Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Boas.
    Tenho três orçamentos para sistema solar aqs, e gostaria de obter a vossa opinião. O sistema será para uma moratia t4, para cinco pessoas.
    1º. - marca gasokol;
    - 3 colectores solaresplano gasokol sunnysol vertical
    - 1 kit completo ligação do colector
    - 1 separador de ar com isolamento 22mm
    - 1 kit para terraço 35º
    - 1 acumulador sanitário gasokol skymantel serpentina dupla 500 lt
    - 1 tê para sonda de temp. Acumulador
    - 1 controlador solar digital gasokol 21
    - 1 grupo hidraulico solar simples flowstar s1 dn20 com wilo st 20/6
    - 1 kit ligação ao vaso de expansão
    - 1 vaso expansão solar 24 litros
    - 1 fluido solar corrostar 10 litros
    - 1 misturadora termostatica honeywell 3/4"

    valor c/ montagem 4213€ já com iva

    2º. - marca gasokol

    tudo igual ao anterior excepto:
    - 2 colactores solares
    - 1 acumulador sanitário gasokol skymantel serpentina dupla 300 lt

    valor c/ montagem 3232 já com iva

    3º - marca immosolar
    - 2 colectores solares plano immosolar is-pro 2000 tinox
    - 1 estrutura
    - 1 acumulador água quente immosolar iss 300l
    - 1 estação solar flowcon bl
    - 1 regulador solar deltasol bs
    - 1 vaso de expansão solar 25l
    - 1 suporte de fixação vaso expansão 25l
    - 1 kit conexão p/ colectores
    - 1 purgador de ar solar
    - 1 tubagem isolada para sistema solar em cobre 15mm
    - 1 vaso de expansão elbi 25l aqs
    - 1 suporte de fixação para vaso expansão 25l
    - 1 filtro y 3/4"
    - 3 valvula de corte 3/4"
    - 1 valvula redutora de pressão 3/4"
    - 1 valvula de retenção 3/4"
    - 1 valvula de segurança 1/2" 6 bar
    - 1tubagem isolada para sistema sanitário em aço inox 22 e 18 mm
    - 6 glikol pekasolar

    valor com montagem 4175 já com iva

    estou à espera de mais orçamentos
  2.  # 22

    MJPEREIRAS.. antes de mais deve ter a certeza que os colectores da GASOKOL, são CERITFICADOS pela CERTIF ou KEYMARK. Se não forem, à luz do RCCTE não os pode instalar. Eu desconheço este fabricante

    A IMMOSOLAR tem sistemas certificados.

    O sistema a instalar deve fornecer o mesmo ou mais Esolar que o que estiver definido no projecto de RCCTE ( se o edificio for abrangido pela legislação - DL80/2006)

    300 Litros para 5 pessoas, chega e sobeja.

    Presumo queo backup vai ser efectuado por caldeira a gás? se sim, some o valor deste equipamento.

    PS: Eu não tenho experiência com sistemas forçados, perfiro os termosifão ( apesar do eventual impacto visual na cobertura)... um bom sistema de termosifão com 2 colectores e deposito 300L, consegue entre 2400 e 3000€, já com iva.. e duram e duram , sem manutenções > 15anos...
  3.  # 23

    - os colectores gasokol são certificados segundo a norma en 12975 (solar keymark)
    - não tenho projecto de rccte (o projecto foi aprovado antes)
    - o tal backup iria ser efectuado por uma bomba de calor (que também fará o piso radiante), que ainda não escolhi (agradecia ajudas).
  4.  # 24

    Hoje estive a rever a documentação que saiu da Câmara e verifiquei que além de não ter projecto RCCTE, também foi pedido a não aplicabilidade de um outro projecto de certificação energética (não me lembro da sigla).
    Por isso depreendo que posso instalar o sistema que mais me convier.

    No entanto, a minha escolha deverá recair sobre um sistema da Shuco ou sobre um da Roca.
    Com uma destas escolhas devo ficar dentro dos parâmetros esperados.

    Em relação aos preços, acho interessante que todos os que recebi (5 fornecedores; 8 opções) ficam entre os 4000€ e os 4800€, não conseguindo preços inferiores.
  5.  # 25

    tendo montado um termossifão no telhado e tendo uma caldeira a gasoleo na cave, como faço a ligação para a caldeira ficar como backup? tem que ter tubos directos entre o termossifao e a caldeira na cave?
    • lbvp
    • 13 fevereiro 2009

     # 26

    boas, aconselho perquisa no motor busca do sapo (paineis solares) aparecem lá empresas com preços + baixos...

    Colocado por: 2970713Hoje estive a rever a documentação que saiu da Câmara e verifiquei que além de não ter projecto RCCTE, também foi pedido a não aplicabilidade de um outro projecto de certificação energética (não me lembro da sigla).
    Por isso depreendo que posso instalar o sistema que mais me convier.

    No entanto, a minha escolha deverá recair sobre um sistema da Shuco ou sobre um da Roca.
    Com uma destas escolhas devo ficar dentro dos parâmetros esperados.

    Em relação aos preços, acho interessante que todos os que recebi (5 fornecedores; 8 opções) ficam entre os 4000€ e os 4800€, não conseguindo preços inferiores.
    • lbvp
    • 13 fevereiro 2009

     # 27

    boas, tem uma caldeira ? que marca e modelo? pra podermos ajudar nessa ligação e realização de apoio ao sistema solar.



    Colocado por: kosttatendo montado um termossifão no telhado e tendo uma caldeira a gasoleo na cave, como faço a ligação para a caldeira ficar como backup? tem que ter tubos directos entre o termossifao e a caldeira na cave?
  6.  # 28

    Colocado por: lbvpboas, tem uma caldeira ? que marca e modelo? pra podermos ajudar nessa ligação e realização de apoio ao sistema solar.



    Colocado por: kosttatendo montado um termossifão no telhado e tendo uma caldeira a gasoleo na cave, como faço a ligação para a caldeira ficar como backup? tem que ter tubos directos entre o termossifao e a caldeira na cave?



    ainda nao esta montado o sistema por isso nao sei. o empreiteiro vai ddeixar pre instalção para o termossifaão, mas se nao fosse muito complicado preferia deixar a pre instalação para o sistema forçado ou entao algum sistema que desse para ligar o termossifão à caldeira que ira ficar na cave
  7.  # 29

    Só uma nota mesmo que na empreitada já esteja contemplado um sistema de AQS por via energia solar, não se esqueçam de pedir a factura de aquisição em vosso nome para poder usufruir o beneficio fiscal em vigor em sede de IRS.

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  8.  # 30

    olá boa noite, estou em fase de iniciar a construção da minha casa e os paineis solares estão a fazer me doer a cabeça gostaria de saber se é possivel colocar paineis solares (termossifão talvez), recuperador de calor e esquentador tudo ligado no mesmo circuito para aqs e para aquecimento da casa atraves de radiadores...
    qual a melhor solução?
    a casa é T3 para 2 por enquanto...lol
    estou um pouco perdido com tudo isto e desde já peço desculpa se estiver a dizer alguma grande asneira...
    abraço para todos

    luis
  9.  # 31

    nofic...
    já deu uma vista de olhos ao projecto de RCCTE? (projecto de comportamento térmico), que tipo de solução para AQS, está especificado? terá q cumpriri com uma solução no mínimo equivalente.
  10.  # 32

    sim, esta previsto um painel solar Saunier duval HR 2.02 4v com 2.01m2/painel e um esquentador Junkers WRD 11-2 KME...
    • ng3
    • 12 maio 2009

     # 33

    já agora eu tb gostaria de saber a diferença entre termossifão e circulação forçada se alguem me conseguir explicar obrigados, para o pessoal do norte fica aui uma página de consulta. espero que vos sirva de algo http://www.albicalor.pt/
  11.  # 34

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: kosttamas num termossifão se a agua quente acabar ou estiver a uma temperatura baixa, a resistencia ainda demora muito tempo a aquecer a água?

    Demora algum tempo sim. Como num acumulador eléctrico (vulgo "cilindro") comum...
    Colocado por: kosttae num circulação forçada?

    Se tiver o mesmo volume o acumulador, e a resistência tiver a mesma potência, demora o mesmo no de circulação forçada ou no termossifão...


    Por questões que têm que ver com a posição do depósito acumulador (horizontal no sistema termossifão e vertical em sistemas de circulação forçada), o tempo de aquecimento e eficiência do equipamento é maior na circulação forçada. Também é um bom bocado mais cara esta tipologia de instalação, por isso eu recomendaria uma solução de compromisso em função do dinheiro... sendo pouco ou sendo contadinho, claramente optaria pelo termossifão...
  12.  # 35

    Se o sistema estiver bem montado, a água passará no contador dos Serviços Municipalizados, seguindo para a moradia: daqui faz-se uma derivação ao kit solar, na cobertura, e a água retorna à moradia, entrando na caldeira, de onde será abastecida toda a rede de água quente.
    A caldeira tem um termostato que pode ser regulável: eu colocaria, por exemplo, 45 ºC. Depois temos 2 situações:
    1 - Se o kit solar tiver aquecido a água a 30 ºC, a caldeira detecta que faltam 15 ºC para a temperatura de conforto e aquece a água até à temperatura regulada. Um esquentador, desde que tenha termostato, fará o mesmo. Um esquentador dos antigos, sem termostato, não tem temperatura de regulação, tem uma elevação de temperatura pré-definida, por exemplo, na ordem dos 25 ºC, ou seja, se a água vier do kit solar a 40 ºC, o esquentador vai-lhe meter mais 25 ºC, o que dá 65 ºC, o que é claramente um exagero.
    2 - Se o kit estiver em pelo Verão, até pode ter água a uma temperatura superior a 45 ºC e aí a caldeira nem liga: no entanto, como podem haver queimaduras por excesso de temperatura, eu colocaria imediatamente a montante da caldeira/esquentador termostático uma válvula misturadora termostática: esta válvula permite regular uma temperatura máxima, que pode ser igual à da caldeira: 45 ºC. Sempre que a água chegue a temperaturas mais altes que 45 ºC, a válvula misturadora termostática mistura essa água quente com água fria nas proporções ideais para que saia uma água de mistura a 45 ºC.
    Este sistema permite que a caldeira/esquentador só acendam quando a água vem a temperaturas inferiores ao ponto de consumo, permitindo diminuir os consumos de gás. Se o apoio for a electricidade, o que vai acontecer é que está a gastar electricidade o dia inteiro e a água faz o pré-aquecimento no campo de temperaturas onde os painéis são mais eficientes, até aos 40/50/60 ºC. Daqui resulta que muitas destas instalações solares são instalações eléctricas com uns painéis solares que muitas das vezes nem entram em funcionamento.
    Conselho: sistema solar (termossifão ou circulação forçada) complementados com caldeira/esquentador instantâneo... é o sistema mais económico...
    E a minha experiência vem do curso de instalações solares do INETI (que é quem dá formação aos formadores dos instaladores solares) e do curso de peritos qualificados da ADENE (RCCTE), bem como realização de projectos RCCTE e certificações diárias, entre DCR's e CE's...
  13.  # 36

    Colocado por: 2970713O Pedro falou e muito bem do RCCTE, mas muitas duvidas se levantam em relação a esse regulamento.

    Por exemplo, uma construção aprovada em Março de 08 e com licença de construção de Outubro do mesmo ano, apesar de ter de cumprir com o estipulado no regulamento (T3= 4m2 de painéis, etc...), não teve de apresentar nenhuma especialidade.

    Com isto, quero dizer que não existe nenhum documento que indique o sistema a instalar nem que tipo de apoio terá.

    Como se deverá proceder neste caso?


    O projecto de especialidades (projecto térmico/RCCTE) teve que entrar na Câmara, caso contrário não havia licença de contrução.
    O projecto deve é estar (muito) mal feito, porque à data poucos sabiam fazer o projecto térmico "decentemente" (e já nem digo "bem feito") e simplesmente é omisso nisso.
    Como a sua casa não teve projecto certificado (DCR -Declaração de Conformidade Regulamentar), você apenas tem que cumprir o projecto. Se o projecto é omisso, então você procede conforme quiser e a Câmara pega-lhe com um trapo quente porque não podem obrigar a cumprir algo que não consta do projecto...
  14.  # 37

    Colocado por: Pedro BarradasO projecto teve que cumprir o regulamento do RCCTE (DL80), mas estava isento de Certificação ( até 1 de Julho 2008)...
    Se o projecto está mal feito.. a culpa é do técnico que subscreveu o dito.
    Se o PQ (Perito qualificado), não lhe passar o Certificado Energético... deve imputar as culpas ao projectista.
    ao abrigo do DL 80, a sua edificação terá que ter a classificação mínima de B-.

    Ressalvo no entanto outras opiniões... nomedamente se algum PQ que ler o tópico e tiver a gentileza de tirar a dúvida.


    O licenciamento é anterior à entrada em vigor do Sistema de Certificação Energética, pelo que só vai precisar de Certificado Energético se fizer alguma transacção comercial (venda, aluguer...) e nesse caso o perito Qualificado apenas fará o levantamento do que está, efectivamente, isntalado. Se não tiver apinéis, irá constar do Certificado que não tem painéis. E ninguém vai preso por isso...
  15.  # 38

    Colocado por: 2970713Hoje estive a rever a documentação que saiu da Câmara e verifiquei que além de não ter projecto RCCTE, também foi pedido a não aplicabilidade de um outro projecto de certificação energética (não me lembro da sigla).
    Por isso depreendo que posso instalar o sistema que mais me convier.

    No entanto, a minha escolha deverá recair sobre um sistema da Shuco ou sobre um da Roca.
    Com uma destas escolhas devo ficar dentro dos parâmetros esperados.

    Em relação aos preços, acho interessante que todos os que recebi (5 fornecedores; 8 opções) ficam entre os 4000€ e os 4800€, não conseguindo preços inferiores.


    Isso de não haver projecto RCCTE (ou projecto térmico) deveria ser pura e simplesmente impossível. No entanto, admito que seja verdade, porque vivemos em Portugal. o que você está a dizer é a mesma coisa que aprovar um projecto de construção de uma moradia sem projecto de estabilidade (de betão, na maioria dos casos). Eu acho que você devia pedir um desconto ao engenheiro que lhe licenciou a casa, porque não fez os projectos todos.
    E a Câmara não pedir projecto térmico, bem, essa é de bradar...mas esta já seria uma área para advogados e não é disto que se trata... a Câmara não pode dispensar a apresentação de um projecto que é exigido por lei, desde que se demonstre a sua aplicabilidade, e o projecto térmico é obrigatório para todas as habitações desde 1990, com nova redacção desde 2006...
  16.  # 39

    Colocado por: nofic1olá boa noite, estou em fase de iniciar a construção da minha casa e os paineis solares estão a fazer me doer a cabeça gostaria de saber se é possivel colocar paineis solares (termossifão talvez), recuperador de calor e esquentador tudo ligado no mesmo circuito para aqs e para aquecimento da casa atraves de radiadores...
    qual a melhor solução?
    a casa é T3 para 2 por enquanto...lol
    estou um pouco perdido com tudo isto e desde já peço desculpa se estiver a dizer alguma grande asneira...
    abraço para todos

    luis


    Eu compraria um depósito de 300 a 500 litros com duplo permutador de calor (ambos internos): a um circuito ficaria afectado o sistema solar e ao outro o recuperador de calor (cuidado com o nome, porque muitas das vezes são apenas lareiras com aquecimento de águas - o recuperador tem ventilação forçada/"exaustor de ar").
    A seguir ao depósito, a água ainda passava num esquentador termostático, porque pode querer tomar banho às 05h da manhã e se não tiver acendido a lareira na noite anterior, o sistema solar não tem capacidade para ter água quente a essa hora.
    Quanto aos radiadores, faria um sistema completamente independente deste, porque fica mais simples. Todavia, existem empresas especializadas que lhe conseguem conciliar mais coisas, mas aí eu só aceitaria o trabalho se visse um projecto com esquema de princípio e de funcionamento, poruqe já vi muitos que depois funcionam, mas pelo meio tem umas resistências eléctricas que acabam por fazer o serviço todo e os painéis e o "recuperador/lareira" acabam por ficar com um efeito meramente decorativo...
 
0.0236 seg. NEW