Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sabia que a partir do dia 1 de Dezembro é obrigatório ter a certificação energética do seu imóvel antes de este ser promovido?

    A nova legislação sobre eficiência energética obriga a que em qualquer anúncio comercial a classe de certificação do imóvel esteja mencionada. Se antes a obrigatoriedade se centrava somente aquando a transacção comercial (venda ou arrendamento) agora a nova legislação obrigada a que desde o momento zero tenha essa informação e a comunique.

    Esta será uma responsabilidade não só do proprietário mas igualmente aos mediadores imobiliário (nº 2 do artigo 14º e nº1 do artigo 20º). O incumprimento pode ser punido com uma coima que pode ir até 44.890€ no caso de pessoas colectivas.

    Se ainda não tem e procura ajuda neste sentido, consulte-nos já para obter o seu Certificado Energético

    [pub]www.engiprisma.pt
    telf: 218205367
    e-mail [email protected][/pub]
  2.  # 2

    Tal não é o desespero "desta gente"...
    Já não chega ter de haver o CE, para a venda, para o Arrendamento, agora também tem de existir, na fase de promoção?!?!!!
    Concordam com este comentário: rjmsilva, 1255
  3.  # 3

    Pedro Barradas, não comento se é desespero ou não... se calhar até é...

    agora concordo que faz todo o sentido existir um documento que ajude quem anda à procura de casa para comprar (o arrendamento acho que podia ficar de fora)...

    também acho mal os valores das taxas que se cobram, principalmente no comércio e serviços...

    pense que uma casa custa 100.000,00€ ou mais, enquanto que um frigorifico custa 200,00€ ou mais. Faz sentido dar a informação a quem procura um frigorifico e não dar a informação a quem procura uma casa?

    se não for obrigatório é obvio que ninguem faz...

    agora é um facto que a certificação energética não é perfeita e há muito mau profissional por aí, há muita coisa a mudar ainda, mas também há muita coisa que já mudou, e pra melhor, principalmente na construção Nova.

    infelizmente existe sempre a parte boa e a parte má....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    É vergonhosa a taxa cobrada para as lojas.

    É assim que incentiva a criação de emprego...
  5.  # 5

    sermos europeus sem cheta é uma infelicidade, tanta regra tanta norma como se o desenvolvimento fosse apenas por decreto.
    Concordam com este comentário: eu, 1255, maria rodrigues
  6.  # 6

    Colocado por: fernandoFerreiraagora concordo que faz todo o sentido existir um documento que ajude quem anda à procura de casa para comprar (o arrendamento acho que podia ficar de fora)...


    Se faz sentido quem quiser comprar uma casa que o exija. Agora andamos a decidir o que faz sentido ou não para os outros? Não tarda nada querem obrigar-me a limpar o rabo de certa e determinada maneira.

    Vão dar uma volta ao bilhar grande!
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 7

    Será que vai permitir diferenciar os preços?
    Ou a malta vai-se borrifar se a eficiência energética é melhor ou pior?
    • fpc
    • 26 novembro 2013

     # 8

    Quem fiscaliza se tem ou não CE?
    •  
      alv
    • 26 novembro 2013 editado

     # 9

    Vivam!
    ...É fartar vilanagem....
    Imaginem um mangas de alpaca, sentado numa qualquer secretária a desfolhar a secção de classificcados de um qualquer correio da manhã a verificar quais os anuncios que têm ou não têm certificaado e depois calmamente, detectar qual o proprietário com um simples telefonema, e instaurar-lhe o competente processo que para pessoas singulares, tem como coima minima 250€ e máxima de 3740€.....
    Imaginem alguém a passear de carro pelo País fora com uma máquina fotográfica a fotografar os letreiros todos expostos nas janelas e varandas dos imóveis que não tenham o selo da certificação e depois de uns telefonemas, umas buscas num qualquer portal do notariado e pimba lá vai a competente coima....

    Mas saibam que a legislação entra em vigor no dia 1 de Dezembro, mas ainda não temos portarias que regulamentem o assunto, portanto imaginem....

    ... é fartar vilanagem....estamos mal mas não vamos para melhor.....
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: eu, fralves, SPedro
  8.  # 10

    Na minha opinião numa primeira fase a certificação energética devia ser obrigatória nas casas vendidas novas. Porque andamos durante muitos anos a ser roubados pelos construtores que tinham como objectivo o lucro imediato poupando ao máximo nos materiais, não tinham preocupações de isolamentos térmico e acústicos, mas sim quanto poupavam se não pusessem estes materiais.
    Concordam com este comentário: eu
    • LVM
    • 26 novembro 2013

     # 11

    Colocado por: pedromdfSerá que vai permitir diferenciar os preços?
    Ou a malta vai-se borrifar se a eficiência energética é melhor ou pior?

    A classificação energética não tem qualquer relevância na esmagadora maioria das avaliações feitas para os bancos e para os fundos imobiliários...
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 12

    Colocado por: fenicio31Porque andamos durante muitos anos a ser roubados pelos construtores que tinham como objectivo o lucro imediato poupando ao máximo nos materiais, não tinham preocupações de isolamentos térmico e acústicos, mas sim quanto poupavam se não pusessem estes materiais.


    Ai sim? Ou será que eram as pessoas que não tinham interesse? Será que se os consumidores andassem à procura de casas com bom desempenho energético os construtores ignoravam essa vontade? Será que se um construtor, ao contrário de outro, colocasse as suas habitações à venda com a mensagem "bom desempenho energético" os consumidores iam dar importância, ou iam escolher a opção ao lado com mau desempenho energético mas mais barata?
    Concordam com este comentário: Keepper
  10.  # 13

    Todos os construtores diziam que sim, que a sua casa tinha isolamentos excelentes, caixilhos de grande qualidade, e mais uma data de coisas que o consumidor dificilmente conseguiria descobrir por si próprio se seriam verdade ou não
  11.  # 14

    E isolamento acústico, também vai haver classificação?
  12.  # 15

    Colocado por: Luis Varela MartinsA classificação energética não tem qualquer relevância na esmagadora maioria das avaliações feitas para os bancos e para os fundos imobiliários...


    Colocado por: danobregamensagem "bom desempenho energético" os consumidores iam dar importância, ou iam escolher a opção ao lado com mau desempenho energético mas mais barata?


    Então há diferença ou não?
  13.  # 16

    Colocado por: AugstHillTodos os construtores diziam que sim, que a sua casa tinha isolamentos excelentes, caixilhos de grande qualidade, e mais uma data de coisas que o consumidor dificilmente conseguiria descobrir por si próprio se seriam verdade ou não


    E porque é que confiam na palavra do vendedor e gastam rios de dinheiro sem um contrato onde esteja escrito o que estão a comprar?! Pode-se perfeitamente exigir um contrato com projectos e mapas de quantidades para que fique preto no branco o que é que se está a comprar.
  14.  # 17

    Colocado por: pedromdfEntão há diferença ou não?


    A pergunta não é se há diferença mas se alguém está interessado na diferença. Quem estiver interessado na diferença que a pague! Ora bolas...
    Concordam com este comentário: orozcodesign
  15.  # 18

    Colocado por: pedromdfEntão há diferença ou não?


    E mais, em muitas situações a certificação energética e as exigências relativas ao mesmo nas novas construções são completamente absurdas e levam as pessoas a deitar rios de dinheiro fora sem qualquer necessidade.
  16.  # 19

    Colocado por: pedromdfE isolamento acústico, também vai haver classificação?


    Gostava disso...e até para o arrendamento!
  17.  # 20

    Colocado por: fpcQuem fiscaliza se tem ou não CE?


    Boa pergunta! Nem o dono de obra quer saber disso...
 
0.0219 seg. NEW