Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas;

    Tenho um recuperador de calor na sala e queria ligar tubos para os quartos pelo sótão. No entanto algumas pessoas tem-me dito que esse sistema tem algumas desvantagens, como ficar as saídas todas pretas nas outras divisões, fumo e cheiro a fumo e que como o ar quente sobe só se sente calor da cintura para cima. Como já perceberam alem de novo no fourm não percebo nada deste assunto , será que alguém poderia ter a amabilidade de me elucidar sobre se devo efetuar esta alteração.

    Obrigado
  2.  # 2

    Boas. E o recuperador está preparado para levar condutas de ar? Fica muito distante dos quartos? Eu em minha casa é a única fonte de aquecimento e tem-se revelado uma maravilha. Sala na ordem dos 22º a 24º e quartos entre 19º e 21º. Maior tubo tem 7metros (se não estou em erro). Mas decidi não passar os tubos pelo sótão para não perder muito calor, eles passam no teto falso por baixo do isolamento.
  3.  # 3

    Colocado por: rodnunoBoas;

    Tenho um recuperador de calor na sala e queria ligar tubos para os quartos pelo sótão. No entanto algumas pessoas tem-me dito que esse sistema tem algumas desvantagens, como ficar as saídas todas pretas nas outras divisões, fumo e cheiro a fumo e que como o ar quente sobe só se sente calor da cintura para cima. Como já perceberam alem de novo no fourm não percebo nada deste assunto , será que alguém poderia ter a amabilidade de me elucidar sobre se devo efetuar esta alteração.

    Obrigado


    Veja se o seu recuperador cumpre estas funções:
      intro_fcl_012.jpg
  4.  # 4

    A empresa que me montou o reparador, quando me fez a manutenção ( limpeza chaminé )este verão disse-me que dava para fazer as ligações sem problema nenhum. Eu tenho 3 quartos e eles disseram que pelas carateristicas da casa ( distancias dos quartos e dimensões) não aconselhavam mais de 4 saídas.Eles também me garantiram que não iria ter nenhum dos problemas que questiono aqui, mas como eles querem facturar esse serviço é natural que digam que não tem problemas.A questão do sotão é pertinente, no entanto penso que o tecto falso seria muito despendioso e algo dififl de efetuar
  5.  # 5

    fazer tecto falso não é difícil e não é caro.
    nos meus projectos quase todos levam tecto falso, por muitas razões.
    Concordam com este comentário: GT_racing
  6.  # 6

    A saída de calor para esses quartos vai estar no tecto certo? Vai ajudar a manter o quarto com alguma temperatura mas não vai ser fantástico. Se a saída de ar quente fosse ao nível do chão a conversa era outra.

    No entanto, se o seu recuperador tiver potencia calorifica para isso e se conseguir direccionar a circulação de ar ora para os quartos ou para a sala, sempre é uma ajuda.
  7.  # 7

    Como assim direcionar o ar para um lado ou para outro?
    • lipe
    • 1 dezembro 2013

     # 8

    E nas saidas dos quartos, a curto prazo,não poderá ficar escuro devido a algum fumo?
    Concordam com este comentário: De Matos Sébastien
  8.  # 9

    Colocado por: rodnunoNo entanto algumas pessoas tem-me dito que esse sistema tem algumas desvantagens, como ficar as saídas todas pretas nas outras divisões, fumo e cheiro a fumo


    Sim, isso pode acontecer num sistema mal instalado, sobretudo se colocar um ventilador a puxar, que alem de puxar o ar quente pode puxar também o fumo ao abrir as porta do recuperador!

    Acontece também quando se coloca saídas de fumo para quartos em recuperadores inseriveis. Pode acontecer quando abre a porta e sai algum fumo mas apenas quando os ventiladores estão parados pois quando um inserivel está a enviar o ar para os quartos por convecção, aspira o ar pela saída de calor da sala (Que se situa por cima da porta)
    se os ventiladores estiverem a trabalhar o ar nunca é aspirado por essa saída.

    Agora numa instalação bem executada e com um recuperador adequado é impossível sair fumo nos quartos ou sujar as paredes ! Embora haja poucas instalações bem feitas ainda há muita gente sem fumo nos quartos :-)

    Quem tem uma instalação que meta fumo deve fazer queixa do instalador e pedir a massa de volta !

    Note que o ventilador tem que ficar sempre a insuflar para ter essa garantia.

    Se tem um inserivel , não vale a pena fazer essa obra, muito menos com condutas por cima do sotão, pois alem do calor ser pouco os ventiladores são fracos e não tem força para levar ar para os quartos longe.

    Colocado por: rodnuno e que como o ar quente sobe só se sente calor da cintura para cima.


    Que eu saiba todos os sistemas de aquecimento aqueçem o ar e obviamente que o ar vai sempre parar ao tecto, mas depois vai descendo a medida que o ar junto ao tecto for aqueçendo...
    Por isso é que eu aconselho sempre a fazerem um bom isolamento pelo interior da lajes... Para não roubar o calor.

    Se as saídas tiverem junto ao chão o ar mistura melhor e começa a aqueçer mais rapidamente.

    O melhor é as condutas serem colocadas da maneira que tenham menor comprimento .

    Ps. Bem, também temos os pisos radiantes que quem os vende diz que o calor fica só junto a nós, até têm um gráfico ilustrativo e tudo, mas isso é outra musica ... O ar das casas com piso radiante deve ser diferente
    Concordam com este comentário: De Matos Sébastien
  9.  # 10

    Efetivamente o fulano disse que o sistema levava um ventilador a puxar e que retirava o ar diretamente do compartimento por cima do recuperador onde passa o tubo para a chaminé. Desculpe a minha ignorância, mas o que é um " inserível"?
  10.  # 11

    Pois... E assim corre o risco de puxar fumo para os quartos.

    O inserivel é um recuperador normalmente usado para inserir em lareiras abertas existentes. Nomalmente possuem dois ventiladores um em cada um dos lados da gaveta, ou apenas um ventilador maior por baixo do recuperador.

    São indicados para aquecer uma sala ou sala e um quarto ou dois muito próximos, se os quartos forem no piso de cima o resultado é bom...

    Neste recuperadores o ar da sala é aspirado para os quartos, assim arrefece a sala e aquece os quartos, mas como a sala com um recuperador bem instalado aquece demais não se nota essa perda de rendimento quando retira o ar para os quartos.
    Com os inserireis corre sempre o risco de ir algum fumo para os quartos, se não tiver cuidado ao abrir a porta o fumo é aspirado por convecção.
    Com a porta fechada o fumo não corre risco de ir parar aos quartos (numa instalação bem executada)

    No google mostra muitas imagens do que são inseriveis:

    https://www.google.pt/search?q=recuperadores+inseriveis&client=firefox-a&hs=vN6&rls=org.mozilla:pt-PT:official&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=KhebUqbgNeeQ7AaTtoGABA&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1512&bih=882

    Ou então pode ver em vários sites:

    https://www.google.pt/search?q=recuperadres+inseriveis&ie=utf-8&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-PT:official&client=firefox-a&gws_rd=cr&ei=ZRebUou9Na7H7Abf5ID4AQ


    Já agora só mais umas dicas....

    - Os recuperadores não têm potência calorifica ...

    A potência é fornecida pela quantidade de lenha que lá consegue colocar.

    Um bom recuperador tem melhor rendimento do que um mau recuperador....

    Agora os recuperadores já vêm com a potência em Watts ... Eu acho piada !

    O que interessa é o rendimento dos recuperadores e obviamente a sua duração que cada vez é menor devido à sucata que se vende por aí cada vez mais...

    Em relação à colocação das tubagens em tectos falsos...
    Bem, se a casa não tiver vigas é fácil, mas se as tiver não as vai furar para passar as condutas de ar quente pois não ?

    Se a casa tiver uma boa altura e conseguir passar as condutas por baixo das vigas tudo bem, é sempre melhor que subir ao sótão e voltar a descer
    • dcd
    • 1 dezembro 2013

     # 12

    Bom dia sr Jorge,

    a verdade é que podemos encontrar muitos recuperadores nas grandes superfícies a preços simpáticos, mas realmente acredito que durem muito pouco..

    da sua experiência qual a melhor maneira de escolher um bom recuperador ou salamndra? ferro fundido, chapa? espessuras?marcas?

    obrigado
  11.  # 13

    Obrigao Sr.Jorge.

    Efetivamente o meu recuperador é um inserível.
  12.  # 14

    Colocado por: dcdda sua experiência qual a melhor maneira de escolher um bom recuperador ou salamndra? ferro fundido, chapa? espessuras?marcas?


    Pessoalmente prefiro em aço a fundição, mas há muitos tipos de aço e se há aço bom também há recuperadores em aço que duram muito pouco e até de "boas" marcas.

    O problema da fundição é que as marcas com fundição de qualidade, daquela que nunca mais se estraga estão a falir, a desaparecer ou a trocar a boa fundição por mais barata, recorerndo à china ou a paises recem chegados à UE !

    A china tambem tem bons materiais mas o que dá lucro aos europeus é comprar a sucata barata, e até os chineses gozam com isso ! Dizem que os Europeus só querem lixo e eles fazem o que hle pedem

    A oliva era uma marca de fundição de boa qualidade e era nacional, mas já se foi ...

    Importado em fundição de boa qualidade tinha por exemplo a Dovre mas com é caro já pouco se vende e quase deixaram de importar.

    Do que vejo por aí noto que muitos recuperadores em fundição furam em 3 anos, ou racham ao meio ... Porque as pessoas que gostam de fogo metem lenha "a bruta" e a maquina tem que aguentar !

    Em aço se for bom nunca mais se estraga ... conheço com 20 , 30 anos como novas !

    Se for fraco pode torcer tudo... Basta ver salamandras por 230 € As portas não vedam, o aço é mau e não tem protecção o calor produzido é mais ou menos o mesmo .

    Há empresas nacionais que já fazem aparelhos de fraca qualidade que estão a fabricar aparelhos ainda piores só para se venderem nas grandes superfícies .

    Anda tudo a ver que consegue fazer a menor custo e a tentar enganar o próximo... Basta ver preços de 299 € em vez de 300 € para perceber que os gestores nos tomam por tolos !

    As grandes superfícies andam a vender salamandra e recuperadores que não estão certificadas e isso é totalmente ilegal ... Mas eles vendem !

    Tente pedir um certificado de um aparelho em vez de ler nos folhetos aquelas potências malucas que todos gostam .. Enfim

    Se comprar barato e ficar com uma coisa fraca nem é grava, pois quando se estragar troca por outra...

    Grave é comprar caro e ser mau na mesma, pois as pequenas loja gostam muito de vender a mesma porcaria por mais alto preço :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dcd
  13.  # 15

    Colocado por: marco1fazer tecto falso não é difícil e não é caro.
    nos meus projectos quase todos levam tecto falso, por muitas razões.
    Concordam com este comentário:GT_racing


    sim mas nao e so o tecto falso a que se faz contas. é o pé direito da casa que tem de ser maior etc!
  14.  # 16

    Peço desculpa por me intrometer no tópico mas no seguimento da pesquisa que estou a fazer, uma vez que pretendo exactamente o mesmo, alguém me pode indicar uma empresa em Coimbra a quem possa pedir informações e orçamentos?

    Obrigado
  15.  # 17

    Boa tarde.
    Já é um tópico antigo, mas neste momento interessa-me perceber mais do assunto.
    Comprei recentemente um apartamento no último andar. Tenho saídas de ar quente, do recuperador de calor a lenha, no teto de todas as divisões da casa, as condutas estão a passar no sótão ao qual tenho acesso. O calor concentra-se muito no teto e nota-se pouco ao nível do chão, se me colocar em cima de uma cadeira e esticar a mão, o ar está mesmo muito quente ao nível do teto. Lembrei-me de passar umas condutas nas paredes e colocar as saídas ao nível do chão, disfarçando as condutas com pladur e ficar a parecer um pilar, (julgo que se chamam coretes??) como tenho acesso ao sotão, fazia um buraco por cima, a sair rente ás paredes e onde ia ligar as condutas já existentes. Aproveitava assim o sistema já existente. Já alguém fez isto, será que funciona?
    Obrigado
  16.  # 18

    pode funcionar, experimente fazer em um dos quartos e logo vê se resulta,
    compra 2 metros de tubo e faz a "extensão" da saída do tecto até junto do chão.

    Em tempos o meu pai também teve esse sistema e realmente sentia-se mais calor junto ao tecto.

    PS: tambem pode pensar em isolar a laje do sotão com XPS ou lã de rocha para evitar que o calor fuja, dê uma leitura o forum, existe muitos tópicos a falar disso
  17.  # 19

    Boa tarde, alguma empresa que aconselhem na zona do Porto?
 
0.0219 seg. NEW