Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá!
    Tenho uma moradia isolada e, uma vez que os acabamentos não são os melhores, torna-se quente no verão e fria no inverno. Algo que me disseram é que, para além de tudo o que se pode fazer (pintura interior e exterior, janelas, portas...), deveria começar pelo sotão. O sotão não é usado e está por acabar (vêm-se as vigas e o tijolo).

Assim, li aqui que uma solução barata e simples que até eu poderia aplicar, seria a de usar MLV, para cobrir todo o chão, confirmam? Sem sim, quais os cuidados que devo ter na compra (qualidade, espessura, etc) e na aplicação (é preciso aparafusar, como juntar as malhas, etc).

Grato pela ajuda,
    JP
  2.  # 2

Já leu o meu relato aqui?

A Lã mineral compra-se aos rolos de 1,2 x 8 m ou outros tamanhos semelhantes, deve ser a que tem uma face com papel Kraft e que deve ser aplicado com o papel virado para baixo, ficando este entre a laje e a lã.
    Quanto maior a espessura menor a condutividade térmica. Mas já terá um excelente efeito com apenas uma camada de 60mm, que foi o que apliquei.

O cuidado na aplicação é que as mantas fiquem bem juntas, minimizando as folgas e que se garanta que se cobre toda a laje. Além disso deve-se evitar pisar muito a manta depois de aplicada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MIBS, jpierre70
    •  
      alv
    • 22 novembro 2013 editado

# 3

Vivam!

Já começa a valer a pena escrever tanto e repetir.....

"Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: treker666, FilipeOliveira
  3.  # 4

Aproveito para acrescentar os ganhos teóricos que se tem com uma camada e duas camadas de manta de isolamento, neste caso com Lã de Rocha, mas semelhante para Lã Mineral:
    Foi-me facultado por um amigo Eng. Civil.

• Laje de cobertura sem isolamento - U=2.8 (W/(m2.ºC))

• Laje de cobertura com 6cm de lã de rocha (30kg/m3) - U=0.54 (W/(m2.ºC))

• Laje de cobertura com 12cm de lã de rocha (30kg/m3) - U=0.30 (W/(m2.ºC))

Como vê, a segunda camada já adianta de pouco, sendo que o retorno do investimento é muito menor. Ainda assim tem ganhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpierre70
  4.  # 5

Viva! Excelente ajuda!

Mais duas questões:

- fico então com a certeza que o isolamento do sótão vale mesmo a pena?

- quais os preços médios? Procuro numa MaxMat, Leroy Merlin ou Bricor?

Grato!
    JP
  5.  # 6

Colocado por: jpierre70Viva! Excelente ajuda!

Mais duas questões:

- fico então com a certeza que o isolamento do sótão vale mesmo a pena?

- quais os preços médios? Procuro numa MaxMat, Leroy Merlin ou Bricor?

Grato!
    JP

Pode também procurar numa casa especializada em isolamentos, de gessos cartonados, ou numa casa de materiais de construção em geral.
    Concordam com este comentário: alv
    • MIBS
    • 25 novembro 2013

# 7

Lã mineral não é o mesmo que lã de rocha? Qual a melhor para isolar o sótão? Que preços esperar para cada uma? Ambas são vendidas com papel kraft?
    •  
      alv
    • 25 novembro 2013

# 8

Vivam!

Colocado por: MIBSLã mineral não é o mesmo que lã de rocha?

Sim, lã de rocha é uma lã mineral; Quando se diz lã mineral, não se descrimina o tipo de lã , ao contrário, quando se especifica lã de rocha, lã de vidro, não há dúvidas e especifica-se o tipo de lã.

Os preços têm a ver com o tipo, espessura e densidade e qualquer existe em manta, painel com e sem papel kraft ou outros revestimentos.

"Fasssam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MIBS
    • MIBS
    • 25 novembro 2013

# 9

Obrigada!

Qual recomenda para isolar o sotão? São cerca de 140m2 e o sotão está fechado e em bruto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajalmeida
  6.  # 10

Colocado por: MIBSQual recomenda para isolar o sotão?

a que encontrar com mais espessura e que tenha papel kraft, destas a que tenha melhor preço.
    Concordam com este comentário: j cardoso, alv
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MIBS
    • MIBS
    • 26 novembro 2013

# 11

Vou ver isso então! Vende-se nas lojas de material de construção, certo?
  7.  # 12

Viva!
    Encontrei da marca Knauf, no Leroy Merlin e já comprei.

Fiquei com uma dúvida: o sr que me atendeu disse-me que a parte do papel deveria ficar voltada para cima e a parte Sá lã em contacto com chão. É mesmo assim?

Grato,
    JP
    •  
      alv
    • 2 dezembro 2013

# 13

Vivam!

Colocado por: jpierre70Viva!
    (...) no Leroy Merlin (...) o sr que me atendeu disse-me que a parte do papel deveria ficar voltada para cima e a parte Sá lã em contacto com chão. É mesmo assim?

Nada mais errado.
    Pois este é um dos problemas das grandes superfícies. Imagina o que aquelas caras larocas ( refiro-me às meninas, bem entendido) todas bonitas percebem de construção.
    Enfim,^estas grandes superfícies tem coisas boas e coisas más, sendo os coveiros do comércio tradicional de materiais de construção nas cidades onde se implantam.
    Uma vez assisti a uma formação "de como instalar Pladur", ipsis verbis (não sei se é assim que se escreve, antes que seja mais um erro ortográfico, não resisti. Já estava desconfiado com as ferramentas que estavam no local para fazer a demonstração, mas ao fim de dez minutos já estava a vir embora perante tanta anormalidade. A parte curiosa é que as pessoas que estavam a assistir pareciam interessadas portanto a aprender coisas menos bem para ser simpático, não venham eles ( que até andam por aqui) sugerir-me que lhes faça formação:).

"Desabafado" que estou, em relação ao que questiona e isso é que interessa, repito, nada mais errado, o papel tem de ficar virado para a zona aquecida.

"Fassam" parte.
  8.  # 14

Colocado por: jpierre70Viva!

JP

Se não é indiscrição, quanto é que foi o m2?
  9.  # 15

Cada rolo de 12mts/1,2mts ficou por cerca de 37€. Estavam em promoção face ao preço original de 47€. Vamos lá ver se não morro intoxicado ou de comichão na aplicação. :)
  10.  # 16

Colocado por: jpierre70Cada rolo de 12mts/1,2mts ficou por cerca de 37€. Estavam em promoção face ao preço original de 47€. Vamos lá ver se não morro intoxicado ou de comichão na aplicação. :)

esteja descansado, no meu sotão fui eu fiz a aplicação de 2 camadas de 80mm em 80m2 de cócoras e ainda cá ando...proteja olhos, mãos, boca e nariz...
    • MIBS
    • 3 dezembro 2013

# 17

Colocado por: jpierre70Cada rolo de 12mts/1,2mts ficou por cerca de 37€. Estavam em promoção face ao preço original de 47€. Vamos lá ver se não morro intoxicado ou de comichão na aplicação. :)

Comprou manta de lã de vidro com kraft? Esse é um bom preço?
  11.  # 18

Comprei rolos de Lã Mineral de Vidro - http://www.knaufinsulation.com/en/knauf-insulation-mineral-wool-insulation-ecose-technology. Foi o que encontrei pelo que não sei se o preço é ou não bom.
  12.  # 19

jpierre70 há 4 dias concordaragradecer# 12citarmensagem privada
    Viva!

Fiquei com uma dúvida: o sr que me atendeu disse-me que a parte do papel deveria ficar voltada para cima e a parte Sá lã em contacto com chão. É mesmo assim?

Grato,
    JP

Viva JPierre70, ja instalou as mantas, deu resultado? É que eu tenho que fazer o mesmo na casa dos meus pais e gostava de saber o resultado

0.0206 seg. NEW