Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: danobregaNão entendo o que uma coisa tem a ver com a outra. As placas a gás não geram o mesmo vapor quando se está a cozinhar?

Geram os mesmo vapor mas como as placas de indução lançam menos calor para cima, não aquecen indirectamente o exaustor (coco acontece se usar gás ou outro) e condensa mais...é um facto
    • eu
    • 29 novembro 2013

# 22

Colocado por: Paramontecoco acontece se usar gás ou outro

Há certas falhas de teclado que formam frases engraçadas...
  2.  # 23

Confirmo que este fenómeno existe.

Desde há uns tempos (1-2 anos) que notava que se formava muito mais condensação no exaustor. Como o prédio tem exaustão central, depois de observar este acréscimo de condensação, pensei que o condomínio tivesse decidido reduzir a potência da exaustão como forma de poupança de energia. Só agora, depois de ler este tópico, é que associei à troca da placa vitrocerâmica (avaria) por uma de indução.

Solução até agora? Limpar com um pano, enquanto cozinho, para os pingos não caírem dentro dos tachos.

O que pretendia? Colocar um exaustor maior e mais potente pois o que tenho (campânula+chaminé de parede) só serve de terminal da exaustão central, ou seja, não tem motor. Só fecha/abre conduta (tipo borboleta de carburador).

Dúvida: Há alguma contra-indicação em usar um exaustor "normal" num sistema de exaustão central?

Cumprimentos,
    MNunes
  3.  # 24

boas
    pois tambem tenho esse problema.
    custou-me por sempre os testos nas panelas mas lá está sempre se poupa mais um pouco com o testo posto.
    passei de vitroceramica para indução e não voltava para trás agora.
    abraço
    • A&N
    • 6 setembro 2014

# 25

Boa tarde,
    Voltando a este tema da placa de indução e campanula, estou a remodelar uma cozinha e ainda ando na fase dos pedidos de orçamento, e houve uma loja q me deixou algumas duvidas ao dizer-me q a campanula tem de ter 90cm para uma placa de indução de 60cm, com a justificação que seria devido ao aumento de condensação e para não danificar os moveis. Até agora ainda ninguém me tinha dado esta informação, o problema é q a minha cozinha é muito pequena tem 2.05m de largura por 3.45m de comprimento, com uma campanula de 90cm vai ocupar muito espaço. Alguém tem alguma informação sobre esta situação? Obrigada,
  4.  # 26

Independentemtete do tamanho da campanula. O que interessa para minimizar o risco de condensação é a potência de extracção. Portanto deve escolher um extrator com um bom volume de extracção. ( compare os m3 entre os diversos modelos e escolha o mais elevado dentro das camapnulas de 60cm, e7ou compare com as de 90cm)
    • A&N
    • 6 setembro 2014

# 27

Mas em relação ao danificar os móveis tem conhecimento sobre isso? Os móveis serão em termolaminado.
  5.  # 28

Sobre este tema qual é a altura ideal para estar o exaustor em relação à placa de indução? O meu, por acaso, não extrai muito bem mas penso que seja por estar um pouco alto demais em relação à placa de indução.
  6.  # 29

Colocado por: SabrinaSobre este tema qual é a altura ideal para estar o exaustor em relação à placa de indução?

os vulgares e da mesma dimensão da placa não podem estar a mais de 90cm da mesma, sendo aconselhado 60 a 70cm para ter a máxima eficiência,

mas existem soluções especificas que podem funcionar perfeitamente com outros afastamentos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
    • A&N
    • 6 setembro 2014

# 30

Sabrina qual é a largura da sua campânula? E está entre os móveis?
  7.  # 31

A minha campânula é cilíndrica e está no meio da cozinha porque tenho ilha e na ilha está a placa. Mas devo-lhe dizer que se fosse hoje não faria assim.
  8.  # 32

Colocado por: SabrinaA minha campânula é cilíndrica e está no meio da cozinha porque tenho ilha e na ilha está a placa.

qual é a marca e modelo da campânula?
    qual o afastamento da placa?
  9.  # 33

Exaustor ilha Teka CC40. O afastamento não sei de momento, mas não deve estar a mais de 60 cm. Depois confirmo.
  10.  # 34

Colocado por: SabrinaExaustor ilha Teka CC40

Capacidade de extracção UNE EN 61591: min. 240 m3/h – Max. 780 m3/h,

por acaso sabe qual o diâmetro do tubo que aplicaram em obra? qual o comprimento do mesmo e quantas curvas tem no percurso?

quase que aposto que fizeram burrada e meteram o normal 125 ou 150mm.
  11.  # 35

Colocado por: SabrinaA minha campânula é cilíndrica e está no meio da cozinha porque tenho ilha e na ilha está a placa. Mas devo-lhe dizer que se fosse hoje não faria assim.

Pk nao gosta dessa opcao
  12.  # 36

Não sei jorge mas vou saber. Mas diga-me mais sobre esse assunto. Como deveria ser?

Não gosto desta opção porque acho que o exaustor cilíndrico (era o que ficava melhor esteticamente) não é boa solução embora a placa seja só de 40cm. Acho que o exaustor devia cobrir a placa na totalidade e como é cilíndrico não cobre. Se fosse hoje colocava na mesma a ilha porque gosto e em vez da placa colocava a pia de lavar a louça e a placa ficava entre os armários.
  13.  # 37

Colocado por: SabrinaComo deveria ser?

tubo rectilíneo com parede interior LISA de 200mm de diametro para uma distancia até 10 metros e sem curvas,

uma distancia superior ou com algumas curvas tem que ser de 250mm,

mas quase que aposto como foi usado tubo de aluminio recartilhado (parede interior corrugada ou ondulada ) de 150mm,

se foi com este tubo, no máximo dos máximos e com um potente motor consegue extrair até 350m3 a 450m3\hr, logo muito pouco para uma campânula sem viseira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  14.  # 38

Obrigada! Vou saber e tirar isto a limpo.
  15.  # 39

alguem ja viu aqueles exautores que não tem tubos certo? que custam uma nota, no ikea agora tambem tem la, por acaso liguei para ver o funcionamento e reparei que o ar sai por cima não consegui ver se tinha algum filtro la em cima mas abri por dentro e reparei que é uma simples de um so motor.... agora o ar que sai por cima ainda se sentia bem a por a mao por cima

a minha duvida confusão esta na filtragem deste tipo

http://www.ikeafamilylivemagazine.com/pt/pt/article/37476
    Concordam com este comentário: Zafa
  16.  # 40

Colocado por: sancardosoa minha duvida confusão esta na filtragem deste tipo

têm uns filtros de carvão activado que custam uma nota bem grande, são substituíveis não permitem lavagem.

0.0211 seg. NEW