Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, eu e um amigo meu estamos com problemas em relação para terminar um contrato.

No ano de 2012 no mês de agosto assinamos um contrato de arrendamento de quarto num apartamento com três quartos, um contrato para cada um, durante esse tempo estava outra pessoa a habitar a casa conosco, mas teve de sair, entretanto o nosso contrato terminou em agosto deste ano.

No mês de agosto deste ano(2013) o terceiro quarto foi ocupado por uma terceira pessoa, sem contrato (dito pelo senhorio), durante as primeiras semanas havia problemas com o tabaco dentro de casa, mas os problemas foram agravando, inclusive o meu amigo teve de ir ao hospital por estar muito nervoso.

Marcou-se uma reunião em outubro, com o senhorio expômos os nossos problemas, e indicámos que nós tinha-mos tomado a decisão de sair, mas o senhorio disse que tinha uma ideia melhor e sugeriu que ele sairia no dia 19 de Novembro e encarregou-se de tratar de tudo, para confiarmos nele e prometeu que ia tudo correr bem.

Durante o mês de novembro a situação agravou-se em casa, sem acontecer nada de mal, porque eu e o meu amigo evitávamos a tudo o custo discussões e problemas, porque estávamos a confiar no senhorio.

Chegou o dia 19 de Novembro e a terceira pessoa estava como se nada se passasse, no dia 21 eu próprio chamei o senhorio, este mesmo me disse que ele ia ficar mais um mês e que já lhe tinha pago, perante esta decisão eu e o meu amigo decidimos sair.

Mas o senhorio tem um mês em avanço, e não quer devolver o dinheiro, inclusive já nos ameaçou com advogados.

As minhas questões:
    É se o contrato renovou automaticamente? (não voltei a assinar mais nada, nem obtive qualquer resposta do senhorio em relação a esta questão).
    Se é possivel terminar o contrato por mal-estar no apartamento, visto que temos provas em fotografia da imundice da terceira pessoa, e temos um relatório médico do meu amigo que teve de ir ao hóspital, se sim que atitudes devo tomar?

Um muito obrigado a quem me conseguir ajudar.
  2.  # 2

Qual é o seu problema? está com receio da ameaça do senhorio, ou quer a devolução do que pagou a mais?
  3.  # 3

Colocado por: PicaretaQual é o seu problema? está com receio da ameaça do senhorio, ou quer a devolução do que pagou a mais?

Gostava de reaver o dinheiro de volta, visto ser um quantia um pouco elevada, e também um pouco de medo do senhorio

Edit:
    Ele diz que agora temos de ficar mais um mês no apartamento, mas nós não queremos viver mais um mês com a outra pessoa, devido a problemas mencionados anteriormente
  4.  # 4

Colocado por: davidcosta1991Gostava de reaver o dinheiro de volta,

Esqueça isso....e esqueça também o senhorio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidcosta1991
  5.  # 5

Colocado por: Picareta
    Esqueça isso....e esqueça também o senhorio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:davidcosta1991

Mas o contrato renova automaticamente? mesmo sem ter recebido nenhuma notificação?
  6.  # 6

Colocado por: davidcosta1991Mas o contrato renova automaticamente?

Só vendo o que está no contrato é que se pode comentar.
  7.  # 7

Não fique com o medo de advogados e tribunais que ele não é parvo a esse ponto. Pagar honorários e despesas de tribunal no valor de milhares de euros para receber uma mensalidade que presuma que seja de150/250€ no máximo, existe aqui uma Sra. que ficou com um prejuízo de cerca de 15.000€ na casa como senhoria e desistiu de ir para tribunal porque chegou à conclusão que gastava mais uns milhares de euros e ficar a arder ainda com mais dinheiro.
    Julgo que a renovação do contrato pode ser automática mas duvido que ele vá por aí, veja o que está escrito no seu primeiro contrato relativo à renovação.

A devolução da mensalidade duvido que ele devolva, quanto falou com em Outubro devia ter-lhe tido que o mês de Novembro ficava por conta da caução.
    Concordam com este comentário: davidcosta1991
  8.  # 8

Colocado por: fenicio31Não fique com o medo de advogados e tribunais que ele não é parvo a esse ponto. Pagar honorários e despesas de tribunal no valor de milhares de euros para receber uma mensalidade que presuma que seja de150/250€ no máximo, existe aqui uma Sra. que ficou com um prejuízo de cerca de 15.000€ na casa como senhoria e desistiu de ir para tribunal porque chegou à conclusão que gastava mais uns milhares de euros e ficar a arder ainda com mais dinheiro.
    Julgo que a renovação do contrato pode ser automática mas duvido que ele vá por aí, veja o que está escrito no seu primeiro contrato relativo à renovação.

A devolução da mensalidade duvido que ele devolva, quanto falou com em Outubro devia ter-lhe tido que o mês de Novembro ficava por conta da caução.

A pessoa em questão trabalha dentro do sistema juridico
    Eu e o meu amigo, não sabia-mos que ia acontecer isto, estava-mos a acreditar na palavra dele

Junto envio o contrato
  9.  # 9

No ponto 3. alínea 2 tem descrito que o contrato acabou em Agosto de 2013 e não se renova automaticamente. Portanto, está caducado e não obrigava a comunicação escrita prévia.

Esse contrato foi registado pelo senhorio nas finanças? Tens cópia em como pagou imposto de selo relativo ao contrato?
  10.  # 10

Colocado por: fenicio31Esse contrato foi registado pelo senhorio nas finanças? Tens cópia em como pagou

Muito obrigado pela ajuda
    Não sei, e não tenho nenhum cópia de nenhum selo
  11.  # 11

Vou enviar uma sugestão por MP.
  12.  # 12

O Senhorio passava recibos? Pagavas em dinheiro ou cheque?
  13.  # 13

Ele passava recibos, e pagava por multibanco
  14.  # 14

Boa noite.

Pelo que está escrito no contrato o davidcosta1991 já nem deveria poder habitar o imóvel pois o contrato caducou em Agosto.
    Se já pagou Dezembro e pretende sair antes não creio que a senhoria tenha obrigação de devolver a renda paga. Contudo, há a nuance do contrato ter caducado. Quanto a isso não lhe sei responder...

O que acho é que pode apertar com a senhoria e, eventualmente, reportá-la às finanças por evasão fiscal. Tem um trunfo. Pode optar por usá-lo...
  15.  # 15

Colocado por: bel99Boa noite.

Pelo que está escrito no contrato o davidcosta1991 já nem deveria poder habitar o imóvel pois o contrato caducou em Agosto.
    Se já pagou Dezembro e pretende sair antes não creio que a senhoria tenha obrigação de devolver a renda paga. Contudo, há a nuance do contrato ter caducado. Quanto a isso não lhe sei responder...

O que acho é que pode apertar com a senhoria e, eventualmente, reportá-la às finanças por evasão fiscal. Tem um trunfo. Pode optar por usá-lo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:davidcosta1991

Obrigado pela ajuda
  16.  # 16

Boa noite,
    Eu e o meu amigo colocamos o nosso problema à nossa associação de estudantes, que enviaram o contrato à advogada da associação que respondeu que o contrato além de ser válido segundo uma lei nº31/2012 no regime de arrendamento urbano, que entrou em vigor no dia 12 de Novembro de 2012 o contrato renovou automaticamente.
    Além desse problema, os prazos de denúncia do contrato aumentaram para 120dias.
    As soluções que me deram foram três:
    - Ficar os 120dias a viver no mesmo apartamento.
    - Denunciar o contrato dizendo que no mesmo tem explicitamente 30dias para a denúncia e ficar mais 30dias.
    - Chegar a acordo com o senhorio, que já sei que é impossivel.

Eu e o meu amigo vamos optar pela segunda, já enviamos uma carta registada a dizer que pertendemos sair no dia 31 de Dezembro, e caso exiga os 120 dias vamos ameaça-lo com as finanças pois sabemos de fonte segura que o inquilo anterior estava a viver aqui sem recibo, e o que está atualemente também.

Uma boa noite e obrigado pelas respostas

0.0124 seg. NEW