já que como sabemos o calor sobe e começa a perder-se principalmente pelo tecto.

    • Laje de cobertura sem isolamento - U=2.8 (W/(m2.ºC))

    • Laje de cobertura com 6cm de lã de rocha (30kg/m3) - U=0.54 (W/(m2.ºC))

    • Laje de cobertura com 12cm de lã de rocha (30kg/m3) - U=0.30 (W/(m2.ºC))



    O medidor de energia comprei no site oficial da Efergy e mandei vir do UK quando estavam com uma promoção, ficou-me em cerca de 60€ com portes incluídos.
    É um gadget interessantíssimo e estou constantemente a monitorizar quando estou no PC ou no Android quando estou noutro sítio qualquer.
    Para quem quer optimizar os consumos da climatização da casa, recomendo vivamente.
  4.  # 4

    lol, eu sei que o lã mineral não gera aquecimento!! mas era isso que eu queria saber, portanto antes tinha as divisões a rondar os 12º e agora os 18/20º

    obrigado pela partilha
  5.  # 5

    Colocado por: fsilva106lol, eu sei que o lã mineral não gera aquecimento!! mas era isso que eu queria saber, portanto antes tinha as divisões a rondar os 12º e agora os 18/20º

    obrigado pela partilha


    Porque agora tenho o aquecimento central com os ACs, não esquecer deste pormenor.
    Eu não tenho comparação de antes e depois com o aquecimento central.

    A comparação que posso fazer é das diferenças de temperatura entre as paredes e a laje que dantes eram:
    Paredes mais quentes ou iguais à laje e agora a laje está sempre mais quente que as paredes, porque retém mais o calor produzido.
  6.  # 6

    Colocado por: FilipeOliveiraParedes mais quentes ou iguais à laje e agora a laje está sempre mais quente que as paredes, porque retém mais o calor produzido.

    Parece estar mesmo a pedir uma ventoinha de tecto para distribuir essa massa de ar mais quente cá para baixo. Das que permitam inverter a rotação.
  7.  # 7

    Colocado por: pedromdf
    Parece estar mesmo a pedir uma ventoinha de tecto para distribuir essa massa de ar mais quente cá para baixo. Das que permitam inverter a rotação.

    Nos EUA a maioria das casas tem no tecto uma ventoinha daquelas grandes no tecto, que tanto trabalham de verão como de inverno.No inverno trabalham para fazer circular o ar quente. É certo que o pé direito das casas nos EUA é mais alto que os nossos .
  8.  # 8

    Mas essa função já é feita pelas máquinas de AC que quando ventilam percorrem em dois eixos (cima-baixo, esquerda-direita), no caso da sala e cozinha e cima e baixo no caso das unidades mais pequenas. No caso do frio faz sentido movimentar ar, mas no caso do ar quente, imaginando que o ar está a cerca de 18ºC, temperatura confortável para a época, se houver movimentação de ar excessiva, a sensação de calor perde-se porque estamos sempre a perder aquela camada de ar quente estático em volta do nosso corpo.

    Quando estive num hotel na América do sul, a suite tinha AC de conduta e uma ventoinha que era extremamente agradável naquele clima tórrido, uma leve brisa fresca saía da conduta e era muito bem espalhada por toda a suite.

    No meu caso em concreto as paredes estão mais frias por causa do fraco isolamento.
    A casa está a precisar de ser pintada e é quase certo que vou aproveitar para no ano que vem isolar o exterior com Capoto, só tenho lido / ouvido bem disso e não fica a um valor exagerado face a fazer uma simples pintura exterior à casa toda. Os ganhos são tremendos!
  9.  # 9

    Quando instalou a caixilharia nova, teve uma boa oportunidade de acabar com essas caixas de estore... foi pena não ter aproveitado.

    também tenho um medidor desses de energia, mas o meu não disponibiliza os dados online. só dá para passar por USB para o PC.

    agora o próximo passo seria isolar as paredes... :)
    •  
      alv
    • 22 novembro 2013

     # 10

    Vivam!
    Ora aqui está um bom exemplo do que fazer.
    Também em relação às paredes, este é o exemplo típico de que, podendo, deve isolar por fora.
    A questão é a disponibilidade económica é fundamental. Se isolar por dentro, tem como inconvenientes o facto ter obras dentro de casa o que é aquilo que ninguém quer, mas também tem a vantagem de poder fazer apenas as divisõess que usa mais e assim consegue fazer por partes, iso é gastar menos de uma só vez. Quanto a custos, não vou discutir, deixando apenas a ideia que com o mesmo valor de ETICS se conseguem espessuras de isolamento superiores em ITICS, mas também pode ser inconveniente pois estamos a desperdiçar espaço habitável interior.

    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    •  
      alv
    • 22 novembro 2013

     # 11

    Vivam!
    Lá iriamos nó começar a velha discussão.
    Sim tem razão, mas veja as difernças de áreas numa e noutra solução e se necessitamos mesmo de iliminar completamente as pontes térmicas se temos um teco já isolado e sobre os pavimentos, sendo térrea não deverá haver grande ponte. Com um ITICS, a melhoria seria igualmente ou até superiormente significativa, porque eliminar tudo seria complicado ainda que com ETICS.
    Ainda assim congratu-lo-me por finalmente ler que afinal pelo interior se podem eliminar as pontes térmicas. Também já é uma vitória. Bolas custou mas foi.
    Ainda assim, também, lembro que escrevi, que havendo disponibilidade económica esta era a situação típica para um ETICS.
    Fiquemos então por aqui.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    •  
      alv
    • 22 novembro 2013

     # 12

    Vivam!
    Ó Dias, fotos, reconheço que no que às fotos diz respeito não tenho postado tantas como você, mas que tenho-o feito quando é necessário ou conveniente.
    Não é o caso, nesta discussão.
    Fiquemos por aqui, evidenciemos o que disse ou escrevi, isto é, que se houver disponibilidade, neste caso, com todas as reticências que coloco ao sistema reconheço que é o melhor, repito neste caso.
    Disse mais, que se não houver disponibilidade económica uma boa solução é ir efectuando o isolamento pelo interior; que, também neste caso as pontes térmicas devem ser minimas e isolar é o que é preciso, não havendo dinheiro para as totalidades que se façam às partes, mas que se façam.
    Depois é que vem a discussão das pontes do mais barato, das áreas, etc., etc., mas isso já não adianta nada à discussão do Fernando que está a partilhar os resultados do que fez, e procura soluções para melhorar ainda mais.
    Intervi e comentei apenas porque quem lê poderia ficar com a ideia que só isolando pelo exterior é que iria obter melhorias siginficativas. Não, se isolar pelo interior, haverá certamente, vantagens e desvantagens, mas certamente que também vai obter melhorias significativas e muitas como já sentiu com a simples colocação da lã sobre o pavimento da cobertura, que não sendo a solução óptima, foi a possível e obteve melhorias.
    Com o necesário pedido de desculpa por poluir o tópico tão interessnate com minuscencias, fico-me por aqui, fazendo parte.
    Concordam com este comentário: Pedro Fernandes, Jorge Santos - Faro
  10.  # 13

    Colocado por: fernandoFerreiraQuando instalou a caixilharia nova, teve uma boa oportunidade de acabar com essas caixas de estore... foi pena não ter aproveitado.

    também tenho um medidor desses de energia, mas o meu não disponibiliza os dados online. só dá para passar por USB para o PC.

    agora o próximo passo seria isolar as paredes... :)


    Pois podia ter deixado as janelas à face da parede interior, mas na altura ainda não pensava em capoto e foi a solução para a altura. Fazê-lo ia implicar fazer peitoris novos, remover os antigos, enfim mais uma despesa para a qual, à data, preferi evitar.

    De qualquer modo, abordando o tema do isolamento pelo exterior, a minha preocupação são as pedras inteiriças dos peitoris das janelas que são a maior ponte térmica que tenho, penso eu. Dá para isolar pelo exterior aquando da aplicação de capoto, ficando estas pedras a fazer parte da parede protegida, eliminando assim a ponte térmica?

    Além disso, depois da colocação do capoto, será que as tais pontes térmicas remanescentes (e aqui agradecia uma enumeração de possíveis exemplos) serão tão quantitativamente relevantes de modo a penalizar o investimento?

    Ou seja, por palavras mais simples, será que ao cobrir a casa toda com um cobertor (capoto), se ficar um dedo ou dois de fora a apanhar frio, é assim tão mau?

    É que 100% de isolamento acho que é coisa utópica. Nem nas construções novas isso acontece, quanto mais no meu caso.

    Isolar por dentro está fora de questão, precisamente pelo facto de se aproveitar a necessidade de pintar a casa, que é uma boa oportunidade para a colocação do capoto.


    Agradeço o vosso interesse e reconhecimento.
  11.  # 14

    Entretanto já selei as chaminés cá de casa, com recurso ao XPS + espuma espansível.

    Nunca tinha trabalhado com esta espuma de poliuretano. Fiquei fã. :)

    • MIBS
    • 24 novembro 2013

     # 15

    Obrigada pela partilha de dicas para melhorar o isolamento. Por aqui temos uma situação muito semelhante: estamos a remodelar uma moradia com 30 anos com características quase idênticas. Estamos a substituir a caixilharia e vamos tb colocar a manta mineral no sotão.

    Em relação às pedras nas janelas, qual é a alternativa?

    Tem ideia de quanto fica isolar as paredes pelo exterior?

    Obrigada,
    MIBS
  12.  # 16

    Acerca das pedras, também estou à espera de resposta ao meu post #16.

    A colocação de capoto, para já tenho um preço de um instalador de 30€+IVA o m2. O que me pareceu bastante sedutor. Já incluindo uma porrada de camadas que ele referiu mas que não percebo muito (ainda) e pintura.
    Os preços, pelo que vi aqui pelo forum e dependendo das zonas e da qualidade do serviço, rondam entre 20€ e 50€ o m2, isto sem IVA.
    • MIBS
    • 24 novembro 2013

     # 17

    O isolamento pelo exterior ainda fica bastante caro. É que são cerca de 350m2 no nosso caso...

    Talvez seja uma pergunta parva, mas pode-se fazer isolamento pelo exterior por fases (paredes), começando, por exemplo pela parede norte? Ou é um grande disparate?
  13.  # 18

    Colocado por: MIBSTalvez seja uma pergunta parva, mas pode-se fazer isolamento pelo exterior por fases (paredes), começando, por exemplo pela parede norte? Ou é um grande disparate?

    poder pode. mas o ideal é fazer tudo de uma vez, para fazer em condições os remates nos cantos, e se fizer tudo de uma vez é natural que tenha no final um melhor preço.



    Colocado por: FilipeOliveiraAcerca das pedras, também estou à espera de resposta ao meu post #16.

    o ideal é retirar as pedras fora, regularizar as superficies e revestir tudo com ETICS, até à caixilharia. Parede, Peitoril, ombreiras e padieira...
  14.  # 19

    Colocado por: fernandoFerreira
    o ideal é retirar as pedras fora, regularizar as superficies e revestir tudo com ETICS, até à caixilharia. Parede, Peitoril, ombreiras e padieira...


    Dado que acabei de colocar as novas janelas, o que é que implica retirar as pedras fora? É preciso retirar o aro da janela? Ou dá para cortar a pedra pelo exterior da janela?
    Há algum exemplo ou foto dessa intervenção que possa partilhar?
  15.  # 20

    Com rebarbadora? Não implica mexer nos caixilhos pois não?
    Não faço ideia é de como fica o resultado final depois dessa intervenção. Perdem-se os parapeitos exteriores?

    Neste caso uma imagem ajudava. :)
 
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