Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Há umas boas semanas pedi à EDP um ramal em BT para a moradia que ando a construir.
    Durante as últimas semanas foram originando vários "impedimentos", com sucessivos requisitos.
    O último requisito foi a licença de construção. Falei com um colaborador da EDP, e combinei enviar-lhe a digitalização por email.

Ontem, o colaborador ligou-me e confirmou a recepção da licença. Disse-me depois que para o processo "andar", era preciso pagar uma determinada quantia. E que depois disso pago, aí sim é que me daria a indicação de dois ou três empreiteiros, a quem deveria pedir um orçamento.

Acontece que já havia lido várias páginas do site da EDP que contrariavam a exposição deste colaborador. Foi isso que lhe disse. Retorquiu que os procedimentos haviam sido alterados recentemente...

Como me ficou a sensação de estar a ser manipulado, se não uma coisa mais grave, liguei para o Atendimento a Clientes. Onde me confirmaram que o procedimento não é definitivamente esse. Aproveitei para deixar uma queixa muito concreta!

Deixo aqui o meu testemunho, porque ele não deve ser único... Alguém tem experiências semelhantes?
    • Gex
    • 28 novembro 2013

# 2

Sim, sim.. Também tive uma experiência semelhante. Um marmanjo da EDP atrasou-me a ligação do ramal alguns 2 meses com exigências estúpidas e que não tinham sentido nenhum. Falando com empreiteiro e electricista chegou-se à conclusão que o mais certo era o marmanjo querer uns "docinhos" para desbloquear o processo. Resultado: fui falar com o responsável que estava acima dele que me desbloqueou a situação no dia seguinte. Mais tarde o electricista responsável pela obra apresentou uma reclamação formal.

Há uma série de vampiros que tentam mamar ao máximo a teta das construções que ainda vão havendo.

Prepare-se que a coisa não fica por aí. O melhor ainda está para vir com as fiscalizações camarárias, isso sim, a cereja no topo do bolo de qualquer construção.
  2.  # 3

Pois a mim atrasou-me o contador de obras quase 2 meses... o homem queria á força toda que eu fizesse uma baixada subterrânea de 35m... está doido...

Alegando que o poste ficava mal em frente á casa....
  3.  # 4

O melhor ainda está para vir com as fiscalizações camarárias, isso sim, a cereja no topo do bolo de qualquer construção.

A sua má experiência (em que o Gex também teve muitas responsabilidades) não traduz a situação geral, acredite ou não há muitas câmaras e muitos fiscais que trabalham com toda a correcção - e quando não é o caso há formas de lidar com isso.
    • Gex
    • 28 novembro 2013

# 5

Colocado por: j cardosoem que o Gex também teve muitas responsabilidades

Pois tive, em ter sido tótó e não ter pedido a aprovação tácita e em ter contratado um arquitecto indescritível que só fez porcaria...
    • Gex
    • 28 novembro 2013

# 6

Colocado por: j cardosoe quando não é o caso há formas de lidar com isso.

Do meu bolso não sai nem sairá um tostão!
  4.  # 7

Do meu bolso não sai nem sairá um tostão!

E quem se referiu a dinheiro? Alguma coisa está errada se pensa que é assim que se resolvem as coisas, não me admira que tenha tido os problemas que teve
    • HMAF
    • 28 novembro 2013

# 8

Colocado por: antoniolxHá umas boas semanas pedi à EDP um ramal em BT para a moradia que ando a construir.
    Durante as últimas semanas foram originando vários "impedimentos", com sucessivos requisitos.
    O último requisito foi a licença de construção. Falei com um colaborador da EDP, e combinei enviar-lhe a digitalização por email.

Ontem, o colaborador ligou-me e confirmou a recepção da licença. Disse-me depois que para o processo "andar", era preciso pagar uma determinada quantia. E que depois disso pago, aí sim é que me daria a indicação de dois ou três empreiteiros, a quem deveria pedir um orçamento.

Acontece que já havia lido várias páginas do site da EDP que contrariavam a exposição deste colaborador. Foi isso que lhe disse. Retorquiu que os procedimentos haviam sido alterados recentemente...

Como me ficou a sensação de estar a ser manipulado, se não uma coisa mais grave, liguei para o Atendimento a Clientes. Onde me confirmaram que o procedimento não é definitivamente esse. Aproveitei para deixar uma queixa muito concreta!

Deixo aqui o meu testemunho, porque ele não deve ser único... Alguém tem experiências semelhantes?

Depois de solicitar o ramal de BT para a sua moradia, a EDP fará um técnico ir ao local fazer o levantamento do que é necessário e irá enviar uma carta para você efetuar o pagamento do ramal. Depois irá disponibilizar o seu contacto a um subempreiteiro da zona! Estamos a falar de Lx, propriamente que zona?!

De seguida esse subempreiteiro com cópia da EDP irá ao local avaliar se estará tudo conforme a EDP idealizou e fará um orçamento para executar esse ramal!

Você tem sempre a hipótese de consultar mais 1 ou 2 subempreiteiros que estejam credenciados para o efeito.

Por último deve ser feito pelo empreiteiro que fez o ramal um auto de entrega, que ele enviará para a EDP depois de estar tudo conforme.

Se precisar de ajuda com este assunto disponha.

H
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega, maria rodrigues
    • Gex
    • 28 novembro 2013

# 9

Colocado por: j cardoso
    não me admira que tenha tido os problemas que teve

Infelizmente a mim também não pois já estava avisado.

Colocado por: j cardosoAlguma coisa está errada se pensa que é assim que se resolvem as coisas

Não, não penso, por isso mesmo é que disse que do meu bolso não saia um tostão!
    • eu
    • 28 novembro 2013

# 10

Como normalmente só se fala quando as coisas correm mal, deixo o meu testemunho.

A EDP sempre foi muito correta comigo e foram sempre rápidos e eficientes a tratar dos assuntos e a ligar o quadro de obras. Nada a apontar.
  5.  # 11

Colocado por: HMAF

Depois de solicitar o ramal de BT para a sua moradia, a EDP fará um técnico ir ao local fazer o levantamento do que é necessário e irá enviar uma carta para você efetuar o pagamento do ramal. Depois irá disponibilizar o seu contacto a um subempreiteiro da zona! Estamos a falar de Lx, propriamente que zona?!

De seguida esse subempreiteiro com cópia da EDP irá ao local avaliar se estará tudo conforme a EDP idealizou e fará um orçamento para executar esse ramal!

Você tem sempre a hipótese de consultar mais 1 ou 2 subempreiteiros que estejam credenciados para o efeito.

Por último deve ser feito pelo empreiteiro que fez o ramal um auto de entrega, que ele enviará para a EDP depois de estar tudo conforme.

Se precisar de ajuda com este assunto disponha.

H
    Estas pessoas agradeceram este comentário:danobrega

É isto mais ou menos o que está a acontecer:
    Recebi um orçamento da EDP que é uma confusão: nem eles sabem explicar muito bem!

Opção 3.1: Requisitante opta pela construção dos elementos de ligação de uso exclusivo: 368€

Opção 3.2: Requisitante opta pela construção dos elementos de ligação de uso exclusivo e partilhado: 127€

O que me explicaram é que tem que descer os 10metros de poste, passar a rua e chegar ao meu lote. Pelo que percebi, para além destes valores ainda vou ter que pagar a obra...

O que me recomendam, dado que a diferença entre as duas opções são 10 metros de uso partilhado (descida do poste?)?

António
    • HMAF
    • 6 dezembro 2013

# 12

António,

No meu entender e sem sequer ver o orçamento da EDP, a diferença de valores reside no facto que, numa opção o ramal será só exclusivo para si, na outra será partilhado por mais alguém. A EDP na 2ª opção sobre dimensiona o ramal de forma a poder "alimentar" mais do que uma instalação, formando uma rede em anel.

Depois de decidir deve ligar para a EDP afim de pedir as referências de pagamento indicando o nº de processo ou então dirigir-se a um balcão de atendimento e efetuar o pagamento no local. Atenção que só tem 30 dias para decidir após recepção do orçamento.

Será depois contactado por um empreiteiro indicado pela EDP para lhe enviar orçamento do trabalho a realizar. Além desse orçamento , pode sempre pedir mais 1 ou 2 orçamentos a empreiteiros credenciados para o efeito.

No meu caso a diferença no valor dos orçamentos dos empreiteiros era abismal, o primeiro com 580 euros e o segundo 150 euros!!!! Será escusado dizer qual escolhi. :)

Se precisar de ajuda disponha.

H
  6.  # 13

Colocado por: HMAFAntónio,

No meu entender e sem sequer ver o orçamento da EDP, a diferença de valores reside no facto que, numa opção o ramal será só exclusivo para si, na outra será partilhado por mais alguém. A EDP na 2ª opção sobre dimensiona o ramal de forma a poder "alimentar" mais do que uma instalação, formando uma rede em anel.

Foi isso que pensei inicialmente. Mas depois de receber mais uma chamada da EDP não estou tão certo! Eu acho que há um ramal exclusivo + um ramal partilhado. O ramal partilhado, pelo cumprimento, e pela conversa da EDP, parece a altura do poste. A parte exclusiva seria da base do poste até ao meu lote.

Depois de decidir deve ligar para a EDP afim de pedir as referências de pagamento indicando o nº de processo ou então dirigir-se a um balcão de atendimento e efetuar o pagamento no local. Atenção que só tem 30 dias para decidir após recepção do orçamento.

Será depois contactado por um empreiteiro indicado pela EDP para lhe enviar orçamento do trabalho a realizar. Além desse orçamento , pode sempre pedir mais 1 ou 2 orçamentos a empreiteiros credenciados para o efeito.

No meu caso a diferença no valor dos orçamentos dos empreiteiros era abismal, o primeiro com 580 euros e o segundo 150 euros!!!! Será escusado dizer qual escolhi. :)

H

Portanto, presumo que pagou à EDP o valor mínimo, mais 150 euros a um empreiteiro? Quantos metros eram, tipo de terreno, e se era subterrâneo, se posso perguntar?
    • HMAF
    • 6 dezembro 2013

# 14

Colocado por: antoniolx

Foi isso que pensei inicialmente. Mas depois de receber mais uma chamada da EDP não estou tão certo! Eu acho que há um ramal exclusivo + um ramal partilhado. O ramal partilhado, pelo cumprimento, e pela conversa da EDP, parece a altura do poste. A parte exclusiva seria da base do poste até ao meu lote.

Portanto, presumo que pagou à EDP o valor mínimo, mais 150 euros a um empreiteiro? Quantos metros eram, tipo de terreno, e se era subterrâneo, se posso perguntar?

António,

julgo que não será como está a dizer. Você está perante uma ou outra hipótese e não as duas em conjunto!

Junto ao seu lote de terreno já existem postes de electricidade para abastecer outras casas?!

Relativamente ao meu caso, paguei 127 euros à EDP para executar 13 metros de ramal subterrâneo LSVAV 3G16 mm. Ao Empreiteiro paguei 150 euros por 8 metros de ramal aéreo de LSVAV 3G16mm, isto porque a entrada da moradia estava preparada para ramal aéreo e o orçamentista da EDP considerou ramal subterrâneo erradamente.

Cheguei a um acordo com o empreiteiro e este executou um ramal aéreo, senão teria que pedir novamente orçamento à EDP e esperar mais um determinado tempo.

H
  7.  # 15

Colocado por: HMAF

António,

julgo que não será como está a dizer. Você está perante uma ou outra hipótese e não as duas em conjunto!

Junto ao seu lote de terreno já existem postes de electricidade para abastecer outras casas?!

Relativamente ao meu caso, paguei 127 euros à EDP para executar 13 metros de ramal subterrâneo LSVAV 3G16 mm. Ao Empreiteiro paguei 150 euros por 8 metros de ramal aéreo de LSVAV 3G16mm, isto porque a entrada da moradia estava preparada para ramal aéreo e o orçamentista da EDP considerou ramal subterrâneo erradamente.

Cheguei a um acordo com o empreiteiro e este executou um ramal aéreo, senão teria que pedir novamente orçamento à EDP e esperar mais um determinado tempo.

H

HMAF,
    Obrigado pelo seu contributo. Já falei com várias pessoas da EDP, e a confusão é absolutamente total! Continuo sem perceber o que eles me propoem, não só por escrito, como por telefone.

Reafirmo que cada vez mais acredito que estes procedimentos favorecem significativamente a tentação para a existência de luvas, mais que não seja para a coisa "andar", como referia no início do artigo. O que eles não sabem é que eu tenho uma paciência de Jó!!!
  8.  # 16

Pelo que deduzo a confusão será mais sua que da EDP. A mim a situação parece-me linear. Muito bem explicitada pelo HMAF
  9.  # 17

Colocado por: pedromdfPelo que deduzo a confusão será mais sua que da EDP. A mim a situação parece-me linear. Muito bem explicitada pelo HMAF

Não me parece que haja confusão. A confusão está do lado deles, que não sabem explicar, que dizem que alguém me vai ligar, e não ligam. E ainda nem cheguei ao ponto de lhes dizer que o projecto deles não me parece o correcto e mais adequado...

Mas estes casos têm pelo menos um encaminhamento: a ERSE Depois de mais um telefonema, seguiu queixa para a Entidade Reguladora do Sector...
  10.  # 18

Acho que fez bem ...
    Entretanto compre um gerador.
  11.  # 19

Num novo desenvolvimento absolutamente surreal, descobri hoje que o que está no computador da EDP é diferente daquilo que me enviaram impresso por correio. A meio da conversa, a operadora da EDP disse qualquer coisa do género:
    "se escolher a opção 3.1, a mais barata, terá que fazer isto e aquilo"
    No orçamento que me foi enviado, as opções são as seguintes, como referi anteriormente:

Opção 3.1: Requisitante opta pela construção dos elementos de ligação de uso exclusivo: 368€
    Opção 3.2: Requisitante opta pela construção dos elementos de ligação de uso exclusivo e partilhado: 127€

NEM QUERIA ACREDITAR! Estão trocadas! Não admire que eu ande confuso!!!

Entretanto, seguiu mais uma queixa prá ERSE. Não sei o que eles vão fazer com isto, mas uma valente coima à EDP não me parecia mal. Só eu já estive mais de 2 horas ao telefone com o 808 deles, que custa uma pequena fortuna! E as emissões de carbono lá vão aumentando, como sugere o pedromdf...
  12.  # 20

Está confirmado! A EDP enviou-me um PDF por correio electrónico, em que as opções aparecem agora trocadas!!!

0.0234 seg. NEW