Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal! Recentemente um amigo apanhou uma multa de excesso de velocidade por ir a 101 km numa zona cujo limite é 50 km, calma estamos a falar da circunvalação, o que não é desculpa, mas estas coisas acontecem e eles ali andam com radares frequentemente, precisamente porque carro sim carro sim vai a mais de 50 km. O meu amigo não tinha dinheiro para pagar a coima de 300€ na hora e ficou sem carta, tendo-lhe sido passado uma guia. Depois ajudei-o a fazer uma carta de defesa para a ASNR e uma carta de pagamento em prestações, no entanto, ainda este ainda não obteve resposta nem teve dinheiro para prestar a quantia em depósito, como aliás, para quem pode, eu aconselho esse procedimento! A minha questão prende-se com outro tema: a GUIA! Essa guia acabou o prazo, passado uns dias e ele como ainda não obteve a resposta nem da defesa, nem do pedido de pagamento em prestações, ficou com a guia caduca e a polícia disse-lhe agora mesmo que não podia fazer nada porque não é nada com eles. Perante isto, como aconselham o meu amigo a agir? Visto que não teve dinheiro para pagar a multa na hora, nem que fosse como depósito, nem teve 300€ até agora e a única coisa que pôde fazer fez, que foi apresentar defesa e pedir o pagamento em prestações mas e até lá? FICA SEM CARTA NEM GUIA? Desde já, agradeço imenso a vossa ajuda e experiência! Obrigada e Cumprimentos!
  2.  # 2

    Pergunte á forista Dianna, ela é especialista em resolver essas coisas.
    Concordam com este comentário: Paramonte, shc, Sabrina
  3.  # 3

    Colocado por: ritztizEssa guia acabou o prazo
    Deixou passar 6 meses?
  4.  # 4

    Penso que tem de pagar a multa/deposito ou contestar, só assim lhe devolvem a carta ou renovam a guia.
    Se nada faz, claro que não vão renovar a guia!!
  5.  # 5

    Colocado por: system32Penso que tem de pagar a multa/deposito ou contestar, só assim lhe devolvem a carta ou renovam a guia.
    Se nada faz, claro que não vão renovar a guia!!


    Se tivesse lido o texto todo com atenção, está bem explícito que apresentou defesa e requereu o pagamento em prestações. Mas obrigada na mesma. Além disso a minha questão é que só lhe deram a guia para 25 dias, quando passam sempre, ou quase sempre, 6 meses. como a muta foi dia 29 de outubro a guia caducou e como ainda é relativamente cedo para lhe darem alguma resposta da defesa, tinhamos duvidas em como proceder. mas segundo o art. 173º do C.Estrada passam até ao termino do processo, porque eles não podem proibir alguem de conduzir!!
  6.  # 6

    Colocado por: system32Penso que tem de pagar a multa/deposito ou contestar, só assim lhe devolvem a carta ou renovam a guia.
    Se nada faz, claro que não vão renovar a guia!!
    Não, a multa foi dia 29 de outubro e a guia que lhe passaram foi de 25 dias! Já fizemos a defesa mas aind anao obtivemos resposta nem do pagamento em prestações caso a defesa seja julgada improcedente :)
  7.  # 7

    Não reparei na defesa, assim tem o direito a renovar a guia!
    Aperte com eles!

    Colocado por: ritztizNão, a multa foi dia 29 de outubro e a guia que lhe passaram foi de 25 dias! Já fizemos a defesa mas aind anao obtivemos resposta nem do pagamento em prestações caso a defesa seja julgada improcedente :)
  8.  # 8

    Colocado por: system32Não reparei na defesa, assim tem o direito a renovar a guia!
    Aperte com eles!


    Mas tem que se mexer.. não fique sentado à espera que a renovem a guia ou receba responda no ultimo dia.
    Apresentou a defesa por correio, ou foi a um gabinete de atendimento a cliente da ANSR? No primeiro caso deve ir a um posto ou gabinete de apoio da ANSR com o comprovativo do envio da carta com aviso de recpção (e de preferência uma copia da carta) e esclarecer a situação.
    Caso tenha ido pessoalmente apresenar a defesa a um gabinete, tem concerteza uma copia da carta carimbada com a data de entrega. É ir la motrar isso e pedir o mesmo.
    • nfd
    • 29 novembro 2013

     # 9

    Boa noite,

    O procedimento a tomar será o seguinte:
    - ir à divisão de trânsito com a guia, com a coima e com uma cópia da carta enviada à ANSR;
    - pedir a revalidação da guia;
    • nfd
    • 29 novembro 2013

     # 10

    As guias são válidas por 6 meses ou então até à data limite que consta na carta de condução (renovação da mesma), logo acho muito estranho ter uma guia de apenas 25 dias, nunca ouvi falar de tal coisa.
  9.  # 11

    Obrigada a todos pela ajuda! :) sim, um policia também achou MUITO estranho a guia so ter 25 dias, mas eles passam nova porque no sistema ja tem que o meu amigo ja requereu a defesa! e automatico, a carta nem é preciso levar, o meu amigo levou mas nem era preciso :)
 
0.0152 seg. NEW