Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

Tenho uma obra começada em 2010 e interrompida em Novembro 2011, com projecto iniciado em 2005 e aprovado em 2008 por uma empresa de arquitectura e outra de especialidades

A obra foi interrompida devido a fuga do empreiteiro do pais.

Quero retomar a obra e já entreguei na câmara municipal os dados do novo empreiteiro, director técnico, seguro etc.
    Recebi agora uma carta a indicar que devo apresentar os termos de responsabilidade ACTUALIZADOS dos projectos de especialidades de arquitectura.

Mas a questão é que , ambas as empresas já não existem.

O autor do projecto de especialidades encontra-se em Luanda, já tentei contacto por email o ano passado não obtive resposta até hoje.

O autor do projecto de arquitectura, está em litígio comigo pois pede 2000€ por telas finais ou para assinar termo para prescindir dos direitos de autor quando eu tenho provas de ter pago tudo (licenciamento, execução, e telas finais ). Estando fora de questão eu fazer este pagamento tenho todos os comprovativos orçamento, cheques passados e cadernetas com movimentos.

Alguma ideia do que fazer agora?
  2.  # 2

Colocado por: ffracaAlguma ideia do que fazer agora?

Arranjar novos projectistas, e novos projectos, que podem ser iguais aos existentes.
  3.  # 3

Colocado por: Picareta
    Arranjar novos projectistas, e novos projectos, que podem ser iguais aos existentes.

Mas eu até estava a pensar nisso, em projecto de alterações aguas e gás (cozinha).

Mas e as responsabilidades do que está até agora? A casa por fora está terminada janelas estores e pintada. Falta os arranjos exteriores e cerâmicas no interior.

Tive 1 ano em luta com o anterior director de obra, para devolver-me o livro e só o obtive com a ajuda da autoridade.

Se soube-se que me iriam pedir isto tinha resolvido de outra forma, na altura na câmara só me indicaram que era preciso os dados dos novos intervenientes não esperava isto com 15 dias para apresentar.
  4.  # 4

Colocado por: ffracaMas e as responsabilidades do que está até agora?

Assume este:

Colocado por: ffracadirector técnico
    • ffraca
    • 4 dezembro 2013 editado

# 5

E já agora, em relação aos direitos de autor segue-se esta ordem ?

http://www.oasrn.org/apoio.php?pag=esclarecimentos&id=12

Caso não esteja registado na IGAC o projecto, o arquitecto pode invocar direitos de autor ou não?

Já li o Código de Direito de Autor e dos Direitos Conexos do Estatuto da Ordem dos Arquitectos, mas a informação parece ter sempre 2 sentidos possíveis. Tanto parece haver obrigações como somente dever de consciência de certos actos.

0.0112 seg. NEW