Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Flaviano742Que instalação de ventilação que nada, instale é a ventilação a partir do Recuperador de calor, 1000%ja...

Há uns 30 anos , quando eu propunha insuflar ar do exterior chamavam-me maluco ... Hoje tenho centenas de sistemas desses em que não há ponta de humidades.

Tem piada que 30 anos depois já se fale muito em ventilar....

Só quem tem é que dá valor !

Oxigeneo novo em casa até dá mais saúde...
    Concordam com este comentário: Flaviano742
  2.  # 22

Tal e qual Jorge, foi dificil a obra, mas finalmente encontrei um ponto de equilibrio entre entrada de ar para combustão,ar para insuflação e caudal de distribuição., Claro isso com menor quantidade de lenha possível.

Consegui tambem optimizar as temperaturas, para não se notar aquela diferença ao entrar em outras divisões.

Mas o feedback somente darei na totalidade no fim do inverno, mas posso adiantar que parajá condensações 0...
  3.  # 23

pegando na questão da ventilação,

ontem deixei as janelas do 1º piso abertas logo de manha, com os estores fechados.
    2 janelas de 2 quartos, 1 janela da WC e uma porta para o terraço, tudo aberto para arejar a casa.

quando cheguei a casa, tinha tudo com uma quantidade brutal de humidade.

paredes molhadas, os roupeiros espelhados estavam cheios de condensação, a WC parecia que alguém tinha acabado de tomar banho e começos de manchas no meu quarto onde nunca tinha aparecido.

ate a arca congeladora e o frigorifico na parte da congelação estavam todos molhados.

também já reparei que no meu quarto a parede está inchada, dá para perceber que a tinta está no ar, a tinta ali é brilhante, presumo que é daquela tinta que cria algum tipo de pelicula e como deve estar com humidade por dentro levantou
      WP_20140212_004.jpg
      WP_20140212_007.jpg
      WP_20140212_008.jpg
      WP_20140212_009.jpg
      WP_20140212_010.jpg
      WP_20140212_011.jpg
  4.  # 24

Quanto tempo deixou as janelas abertas?
    E ventilar com a humidade que está na rua...
  5.  # 25

Uma coisa é certa ... Se na rua está mais humidade que em casa, nesse dia o melhor é não ventilar.

Se quer renovar o ar da casa, há sistemas melhores para o fazer sem ter que abrir as janelas e pode fazer voçê mesmo...
  6.  # 26

Isso não vai lá com ventilação. essa casa só bem torcida em posta no arame a secar em dia de sol. Parece uma nascente.
  7.  # 27

Deixei o dia inteiro, mas efetivamente foi um dia com muita humidade exterior.. desde então tenho deixado tudo fechado e deixo só o desumidificador ligado no quarto das miúdas.
    e a temperatura interior já subiu, a humidade parece-me ter baixado mas como ainda não tenho forma de a medir não tenho certeza se baixou.

continuo à procura de orçamentos para um isolamento da casa, agradeço sugestões!
  8.  # 28

Janelas de vidros duplos é um primeiro passo para aquecer uma casa e lutando humidade.

Então: o isolamento do telhado. Importante: barreira de vapor.
    Se necessário: isolamento de paredes.
    Então: aquecer o interior a 20-22C. Resultado: a humidade foi.
  9.  # 29

ok, vou equacionar tb as janelas de vidro duplo e pedir orçamentos nesse sentido! obrigado ! :)
  10.  # 30

pedi no inicio da semana a 5-6 empresas soluções para isolar a casa, não para as janelas de vidro duplo mas para soluções para o telhado e fachadas, mas ainda não recebi nenhum contacto.

se andarem por ai profissionais desta área da zona de lisboa, agradeço o vosso contacto!

já me doiem as costas de andar a limpar humidades dos tectos todos os fim de semanas :(
  11.  # 31

Colocado por: dkrukovskyJanelas de vidros duplos é um primeiro passo para aquecer uma casa e lutando humidade.

As janelas de vidro duplo não servem para aqueçer uma casa.

O isolamento não serve para aquecer uma casa .

Servem sim para evitar que o calor se perca !

Isolar um casa não reduz a humidade dentro da casa ! Pode sim reduzir as condensações nas paredes .

Parece que quem trabalha com isolamentos está pouco preocupado com estes pormenores !
  12.  # 32

Yeah but you don't want to heat a casa which is not insulated and single-glass janelas will cry anyway
  13.  # 33

bom, já estiveram cá 2 pessoas a analisar o telhado, que eu não sabia que ainda era o de origem de 1960.

tem algumas telhas rachadas e outras que estavam fora do sitio.

uma das telhas rachadas está por cima da wc onde a tinta já levantou mais e estalou.

deram-me 2 sugestões idênticas para pelo menos reduzir para já a humidade:

- trocar as telhas todas, verificar vigotas, isolar a laje com lã de rocha

- trocar as telhas todas com telhas coelho da silva e ao por novas colocar telhas que permitam ventilação, colocar onduline ou roofmate, isolar a laje com lã de rocha

e estou agora à espera de orçamento para estas 2 coisas.

em relação ao exterior, pedi também um orçamento para a colocação de ETICS. uma das pessoas tb me deu a hipótese de isolar com uma malha de vidro e membrana, que apesar de ter menos eficácia tb seria bem mais barato.

o telhado tem de um lado o outro na laje 7mx7m e o próprio teclado considerando já a inclinação tem 4x4m.

quanto acham que gasto ? considerando que as vigotas se encontram em condições e seja só as telhas e isolamentos.
  14.  # 34

Colocado por: dkrukovskyYeah but you don't want to heat a casa which is not insulated and single-glass janelas will cry anyway
    Man! you've just invented a new language! Congratulations, you're the winner of tin medal.
  15.  # 35

Colocado por: EstrumpfMan! you've just invented a new language! Congratulations, you're the winner of tin medal.

LOLLLLLLLLLLLLLLLLL
  16.  # 36

Colocado por: thekillerpttrocar as telhas todas, verificar vigotas, isolar a laje com lã de rocha

Só isso não lhe resolve o problema, no entanto como tem que começar por algum lado ... Força !

Colocado por: thekillerptuma das pessoas tb me deu a hipótese de isolar com uma malha de vidro e membrana, que apesar de ter menos eficácia tb seria bem mais barato.

Não sei o que lhe disseram... A rede reforça a pintura a tinta pinta mas a isso não se chama isolamento térmico.

Assim teria depois que isolar pelo interior !o ideal é tentar saber os custos de isolar pelo exterior e pelo interior (com tecto falso isolado) Por fora deve ficar. mais barato e convem ser feito todo de uma vez, pelo interior pode fazer apenas num quarto, ver os resultados e depois ir avançando .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thekillerpt
  17.  # 37

obrigado Jorge pelos comentários.

pq diz que só o telhado não resolve o problema?
    da humidade na totalidade também duvido que resolva, mas espero que ajude bastante, os anteriores inquilinos já me disseram que não tinham tanta humidade, não a ponto de roupa dentro dos roupeiros e molduras ficarem com bolor e ser preciso andar regularmente a limpar paredes.

pelo exterior, pelas fissuras e pela necessidade, as recomendações mais baratas que me deram foram de efectivamente usar uma membrana que prevenisse a entrada das humidades. penso eu que isso já ajudaria, certo?
  18.  # 38

Colocado por: thekillerptpq diz que só o telhado não resolve o problema?

Melhora sem duvida, mas penso que o problema maior é a falta de isolamento nas paredes ...

Eu logo meto aqui um fotos de uma laje sem isolamento para ver o que é bolor .

Colocado por: thekillerptusar uma membrana que prevenisse a entrada das humidades.

Se a humidade estiver a entrar pelas paredes a tinha descasca ... se é humidade da casa faz apenas bolor.

Em relação aos antigos habitantes basta tomarem menos banhos para terem em casa menos humidade .

Em minha casa por exemplo à uns anos e antes de isolar, tinha um quarto que na altura não era usado e era gelado e virado a norte. Nunca teve bolor !

O meu que é a norte e nascente estava sempre cheio de bolor... Apenas porque no meu usavamos a WC para tomar banho e aqueçiamos o quarto ... posso mostra-lhe fotos do bolor que tinha por baixo das gavetas do roupeiro .

Hoje com isolamento por dentro com wallmat e pladur e ventilação da WC o problema acabou !

Está a perceber os factos ?
  19.  # 39

ok! engraçado isso dos banhos, não fazia ideia.

em relação ao telhado, nunca será só trocar as telhas sem isolar no mínimo a laje.

a tinta nas paredes está a descascar nalguns lados do exterior, no interior está a levantar nalgumas zonas, faz tipo bolhas de ar.

no meu caso, secalhar pelo interior safo-me eu a isolar, pelo exterior não e deverá ficar muito mais caro, ate pq depois tenho que isolar tudo e pelo interior secalhar os quartos era suficiente
  20.  # 40

Colocado por: thekillerptno interior está a levantar nalgumas zonas, faz tipo bolhas de ar.

Aí é sinal que entra humidade da rua, pelas paredes ou pelas telhas.

Colocado por: thekillerptno meu caso, secalhar pelo interior safo-me eu a isolar, pelo exterior não e deverá ficar muito mais caro, ate pq depois tenho que isolar tudo e pelo interior secalhar os quartos era suficiente

Eu tenho a perfeita noção do que custa ganhar a vida ... Por isso quando eu posso fazer as minhas obras jogo a mão e mais nada .

Quem tem muita massa ou não save fazer seja o que for. Terá que pagar a quem faça.

Mas no seu caso se tem alguma habilidade ou se quer testar Não olhe para trás . Comesse por um quarto , comece pelo pior depois logo nos conta com foi....

Uma coisa sei eu ! nunca me vai dizer que não ficou bom... E se tem duvidas veja alguns Topicos de membros que isolaram eles mesmos pelo interior neste forum e a uns anos mais atráz noutro forum ...

É interessante ver os resultados anos depois ... E mais interessante ainda é ver o que cada um dizia .... Sobretudo quando se referiram ao isolamento por cima da laje que de pouco serve !

Não vi ainda um forista dizer que isolou por cima da laje e teve grandes melhorias ... Mas quem vende materiais ou quem trabalha em isoalmentos vem quase sempre impingir os isolamento por cima das lajes, sem perceber que nem todas as pessoas estão a nadar em dinheiro .

Uma coisa tenho eu a noção ! Quem tem muita massa para gastar e nada sabe fazer não anda em fórum à procura de soluções !

Quem aqui anda geralmente não quer gastar muito ou gosta de ser ele a fazer as sua obras !

Uma maneira de isolar (Que usei a mais de 15 anos) com barramento da sika que mão era para este fim, mas bem melhor !

Isolamento interior num quarto que eu fiz a uns 18 anos (penso eu)

Isolamento com lã de vidro, que obviamente não fui eu que fiz...

Isolamento com XPS na no norte da europa... nem sempre se usa lã de rocha como pode ver:

Pois é não pense que lá fora só se usa Capotto ...

Agora fotos de um isolamento que eu fiz sozinho à muitos anos no WC....

Isolamentos assente das calhas para ser mais façil fixar as bulhas ao tecto. (Na parte de um projectore foi depois sobrelevado )

A o mais importante de tudo... Um tubo a retirar a humidade por cima da banheira que possui um exaustor no extremo com um sistema que quase não rouba calor à casa.

Tenho uma fotos mais recentes de isolamento interior com EPX (esferovite) Barrado com cimento cola de ligantes mistos e reboco pronto ... Ficou bom pelo menos já tem 3 anos !
    Estas eu não encontrei pois tenho mais de 50.000 fotos tiradas por mim e não sei onde raio tenho essas.

Esferovite barrada com massa apropriada do capooto que hoje já é barata pode ser a solução mais economica.

Mas se poder gastar um pouco mais tem a opção do material do Membro PC Ferreira.

Como possivelmente (ou talvez não) vai entrar a tropa de ataque por aqui a dentro a dizer que eu não percebo nada porque usei colas que não eram indicadas para barrar para terminar vou apenas dizer que:

Quem não tem cão cala com gato ! :-)))

0.0318 seg. NEW