Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Começo por agradecer a possível ajuda e conselhos que me possam dar.

    Pretendo adquirir um apartamento avaliado em 180"000.00, para tal necessito de um crédito de 120"000.00.

    Ao deslocar-me a um balcão de um banco no qual tenho conta, foi me dito, que seria impossível obter um empréstimo sem fiador.

    A minha situação é a seguinte :

    Não tenho morada fiscal em Portugal;

    Solteira, sem filhos;

    Não tenho créditos ou dividas;

    Tenho Impostos regularizados;

    Não tenho quaisquer despesas, de aluguer e afins ( vivo com os meus pais);

    Tenho um contrato fixo;

    Tenho um salário mensal que ronda os 5"000.00€;

    Acontece, que tenho apenas 24 anos e não tenho fiadores, no entanto, tenho um uns terrenos no valor de mais ou menos 30"000.00€, que poderiam servir de garantia, caso tal seja possível.

    A minha questão é a seguinte, será assim tão impossível obter os tais 120"000.00 de crédito, tendo em conta a minha situação financeira?

    Honestamente, que banco me aconselham para uma segunda opinião?

    Estou desanimada. Agradeço toda a ajuda possível.

    Muito obrigada.
  2.  # 2

    procure outros bancos, que com essa situação deve conseguir em algum banco.
    Concordam com este comentário: Paramonte, daniela89
    • jd_
    • 28 novembro 2013 editado

     # 3

    Não digo que seja impossível, mas acho dificil. Ter um emprego fixo, pouco quer dizer hoje em dia para os bancos, se perde o emprego quais as garantias que o banco tem ? Fica com mais uma casa que não consegue vender. Eu nao tenho pena nenhuma dos bancos, mas isto hoje em dia não está facil conseguir credito para habitação, o dinheiro é pouco e muito caro. Se fosse um imovel do banco até lhe estendiam uma passadeira. Na minha opinião se não tiver pressa em comprar casa, mais vale esperar mais uns meses e dar uma entrada maior, quanto maior a entrada maior a probabilidade de o banco lhe emprestar o restante. Tente mais que um banco, às vezes um pode não facilitar e o outro ao lado conceder o emprestimo.
    Pelo que tenho visto, tente no BPI e no BES pode ser que tenha sorte.
    Já agora em que país está e qual o seu trabalho?
    Concordam com este comentário: daniela89
  3.  # 4

    Obrigada.

    Fiquei desanimada, o Sr. do banco, foi super inconveniente e tratou-me de forma pouco cordial.

    Olhou para mim, como se fosse um E.T.

    Espero ter uma resposta positiva, queria comprar esta casa.

    Também tenho um PPR.

    Vou procurar outros bancos, só que me sinto um bocado perdida no que respeita a bancos portugueses.
  4.  # 5

    Colocado por: jd_Não digo que seja impossível, mas acho dificil. Ter um emprego fixo, pouco quer dizer hoje em dia para os bancos, se perde o emprego quais as garantias que o banco tem ? Fica com mais uma casa que não consegue vender. Eu nao tenho pena nenhuma dos bancos, mas isto hoje em dia não está facil conseguir credito para habitação, o dinheiro é pouco e muito caro. Se fosse um imovel do banco até lhe estendiam uma passadeira. Na minha opinião se não tiver pressa em comprar casa, mais vale esperar mais uns meses e dar uma entrada maior, quanto maior a entrada maior a probabilidade de o banco lhe emprestar o restante. Tente mais que um banco, às vezes um pode não facilitar e o outro ao lado conceder o emprestimo.
    Pelo que tenho visto, tente no BPI e no BES pode ser que tenha sorte.
    Já agora em que país está e qual o seu trabalho?


    Muito obrigada, de facto o não ter fiadores está a ser um grande problema.

    Mesmo em caso de desemprego, os meus rendimentos nesse caso, seriam suficientes para pagar o crédito e ainda ficar com dinheiro superior, ao chamado mínimo vital.

    Estou numa fase em que efectivamente gostaria de investir, tenho casa em vista.

    O fulano do banco foi tão desagradável....uma "cunha", num banco será que ajuda?

    Trabalho na Suíça, na área financeira, estou em inicio de carreira.

    Cumprimentos,
  5.  # 6

    Daniela, esqueça esse banco e visite outros. Se está à vontade financeiramente para investir, procure outros bancos e esse indivíduo é que perde por ter sido desagradável consigo.
    Concordam com este comentário: daniela89
    • jd_
    • 28 novembro 2013

     # 7

    Eles pouco querem saber do dinheiro que se tem na conta, porque hoje está lá amanhã pode não estar. A seu favor está o ordenado, contra está a quantia pedida, se tem capacidade para dar mais de entrada faça isso. Cada centimo pedido ao banco vai-lhe custar muito dinheiro, por cada 5000eur o banco cobra-lhe cerca de12000eur contas por alto, se está a pensar na casa como um investimento, pense nela como num investimento para si, e não num investimento do banco em si.
    Se acha que a casa é mesmo o que quer, dê a maior entrada possivel, salvaguardando-se sempre se alguma coisa correr menos bem ter alguma reserva.
    E como já disse visite mais bancos.
    Concordam com este comentário: daniela89
  6.  # 8

    Colocado por: SabrinaDaniela, esqueça esse banco e visite outros. Se está à vontade financeiramente para investir, procure outros bancos e esse indivíduo é que perde por ter sido desagradável consigo.


    Obrigada :)

    Não sei se o facto de me ter dirigido, a um escritório de representação de um banco Português cá, teve influencia. Vou tentar a minha sorte, na minha próxima ida a Portugal.

    Mais uma vez muito obrigada.

    P.S: que documentos deverei levar comigo?
    • jd_
    • 28 novembro 2013 editado

     # 9

    Declaração de rendimentos do ano anterior e depois os dados do apartamento, com isto consegue uma simulação.
    Qual foi banco?
  7.  # 10

    Colocado por: jd_Eles pouco querem saber do dinheiro que se tem na conta, porque hoje está lá amanhã pode não estar. A seu favor está o ordenado, contra está a quantia pedida, se tem capacidade para dar mais de entrada faça isso. Cada centimo pedido ao banco vai-lhe custar muito dinheiro, por cada 5000eur o banco cobra-lhe cerca de12000eur contas por alto, se está a pensar na casa como um investimento, pense nela como num investimento para si, e não num investimento do banco em si.
    Se acha que a casa é mesmo o que quer, dê a maior entrada possivel, salvaguardando-se sempre se alguma coisa correr menos bem ter alguma reserva.
    E como já disse visite mais bancos.
    Concordam com este comentário:daniela89


    Colocado por: jd_Eles pouco querem saber do dinheiro que se tem na conta, porque hoje está lá amanhã pode não estar. A seu favor está o ordenado, contra está a quantia pedida, se tem capacidade para dar mais de entrada faça isso. Cada centimo pedido ao banco vai-lhe custar muito dinheiro, por cada 5000eur o banco cobra-lhe cerca de12000eur contas por alto, se está a pensar na casa como um investimento, pense nela como num investimento para si, e não num investimento do banco em si.
    Se acha que a casa é mesmo o que quer, dê a maior entrada possivel, salvaguardando-se sempre se alguma coisa correr menos bem ter alguma reserva.
    E como já disse visite mais bancos.
    Concordam com este comentário:daniela89


    Muito obrigada.

    Tenho consciência que, infelizmente, os juros são altíssimos.
    No entanto, penso que estou numa fase da minha vida, em que não tenho grandes encargos financeiros e propicia para a compra de casa em Portugal.
    Um dia pretendo voltar e ter nessa altura casa paga, nem que seja na idade da reforma.

    Os 40"000.00, é o máximo que posso dispor neste momento. :(

    O meu receio, é o facto de não ter fiadores e disso me parecer um requisito necessário ( segundo o funcionario-mister-besta-quadrada), no entanto tenho os tais terrenos, é possível penhorar os mesmo como forma de garantia?

    Desculpem as minhas perguntas, mas além de estar fora de Portugal há muitos anos, estou um pouco ao
    lado do mercado imobiliário.
  8.  # 11

    Colocado por: jd_Declaração de rendimentos do ano anterior e depois os dados do apartamento, com isto consegue uma simulação.


    Ups, no ano de 2012, tinha rendimentos um pouco inferiores, no entanto tenho fichas de salário deste ano e contrato de trabalho.

    Vou completar o dossier ao máximo e levar :)
  9.  # 12

    Daniela, esqueça o facto dos fiadores e a meu ver ainda bem que não os tem. Porque, na minha opinião, não é justo para ninguém ficar de fiador. Nunca sabemos o que nos pode acontecer. A mim não me pediram fiadores quando construí a minha casa e tinha-os, mas acredite que se tivessem pedido não construía. Fiadores nunca, preferia não ter casa.
    • jd_
    • 28 novembro 2013

     # 13

    Os bancos não querem terrenos ou casas querem dinheiro, porque imoveis têm eles ao monte.
    Se quer mesmo comprar nesta altura e "só" pode dar essa entrada para o valor em questão, penso ser dificil mas não custa tentar em mais bancos, às vezes até o mesmo banco em balcões diferentes pode dar respostas diferentes.
    Se é um investimento, já pensou num imovel do banco? As vezes pode encontrar algum que lhe interesse e nesse caso teria a vida facilitada.
  10.  # 14

    O que é relevante aqui, a meu ver, é quando diz que tem uma casa em vista que vale 180.000 euros, a minha questão é quem a avaliou? Esse é o preço por que vai comprar e não a avaliação.

    Deve pedir uma avaliação do mesmo e com base nisso reflectir. A avaliação pode custar-lhe entre 200 e 500 euros. A esse valor de avaliação retire 20% e fica com um valor que ficará hipotecado. 20% abaixo porque as avaliações bancários vão sempre pelos limites inferiores...

    Considerando que o valor de avaliação seja 150.000, menos 20% dá 120.000. Corresponderá ao valor do crédito que precisa logo, não deveria haver problema. Garantia = Crédito. Agora pergunto eu: - Como vai pagar o seu crédito?

    Se você trabalhasse em Portugal com esse tipo de vencimento, digo-lhe já que "era de caras" crédito sem fiador. Agora você trabalha fora e tem um nível e custo de vida diferente do nosso. Se você falhar os pagamentos, onde vai o Banco buscar o dinheiro? Ao seu patrão com penhora de vencimentos como se faz cá?

    O grande problema é o Banco cá reconhecer que o seu emprego é seguro e estável, mesmo sendo no estrangeiro. Difícil... Mais a mais nesta altura dos acontecimentos em que o acesso ao crédito não esta aberto...



    PS:
    Só estou a divagar um pouco sobre o assunto para que você entenda como as coisas cá funcionam.
    Concordam com este comentário: jd_
    • 1255
    • 29 novembro 2013

     # 15

    Cara Daniela,
    Ora vejamos:
    24 anos; vive com os pais; trabalha fora do país; tem vencimento na ordem dos 5000€; trabalha na área finaceira; solteira; sem filhos; não tem créditos; não tem dívidas; impostos regularizados; não tem despesas; tem amealhado cerca de 40000€; tem terrenos no valor de 30000€; contrato fixo...
    Bolas, até cansa escrever todas essas "virtudes" :-) leia-se coisas boas.
    Só tem uma coisa má...
    Essa ideia ruim de comprar casa no valor de 180000 e ficar a pagá-la ao banco.
    Quer um conselho muito sincero?
    Esqueça o banco e muito menos os fiadores. A vida dá muitas voltas e pelos vistos essa sua situação tão aprazível é recente.
    O melhor que tem a fazer é aguentar mais uns meses ou anos. Consolida ainda mais a sua situação financeira e quem sabe quando aparecer outra oportunidade (neste país não vão faltar nos próximos anos) até pode ter capacidade para comprar a pronto ou quase na totalidade o prédio.
    Pelos vistos essa compra não é para a sua habitação permanente, pode esperar em vez de se hipotecar com a banca. Olhe que essa situação vale muito.
    E se um dia quiser regrassar a Portugal essa casa pode já não ser assim tão boa. Nessa altura encontra outras muitos melhores concerteza.

    Cautela: a comprar casa em segunda mão investigue bem a zona, o prédio, a qualidade de construção, etc...
    PS: se trabalha na área financeira deve saber que se der os terrenos como garantia não se chama penhora mas sim hipoteca.
    Se quer mesmo seguir com essa ideia os seus pais não podem ser seus fiadores?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Mac, hfviegas, jorgferr, danobrega, tiago_eco
    • jd_
    • 29 novembro 2013

     # 16

    Colocado por: daniela89

    Ups, no ano de 2012, tinha rendimentos um pouco inferiores, no entanto tenho fichas de salário deste ano e contrato de trabalho.

    Vou completar o dossier ao máximo e levar :)


    Cá só vão querer saber da declaração de rendimentos do ano anterior, não sei que tipo de documento tem mas cá eles guiam-se pela nota de liquidação do IRS do ano anterior.
    Como já lhe aconselhei e outros fizeram o mesmo, talvez seja melhor esperar mais um tempo e amealhar mais uns euros e depois ou comprar a pronto ou então pedir uma quantia muito inferior.
    Casas é o que não falta para vender. Já pensou em comprar um terreno e construir uma casa mais tarde ao seu gosto, se bem que acompanhar uma obra à distância é algo complicado e pouco aconselhável.
  11.  # 17

    Colocado por: daniela89Boa noite,

    Começo por agradecer a possível ajuda e conselhos que me possam dar.

    Pretendo adquirir um apartamento avaliado em 180"000.00, para tal necessito de um crédito de 120"000.00.

    Ao deslocar-me a um balcão de um banco no qual tenho conta, foi me dito, que seria impossível obter um empréstimo sem fiador.

    A minha situação é a seguinte :

    Não tenho morada fiscal em Portugal;

    Solteira, sem filhos;

    Não tenho créditos ou dividas;

    Tenho Impostos regularizados;

    Não tenho quaisquer despesas, de aluguer e afins ( vivo com os meus pais);

    Tenho um contrato fixo;

    Tenho um salário mensal que ronda os 5"000.00€;

    Acontece, que tenho apenas 24 anos e não tenho fiadores, no entanto, tenho um uns terrenos no valor de mais ou menos 30"000.00€, que poderiam servir de garantia, caso tal seja possível.

    A minha questão é a seguinte, será assim tão impossível obter os tais 120"000.00 de crédito, tendo em conta a minha situação financeira?

    Honestamente, que banco me aconselham para uma segunda opinião?

    Estou desanimada. Agradeço toda a ajuda possível.

    Muito obrigada.


    Deutsche Bank...... voce é o cliente tipo do DB. faça-lhes uma visita!
  12.  # 18

    Como disse o 1255, esqueça comprar casa neste momento as taxas cá estão altissimas, se continuar a juntar dinheiro e a investi-lo correctamente entre 3 a 5 anos provavelmente terá esses 120.000 na conta mais os outros 60.000. E pode comprar a casa que quiser a pronto sem nenhum stress, se tudo correr bem e a economia realmente começar a crescer sustentadamente daqui a 5 anos até pode comprar uma de 300.000 em que pede os mesmo 120.000 com um spread bem mais baixo.

    Por isso tenha paciência.
  13.  # 19

    3 a 5 anos capitaliza 120000 Euros? Isto não será sonhar alto?
    • tnjp
    • 29 novembro 2013

     # 20

    24 anos; vive com os pais; trabalha fora do país; tem vencimento na ordem dos 5000€; trabalha na área finaceira; solteira; sem filhos; não tem créditos; não tem dívidas; impostos regularizados; não tem despesas; tem amealhado cerca de 40000€; tem terrenos no valor de 30000€; contrato fixo...
    Bolas, até cansa escrever todas essas "virtudes" :-) leia-se coisas boas.
    Só tem uma coisa má...
    Essa ideia ruim de comprar casa no valor de 180000 e ficar a pagá-la ao banco.
    Quer um conselho muito sincero?
    Esqueça o banco e muito menos os fiadores. A vida dá muitas voltas e pelos vistos essa sua situação tão aprazível é recente.
    O melhor que tem a fazer é aguentar mais uns meses ou anos. Consolida ainda mais a sua situação financeira e quem sabe quando aparecer outra oportunidade (neste país não vão faltar nos próximos anos) até pode ter capacidade para comprar a pronto ou quase na totalidade o prédio.


    O melhor conselho que lhe podiam ter dado! Com 24 anos, salário de €5.000 e praticamente sem despesas, você não precisa de bancos para nada! Qual a necessidade de pedir um empréstimo e no final o valor pago poderá ser o dobro do valor pedido??? Não tenha pressa, aguarde mais algum tempo!!! Imaginemos que você consegue guardar €40.000 por ano, daqui a três anos tem os €120.000 mais o que já tem neste momento! Nessa altura vem a Portugal e compra uma casa a PRONTO, o sonho de qualquer jovem com a sua idade!
 
0.0252 seg. NEW