Apesar de saber que já existe aqui alguns pontos relativamente aos recuperadores pellets gostaria de saber o que é mais recomendado. Vou construir e estou na fase de começar à procura de sistemas de aquecimento para a casa, neste caso pretendia um recuperador de calor para a sala com possibilidade de aquecer 1 ou 2 divisões ou nenhuma ( depende do espaço) visto que a casa ainda está numa fase inicial de projecto.
Descobri agora os pellets e já vi que tirando o custo inicial do equipamento tem uma serie de vantagens em termos de fumo, lixo a possibilidade de se pré programar. No entanto, já li aqui também que o lixo dos pellets é toxico, também já li que o custo dos mesmos tem disparado.
Daí ter esta imensa dúvida por qual devo optar.
Para mim seria melhor algo que não implicasse tanta sujidade e o facto de se poder pré programar para mim seria óptimo, mas isso implica manutenções com certeza. Também tenho dúvidas se irá aquecer verdadeiramente o espaço que tem +- 32m2.
Será que alguém me pode indicar qual será a melhor opção.
eu não optava por recuperador a pellets... colocava um recuperador a lenha.
Programa o ar condicionado para manter a uma temperatura de 18º ou 17º. quando chega a casa prega fogo ao recuperador e sobe a temperatura para 20º em pouco tempo...
Em principio,quase de certeza, vou optar por lenha. Mesmo porque tenho algum receio que o de pellets não aqueça a 100% o espaço e eu gosto de me sentir nos trópicos :)dentro de casa. Como a procura é muita de pellets o valor tem tendência para subir (pelo que li aqui) a lenha sempre se consegue a preços ainda acessíveis. Também não tenho muita vontade de ter mais um sistema em casa que necessite de manutenção já tenho os painéis solares e ar condicionado. Tenho… vou ter :) Como também estou a pensar colocar fogão a lenha na cozinha para além do fogão “normal” , para ter mais calor em casa e para fazer uns belos assados, e assim como assim também será a lenha. Este será colocado num futuro próximo para já ficará só com chaminé e o espaço para o mesmo na cozinha.
BoA tarde. A minha moradia sm em contratação irá ter ter pré-instalação de Ac. Vou aproveitar as maquinas de Ac do meu meu apartamento para a moradia. No entanto, tenho no meu apartamento atual aquecimento central a gás natural que deixei de usar.
Consideram boa opção/investimento instalar também o recuperador de calor (lenhas ou pellets), aproveitado os radiadores a água do meu apartamento, pagando a instalação dos tubos de água e o recuperador? A área da moradia é de cerca 200 m2.
A moradia terá igualmente painéis solares para aqs. É possivel ligar o recuperador de calor a lenha/ pellets para aquecimento da casa e das aqs?