Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: DUARTE82Cuidado com as casas circundantes se estao avaliadas ao mesmo valor, se nao estiverem mais cedo ou mais tarde é apanhado a escriturar abaixo do valor.

    Com isto não vale a pena preocupar-se. No mesmo prédio são vendidas casas iguais por valores bastante diferentes, depende da capacidade de negociação, e da situação financeira do vendedor no momento da venda.

    Colocado por: DUARTE82Com a fome da AT em corrigir declaraçoes, o mais certo é virem ter consigo daqui a 3/4/5anos exigirem a diferença..

    Explique lá como é que fazem isso.

    Colocado por: DUARTE82Muita gente que compra andares, sao atraiçoados pelo vizinho, pois a AT vai ter com um e verifica a disparidade de valores escriturados.. é facil para a AT descobrir estas artes..

    Isto não é verdade. Nada proíbe que dois apartamentos iguais sejam vendidos por preços diferentes.
    Concordam com este comentário: CD00
  2.  # 2

    É facil, a AT escolhe um vizinho num predio e por tipologia verifica a quanto outros escrituraram. Ja vi um amigo meu a tramar-se com isto, e devolveu a diferença da escritura com multa às finanças, passados 2 anos, porque a AT apertou com o vizinho dele e ele admitiu que o construtor escriturou todos abaixo do valor de mercado. Neste caso escolhe alguem nas redondezas da casa e escrutina o valor escriturado.

    So falei do que sei e ja aconteceu.
    Nada proíbe a AT de especular sobre isto: dois apartamentos iguais sejam vendidos por preços diferentes.

    Acredite, para a AT, vale tudo e é simplesmente facil. E nem admita recorrer à Justiça, porque a AT a tem de borla e o senhor nao.
  3.  # 3

    Colocado por: DUARTE82É facil, a AT escolhe um vizinho num predio e por tipologia verifica a quanto outros escrituraram. Ja vi um amigo meu a tramar-se com isto, e devolveu a diferença da escritura com multa às finanças, passados 2 anos, porque a AT apertou com o vizinho dele e ele admitiu que o construtor escriturou todos abaixo do valor de mercado. Neste caso escolhe alguem nas redondezas da casa e escrutina o valor escriturado.

    So falei do que sei e ja aconteceu.
    Nada proíbe a AT de especular sobre isto: dois apartamentos iguais sejam vendidos por preços diferentes.

    Acredite, para a AT, vale tudo e é simplesmente facil. E nem admita recorrer à Justiça, porque a AT a tem de borla e o senhor nao.


    isto está muito mal explicado....ou está aí uma grande confusao!

    Uma coisa é escriturar abaixo do valor da compra para pagar menos impostos....outra coisa é comprar abaixo do valor de mercado mas escriturar pelo valor efectivo da compra.... sao situações diferentes. e ainda ha a outra questão relativa ao IMI, pessoas que escrituram abaixo do valor de avaliação das finanças, mas para IMI conta o maior dos dois...
  4.  # 4

    Ok, entao arrisque , a AT anda maluquinha para abrir ordens de serviço e escrutinar estes casos. E depois nao querem so ver o valor escriturado, querem abrir o sigilo bancario, para ver o cheque e o montante e pode até chegar verificar a declaraçao do IRS.. Olhe que há distritos onde a AT é perigosa nos seus juizos de valor, AVEIRO.

    Uma coisa é escriturar abaixo do valor da compra para pagar menos impostos....outra coisa é comprar abaixo do valor de mercado mas escriturar pelo valor efectivo da compra.
    - A primeira é sempre apanhado, a segunda irá ser apanhado porque a AT virá com as suas avaliaçoes.
    - Penso que o topico abriu com isto: escriturar abaixo do valor da compra para pagar menos impostos.

    - - -

    O topico diz isto:

    Entretanto, foi feita a actualizacão do valor patrimonial (217.000 euros) do qual se paga o IMI.
    Como o valor real a pagar pela moradia e que é pedido pelo proprietario é superior ao valor patrimonial, ele quer a diferenca paga “por fora” , ou seja não declarada.

    Quer explicar à AT o que é o «por fora»?

    A minha intençao aqui é boa e nao é ser alarmista, é so avisar. Há um corropio de objetivos na AT, que nem lhe passa pela cabeça, e estes casos desembocam na correçao de declaraçoes de IRS, abertura de sigilo bancario, etc...
  5.  # 5

    Colocado por: DUARTE82Ok, entao arrisque , a AT anda maluquinha para abrir ordens de serviço e escrutinar estes casos. E depois nao querem so ver o valor escriturado, querem abrir o sigilo bancario, para ver o cheque e o montante e pode até chegar verificar a declaraçao do IRS.. Olhe que há distritos onde a AT é perigosa nos seus juizos de valor, AVEIRO.

    Uma coisa é escriturar abaixo do valor da compra para pagar menos impostos....outra coisa é comprar abaixo do valor de mercado mas escriturar pelo valor efectivo da compra.
    - A primeira é sempre apanhado, a segunda irá ser apanhado porque a AT virá com as suas avaliaçoes.
    - Penso que o topico abriu com isto: escriturar abaixo do valor da compra para pagar menos impostos.

    - - -


    Mas alguém que, financeiramente aflito e a precisar de vender com urgência, no mesmo prédio venda o seu apartamento por dois terços ou metade do apartamento dum vizinho igual que foi vendido a preços de mercado, ainda por cima se arrisca a ser acusado de querer fugir ao fisco??

    O topico diz isto:

    Entretanto, foi feita a actualizacão do valor patrimonial (217.000 euros) do qual se paga o IMI.
    Como o valor real a pagar pela moradia e que é pedido pelo proprietario é superior ao valor patrimonial, ele quer a diferenca paga “por fora” , ou seja não declarada.

    Quer explicar à AT o que é o «por fora»?

    A minha intençao aqui é boa e nao é ser alarmista, é so avisar. Há um corropio de objetivos na AT, que nem lhe passa pela cabeça, e estes casos desembocam na correçao de declaraçoes de IRS, abertura de sigilo bancario, etc...
  6.  # 6

    Acho que já tem as respostas todas para poder tomar a sua decisão.

    Eu também passei por uma situação semelhante quando andei a ver casa para comprar o ano passado. Numa delas apareceu-me o senhor bem falante e depois de ver a casa telefonou para a sua secretária e como que a fazer-me um favor disse-me que se podia escriturar por pouco mais de metade do valor que ele estava a pedir. Eu testei-o e perguntei-lhe que vantagens tinha eu com isso e ele" você paga muito menos impostos". Ainda hoje está à espera que eu lhe telefone de volta...E entretanto comprei uma casa em que das primeiras coisas que disse foi que queria escriturar pelo valor da compra e o vendedor disse logo que sim.

    Assim durmo descansado e a AT pode ir bater à porta dos vizinhos que quiser e levantar o sigilo bancário que está tudo direitinho.
    Concordam com este comentário: anatrindade, Casa1980
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DUARTE82
  7.  # 7

    Ora.... bom comentario
  8.  # 8

    Colocado por: DUARTE82Nada proíbe a AT de especular sobre isto: dois apartamentos iguais sejam vendidos por preços diferentes.

    No exemplo que deu não existiu nenhuma especulação, mas uma denúncia. Um vizinho contou a verdade à AT.



    Colocado por: DUARTE82Uma coisa é escriturar abaixo do valor da compra para pagar menos impostos....outra coisa é comprar abaixo do valor de mercado mas escriturar pelo valor efectivo da compra.
    - A primeira é sempre apanhado,

    Apanhado como? no exemplo que deu houve uma denúncia, se existem pagamentos com cheque também é fácil de apanhar, levantamentos bancários de quantias avultadas, idem....da forma com fala parece que as finanças podem fazer o que querem e lhes apetece, mas não, tem que ter provas.
  9.  # 9

    Rodri12


    Vai ser 80% do valor escriturado que é 94 mil euros que vai dar 74.400 de financiamento pela parte do banco.


    Obrigado aos outros pela vossa ajuda
  10.  # 10

    até há poucos anos fazia-se o que se queria com o valor da escritura versus o valor de compra.
    hoje em dia isso acabou especialmente quando há financiamento bancário.
    mas enfim, há sempre uma ave rara que tem a mania que é chico esperto e que acha que quem compra é otário (e se calhar até é)
    o pior é quando quem compra agora, daqui a uns anos quer vender, e percebe que está lixado com "f" grande
    e depois... temos pena!
  11.  # 11

    Colocado por: anatrindademas enfim, há sempre uma ave rara que tem a mania que é chico esperto e que acha que quem compra é otário (e se calhar até é)

    Pela experiência que tenho, posso dizer-lhe que regra geral, quem compra é que pede para baixar o valores da escritura, tal como quem contrata a prestação de serviços é que pede para que não sejam facturados.
  12.  # 12

    Colocado por: Picareta
    Pela experiência que tenho, posso dizer-lhe que regra geral, quem compra é que pede para baixar o valores da escritura, tal como quem contrata a prestação de serviços é que pede para que não sejam facturados.


    pois a minha experiência é exatamente a oposta.
  13.  # 13

    Colocado por: anatrindadepois a minha experiência é exatamente a oposta.

    E qual é a sua experiência?
  14.  # 14

    Esta situação.
    Eu não tenho capital disponivel para dar entrada, mas tenho um bom salário e taxa de esforço que dá e sobra á vontade para ter um emprestimo.
    Para que o banco empreste para comprar poderei engana-lo?
    Combino com quem me vai vender que compro por 130.000 mas que preciso que declare que vendeu por 145000.
    Assim obtenho o valor que o vendedor quer pelo imovel do banco e ele satisfeito por vender pelo dinheiro que quer.
    Pormenores o imóvel está avaliado em 165000 e foi comprado em 2001 por 145000.
    Vantagens e Desvantagens, onde podemos nos lixar?
    Um leigo a tentar aprender.
    • RCF
    • 4 agosto 2018

     # 15

    Três coisas a considerar:
    1- não basta escriturar por valor superior. É também necessário que o banco avalie por valor superior, já que os 80% do empréstimo são sobre o mais baixo destes dois valores - da compra (escritura) ou da avaliação bancária;
    2- o valor da escritura e o valor de IMT são aplicáveis sobre o valor de compra, o que o levará a pagar mais;
    3- o vendedor pode não ter interesse, pois isso pode aumentar as mais valias, se bem que pode aceitar ser compensado.
    Ainda assim, não é impossível o que pretende.
    • CD00
    • 4 agosto 2018

     # 16

    De todos os esquemas que vamos conhecendo, este é o primeiro que vejo a declarar valores superiores aos reais. :D
  15.  # 17

    Realmente nem sei como se faz...
    O vendedor depois dá um x ao comprador?por fora em €€€ vivos?
    É que o cheque bancário/visado hoje em dia é "checado" ao pormenor!Todos os movimentos financeiros envolvidos na venda têm de estar discriminados nos documentos da escritura.

    Veja-se:
    https://www.google.pt/amp/s/www.dinheirovivo.pt/empresas/escrituras-passam-a-ser-mais-transparentes/%3famp=1
  16.  # 18

    Então a casa que é objecto da combinação vai ser vendida por menos do que custou em 2001?
    De 145k passa a 130k.Realmente um mau negócio para quem vende.
  17.  # 19

    O vendedor pagará mais impostos se vender mais caro.

    Vai poupar de um lado para pagar mais do outro?

    O melhor é juntar para uma entrega na entrada e fazer tudo direitinho.

    Confiar na seriedade alheia?Nem nos amigos se pode confiar no que toca a dinheiro.
  18.  # 20

    Colocado por: CD00De todos os esquemas que vamos conhecendo, este é o primeiro que vejo a declarar valores superiores aos reais. :D


    Porque desde 1 de Julho que há uma nova lei (não é bem lei, é recomendação do Banco de Portugal, mas quase todos os bancos cumprem) que diz que os bancos não podem emprestar mais de 90% do valor de escritura/venda.

    Ora, se um apartamento custar 100 mil euros, isto significa que o banco está proibido de emprestar mais de 90 mil euros (os tais 90%). Se eu não tiver 1 centimo de poupança, como faço? Neste caso o vendedor terá de declarar que vende a casa por 111 mil euros, que assim o banco já empresta os tais 100 mil euros necessário (90% de 111 mil euros dá 100 mil euros, mais coisa, menos coisa).

    O problema é que:

    - O vendedor vai ter de pagar mais-valias superiores;
    - O comprador vai ter de pagar um IMT+IS superior;
 
0.0240 seg. NEW