Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    O prédio onde tenho o meu apartamento possui ventilação mecânica.
    O apartamento situa-se no piso superior, sendo que a ventilação está presente em 1 WC serviço sem duche, 1 exaustor cozinha, 1 dispensa cozinha, 1 WC com duche.

    A meu ver, a ventilação mecânica é útil sobretudo para os WC com duche e, parcialmente, na cozinha.

    Tenho andado numa "luta" com algumas pessoas do prédio porque a ventilação está configurada para os seguintes intervalos:
    07h-09h, 11h30-14h, 18h30-22h30.

    Não percebo porque razão à noite a ventilação está activa até às 22h30 e isso irrita-me de sobremaneira.
    Irrita-me devido ao barulho mas sobretudo irrita-me estar a aquecer um apartamento, a gastar dinheiro para o fazer, e ter um aspirador ligado quase 9h por dia a sugar-me o ar quente e a diminuir-me consideravelmente a temperatura da casa.
    No entanto, não consigo passar esta mensagem a alguns condóminos. Sempre que eu reprogramo a ventilação para terminar às 22h (por mim deveria ser no máximo às 21h) há sempre alguém que lá vai alterar.

    Fechei os pontos de exaustão no WC serviço e na dispensa e diminui o fluxo no WC com banho e a situação melhorou.
    No entanto a minha cozinha é um gelo porque até ao momento não consegui fazer nada no exaustor de cozinha.

    Não sei que soluções mais posso ter, mas já pensei em pedir para retirar a tubagem do meu exaustor de cozinha da ventilação mecânica ou então ter uma maneira manual de fechar/abrir o tubo de exaustão.

    Estou farto e gostaria de pedir a vossa ajuda na resolução deste assunto.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Alguém dá uma ajudinha.... please?
  3.  # 3

    eu coloco umas placas de esferovite na zona do exaustor que nao têm motor por haver extração mecanica. nas outras divisoes WC fiz o mesmo que fez e numa delas tapei completamente, tenho o cuidado de deixar a porta aberta ao tomar banho!

    Quando faço comida tiro o esferovite afim da extração ser feita.

    Essa da alteração da hora também lutei muito por esse ponto até que devido a hórarios malucos precisei de fazer comida ás 22h... portanto concordo com as 23h hoje em dia!

    cada casa têm os seus horários e têm que haver um minimo de civismo e união entre todos caso contrário é uma guerra constante, pelo menos já lhe explicaram porque não aceitam o seu horário?
    Concordam com este comentário: jpvng
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfkpt
  4.  # 4

    Existe um acessório que poderá intercalar na sua tubagem, que permite abrir e fechar a conduta. Relativamente aos horários, até está com sorte. No meu prédio os extractores trabalham 24Horas com 15min. de intervalo diário, quer mais desperdício que este....
    Concordam com este comentário: jfkpt
  5.  # 5

    Acho q existe uma lei q obriga a 24horas ou não?
  6.  # 6

    Colocado por: ParamonteAcho q existe uma lei q obriga a 24horas ou não?

    que eu conheça não.
    de qualquer forma a extracção de ar de forma mecanica evita muitas patologias nas habitações, uma vez que promove a renovação do ar.
    claro que é necessário encontrar um equilibrio entre a renovação do ar e a perda energética que isso provoca.
  7.  # 7

    No nosso prédio o exaustor trabalha sem interrupções. 24 sobre 24 horas. A isso fomos obrigados pela empresa do gás desde que temos gás natural.se assim não fosse não ligavam a instalação do gás a todo o prédio.
  8.  # 8

    Colocado por: JPN761eu coloco umas placas de esferovite na zona do exaustor que nao têm motor por haver extração mecanica. nas outras divisoes WC fiz o mesmo que fez e numa delas tapei completamente, tenho o cuidado de deixar a porta aberta ao tomar banho!

    Quando faço comida tiro o esferovite afim da extração ser feita.

    Essa da alteração da hora também lutei muito por esse ponto até que devido a hórarios malucos precisei de fazer comida ás 22h... portanto concordo com as 23h hoje em dia!

    cada casa têm os seus horários e têm que haver um minimo de civismo e união entre todos caso contrário é uma guerra constante, pelo menos já lhe explicaram porque não aceitam o seu horário?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jfkpt


    Já pensei nessas placas de esferovite... penso que todas as pessoas no prédio têm exaustor mecânico por cima do fogão por isso não estão dependentes da ventilação central.
    Caso a ventilação central esteja desligada, o exaustor individual faz a extracção necessária.
  9.  # 9

    Colocado por: AlexMontenegroExiste um acessório que poderá intercalar na sua tubagem, que permite abrir e fechar a conduta. Relativamente aos horários, até está com sorte. No meu prédio os extractores trabalham 24Horas com 15min. de intervalo diário, quer mais desperdício que este....
    Concordam com este comentário:jfkpt


    Já me falaram nesse acessório, não sei é se será prático de inclui-lo no layout da cozinha mas vou investigar melhor.
    Tem ideia do nome desse acessório?
  10.  # 10

    Colocado por: Maria LuísaNo nosso prédio o exaustor trabalha sem interrupções. 24 sobre 24 horas. A isso fomos obrigados pela empresa do gás desde que temos gás natural.se assim não fosse não ligavam a instalação do gás a todo o prédio.


    No nosso prédio as caldeiras têm exaustão estanque directa ao exterior, talvez por causa disso não tenhamos essa obrigação.
  11.  # 11

    Colocado por: AlexMontenegroExiste um acessório que poderá intercalar na sua tubagem, que permite abrir e fechar a conduta. Relativamente aos horários, até está com sorte. No meu prédio os extractores trabalham 24Horas com 15min. de intervalo diário, quer mais desperdício que este....
    Concordam com este comentário:jfkpt


    Pode pf indicar-me o nome ou um link para este acessório?
    Já contactei várias pessoas que não conseguem dar-me uma solução para o meu problema.

    Estou a dar em maluco... help!
  12.  # 12

    pode colocar um registo de ar na conduta ou dentro da hote e fechar quando não quer,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfkpt
  13.  # 13

    Colocado por: jorgealvespode colocar um registo de ar na conduta ou dentro da hote e fechar quando não quer,

    Obrigado, é isso mesmo que procurava!
    Já encontrei algumas lojas que vendem o registo, falta-me encontrar um instalador para o fazer no Porto.

    Deixo um exemplo:
    http://www.faclima.pt/Registo-de-regulacao-p89.htm
  14.  # 14

    Colocado por: jfkptBoa tarde,

    O prédio onde tenho o meu apartamento possui ventilação mecânica.
    O apartamento situa-se no piso superior, sendo que a ventilação está presente em 1 WC serviço sem duche, 1 exaustor cozinha, 1 dispensa cozinha, 1 WC com duche.

    A meu ver, a ventilação mecânica é útil sobretudo para os WC com duche e, parcialmente, na cozinha.

    Tenho andado numa "luta" com algumas pessoas do prédio porque a ventilação está configurada para os seguintes intervalos:
    07h-09h, 11h30-14h, 18h30-22h30.

    Não percebo porque razão à noite a ventilação está activa até às 22h30 e isso irrita-me de sobremaneira.
    Irrita-me devido ao barulho mas sobretudo irrita-me estar a aquecer um apartamento, a gastar dinheiro para o fazer, e ter um aspirador ligado quase 9h por dia a sugar-me o ar quente e a diminuir-me consideravelmente a temperatura da casa.
    No entanto, não consigo passar esta mensagem a alguns condóminos. Sempre que eu reprogramo a ventilação para terminar às 22h (por mim deveria ser no máximo às 21h) há sempre alguém que lá vai alterar.

    Fechei os pontos de exaustão no WC serviço e na dispensa e diminui o fluxo no WC com banho e a situação melhorou.
    No entanto a minha cozinha é um gelo porque até ao momento não consegui fazer nada no exaustor de cozinha.

    Não sei que soluções mais posso ter, mas já pensei em pedir para retirar a tubagem do meu exaustor de cozinha da ventilação mecânica ou então ter uma maneira manual de fechar/abrir o tubo de exaustão.

    Estou farto e gostaria de pedir a vossa ajuda na resolução deste assunto.

    Obrigado.


    Hoje em dia as pessoas são obrigadas a trabalhar em muitos horarios e muita mas mesmo muita gente trabalha por turnos, concerteza essas pessoas têm direito a ter ventilação/exaustão no seu predio.
  15.  # 15

    Colocado por: jpvng

    Hoje em dia as pessoas são obrigadas a trabalhar em muitos horarios e muita mas mesmo muita gente trabalha por turnos, concerteza essas pessoas têm direito a ter ventilação/exaustão no seu predio.


    Claro que sim, desde que a mim me deem condicoes para dormir descansado... nada contra.
  16.  # 16

    Colocado por: jfkpt
    Obrigado, é isso mesmo que procurava!
    Já encontrei algumas lojas que vendem o registo, falta-me encontrar um instalador para o fazer no Porto.

    Deixo um exemplo:
    http://www.faclima.pt/Registo-de-regulacao-p89.htm


    Viva, jfkpt. Conseguiu resolver o problema? Tem outras dicas que possa partilhar? Obrigado
  17.  # 17

    Eu recomendo instalar um Damper elétrico na conduta da cozinha.
    Sempre que a gaveta do exaustor é aberta o Damper é acionado e abre a válvula.
    A conduta fica aberta somente pelo tempo em que o exaustor está em uso. O mesmo vale para casas de banho, onde o acionamento pode ser condicionado ao acender das luzes do WC.

    https://www.amazon.es/-/pt/dp/B09DFYBNN2/ref=sr_1_6?keywords=damper+motorizado&qid=1681198869&sprefix=damper+moto%2Caps%2C129&sr=8-6
  18.  # 18

    Olá,

    Compreendo a sua frustração em relação à ventilação mecânica no seu prédio. É verdade que a ventilação é útil para manter a qualidade do ar e evitar a acumulação de humidade em áreas como os WC com duche e a cozinha, mas a configuração atual da ventilação parece estar a causar-lhe problemas.

    Infelizmente, a gestão dos sistemas de ventilação mecânica em edifícios é muitas vezes uma questão complexa que envolve a conciliação de diferentes necessidades e preferências dos condóminos. No seu caso, é possível que os outros condóminos estejam a alterar as definições da ventilação para atender às suas próprias necessidades, sem considerar as suas.

    Uma opção que pode ser considerada é discutir o problema com o administrador do condomínio e os outros condóminos em uma reunião de condomínio. Explique as suas preocupações com a configuração atual da ventilação e proponha uma solução que funcione para todos, talvez com intervalos diferentes ou com um sistema de ventilação manual.

    Outra opção é contactar um técnico especializado em ventilação mecânica para avaliar o seu sistema de exaustão e fornecer recomendações para ajustar o fluxo de ar ou outras soluções para reduzir o ruído.

    Lamentavelmente, retirar o tubo de exaustão da ventilação mecânica pode não ser a melhor solução, pois pode prejudicar a qualidade do ar dentro do seu apartamento. Além disso, é possível que isso possa violar as regras do condomínio e de construção.

    Espero ter ajudado com algumas sugestões para a resolução deste problema. Lembre-se de que a comunicação aberta e o diálogo são fundamentais em situações como esta. Boa sorte!
  19.  # 19

    Colocado por: jfkpt
    Obrigado, é isso mesmo que procurava!
    Já encontrei algumas lojas que vendem o registo, falta-me encontrar um instalador para o fazer no Porto.

    Deixo um exemplo:
    http://www.faclima.pt/Registo-de-regulacao-p89.htm


    Consegui resolver o probelma? Estou exactamente com o mesmo problema no meu apartamento, e também vivo na zona do Porto.
    Se pudesse partilhar a sua solução, seria de grande ajuda.

    Obrigado
 
0.0246 seg. NEW