Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O que aqui o Tequilha não disse é que se negarmos o acesso à nossa viatura estamos a incorrer num crime de desobedicência.

    E eles, os polícias, nunca na vida ficam a perder, quem se lixa é o mexilhão, mesmo quando tem razão.

    Mesmo que não haja mandato, ou "fundada suspeita de ilícito", eles arranjam forma de nos queimar se quiserem. Não é ideal mas é a lei que temos.

    Nos Estados Unidos, apesar de ser um país de coisas estranhas em termos de lei, só te podem revistar o carro se tiverem "causa provável". Aqui, esqueçam, até cães te metem dentro do carro sem te passar cartão, o melhor mesmo é colaborar, sempre arranjam menos chatices.

    Conselho de amigo, colaborem mesmo não concordando.
  2.  # 2

    Só mesmo para si cara Erga, não lhe preciso de lhe provar nada, provo - o no terreno como tenho feito até agora, você pode não ter 8 anos, mas mais uma vez lhe digo não ache dono da razão e não pense que por ser advogado sabe tudo melhor que os outros.

    Resalvo apenas o seguinte numa fiscalização de trânsito ou numa abordagem policial, hajam como entenderem, pois segundo aqui o Erga eu posso apenas deter alguém com ordem do juiz, esqueceu - se talvez de mencionar por exemplo os casos de desobediência, coação sobre funcionário e a melhor de todas, agressão ou tentativa de agressão.

    Mais uma vez digo, façam o que diz a vossa consciência e caso nada tenham a temer colaborem e serão sempre tratados com respeito.
    • chap
    • 22 setembro 2014

     # 3

    Colocado por: TequilhaMais uma vez digo, façam o que diz a vossa consciência e caso nada tenham a temer colaborem e serão sempre tratados com respeito.


    Não faz sentido o que diz, temos todos (cidadãos e polícias) de agir de acordo com a lei que por vezes já é subjectiva o suficiente. Não é aceitavel pedir para que colaboremos quando o que nos está a ser solicitado vai para além do que é a nossa obrigação legal.
  3.  # 4

    Colocado por: TequilhaMais uma vez digo, façam o que diz a vossa consciência e caso nada tenham a temer colaborem e serão sempre tratados com respeito.

    É esta a minha experiência com as autoridades, nem nunca me fizeram sair da viatura.
    Não é essa a sua experiência, pelo menos pelo que afirma, utilizando mesmo termos como a "minha música" e "bailar" como você entender.
    Estamos na presença de um autoritário que avalia por si próprio as pessoas num ápice e faz-lhes a vida negra. Já o fez a pelo menos 1500, sabe-se lá porquê!
  4.  # 5

    A posicao do agente nao foi a melhor. Porem, nao significa que devamos generalizar em relacao a totalidade das forcas de seguranca. Tal como nao o devemos fazer em relacao aos advogados...e ha muita pobreza de espirito tambem nessa classe profissional. Reflexo da populacao que temos nada mais, e que se reflecte em todas as classes profissionais do nosso pais.

    Passando ao lado da caganca do elemento nas detencoes que fez e nos anos de servico (esqueceu-se de referir o numero de "porradas" que levou) a verdade e que muito dificilmente se consegue impeder a busca a uma viatura em plena operacao stop. Basta para tal um elemento policial canino (sim, pois sao considerados policias com respectiva graduacao) dar um sinal que bastara tal para levantar suspeita, levando a busca do veiculo. E o advogado a seguir que questione o elemento canino se quiser. O tratador dira que o cao sinalizou e ponto final!

    Se os advogados procuram lacunas na lei de modo a defender os direitos dos seus constituintes, tambem a justica (incluindo OPC's) procuram blindar ao maximo a accao dos advogados nos varios processos que levam a tribunal. E o que o Tequilha refere como,
    Colocado por: TequilhaQuanto ao resto só lhe tenho a dizer se nada tem a esconder aquando de uma fiscalização não se tente armar, pois a coisa pode correr bastante mal para o seu lado, e depois além de lhe revirar em o carro, poderá ainda acabar detido, por.....

    o que por norma ocorre e o elemento fiscalizado acabar por ocorrer em desobediencia, pois fala-se fala-se fala-se e acabam por se espalhar tanto no que dizem como nas accoes, levando a incidentes que permitem a actuacao do elemento policial numa detencao por desobediencia ou algo semelhante.

    Caro Erga, se ha comentarios que gosto de ler neste forum sao os seus, mas a posicao taxativa em funcao da lei nao funciona totalmente como descreve aqui.

    Nao sei se defende casos de ilicito criminal, mas se sim, quantas vezes nao lhe ocorreu o elemento policial se cingir ao que vem descrito no auto, nao permitindo outra interpretacao que nao a que efectivamente permitiu a detencao?

    Quantas vezes nao lhe ocorreu apenas o elemento detentor assinar o expediente, sem testemunhas, apesar de na operacao stop haver nnn elementos presents mas que nao testemunharam a ocorrencia, ou apenas so um para corroborar a situacao explanada pelo agente no auto, impedindo desta forma contradicoes em depoimentos?

    Nao seria isto que leva muitos advogados a "transpirar" no intuito de nao conseguirem obter razoes para absolver o seu constituinte?

    Se ha bons advogados, tambem ha bons policias e que fazem bom uso da legislacao em vigor, e como sabemos, a lei nao e preto no branco e muito menos se cinge ao CPP.

    E lamento dizer-lhe isto mas na minha opiniao, esta posicao de superioridade
    Colocado por: Erga OmnesNa expectativa das Vs prezadas notícias (e lições processuais), subscrevo-me,

    Colocado por: Erga OmnesEu ainda fiquei à espera que o douto Tequilha o informasse...mas, surpreendentemente, ele não respondeu...mas é só porque isso é informação confidencial (aliás ultra-secreta!)...não é porque não sabia responder claro...

    nao foi diferente da tao veemente criticada por tantos foristas por parte do Tequilha.

    E tenho pena que nao se facam mais operacoes, eventualmente situacoes destas nao ocorreriam tao facilmente.

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=3500750

    http://www.ptjornal.com/2014010320105/geral/sociedade/guardava-no-carro-uma-cobra-com-cerca-de-quatro-metros-e-70-quilos.html

    Da mesma forma que nao pretendo um estado policial, entendo que o excesso de "direitos" nao fundamentais acabam por ser um entrave a seguranca de todos nos, levando a um extremar de medidas de seguranca que no fim, acabam por nos roubar um pouco aquela liberdade que detinhamos e defendiamos por da ca aquela palha.
    Em mais de 20 anos de carta nunca me foi pedido para abrir a mala do carro. Se o fizerem, abri-la-ei com toda a naturalidade. Se tiver objectos pessoais que possam ferir a susceptibilidade do elemento policial, inform-a da questao e se nao gostar que feche os olhos ou vire a cara, mas a mala sera escancarada.
    Estamos a falar de veiculos automoveis, nao de habitacoes ou veiculos utilizados como tal.

    Fernando Ferreira

    (Teclado internacional sem acentuacao)
    Concordam com este comentário: Tyrande
  5.  # 6

    Colocado por: treker666E tenho pena que nao se facam mais operacoes, eventualmente situacoes destas nao ocorreriam tao facilmente.

    Mais ainda? Depende da experiência de cada um, eu cá é rara a semana que não apanho uma operação stop!
    Concordam com este comentário: Tequilha
  6.  # 7

    Mas faz algum sentido que um policia peça a álguém para abrir a mala de um carro se o policia tivesse direito de o fazer e o interpelado a isso fosse obrigado. Mas por acaso eu quando chego a um cruzamento saio do carro e vou pedir ao condutor que vem pela esquerda para me deixar passar porque eu tenho prioridade?
    Quanto muito o policia, se for de trânsito, usa o subterfugio que querer ver o triangulo do veículo, que em 99,9% dos casos está na mala, para conseguir espreitar lá para dentro.
    Há-ja pachorra, então para o policia entrar em casa precisa de um mandato, para entrar no carro ou dar alguns apalpões é porque lhe apetece à vista de uma lei que, "como é óbvio", não poderá ser colocada num fórum.
  7.  # 8

    Colocado por: pedromdfMais ainda? Depende da experiência de cada um, eu cá é rara a semana que não apanho uma operação stop!


    E que tipo de veiculo utiliza? Ligeiro de passageiros ou commercial? Eu...em Portugal se fui mandado parar umas 5 vezes em 20 anos, deve ter sido muito. E vivo junto a capital. (ok, tb utilizo bastante os transportes publicos)
  8.  # 9

    Carro particularíssimo, ainda ontem, foi a última, mas parece-me que foi pelo país todo.
    •  
      Tyrande
    • 22 setembro 2014 editado

     # 10

    Penso que o pessoal está a exagerar.
    Parece-me compreensível um policía agir de acordo com a sua intuição, em certos casos, para fazer uma revista, por exemplo. Quantas apreensões de material estupefaciente e outros já se devem ter feito à pala da intuição do polícia, que no entanto não tinha nenhuma autorização do juíz em mãos?
    O que torna um profissional muito melhor que é o outro, neste caso, pode ser exatamente o instinto!
    Eu pessoalmente também ficaria um bocadinho chateada se me pedissem para sair do carro e abrir a mala.. mas fá-lo-ia sem dúvida nenhuma! E depois como não iriam encontrar nada de interessante, ia outra vez à minha vida! E prontos, ele fez o trabalho dele, eu colaborei, tá feito! Mais uma vez, o bom senso é essencial!

    O pessoal está a comentar como se a situação fosse quase a seguinte:
    **sendo parados pela polícia**
    - Boa noite Sr. Guarda.
    - Boa noite. Saia do veículo, abra a mala e sente-se na berma.

    Também entendo a posição do Tequilha na afirmação "é conforme for a música, assim será o baile". Então acham que um indíviduo que se mostra reticente em colaborar, podendo mesmo às vezes ser mal-educado e ofensivo, há de ser tratado da mesma forma que outro indivíduo que colabora prontamente?
    • Carvai
    • 22 setembro 2014 editado

     # 11

    Colocado por: Erga Omnes(até porque, durante anos, tivemos uma polícia política e actuações de agentes de autoridade que atropelavam por completo os direitos fundamentais dos cidadãos ...).

    Curiosamente a única vez que me lembre em Portugal foi pouco tempo depois do 25A que assisti a uma revista a todas as viaturas que entravam em Lisboa em busca das famosas mocas de Rio Maior.
    No caso das viaturas comerciais é normal que todas as viaturas sejam inspecionadas mas provavelmente deve existir legislação na área fiscal especifica para isso.
    No caso das viaturas de passageiros nunca assisti a operações stop em que obrigassem a abrir as bagageiras. E lá está, a lei prevê que em caso de suspeita (drogas ou armas) a policia o pode fazer. É claro que cabe aos policias definir quem é suspeito e para isso são formados. Eu com mais de 40 anos de carta e cerca de 2 milhões de KMs percorridos raramente me mandaram parar e nunca abri a mala de um carro (excepto durante 2 anos em que vivi num País comunista onde era revistado todos os dias).
    Concordam com este comentário: Tequilha
  9.  # 12

    Até tive há uns tempos uma situação caricata. Passei num sentido e mandaram-me parar e entrar para uma área de descanso onde estavam umas dezenas. Demorou bastante tempo.
    Quando vinha de regresso tinham mudado a operação para o sentido contrário onde estavam de manhã e lá fui novamente mandado parar. Felizmente consegui demonstrar que já tinha sido fiscalizado e assim poupei bastante tempo.
  10.  # 13

    Conforme já aqui foi dito e reitor, muito poucos foram os que pararam em operações de fiscalização de trânsito, ou outras, e que lhes tenha sido solicitado a abertura da bagageira só porque o agente no local lhe apetece, óbvio que o elemento no local se for um bom profissional sabe avaliar as pessoas especialmente pela sua linguagem corporal, por vezes não é necessário nenhum cão farejador para se perceber o cheiro a algo que não é tabaco e quem do interior da viatura.

    Posso - vos dizer que em 2008 e quando me deslocava numa viatura descaracterizada, deparamo-nos com um indivíduo num motociclo, até aí tudo normal, não fosse este ao parar num sinal luminoso estar constantemente a olhar em todas as direcções e demonstrando um ar extremamente nervoso, foi este por nós abordado e quando lhe questiona-mos porque de tanto nervosismo começou a gaguejar e não sai nada, foi - lhe retirada a chave do motociclo para evitar a fuga, e decidimos manda - lo abrir a mochila que trazia às costas, resultado disto tudo para não me alongar, dentro da dita mochila estavam para nossa surpresa 3.9kg de haxixe, ora se fosse-mos actuar como diz aqui o caro Erga, não poderíamos ter feito nada ao sr cidadão......
  11.  # 14

    Colocado por: TequilhaConforme já aqui foi dito e reitor, muito poucos foram os que pararam em operações de fiscalização de trânsito, ou outras, e que lhes tenha sido solicitado a abertura da bagageira só porque o agente no local lhe apetece, óbvio que o elemento no local se for um bom profissional sabe avaliar as pessoas especialmente pela sua linguagem corporal, por vezes não é necessário nenhum cão farejador para se perceber o cheiro a algo que não é tabaco e quem do interior da viatura.

    Posso - vos dizer que em 2008 e quando me deslocava numa viatura descaracterizada, deparamo-nos com um indivíduo num motociclo, até aí tudo normal, não fosse este ao parar num sinal luminoso estar constantemente a olhar em todas as direcções e demonstrando um ar extremamente nervoso, foi este por nós abordado e quando lhe questiona-mos porque de tanto nervosismo começou a gaguejar e não sai nada, foi - lhe retirada a chave do motociclo para evitar a fuga, e decidimos manda - lo abrir a mochila que trazia às costas, resultado disto tudo para não me alongar, dentro da dita mochila estavam para nossa surpresa 3.9kg de haxixe, ora se fosse-mos actuar como diz aqui o caro Erga, não poderíamos ter feito nada ao sr cidadão......


    bahhhh... eu nao devo nada a ninguem e passo a vida a olhar para tudo quanto é sitio enquanto conduzo! chama-se a isso...estar alerta...

    a minha experiencia com forças policiais é a seguinte: nao servem para nada....sempre que precisei deles, tratam-nos com desprezo, fazem-nos literalmente um frete em ouvir-nos e se for preciso ainda gozam e soltam umas piadinhas entre eles sobre a situação.... em termos de caça á multa a situação muda de figura.... sao os azes do papel, e do mais profissional que ja vi!

    é esta a minha experiencia e como tal nao posso ter uma boa impressão! mas fico feliz por saber que outras pessoas tenham uma experiencia diferente!
  12.  # 15

    nao servem para nada...


    Isso é um exagero. Completo...
    Concordam com este comentário: treker666
  13.  # 16

    Colocado por: Tyrande

    Isso é um exagero. Completo...


    para mim nao é.... e tenho ca as minhas razoes! como lhe disse.... sempre que precisei deles e me dirigi a uma esquadra....é uma vergonha...esta é a minha experiencia.... acredito que talvez outras pessoas que tenham precisado tenham sido "atendidas" de forma diferente! infelizmente nao conheço ninguem nessa situação!
  14.  # 17

    Colocado por: Erga Omnes

    Eu não perco tempo com gente da sua estirpe...

    O que demorou uma semana foi a resposta das autoridades competentes ao requerimento do Juiz...se você é um super especialista da informática e diz que demora 2 anos fique com a sua... Imagino que por ser tão bom em informática é que teve que fugir do país...

    Veja lá se não passa por aqui nenhum advogado de uma financeira e se lembra de enviar um requerimento para o consulado Português a perguntar pelo José Jorge Costa...

    Haja decoro... da minha parte não leva mais nenhuma resposta...
    Concordam com este comentário:de jesus mendes,tostex,Silver Wolf,Casa1980


    Tequilha saberá informar aqui o advogadozeco de casos de arreda menos e pouco mais, que jamais conseguiria fazer o que afirma categoricamente sobre saber a id de alguém que difamação outro na net e condena-lo como ele diz numa semana 😂

    Sabe o Tequilla informar este gajo que não será um advogadozeco como ele que iria fazer um pais soberano e que não precisa de Portugal para nada a obrigar alguém a pagar uma dívida que eles não têm nada a ver nem sequer querem saber lol.

    Já agora Erga para espertinhos como você existem bódias ainda mais finos e com a sua letra conheço muitos que o punham no chão algemado em poucos minutos e no dia seguinte lá estava você com os costados no tribunal por ter agredido, injuriado e porque não queria que eles revistassem o seu carro para não encontrarem umas barrigas de chocolate daquelas que fazem rir ao fumar, e depois gostava de o ver lá a provar que aquilo não era seu lol, ele à cada toto anginho. Lol
  15.  # 18

    alias basta verem o "ar autoritario" do senhor tequilha a escrever aqui sobre o seu trabalho.... "eu quero, posso e mando...e a mim ninguem me contesta"
  16.  # 19

    Colocado por: TequilhaConforme já aqui foi dito e reitor, muito poucos foram os que pararam em operações de fiscalização de trânsito, ou outras, e que lhes tenha sido solicitado a abertura da bagageira só porque o agente no local lhe apetece, óbvio que o elemento no local se for um bom profissional sabe avaliar as pessoas especialmente pela sua linguagem corporal, por vezes não é necessário nenhum cão farejador para se perceber o cheiro a algo que não é tabaco e quem do interior da viatura.

    Posso - vos dizer que em 2008 e quando me deslocava numa viatura descaracterizada, deparamo-nos com um indivíduo num motociclo, até aí tudo normal, não fosse este ao parar num sinal luminoso estar constantemente a olhar em todas as direcções e demonstrando um ar extremamente nervoso, foi este por nós abordado e quando lhe questiona-mos porque de tanto nervosismo começou a gaguejar e não sai nada, foi - lhe retirada a chave do motociclo para evitar a fuga, e decidimos

    Você não pode ser o que diz ser!
  17.  # 20

    Colocado por: loverscoutalias basta verem o "ar autoritario" do senhor tequilha a escrever aqui sobre o seu trabalho.... "eu quero, posso e mando...e a mim ninguem me contesta"


    Ainda que errado...nao muito diferente da posicao assumida por advogados, trolhas e afins neste forum.
 
0.0645 seg. NEW