Iniciar sessão ou registar-se
    • TPR
    • 14 setembro 2014

     # 21

    Se tem algum sistema de piso radiante para quente e frio e/ou se tem acessórios para o adaptar.
  1.  # 22

    Colocado por: TPRSe tem algum sistema de piso radiante para quente e frio

    para instalar de raiz todos os fabricantes têm sistemas que fazem aquecimento e refrescamento.

    a casa também tem que ser adequada para um sistema deste tipo,

    por exemplo é inútil instalar esta solução numa casa com grandes vãos envidraçados sem protecção solar em qualquer parte de portugal e pior no Alentejo ou no Algarve.
    • TPR
    • 14 setembro 2014

     # 23


    para instalar de raiz todos os fabricantes têm sistemas que fazem aquecimento e refrescamento.



    Não é uma construção de raíz, a casa neste momento tem aquecimento central por radiadores, mas pretendia instalar piso radiante, dá na mesma? Estava a pensar no sistema Uponor mini que é de espessura reduzida, dará com este sistema?
  2.  # 24

    Colocado por: TPREstava a pensar no sistema Uponor mini que é de espessura reduzida, dará com este sistema?
    dá, mas fica caro e como não tem isolamento termico por baixo vai perder muita energia, logo os consumos vão subir um bocado,

    qual a localização da casa?
    • TPR
    • 14 setembro 2014

     # 25

    A casa fica no Porto. O jorge diz que fica caro, mas qual o sistema que aconselha?
  3.  # 26

    Colocado por: TPRmas qual o sistema que aconselha?


    deduzo que seja uma remodelação, certo?
    como tal as alturas são limitadas, mas para sistema com refrescamento precisa obrigatoriamente de ter um mínimo de 2 cm de isolamento térmico, sendo preferível 6 a 8 cm,

    eu aconselhava um sistema de baixa altura com 60mm ou mesmo o convencional com 85mm.
    • TPR
    • 14 setembro 2014

     # 27

    Colocado por: jorgealves
    deduzo que seja uma remodelação, certo?


    Sim
    • TPR
    • 14 setembro 2014

     # 28

    Mas tendo o Uponor Mini esse tal isolamento, não dá para esse efeito?
  4.  # 29

    e um tecto radiante?
  5.  # 30

    Colocado por: TPRMas tendo o Uponor Mini esse tal isolamento, não dá para esse efeito?

    o painel porta tubo mini da Uponor não tem qualquer tipo de isolamento térmico, se colocar algum e desde que tenha os tais 20mm dá sem grandes constrangimentos.
    • TPR
    • 14 setembro 2014 editado

     # 31

    Um tecto radiante? Não me agrada a ideia. Dadas as circunstâncias se calhar opto por ventilo-convectores. Para 115m2 (2 pisos) qual sairá mais em conta? os VC ou o pavimento radiante?
    • TPR
    • 14 setembro 2014

     # 32

    Na tabela de preços da Daikin um VC (o mais barato) custa 900€ (731+iva).
    • TPR
    • 14 setembro 2014 editado

     # 33

    Colocado por: jorgealves
    o painel porta tubo mini da Uponor não tem qualquer tipo de isolamento térmico, se colocar algum e desde que tenha os tais 20mm dá sem grandes constrangimentos.


    Deixa-me ver se percebi, então, no pavimento radiante o que limita ou não a opção de refrescar não é o tubo nem o suporte, é o grupo de impulsão?
  6.  # 34

    Colocado por: TPRNa tabela de preços da Daikin um VC (o mais barato) custa 900€ (731+iva).

    não sei que tabela andou a ver, mas na tabela oficial 2014 o mais barato (modelo FWM01DTN) custa 209€,
  7.  # 35

    Colocado por: Anonimo16062021Jorge,só 2cm não será pouco?

    pouquissimo, ainda mais para refrescamento, daí eu ter dito

    Colocado por: jorgealvessendo preferível 6 a 8 cm
    .
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  8.  # 36

    Colocado por: TPRno pavimento radiante o que limita ou não a opção de refrescar não é o tubo nem o suporte, é o grupo de impulsão?

    nada disso, depndendo da bomba de calor nem precisa de grupo de impulsão,
    a limitação é exactamente no isolamento térmico INFERIOR ou seja da placa de suporte ou quando o fabricante não tenha placa com isolamento adequado é normal adicionar uma placa de XPS com a altura desejada, o outro factor mandatário é o passo da tubagem que tem obrigatoriamente de ser inferior a 10cm,
    e claro o controle individual por espaço\zona.
  9.  # 37

    Colocado por: TPRPara 115m2 (2 pisos) qual sairá mais em conta? os VC ou o pavimento radiante?

    eu diria que os VC´s ficam mais em conta, e ainda permite ter uns radiadores toalheiros nos WC´s que dão sempre um jeitaço.
    Concordam com este comentário: musci
    • TPR
    • 14 setembro 2014

     # 38

    Colocado por: jorgealves
    não sei que tabela andou a ver, mas na tabela oficial 2014 o mais barato (modelo FWM01DTN) custa 209€,


    A tabela que eu vi foi esta:http://falusi.pt/pdf/daikin.pdf
    Página 29. Diz lá "convetor para altherma". Não sei se é isso.
  10.  # 39

    Colocado por: TPRA tabela que eu vi foi esta:http://falusi.pt/pdf/daikin.pdf
    Página 29. Diz lá "convetor para altherma". Não sei se é isso.

    esses VC são específicos para ligar com a bomba de calor Altherma, pois quando em arrefecimento e interligados com a bomba de calor não produzem agua de condensação pelo que não precisam de esgoto de condensados,

    a restante gama de VC é na pagina 36 e 37 onde tem também os acessórios.

    ps: e todos podem ser ligados com bombas de calor Altherma ou outras.
  11.  # 40

    Colocado por: TPRUm tecto radiante? Não me agrada a ideia.
    é uma opção valida!! para renovações é uma boa solução!
    Concordam com este comentário: jorgealves
 
0.0204 seg. NEW