Iniciar sessão ou registar-se
    • nomic
    • 9 fevereiro 2009 editado

# 1

Bom,

Parece-me que irei ficar grande adepto deste forum.
    Como estou em processo de comprar a minha primeira casa e será uma para eu remodelar... muitas das remodelações serei eu a fazer pois já tive varias más experiências com alguns senhores ditos "empreiteiros" e consigo ajeitar-me relativamente a vontade no mundo da bricolage. e pela razão mais obvia de todas... contenção de custos. (obviamente que irei recorrer a um empreiteiro para umas coisa especificas...) e só para a mao de obra, o resto eu forneço ;)

Bom a minha casa será imaginando um rectângulo em que :
    Um dos lados mais compridos esta colado ao predio do lado,
    Metade do outro lado e a escadaria de acesso ao prédio e aos outros andares,
    A outra metade e para a vizinha
    um dos lados mais curto dá para a rua com 2 janelas
    e outro lado dá pra um logradouro meu :D onde iram ficar umas portas\janelas tipo marquise!

E como disse no post anterior trata-se de um R\C alto, com o Chao tlvz a 1,5 mtros do chao da rua. A Contrução do predio data (axo eu) 1940 e tal... em q a zona da cozinha + wC + marquise é placa por cima e por baixo, e o antigo dono aterrou as caixas de ar das restantes divisões e colocou mosaico.

Eu vou picar as paredes (as q precisarem, que são quase todas) e será q vale a pena por só pladur + lã de rocha nas paredes q dão para a rua directamente ou em todas as paredes do perimetro da casa?
    Forro tb as paredes interiores? ganho algum isolamento termico\ acustico forrando so com as palcas d pladur ou ponho tb algum tipo de isolamento?
    Andei no site da pladdur, e fiquei com a ideia de usar pladur LAN para as paredes exteriores, Pladur WA para os WC e pladur tipo N para o resto das paredes...
    Mas confesso q estou um pouco confuso com tantos os tipos d pladur...

Nota: Todas as tubagens, agua, eléctricas serão espetadas dentro roços... ja que pico as paredes... abro + um pouko e perco menos espaço na divisão...

Nos tectos falso, coloco tb isolamento? tenho por cima de mim + 2 vizinhos... e num dos quartos estão vestígios de humidade provenientes de uma varanda que entupiu e passou para o andar d baixo... o meu...

Poderão aconselhar-me?
    Obrigado
    • nomic
    • 10 fevereiro 2009 editado

# 2

alguem?! por favor...
    •  
      FD
    • 10 fevereiro 2009

# 3

Não percebo muito disto mas, se vai colocar gesso cartonado porque é que vai abrir roços e por lá as canalizações? Basta fixá-las à parede, não? E se vai colocar o gesso cartonado, porque é que vai picar as paredes? Estão a "desintegrar-se"?

Quanto ao restante, depende muito do porquê de querer fazer as coisas... Quer colocar o gesso cartonado porquê? Só por causa do isolamento térmico?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nomic
    • nomic
    • 11 fevereiro 2009

# 4

Colocado por: FDNão percebo muito disto mas, se vai colocar gesso cartonado porque é que vai abrir roços e por lá as canalizações? Basta fixá-las à parede, não? E se vai colocar o gesso cartonado, porque é que vai picar as paredes? Estão a "desintegrar-se"?

Quanto ao restante, depende muito do porquê de querer fazer as coisas... Quer colocar o gesso cartonado porquê? Só por causa do isolamento térmico?

o picar as paredes é pk há zonas em q entrou humidade e sim a paredes esta a "desintegrar-se..." e porque assim ganho espaço ao espaço q o pladur + o isolamento "roubam" e assim no total a perca é maior, e como é feito por mim, n tenho que me preocupar com mao de obra...
    estava a a pensar colocar no interior das paredes pelo menos os tubos d agua... e tlvz os electricos... pk n ire colocar isolamento em todas as paredes... (mas estava a espera de alguma ajuda nesse aspecto...
    •  
      alv
    • 11 fevereiro 2009

# 5

Vivam!
    Bom, monic, embora possa e deva usar o pladur para lhe resolver os problemas que tem em casa, o fundamental é saber escolher o sistema adequado, porque senão em vez de resolver só agrava.
    Tratando-se de paredes que estão desagregadas é sinónimo da existencia de humidades ascencionais ou de capilaridade, e como li atrás PladurLAN, alerto-o que não pode usar esse tipo de placas quando existem humidades.É pior a emenda que o soneto!!
    Se tem humidades e se quer colar (que também não é aconselhável) tem de uasr o Pladurterm; Este é EPS (esferovite) e o outro é painel de lã de rocha que colado contra uma parede húmida não é mais que um mata borrão e passados alguns dias tinha essa humidade nas placas.
    Nessa situação eu optaria ou pelo Pladurterm colado (a evitar o simples) ou então uma estrutura metálica autoportante sobra a qual aplicaria por aparafusamento uma ou duas placas de pladur. Quanto ao isolamento nesse sistema, o ideal é usar entre a estrutura e a parede uma placa fina de XPS e entre essa e o pladur a namta de lã de vidro de 60mm e 16 Kg de densidade. Se não quiser estar a usar o XPS, por questões económicas ou de espaço, deve colocar um plástico, daquele preto e grosso, entre a estrutura e a parede para que a manta não toque nas paredes.
    Com este sistema não necessita abrir qualquer roço, porque as canalizações passam no iterior da estrutura.
    Se de todo não puder dispor do espaço que a anterior solução ocupa, então só o pladur term e se possível com barreira pára vapor entre o pladur e o EPS.
    Esta última solução, sem a barreira pára vapor é uma óptima solução para o revestimento das paredes interiores.
    Em caso algum nestas situações deixem as placas a tocar nos pavimentos e mesmo nos encontros com as paredes existentes, porque são pontos inevitáveis de passsagem de humidades.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nomic
  1.  # 6

não é por nada

mas uma das razões pelas quais as placas de gesso laminado (pladur, placo, knauf...etc) é utilizado hoje em dia na construção em geral é que permite que tubos de água e eletricidade possam ser distribuidos pela habitação inteira sem ter que recorrer ao embebimento das tubagens em roços nas alvenarias.
    porque pura e simplesmente podem ser suspensos nos tectos e descer só em pontos estratégicos para as suas localizações.

por isso hoje em dia se vê todas as circulações das habitações em tectos falsos, passa lá tudo por cima, distribuição de água, eletricidade, ar condicionado, etc.........é essencialmente eficaz.
    a partir da eficácia e funcionalidade é como diz o nosso colega de forum ALV..
    "...o céu é o limite...."

"tentando fazer parte"
    • nomic
    • 11 fevereiro 2009

# 7

Colocado por: alv
    Tratando-se de paredes que estão desagregadas é sinónimo da existencia de humidades ascencionais ou de capilaridade, e como li atrás PladurLAN, alerto-o quenão podeusar esse tipo de placas quando existem humidades.É pior a emenda que o soneto!!

A humidade existente, pelo que vi na primeira visita a casa (recordo que ainda n comprei a casa, estou em processo de...) esta parede + degradada esta num dispensa em que tem uma pequena janela de madeira, que irá ser removida, mas que deverá ter sido a fonte de entrada da dita humidade, as restantes paredes aparentemente...estão "normais"... e o tecto que tem uma mancha amarela, pelo que me foi informado pelo proprietário (nada de imobiliarias) foi a varanda do vizinho de cima q entupiu e deu origem a esta humidade....

Se tem humidades e se quer colar (que também não é aconselhável) tem de uasr o Pladurterm; Este é EPS (esferovite) e o outro é painel de lã de rocha que colado contra uma parede húmida não é mais que um mata borrão e passados alguns dias tinha essa humidade nas placas.
    Nessa situação eu optaria ou pelo Pladurterm colado (a evitar o simples) ou então uma estrutura metálica autoportante sobra a qual aplicaria por aparafusamento uma ou duas placas de pladur. Quanto ao isolamento nesse sistema, o ideal é usar entre a estrutura e a parede uma placa fina de XPS e entre essa e o pladur a namta de lã de vidro de 60mm e 16 Kg de densidade. Se não quiser estar a usar o XPS, por questões económicas ou de espaço, deve colocar um plástico, daquele preto e grosso, entre a estrutura e a parede para que a manta não toque nas paredes.

Entao o sistema com melhor qualidade preço sendo que se trata da minha propria casa, será o sistema autoportante com placa fina da XPS (e isto é o k?) + a lã d rocha + a plada de gesso cartonado? isto em termos de espessura dá um total que quanto? a estrutura e fixada a parede como parafuso + bucha? ou chumbada a parede?
    Se me disser que é melhor n colar eu n colo:D e n vou colar.

Coloco este sistema em todas as paredes? ou so nas que dão para o exterior e para as escadas do prédio? sendo q as outras tenho ou a vizinha do lado ou o predio do lado...

Com este sistema não necessita abrir qualquer roço, porque as canalizações passam no interior da estrutura.

e seguro so tubos a estrutura como? isto n vai causar os tais "chicotes" pelas diferenças d pressão na tubagem d agua? (isto são horas e horas a ler este forum ;) )

Se de todo não puder dispor do espaço que a anterior solução ocupa, então só o pladur term e se possível com barreira pára vapor entre o pladur e o EPS.
    Esta última solução, sem a barreira pára vapor é uma óptima solução para o revestimento das paredes interiores.
    Em caso algum nestas situações deixem as placas a tocar nos pavimentos e mesmo nos encontros com as paredes existentes, porque são pontos inevitáveis de passsagem de humidades.

então poderei usar este tipo solução para as outras paredes q não as q dao para o exterior... e a outra solução para as q dao para o exterior... ??
    eu nas outras paredes aparentemente n tenho problemas de maior.

FAzendo um Glossario para perceber a terminologia + tecnica:

EPS
    XPS
    Pladur LAN
    Pladur term
    Pladur wa
    o que é a barreira para vapor?
    •  
      FD
    • 11 fevereiro 2009 editado

# 8

Colocado por: nomicplaca fina da XPS (e isto é o k?)

XPS = espuma de poliestireno extrudido - para saber mais sobre XPS.
    EPS = espuma de poliestireno expandido.

O EPS - poliestireno expandido é um plástico celular e rígido, que se pode apresentar numa multitude de formas e aplicações. O EPS é uma espuma de poliestireno moldada, constituída por um aglomerado de grânulos, e é o material utilizado para placas para isolamento na construção civil, para caixas de peixe, para embalagens de electrodomésticos e produtos electrónicos e para muito mais.

Existem outros tipos de espumas de poliestireno que, no entanto, não são EPS. O XPS - poliestireno extrudido, que é também uma espuma rígida de poliestireno, mas diferencia-se do EPS por ser obtida por um processo de extrusão em contínuo e por empregar outros gases expansores. A sua única aplicação corrente é como isolamento na construção civil, apresentando-se sob a forma de placas coloridas. O PSP - poliestireno papel, que é também uma espuma rígida de poliestireno, extrudida, que é produzida com uma fraca espessura (2 - 3 mm). A sua aplicação é em bandejas e tabuleiros para acondicionar produtos alimentares.

http://www.acepe.pt/eps/eps.asp
  2.  # 9

Colocado por: alvVivam!
    Bom, monic, embora possa e deva usar o pladur para lhe resolver os problemas que tem em casa, o fundamental é saber escolher o sistema adequado, porque senão em vez de resolver só agrava.
    Tratando-se de paredes que estão desagregadas é sinónimo da existencia de humidades ascencionais ou de capilaridade, e como li atrás PladurLAN, alerto-o quenão podeusar esse tipo de placas quando existem humidades.É pior a emenda que o soneto!!
    Com este sistema não necessita abrir qualquer roço, porque as canalizações passam no iterior da estrutura.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nomic
    •  
      alv
    • 12 fevereiro 2009 editado

# 10

Vivam!
    Tanta pergunta, vamos ver se sou capaz de esclarecer!

Entao o sistema com melhor qualidade preço sendo que se trata daminha propria casa, será o sistema autoportante com placa fina da XPS (e isto é o k?) + a lã d rocha + a plada de gesso cartonado? isto em termos de espessura dá um total que quanto? a estrutura e fixada a parede como parafuso + bucha? ou chumbada a parede?
    Se me disser que é melhor n colar eu n colo:D e n vou colar.

Sim esse é o melhor sistema e só é necessário para paredes exteriores e como se trata de um muito bom isolamento só se as paredes exteriores não estiverem tratadas. Se tiverem tratadas pode evitar o XPS e trocá-lo pelo filme preto.
    Quanto á fixação dos perfis, o sistema é autoportante, isto é, apenas se fixam as calhas no pavimento e no tecto. Em algumas situações é necessário um pequeno reforço dos perfis a cerca de um metro de altura,mas normalemnte só com pés direitos altos e quando se usa apenas uma placa.
    as espessuras é a somar: Pladur 13mm; perfil 46mm e XPS 30 ou 40mm; filme 0mm( Quase!!!!)

Coloco este sistema em todas as paredes? ou so nas que dão para o exterior e para as escadas do prédio? sendo q as outras tenho ou a vizinha do lado ou o predio do lado...

Não parece valer a pena usar uma coisa tão completa nas paredes interiores. Aí basta o trasdosado semi-directo que não é mais que uma ou duas placas de pladur aplicadas por aparafusamento a uma estrutura metálica em forma de omega que se fixa directamente á parede existente com buchas do tipo "tapit". Se tiver problemas acústicos com a caixa das escadas aí terá de voltar á primeira forma e usar a solução anterior.

e seguro so tubos a estrutura como? isto n vai causar os tais "chicotes" pelas diferenças d pressão na tubagem d agua? (isto são horas e horas a ler este forum ;) )

Os tubos passam pelo interior da estrutura nuns furos que possuem e são "atados" com braçadeiras plásticas, fio de cobre ou até há quem use polietileno em espuma ou pasta de agarre.

Fazendo um Glossario para perceber a terminologia + tecnica:

EPS, XPS Ver post do FD (a quem agradeço a inestimável ajuda)

Pladur LAN, Pladur term - Básicamente o mesmo processo de produção, mas com isolamentos diferentes. Placa de Pladur BA10 á qual é aplicada por colagem em fábrica um isolamento térmico no dorso. LAN - Painel de lã de rocha e Term - Placas de EPS ou XPS. A pedido e em quantidades pode ser incorporado emtre a placa e o isolamento uma barreira pára vapor em filme de alúminio.

Pladur wa - Placa de pladur que tem aditivos siliconados na alma e no cartão que permite a aplicação em ambientes húmidos. Usam-se normalmente em cozinhas, WC e varandas ou então locais com elevado grau de higroscopicidade.

O que é a barreira para vapor? - Nos sistemas Pladur em certas situações devido á hipótesede haver condensados resulatantes do contacto do ar quente com superfícies frias.

"Fassam" parte.
  3.  # 11

Só me atrevo a dar um input sobre a infiltração vinda de cima pois quanto ao resto não sei: deverá depois quando for proprietário solicitar ao vizinho que cima que acione o seguro multiriscos dele para lhe pagar o arranjo do estrago causado pela varanda. Espero que ele tenha seguro multiriscos.

0.0128 seg. NEW