Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Tenho um recuperador de calor inserivel (sem ventiladores) num apartamento e ao acender não deitou cheiro nenhum, no entanto após aquecer começou a surgir fumo e cheiro pela saida da grelha da hotte.
    Pensei que fosse lixo "esquecido" na construção e tirei o recuperador para limpar e descobri algo negro a escorrer pela tubo de extracção de fumo desde o teto que caía para cima do recuperador e fervia em cima do mesmo...
    Fotos do que encontrei: Teto
    Parte que encaixa no recuperador
    O
    Claro que o instalador foi à falência...

    Alguém sabe o que é isto? Sugestões para reparar?

    Obrigado
      DSC_0326.jpg
  2.  # 2

    Pois isso sao condensados.... Usar lenha seca e pouco resinosa. mas deve haver ai fugas tbm?
  3.  # 3

    "vedaram" a união com fita de aluminio .... Como se a fita ou a cola aguentassem o calor.

    A solução no seu caso é fácil , com o máximo 40 € resolve o assunto ... e esta hem ???

    Mas não me apetece ensinar porque há pessoas que não merecem e andam por aí ...

    O culpado dessa asneira nem é o instalador, mas sim o fabricante do recuperador e o eng. responsável pela sua obra, pois permitiu uma coisa mal feita...

    O instalador faz apenas o que lhe ensinaram pois pode não ter cabeça para mais, a mesma coisa digo do construtor que pode ter apenas a 4º classe e não tem que perceber de construção...

    Culpar os fracos é façil !

    Mas os verdadeiros responsáveis por essas barbaridades que eu vejo diariamente, são os autores dos projectos que não desenham esses pormenores e os eng. responsáveis pelas obras que obviamente são pessoas que estudaram e deveriam saber como se faz....
    Concordam com este comentário: eu, fsilva106, leiria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xalexpereira
  4.  # 4

    Obrigado pelo comentário mas no meu comentário não acusei ninguém, simplesmente disse que o instalador foi à falência, assim como o construtor curiosamente.

    Entretanto veio cá um instalador que não me resolveu nada, disse para fazer uma fogueira grande para queimar os resíduos com as janelas abertas, que isso devia resolver o assunto e depois pediu-me 20 € pela deslocação. Olhou para a lareira e para as fotos mas não me soube (ou não quis) dizer nada.

    Pelo que pesquisei parece que tenho de abrir um buraco na hotte, retirar o tubo e a fita e colocar novo tubo e outro material isolante.
  5.  # 5

    Bom dia

    Bem se já se foi também o construtor dois já está pior pois assim não tem a quem reclamar ...

    Eu não disse que o amigo acusou e pode acusar à vontade pois tem aí um problema... Eu quis dizer é que a tendência é acusar os fracos e desculpar quem assina os projectos e quem controla a execução das obras...

    Ainda à uns anos qual não foi o meu espanto quando aldrabam a um construtor porque fez um crime que até é vulgar....

    Passou a conduta de fumos de 200 mm no meio de uma viga de 250 mm, como não tinha espaço reduziu a conduta para 15 cm ... Resultado não funcionava.

    Sabe o que ele fez... foi buscar o projecto e lá estava a conduta de fumos no meio da viga ...

    Acha que o cliente foi chamar nomes ao projectista ? nem pensar !

    Esse instalador que aí foi não sabe nada do assunto está à vista ... Fazer uma grande fogueira ... Essa tem piada.

    Bem já gastou 20 € ... Assim sai mais que os 40 € que eu disse .

    Vamos ver se não gasta muito mais, pois não vela a pena irem a sua casa ver as fotos pois isso vê-se bem por e-mail... E esse problema é o mais vulgar

    Que modelo e marca é o seu recuperador ? Pode me enviar uma foto do mesmo para eu ver como entra o tubo no recuperador ? Acima desses escorrimentos tem outros pisos com lareiras por cima ?
    A solução para isso passa por retirar essa conduta ... Retire o tubo inox na zona onde está a fita, e mande-me uma foto do tubo que lá tem por cima pode enviar-me as fotos para o meu e-mail privado [email protected]. ou melhor ainda coloque no fórum, Provavelmente terá que colocar uma peça na saída do recuperador mas só depois de ver é que sei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xalexpereira
  6.  # 6

    Colocado por: Jorge Santos - FaroSabe o que ele fez... foi buscar o projecto e lá estava a conduta de fumos no meio da viga ...

    Muita sorte teve esse construtor, se o projectista tivesse colocado a conduta no meio da cozinha do apartamento de cima, isso é que era um grande problema !!!
  7.  # 7

    Colocado por: PicaretaMuita sorte teve esse construtor, se o projectista tivesse colocado a conduta no meio da cozinha do apartamento de cima, isso é que era um grande problema !!!


    E pensa que eu já não vi "filmes" desses ... Vi um caso em que o conduta saia na zona onde ficaria a cama... o dono até gozava, e dizia se calhar fico melhor servido com uma conduta quente na cama do que com o que tenho em casa.

    Garanto-lhe que não estou a gozar, foi mesmo verdade que apanhei um projecto desses !

    Errar qualquer um erra, mas quem vem a seguir tem que saber o que está a fazer !
  8.  # 8

    Boas,
    Acho que já percebi o que se passa e qual a solução. Em relação às uniões descobri que foram fixadas com fita cola de alumínio tanto em cima como na ligação à peça que encaixa no recuperador. Acima e por baixo tenho vizinhos com o mesmo recuperador mas que mencionam não ter cheiros e costumam acender mais vezes. A parte de baixo junto ao recuperador é fácil de resolver mas na de cima acho que tenho de partir a hotte para ter acesso.

    Sinceramente quando vi aquela mistela pela primeira vez achei que tinham isolado a chaminé com tela de isolamento (uma que tem alcatrão de um lado para derreter e colar), daí o titulo da discussão ;). Pelos vistos é uma fuga e escorrimento pela chaminé.

    Obrigado pelos comentários, vou tentar resolver e depois digo qualquer coisa.
  9.  # 9

    Depois de descobrir o problema e com a ajuda do forum meti mãos à obra.

    Afinal o topo da chaminé estava por dentro do tubo superior e os buracos tapados com lã rocha:





    Foi tudo tirado e colocado um adaptador no cimo e no recuperador e umas braçadeiras, acrescentei um ventilador a insuflar ar por baixo por baixo e duas saidas de ar para os quartos adjacentes.





    Hoje vou testar tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, dedao
  10.  # 10

    Era bom colocar um ventilador mais forte...

    Como enfiou agora a conduta de fumos ?

    Na parte de cima por fora da conduta existente e no recuperador por dentro da boca ?

    Se não foi assim corre o risco de voltar a ter problema a avaliar pela quantidade de condensações que tinha.

    Tem a chaminé na rua com algum tubo inox à vista ? ou é muito alta na sua parte exterior ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xalexpereira
  11.  # 11

    O ventilador é de 200m3/hora. Actualmente em cerca de uma hora tenho 22-24º na sala e 19º nos quartos o que é muito bom comparado com o que tinha :) A casa é pequenina e tem muito boa exposição solar por isso aquece bem durante o dia.

    Coloquei como aconselhou, na parte de cima por fora da conduta existente e no recuperador por dentro da boca. Foi bem complicado porque a instalação estava feita ao contrário e as medidas não batiam certo. Actualmente, depois de utilizada 4 vezes tudo impecável.

    A parte de cima da chaminé não sei como é pois é da parte de trás do prédio e não dá para ver da rua mas tenho de falar com o condomínio para chamar alguém para ver se não tem ninhos de pardais e colocar uma rede pois já me apareceu um pardal no recuperador.
  12.  # 12

    A mim ja me apareceu uma coruja.. Problema e quenao sabiamos se eraa uma coruja ou ratazana. Caiu por cima do defletor.
  13.  # 13

    Bem se tem 200 m/3 é bem bom, parecia ser um daqueles muito fracos...

    200 m/3 já liberta muito calor , deve ter uma enorme diferença ...

    Esteja apenas atento à junção do tubo com o recuperador, isto se colocou o tubo por fora da saída de fumos, pois podem aparecer aí condensações, embora seja raro porque aí é uma zona muito quente que acabar por fazer evaporar o que vier a escorrer de cima....

    Cuidado com as redes aplicadas, pois têm que ser bem largas caso contrario entopem em pouco tempo ( A mosqueteira entope num mês de uso )
  14.  # 14

    Colocado por: Jorge Santos - FaroEra bom colocar um ventilador mais forte...

    Como enfiou agora a conduta de fumos ?

    Na parte de cima por fora da conduta existente e no recuperador por dentro da boca ?

    Se não foi assim corre o risco de voltar a ter problema a avaliar pela quantidade de condensações que tinha.

    Tem a chaminé na rua com algum tubo inox à vista ? ou é muito alta na sua parte exterior ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:xalexpereira

    Quanto maior maior o ruido!!quero ver quem vai conseguir estar ao pe desse quando estiver a dormir quanto mais um maior!!
  15.  # 15

    Não é bem assim, pois existem vários tipos de ventiladores, uns com mais ruído que os outros...

    Alem disso podemos regular a velocidade quando vamos dormir e acelerar ao máximo no arranque !

    Quem tem um AC ou um termo-ventilador ou até mesmo uma ventoinha não a tem sempre no máximo
 
0.0184 seg. NEW