Iniciar sessão ou registar-se
    • MariaL
    • 25 novembro 2013 editado

     # 1

    Tenho uma lareira aberta que não defuma bem, na cozinha! Aliás não defuma (mesmo com o exaustor desligado).
    Uma vez que se situa na cozinha andamos a ponderar varias opções, tendo em conta que gostavamos de aproveitar o local para cozinhar.
    Mas fico sempre na duvida por causa da possibilidade dos miudos se poderem queimar - principlamente se a opção for salamandra!)
    Opções:
    - instalar um recuperador - espero que resolva o problema do fumo!
    - instalar uma salamandra com forno - mas de encatres é dificil de encontrar;
    - mandar tudo abaixo e colocar um fogão de cozinha a lenha ou uma salamandra!

    Qual a vossa opinião?
    Conhecem salamandras de encastre com forno!
    Obrigada desde já a quem me possa ajudar!
    •  
      FD
    • 25 novembro 2013

     # 2

    E resolver o problema da lareira, está fora de questão porquê?
  1.  # 3

    Não está fora de questão, queremos é rentabilizar o aquecimento e que não encha a casa de fumo. Pelo que me apercebi está mal construida, a abertura é muito alta e depois os "angulos" fazem com que o fumo, em vez de sair, retorne para dentro de casa.
    •  
      FD
    • 25 novembro 2013

     # 4

    Tudo o que fizer, se não tiver extracção forçada, pode não servir para nada se não resolver o problema da chaminé.
    Aliás, até pode correr riscos bem piores, intoxicação por monóxido de carbono (que mata), por exemplo.
    Posso estar a assustar mas, é sem saber o que lá está e imaginando o pior cenário possível.
    A coisa boa do fumo é que se vê e se cheira, o monóxido de carbono, não se cheira nem se vê!
    Ora, junte uma chaminé que não extrai os fumos e um aparelho mal instalado e tem dose letal.

    Faça o que fizer, instale um detector de monóxido de carbono na divisão da lareira e outro na divisão mais próxima.

    É uma moradia? Se sim, e se quer cozinhar, um fogão a lenha é uma boa ideia.
  2.  # 5

    Boa tarde MariaL
    A chaminé enrola o fuma e volta para trás certo?

    E se tiver uma porta do exterior ou uma janela aberta , aí já fuma bem ?

    Há solução.
  3.  # 6

    Colocado por: leiriaE se tiver uma porta do exterior ou uma janela aberta , aí já fuma bem ?


    Colocado por: leiriaBoa tarde MariaL
    A chaminé enrola o fuma e volta para trás certo?

    E se tiver uma porta do exterior ou uma janela aberta , aí já fuma bem ?

    Há solução.


    já agora esses sintomas revela o quê????
  4.  # 7

    Boa tarde,
    Esses sintomas revelam que existe falta de ar. Pois se tiver a porta aberta a lareira funcionar que é um espectaculo, mas por outro lado temos a lareira para aquecer e a porta aberta arrefecer.
    Solução ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPN761
  5.  # 8

    acho que a solução mais fácil era instalar um recuperador no sitio da lareira,
    resolvia o problema dos fumos e tirava muito mais rendimento da lenha
    Concordam com este comentário: leiria
  6.  # 9

    Se quer colocar a sua lareira a funcionar bem, basta introduzir um tubo de 125 vindo do exterior á parte de baixa da lareira, e verá que o fumo não volta para trás.

    Como sabe com a lareira 80% do calor sai pela chaminé, ou seja só aproveita 20%.
    Com uma salamandra pode inverter a situação aproveitar os 80% do calor.
 
0.0085 seg. NEW