O melhor ainda está para vir com as fiscalizações camarárias, isso sim, a cereja no topo do bolo de qualquer construção.
Colocado por: j cardosoem que o Gex também teve muitas responsabilidades
Colocado por: j cardosoe quando não é o caso há formas de lidar com isso.
Do meu bolso não sai nem sairá um tostão!
Colocado por: antoniolxHá umas boas semanas pedi à EDP um ramal em BT para a moradia que ando a construir.
Durante as últimas semanas foram originando vários "impedimentos", com sucessivos requisitos.
O último requisito foi a licença de construção. Falei com um colaborador da EDP, e combinei enviar-lhe a digitalização por email.
Ontem, o colaborador ligou-me e confirmou a recepção da licença. Disse-me depois que para o processo "andar", era preciso pagar uma determinada quantia. E que depois disso pago, aí sim é que me daria a indicação de dois ou três empreiteiros, a quem deveria pedir um orçamento.
Acontece que já havia lido várias páginas do site da EDP que contrariavam a exposição deste colaborador. Foi isso que lhe disse. Retorquiu que os procedimentos haviam sido alterados recentemente...
Como me ficou a sensação de estar a ser manipulado, se não uma coisa mais grave, liguei para o Atendimento a Clientes. Onde me confirmaram que o procedimento não é definitivamente esse. Aproveitei para deixar uma queixa muito concreta!
Deixo aqui o meu testemunho, porque ele não deve ser único... Alguém tem experiências semelhantes?
Colocado por: j cardoso
não me admira que tenha tido os problemas que teve
Colocado por: j cardosoAlguma coisa está errada se pensa que é assim que se resolvem as coisas
Colocado por: HMAF
Depois de solicitar o ramal de BT para a sua moradia, a EDP fará um técnico ir ao local fazer o levantamento do que é necessário e irá enviar uma carta para você efetuar o pagamento do ramal. Depois irá disponibilizar o seu contacto a um subempreiteiro da zona! Estamos a falar de Lx, propriamente que zona?!
De seguida esse subempreiteiro com cópia da EDP irá ao local avaliar se estará tudo conforme a EDP idealizou e fará um orçamento para executar esse ramal!
Você tem sempre a hipótese de consultar mais 1 ou 2 subempreiteiros que estejam credenciados para o efeito.
Por último deve ser feito pelo empreiteiro que fez o ramal um auto de entrega, que ele enviará para a EDP depois de estar tudo conforme.
Se precisar de ajuda com este assunto disponha.
HEstas pessoas agradeceram este comentário:danobrega
Colocado por: HMAFAntónio,
No meu entender e sem sequer ver o orçamento da EDP, a diferença de valores reside no facto que, numa opção o ramal será só exclusivo para si, na outra será partilhado por mais alguém. A EDP na 2ª opção sobre dimensiona o ramal de forma a poder "alimentar" mais do que uma instalação, formando uma rede em anel.
Depois de decidir deve ligar para a EDP afim de pedir as referências de pagamento indicando o nº de processo ou então dirigir-se a um balcão de atendimento e efetuar o pagamento no local. Atenção que só tem 30 dias para decidir após recepção do orçamento.
Será depois contactado por um empreiteiro indicado pela EDP para lhe enviar orçamento do trabalho a realizar. Além desse orçamento , pode sempre pedir mais 1 ou 2 orçamentos a empreiteiros credenciados para o efeito.
No meu caso a diferença no valor dos orçamentos dos empreiteiros era abismal, o primeiro com 580 euros e o segundo 150 euros!!!! Será escusado dizer qual escolhi. :)
Se precisar de ajuda disponha.
H
Colocado por: antoniolx
Foi isso que pensei inicialmente. Mas depois de receber mais uma chamada da EDP não estou tão certo! Eu acho que há um ramal exclusivo + um ramal partilhado. O ramal partilhado, pelo cumprimento, e pela conversa da EDP, parece a altura do poste. A parte exclusiva seria da base do poste até ao meu lote.
Portanto, presumo que pagou à EDP o valor mínimo, mais 150 euros a um empreiteiro? Quantos metros eram, tipo de terreno, e se era subterrâneo, se posso perguntar?
Colocado por: HMAF
António,
julgo que não será como está a dizer. Você está perante uma ou outra hipótese e não as duas em conjunto!
Junto ao seu lote de terreno já existem postes de electricidade para abastecer outras casas?!
Relativamente ao meu caso, paguei 127 euros à EDP para executar 13 metros de ramal subterrâneo LSVAV 3G16 mm. Ao Empreiteiro paguei 150 euros por 8 metros de ramal aéreo de LSVAV 3G16mm, isto porque a entrada da moradia estava preparada para ramal aéreo e o orçamentista da EDP considerou ramal subterrâneo erradamente.
Cheguei a um acordo com o empreiteiro e este executou um ramal aéreo, senão teria que pedir novamente orçamento à EDP e esperar mais um determinado tempo.
Se precisar de ajuda disponha.
H
Colocado por: pedromdfPelo que deduzo a confusão será mais sua que da EDP. A mim a situação parece-me linear. Muito bem explicitada pelo HMAF